SEDES busca familiares de idoso acolhido em Irecê

(Foto: Divulgação)

Um idoso foi recolhido pela prefeitura municipal de Irecê e não possui nenhum documento de identificação, afirma que sua família mora em Petrolina ou Juazeiro. A equipe busca os familiares do idoso, que diz chamar-se ‘Jeová’.

Um problema de saúde fez com que uma de suas pernas precisasse ser amputada e hoje ele encontra-se em um local de estada provisória até que a família seja localizada. Segundo informações obtidas através da prefeitura de Irecê, os filhos do seu Jeová moram em Juazeiro ou Petrolina, chamam-se Samuel e Simone e já moraram no bairro Piranga.

“Nossa luta agora é para tentar localizar os familiares do seu Jeová e levá-lo de volta para sua casa”, comentou a diretora de Proteção Especial da SEDES, Fátima Carvalho.

Quem tiver informações sobre a família do idoso pode entrar em contato com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Juazeiro através do telefone 3612-1632.

Miguel Coelho participa hoje da abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), participa nesta manhã da abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada hoje e amanhã, das 8h às 17h, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE, com o tema ‘Controle social na construção de um SUS de qualidade para as cidadãs e cidadãos petrolinenses’.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contará com 250 participantes credenciados dos seguimentos: usuários, trabalhadores e gestores, respeitando o critério de igualdade, além de interessados em participar como ouvintes. A conferência tem como objetivo a elaboração de propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.

HU-Univasf oferece palestra sobre medicina preventiva para estudantes e profissionais da área saúde

(Foto: Arquivo)

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em parceria com o Grupo Saúde e Vida, oferecerá uma palestra gratuita sobre medicina preventiva, ministrada pelo biomédico e mestre em microbiologia e imunologia André Lanna. O evento acontecerá terça-feira (18) e será destinado para estudantes e profissionais da área da saúde da região.

Os temas abordados serão: Doenças Sexualmente Transmissíveis: como ocorrem e como evitá-las; Drogas Lícitas: a influência do fumo e do álcool na saúde; Câncer: os vários tipos de manifestação da doença e seus exames preventivos.

A palestra tem certificação e será disponibilizada em três horários diferentes, às 09:00h, 14:30h e 18:30h, no auditório do HU-Univasf.

As inscrições estão sendo realizadas através do e-mail: [email protected] . Os interessados deverão enviar suas informações pessoais (nome, RG, instituição de origem e função) e o horário escolhido para participar.

Posto de Saúde do Novo Encontro concentra as doses da vacina pentavalente em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (14) a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que o município recebeu um número reduzido de doses das vacinas pentavalentes e que o quantitativo ficará disponível na Unidade Básica de Saúde do Novo Encontro.

A vacina é destinada a imunização de criança e para receber a dose é necessário que o responsável apresente o cartão de vacinação do bebê. A vacina pentavalente é administrada em três doses para crianças menores de um ano, sendo a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 e a terceira aos 6. Ela protege contra: difteria, tétano, coqueluche, doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B (conjugada) e Hepatite B (recombinante).

Petrolina realizará 9ª Conferência Municipal de Saúde

(Foto: ASCOM)

Com o tema ‘Controle social na construção de um SUS de qualidade para as cidadãs e cidadãos petrolinenses’, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará nos dias 17 e 18 de julho, das 8h às 17h, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE, a 9º Conferência Municipal de Saúde.

O evento contará com 250 participantes credenciados dos seguimentos: usuários, trabalhadores e gestores, respeitando o critério de igualdade, além de interessados em participar como ouvintes. A conferência tem como objetivo a elaboração de propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.

LEIA MAIS

Petrolina é contemplada com novas equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal

(Foto: ASCOM)

O Governo Federal informou, através de portaria, que Petrolina foi contemplada com novas equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13), durante visita do prefeito Miguel Coelho e da secretária de saúde Magnilde Albuquerque, a Brasília.

O documento autoriza a criação de 27 equipes de saúde da família e 14 de saúde bucal. Com esses novos credenciamentos, o município aumentará o número de profissionais levando atendimento às áreas descobertas e promovendo mais acesso aos serviços de saúde.

LEIA MAIS

Pesquisa feita pela Univasf e Embrapa apresentam os benefícios do suco de uva do Vale contra hipertensão, colesterol alto e obesidade

(Foto: Divulgação)

Pesquisa equipes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Embrapa Semiárido, entre abril e julho de 2017, investiga se o consumo habitual de suco integral de uvas plantadas do Vale do São Francisco pode trazer benefícios à saúde de idosos. Entre os possíveis ganhos, estão a redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol no sangue e de gordura corporal.

Para a avaliação, foram reunidas 52 pessoas hipertensas com idade acima de 60 anos, residentes no município de Valença do Piauí (PI) – a 200 km de Teresina (PI). “Dividimos a amostra em quatro subgrupos: 16 pessoas tomaram 200 ml de suco de uva integral no lanche da tarde. Dez pessoas fizeram apenas caminhadas moderadas de 50 minutos, três vezes por semana. Outras 15 pessoas tomaram o suco e fizeram os exercícios nos moldes dos outros grupos anteriores. E, por último, 11 pessoas que não passaram por qualquer uma destas intervenções”, explicou a nutricionista Juliane Barroso Leal.

O estudo teve participação de 12 profissionais ao longo de 12 semanas e, ao todo, foram consumidos 555 litros de suco de uva integral doados pela GrandValle, com sede em Casa Nova (BA).

“Outras pesquisas já indicaram altos níveis de antioxidantes nas uvas BRS Isabel Precoce e BRS Violeta – ingredientes do suco elaborado em nossa fazenda. Estamos confiantes nos resultados deste novo estudo e dispostos a colaborar cada vez mais para os avanços científicos em nossa rica região”, indicou a diretora administrativa da Fazenda, Lara Secchi. 

LEIA MAIS

A partir de agosto, licença sanitária será exigida em todos os estabelecimentos veterinários de Petrolina

(Foto: Arquivo)

A prefeitura anunciou nesta quinta-feira (13) que partir do próximo mês, todos os estabelecimentos veterinários, em Petrolina, deverão apresentar a licença sanitária. O não cumprimento da norma acarretará em infrações sanitárias.

Os interessados devem comparecer a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), com o cartão do CNPJ, para dar início ao protocolo de entrada do documento. A norma está descrita na Lei Federal 6437/77, Lei 8080/90 e no Código Municipal de Saúde 910/99.

Outras informações podem ser obtidas presencialmente no setor de protocolo da vigilância, localizada na Rua São José, nº 440, Centro de Petrolina, de segunda à sexta-feira, das 7h30 até as 17h, ou através do telefone (87) 3864-2738.

Univasf oferece serviço de atendimento para população de transexuais e travestis de Petrolina e Juazeiro

(Cartaz Divulgação)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), oferece através da Residência de Medicina de Família e Comunidade, um serviço especial para a população de transexuais e travestis de Petrolina e Juazeiro.

Os serviços ofertados são: produção de cartão do SUS com nome social e atendimento clínico (incluindo hormonioterapia). Os atendimentos acontecem todas as terças feiras às 17h na AME da Vila Eduardo e as consultas podem ser agendadas pelo whatsapp: 87 99626-4592 ou pelo e-mail: [email protected]

Programação de aniversário conta com entrega de posto de Saúde neste sábado em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Seguindo a programação do aniversário de 139 de elevação à categoria de cidade, o prefeito Paulo Bomfim (PC do B) inaugura neste sábado a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do NH3, localizada na Vila Santo Antônio, em Itamotinga.

Atuando com o foco na saúde, Paulo Bomfim abriu a programação no último sábado (8), com a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mandacaru II, e neste sábado encerra a maratona de inaugurações

De acordo com o superintendente administrativo da Sesau, Alfredo Júnior, o investimento na reforma e ampliação da unidade foi de aproximadamente R$ 80 mil de recursos municipais. “Ampliamos o espaço e recuperamos todo piso, a rede elétrica, o telhado, a pintura geral e a instalação hidráulica”, informa.

O Posto de Saúde conta com ampla recepção; consultórios: médico, odontológico e de enfermagem; farmácia; salas de: vacina, procedimentos, esterilização, triagem; copa; e DML. A unidade também dispõe de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência.

Petrolina: Prefeitura inicia distribuição de leite do programa ‘Leite de Todos’

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de atender às necessidades nutricionais de gestantes, mães que estão amamentando, além de crianças e idosos, a Prefeitura de Petrolina iniciou a distribuição do leite do programa ‘Leite de Todos’. A distribuição do alimento já está sendo feita nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros, Rio Corrente, José e Maria, Fernando Idalino, além da associação de moradores do bairro Pedra Linda e nas comunidades de Uruás e Rajada.

O programa do governo de Pernambuco atendia cerca de 200 pessoas na cidade, mas foi ampliado recentemente e segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho, agora mais de 400 pessoas serão beneficiadas em Petrolina.

“Este programa foi ampliado graças a um esforço da equipe de segurança alimentar que estabeleceu um novo plano de trabalho que foi muito bem aceito pelo governo do Estado e conquistamos a ampliação. Dobramos o atendimento aqui em Petrolina, inclusive, ampliando para duas comunidades que são Rajada e Uruás. Isso é muito importante para assegurar a qualidade nutricional das famílias”, destaca a gestora.

LEIA MAIS

UPAE/IMIP de Petrolina passará a adotar nome social nos seus atendimentos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) informa a todos os seus usuários e à população em geral que, ainda esse mês, passará a usar o nome social para pessoas transexuais e travestis que forem atendidas na unidade de saúde.

A iniciativa segue a instrução normativa publicada no Diário Oficial de Pernambuco, em 10 de fevereiro deste ano, e o Decreto Federal Nº 8.727, de 28 de abril de 2016, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero.

No momento do cadastro esses usuários poderão apresentar documento com o nome social, que será lançado no sistema interno por extenso, antes do respectivo nome civil, que deverá estar entre parênteses em letras menores (servindo apenas para fins administrativos). A partir de então, a identificação do nome social constará em todos os registros da UPAE, incluindo formulários e prontuários.

LEIA MAIS

Apami recebe reconhecimento da ONG Américas Amigas

(Foto: Arquivo)

Através de relatório, a instituição não governamental, Américas Amigas avaliou de forma positiva qualidade dos serviços de mamografia realizado na Apami, em Petrolina. No relatório, a entidade verificou que na comparação dos anos 2015 e 2016 a instituição registrou um aumento de em cerca de 4,5% nos exames.

Em 2016 os profissionais da Apami participaram pelo terceiro ano consecutivo dos cursos de treinamento em prevenção do câncer de mama com ênfase em qualidade; reciclagem para técnicos em mamografia e controle de qualidade clínico em mamografia voltado para radiologistas, oferecidos pela Américas Amigas em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB). As aulas práticas foram realizadas no Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos (HCP).

“Tal resultado nos deixa bastante satisfeitos, pois evidencia o comprometimento com o acordado com a Américas Amigas e a preocupação em aumentar a oferta de exames para mulheres das classes economicamente menos favorecidas. Estamos certos de que esta iniciativa está contribuindo satisfatoriamente para o aumento da detecção precoce da doença”, afirmou a presidente da instituição, Andréa da Veiga.

Unidade móvel da Fundação Banco de Olhos retoma serviços em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

A unidade móvel da Fundação Banco de Olhos retomou seu serviço em Juazeiro, durante a manhã de hoje (10). O atendimento foi feito com os moradores dos bairros: Angari, Malhada da Areia e Piranga.

Durante a retomada, foram realizadas consultas, medidas de pressão ocular e avaliação de fundo de olho. No total, 50 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram beneficiados. A secretária de saúde, Fabíola Ribeiro, destaca que o município já conta com uma excelente cobertura oftalmológica.

“A Fundação Banco de Olhos veio para somar, ofertando 100 vagas semanais. Também contamos com uma clínica credenciada que realiza 50 atendimentos diários para os usuários da rede. Além disso, a cada três meses realizamos um mutirão de acompanhamento aos pacientes com glaucoma, onde também são distribuídos colírios”, salienta.

Na próxima quarta-feira (12), a unidade móvel volta para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angari, desta vez atendendo os pacientes pré-agendados dos bairros: Alto da Aliança, Dom José Rodrigues, Itaberaba, Juremal e Massaroca.

Pernambuco registra 705 acidentes com escorpião de janeiro a junho

(Foto: Ilustração)

O índice de acidentes com escorpião cresceu em Pernambuco, devido ao período de chuva, já que uma das características do animal é se esconder em lugares úmidos. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, aumentou em 25,8% o número de atendimentos no Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram 706 casos, 145 a mais do que a quantidade de notificações feitas no mesmo período de 2016.

Por causa das chuvas, os escorpiões são desalojados das galerias de esgoto e águas pluviais, procurando abrigo nas residências, seja em sapatos, roupas ou na tubulação. A primeira medida para afastar os aracnídeos é retirar os entulhos dos quintais das casas, já que o principal alimento do animal é a barata, que se prolifera com facilidade em ambientes como caixa de esgoto, telha, lenha, madeira, tijolo.

Em Pernambuco, o soro para o tratamento da picada do escorpião está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão).

LEIA MAIS