Serra Talhada registra mais 19 casos e ultrapassa 300 infectados pela covid-19

Já são 305 casos positivos (Foto: Reprodução/ Internet)

Serra Talhada registrou mais 19 casos positivos do coronavírus na quarta-feira (17) e chegou a 305 pacientes infectados. O município do Sertão pernambucano tem ainda sete óbitos. De acordo com a Prefeitura os pacientes notificados ontem são sete homens e 12 mulheres.

Recuperados

Desse total, 179 estão recuperados. Há ainda 17 casos suspeitos. A cidade tem 23 profissionais da saúde recuperados e sete em isolamento domiciliar, se recuperando da covid-19. Percebendo um crescimento dos casos positivos após a reabertura do comércio a Prefeitura alertou a população sobre a necessidade de manter os cuidados.

“Chamamos a atenção de toda a população para os cuidados com a higiene nesse novo normal. O vírus ainda não foi totalmente vencido, por isso, continue seguindo as orientações da OMS: uso de máscara, álcool em gel e, se puder, fique em casa“, destacou a Prefeitura.

Apesar de sinais de estabilização, pandemia no Brasil ainda é grave

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Este é um momento de extrema cautela. A afirmação foi feita por Michael Ryan, diretor executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a coletiva de imprensa de hoje (17). O evento informa sobre os andamentos nas pesquisas e a evolução no combate ao novo coronavírus em escala global.

De acordo com Ryan a situação no Brasil ainda é classificada como grave. Os sinais de estabilização do contágio e do número de casos graves e óbitos não são, necessariamente, sinais de vitória sobre a doença.

“Já vimos isso antes em epidemias em outros países. Pode-se ver um sinal de estabilização durante um dia, ou alguns dias, e a [ocorrência da] doença pode subir novamente. Deve haver um foco no distanciamento social, na higiene e nos esforços para evitar aglomerações”, afirmou.

LEIA MAIS

Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e CDL implanta barreiras sanitárias e verifica a temperatura das pessoas no centro da cidade

O Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e a CDL realizou na manhã de ontem (17), barreiras sanitárias próximas as laterais que dão acesso a praça da misericórdia e nas proximidades do paço municipal, para verificar a temperatura das pessoas que circulam pela cidade em meio à pandemia de coronavírus.  A ação teve o apoio dos lojistas que mediram a temperatura de todas as pessoas que passaram pelas barreiras.

“Precisamos proteger a população e por conta disso montamos barreiras no município com a parceria de técnicos da área de saúde, Guarda Municipal, Polícia Civil e fiscais de transporte. Fizemos a medição da temperatura nos transeuntes e aqueles que apresentaram acima dos 37ºC foram encaminhados para o serviço de saúde”, comentou o presidente do Sindicato, Fábio César.
A Prefeitura de Juazeiro, através do decreto de n 4040/2020 reabriu o comércio no dia 1º de junho e determinou uma série de regras para o funcionamento, como o controle na entrada, o uso de máscaras pelos funcionários e a disponibilização de álcool para higienização de todos.

Fábio destacou ainda que os trabalhadores que permanecem em atividade devem sempre utilizar máscaras de pano durante o expediente. A troca deve ser feita a cada quatro horas. Os estabelecimentos devem auxiliar a manutenção do distanciamento entre as pessoas e organizar eventuais filas com fitas de isolamento ou marcações no chão.

Além disso, em parceria com o grupo Grupo ‘Respira Vida’ está agendado a continuidade do projeto de doação de máscaras no centro da cidade. “O principal objetivo  é incentivar o uso da máscara, para que realizem suas compras com mais segurança. Vamos pensar na saúde coletiva, cada um fazendo sua parte iremos combater o coronavírus”, concluiu Fábio.

Brasil registra mais 1.269 mortes por Covid-19 e chega a 46.510; total de casos passa de 955 mil

O Brasil teve 1.269 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24h, de acordo com atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (17). Com esses acréscimos às estatísticas, o país chegou a 46.510 falecimentos em função da pandemia do novo coronavírus.

O balanço da pasta contabilizou também 32.188 novos casos da doença, totalizando 955.377, podendo chegar a marca de 1 milhão de pessoas infectadas até o fim desta semana.

A atualização diária traz um aumento de 2,8% no número de óbitos em relação a ontem(16), quando o total estava em 45.241. Já o acréscimo de casos confirmados marcou uma variação de 3,4% sobre o número de ontem, quando os dados do Ministério da Saúde registravam 923.189 pessoas infectadas.

Do total de casos confirmados de covid-19 no Brasil, 445.393 pacientes estão em observação e 463.474 foram recuperados. Há ainda 4.033 mortes em investigação.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,9%. A mortalidade (falecimentos por 100.000 habitantes) foi de 22,1. Já incidência (casos confirmados por 100.000 habitantes) ficou em 454,6.

Os estados com maior número de óbitos são São Paulo (11.521), Rio de Janeiro (8.138), Ceará (5.282), Pará (4.350) e Pernambuco (4.009). Ainda figuram entres os com altos índices de vítimas fatais em função da pandemia Amazonas (2.579), Maranhão (1.570), Bahia (1.222), Espírito Santo (1.169), Alagoas (811) e Paraíba (696).

Os estados com mais casos confirmados de covid-19 são São Paulo (191.517), Rio de Janeiro (86.963), Ceará (84.967), Pará (74.192) e Maranhão (64.735).

Número de mortos pela Covid 19 sobe para 15 em Petrolina

Em mais um dia de intensificação de testagens rápidas para detectar a covid-19, a Prefeitura de Petrolina atendeu 333 pessoas. Desse total de testes realizados nesta quarta-feira (17), 15 deram positivos para o novo coronavírus: 12 homens com idades entre 24 e 62 anos, e 3 mulheres entre 01 e 54 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) também enviou 5 exames positivos. Os pacientes são três homens e duas mulheres com idades entre 36 e 86 anos.

Com esses 20 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 493 casos do novo coronavírus. São 363 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 130 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. A boa notícia é que, do total de confirmados, as curas clínicas também aumentaram: agora já são 179 recuperados.

Petrolina registrou um óbito por covid-19 nesta quarta-feira. O paciente tinha 86 anos e estava internado na UTI Covid do Hospital Universitário (HU). Ele tinha doença cardiovascular crônica. Com isso, o total de óbitos subiu para quinze.

SRAG

Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que são 111 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Bahia ultrapassa os 40 mil casos de Covid-19 nesta quarta-feira com 1.720 novos registros nas últimas 24 horas

A Bahia registrou 1.720 novos casos de Covid-19 e 41 novo óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com boletim atualizado da Secretaria da Saúde (sesab) desta quarta-feira (17). Com os novos registros o estado chegou ao total de 40.926 casos confirmados e 1.222 mortes pelo novo coronavírus.

No boletim da terça-feira (16) a Bahia tinha 39.206 casos e 1.181 óbitos.

Dos 40.926 casos confirmados desde o início da pandemia, 17.886 já são considerados curados, 21.818 encontram-se ativos, informou a Sesab. As confirmações ocorreram em 357 municípios do estado.

Depois de “fugir” do hospital médico se justifica em vídeo

Médico ganhou notoriedade por apresentar “cura” a covid-19

Depois de receber alta da UTI de um Hospital Particular de Petrolina, após ficar internado por causa de complicações da Covid-19, o médico Jânio Modesto deixou a unidade hospitalar sem alta médica. O médico gravou um vídeo tentando justificar a “fugida”.

O médico Jânio Modesto abandonou o Hospital Unimed Petrolina na tarde da última terça-feira (16). Ele estava na enfermaria, em tratamento contra o novo coronavírus após ficar na UTI por mais de uma semana. No entanto, de acordo com a Unimed, ele se recusou a continuar o tratamento na unidade.

Após receber alta da UTI, médico Jânio Modesto deixa hospital por conta própria

Diante da recusa de Jânio, o hospital acionou a Secretaria de Saúde de Petrolina. “O paciente estava em isolamento e foi comunicado sobre seu quadro e permanência em unidade hospitalar, porém, o mesmo se negou a permanecer em internamento e evadiu hoje 16/06/2020 às 14h10”, diz o comunicado endereçado também à Promotoria Pública do Estado de Pernambuco.

Com mais 37 novos casos e mais uma morte em 24 horas Juazeiro se aproxima dos 300 casos de infectados pela Covid-19

(Foto: ASCOM)

No boletim desta quarta-feira (17), a Secretaria da Saúde informa que mais 37 pessoas testaram positivo para a Covid-19 em Juazeiro. Destes casos, 4 são profissionais de saúde e os resultados foram 30 através do teste rápido e 7 pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e acompanhados pelas equipes de saúde do município. Os pacientes confirmados têm idades entre 20 e 76 anos.

Com estes dados, sobe para 267 o número de pessoas com a Covid-19, com mais uma recuperação registrada, Juazeiro soma agora 72 pacientes clinicamente curados.

LEIA MAIS

Pernambuco volta a registrar mais de mil casos positivos e ultrapassa 4 mil mortes

(Foto: KARIM SAHIB / AFP)

Pernambuco confirmou mais 1.019 casos positivos do novo coronavírus nessa quarta-feira (17). 858 são leves e 161 foram classificados como graves. Agora o estado tem 47.446 pacientes infectados. No boletim de hoje a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também registrou mais 50 mortes.

Desde o início da pandemia até essa quarta-feira já foram contabilizadas. 4.009 mortes provocadas pela covid-19. Até o momento a SES-PE não informou o número de curados. Os detalhes do boletim serão veiculados ao final do dia.

Após receber alta da UTI, médico Jânio Modesto deixa hospital por conta própria

Médico teve covid-19 e deixou UTI há poucos dias

O médico Jânio Modesto abandonou o Hospital Unimed Petrolina na tarde da última terça-feira (16). Ele estava na enfermaria, em tratamento contra o novo coronavírus após ficar na UTI por mais de uma semana. No entanto, de acordo com a Unimed, ele se recusou a continuar o tratamento na unidade.

LEIA TAMBÉM

Doutor Jânio Modesto deixa UTI e agradece orações; veja o vídeo

Diante da recusa de Jânio, o hospital acionou a Secretaria de Saúde de Petrolina. “O paciente estava em isolamento e foi comunicado sobre seu quadro e permanência em unidade hospitalar, porém, o mesmo se negou a permanecer em internamento e evadiu hoje 16/06/2020 às 14h10”, diz o comunicado endereçado também à Promotoria Pública do Estado de Pernambuco.

Isolamento domiciliar

O Blog apurou que Jânio Modesto não está mais em período de transmissão da covid-19, mas deveria concluir o tratamento. Diante do fato a Unimed comunicou à Secretaria de Saúde sobre a necessidade de familiares e o próprio médico cumprirem isolamento domiciliar.

Nós não conseguimos contato com familiares de Jânio. O Blog está aberto a qualquer esclarecimento por parte do profissional.

Sobradinho chega a 104 casos confirmados e confirma mais uma morte por covid-19

Idoso de 81 anos é a oitava morte da cidade (Foto: Edmilson Santos)

Mesmo com o lockdown em vigência Sobradinho (BA) registrou mais 12 casos positivos do novo coronavírus na terça-feira (16). Com isso a cidade chega a 104 pacientes infectados. A Prefeitura também registrou mais um óbito, elevando para oito as vítimas fatais.

O paciente que morreu é um idoso de 81 anos. Ele estava internado no Hospital Regional de Juazeiro e morreu no dia 13 desse mês. Conforme mostramos no domingo (14) essa morte constava no boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

De acordo com o boletim, a demora no registro do óbito deve-se ao fato de o caso somente ter entrado no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica ontem. Sobradinho já soma 27 curas clínicas. Hoje é o penúltimo dia do isolamento social mais rígido no município.

Serra Talhada confirma mais 16 casos positivos e sétima morte pela covid-19

Mais 16 casos confirmados em um dia (Foto: Reprodução)

Mais 16 casos positivos foram confirmados em Serra Talhada (PE) no boletim de terça-feira (16). A cidade também registrou a sétima morte provocada pelo novo coronavírus. O paciente era um homem de 60 anos morador do bairro Caxixola.

Ele havia dado entrada no Hospam no último dia 6 em estado grave e morreu no mesmo dia. A confirmação veio através de teste feito no LACEN-PE. Os casos positivos de ontem são sete mulheres e nove homens. Os infectados têm entre 13 e 64 anos.

Com os números de terça-feira Serra Talhada chega a 286 casos confirmados, 15 suspeitos, 179 recuperados e sete mortes. Apesar da alta nos registros, o prefeito Luciano Duque (PT) ainda não comentou se retomará a quarentena mais rígida.

Trindade registra 6ª morte por covid-19

Trindade, no Sertão de Pernambuco, confirmou a sexta morte provocada pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado na noite de terça-feira (16), a paciente era uma idosa de 88 anos.

A Secretaria de Saúde também confirmou mais cinco casos positivos, elevando para 95 o número de pessoas infectadas pela covid-19.

Desse total, 77 já estão recuperados. Outras 13 pessoas permanecem em observação por apresentar sintomas do novo coronavírus.

“Pacientes que apresentarem os sintomas de febre, tosse, dor de cabeça, perca do olfato, falta de ar ou dores pulmonares devem procurar as unidades de saúde; Hospital Municipal, UPA 24h, PSF’s e Vigilância Sanitária“, orienta a Prefeitura de Trindade.

Embrapa Semiárido prorroga medidas preventivas contra o coronavírus

A Embrapa Semiárido atualiza as medidas para enfrentamento da pandemia do coronavírus e retorno gradual ao trabalho presencial. Diante das deliberações da Diretoria Executiva da Empresa, os procedimentos emergenciais que já estavam em execução, foram prorrogados até setembro, podendo ser antecipados a depender da evolução e dos desdobramentos locais da pandemia.

Dessa forma, visando preservar a saúde dos empregados e colaboradores, foi estendido o sistema de teletrabalho da Unidade até 13 de setembro.  Os empregados em escala de revezamento presencial, com atividades na sede e campos experimentais, permanecerão nesse regime até 30 agosto, quando retornarão ao trabalho em tempo integral.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina alerta pais e responsáveis para uso de máscaras em crianças e pessoas que apresentam dificuldades motoras

(Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio)

Desde quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso de máscaras como uma das medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus, elas têm se tornado um acessório essencial e agora obrigatório em Petrolina. No entanto, não são pessoas de todas as idades ou em situação de saúde que podem utilizá-las.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que crianças de até dois anos de idade e pessoas que têm alguma limitação motora, problemas respiratórios ou ainda aquelas que estão inconscientes, não devem usar máscaras e explicam o motivo: nessa última situação, a pessoa pode apresentar dificuldade em manusear o material de proteção individual sem uma possível contaminação ou ainda ficarem sufocadas.

LEIA MAIS