Petrolina volta a utilizar pulverização contra a dengue em pontos estratégicos

(Foto: Ascom/PMP)

Para facilitar e tornar mais efetivo o combate às arboviroses em Petrolina, a prefeitura retomou sua rotina de trabalhos utilizando bombas costais, que auxiliam no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Essa ação estava suspensa por conta da falta do inseticida, que é liberado pelo governo do estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, esse trabalho de pulverização tem por objetivo eliminar o mosquito adulto. Entre outras estratégias no combate ao Aedes aegypti, os agentes de endemias estão reforçando essas ações de bloqueio – que consistem na aplicação do inseticida nas localidades onde foram notificados casos suspeitos.

Além disso, nessas ações, as famílias são convocadas a participarem da eliminação de recipientes propícios à proliferação do mosquito. A prefeitura reforça que, mesmo em situação de pandemia, as atividades de rotina dos agentes de endemias continuam, tais como: visitas casa a casa, eliminação de focos e tratamento, quando necessário.

Petrolina registra mais um óbito por covid-19, total de mortos sobe para 14

Prefeitura atualiza dados da covid-19 e anuncia mudança no horário de divulgação do boletim

A Prefeitura de Petrolina realizou 215 testes rápidos nesta terça-feira (16), com 28 positivos para o novo coronavírus. Os pacientes são 21 mulheres com idades entre 02 e 86 anos, e 7 homens entre 07 e 54 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e um laboratório privado confirmaram três casos: mulheres de 23, 33 e 80 anos, todas em isolamento domiciliar.

Com esses 31 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 473 casos do novo coronavírus. São 348 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 125 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. A boa notícia é que, do total de confirmados, as curas clínicas também aumentaram: agora já são 172 recuperados.

Petrolina registra mais um óbito por covid-19. O paciente tinha 93 anos e faleceu no último dia 7, no Hospital Regional de Juazeiro-BA. Entretanto, o mesmo inicialmente havia sido notificado como residente da cidade baiana. Porém, após o óbito foi informado que se tratava de um reside de Petrolina. A declaração de óbito (DO) chegou nesta quarta-feira ao município. O paciente estava em Juazeiro há dois dias, antes de falecer. Com isso, o total de óbitos subiu para quatorze.

SRAG

Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que são 110 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Mudança

Para deixar a divulgação dos dados da covid-19 ainda mais transparente e acessível, a partir desta quarta-feira (17) a Prefeitura de Petrolina passa a atualizar os números no período vespertino, entre 14 e 15h. Ou seja, os testes rápidos realizados durante a tarde, entrarão no resultado do dia seguinte, junto com os testes do turno da manhã do dia da divulgação. Essa mudança não vale para divulgação dos óbitos, que continuarão sendo informados no dia da ocorrência.

Covid-19: veja a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro nesta terça-feira (16)

Descritivo de pacientes de Juazeiro em leitos de UTI e intermediários na cidade e em Hospitais referências para a Covid-19 através da rede PEBA e em rede privada:

A UPA de Juazeiro conta com 8 leitos equipados com respiradores e 3 estão ocupados, representando ainda 38% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos e, destes, 4 estão ocupados, com uma taxa de 33% de ocupação.

O Hospital Regional de Juazeiro dispõe de 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, no entanto dois leitos não estão habilitados ainda para uso. No boletim desta terça-feira, a Secretaria da Saúde informa que só teve acesso a informações de pacientes residentes em Juazeiro e o registro é de que 3 estão na UTI. Dos 29 leitos intermediários, 4 estão ocupados com pacientes de Juazeiro.

O Hospital São Pedro em Remanso tem 10 leitos de UTI. Neste boletim, a SESAU teve a informação que 1 paciente de Juazeiro permanece internado na UTI da unidade. O hospital dispõe ainda de 30 leitos intermediários e 1 permanece com paciente de Juazeiro. O Hospital Ernesto Simões em Salvador permanece com 1 paciente em estado grave na UTI da unidade.

O Hospital Neurocardio também disponibilizou 5 leitos de UTI para atendimento da rede pública e os pacientes de Juazeiro estão distribuídos da seguinte forma: 1internado em leito de UTI disponibilizado para a rede pública, 1 paciente internado em leito intermediário público, 1 paciente internado em UTI dos leitos privados da unidade e 2 pacientes internados em leitos intermediários privados.

O Hospital Memorial disponibilizou 5 leitos de UTI para atendimento SUS e destes, 4 estão ocupados com pacientes de Juazeiro. O Hospital Promatre, em Juazeiro, tem 1 paciente internado em leito intermediário na ala SUS da unidade.

Em apenas 24 horas Juazeiro registra 42 novos casos e um óbito pela Covid-19

No boletim desta terça-feira (16), a Secretaria da Saúde informa que mais 42 pessoas testaram positivo para a Covid-19 nas últimas 24h em Juazeiro sendo que destes, 4 são profissionais de saúde. Os resultados foram obtidos por meio do teste rápido e todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e acompanhados pelas equipes de saúde do município. Os pacientes confirmados têm idades entre 18 e 78 anos. Com estes dados, sobe para 230 o número de pessoas com a Covid-19, destes, 71 estão clinicamente curadas.

Sobre o óbito registrado neste boletim, o paciente é do sexo masculino, tinha 63 anos, neoplasia de pâncreas e doença renal crônica, testou positivo para a Covid-19 e veio a óbito domingo (14) no Hospital Regional de Juazeiro, onde estava internado. A Vigilância em Saúde foi comunicada nesta terça-feira (16) do óbito e está incluindo no boletim. Com este dado, sobe para 11 o número de óbitos registrados em Juazeiro em decorrência da Covid-19.

LEIA MAIS

Pesquisa inglesa feita com corticosteroide indica redução na taxa de mortalidade da covid-19

Pesquisa ainda não foi divulgada por completo, mas apresenta dados satisfatórios (Foto: CDC/Divulgação)

Enquanto a vacina para imunizar contra o novo coronavírus não fica pronta, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, identificaram um remédio corticosteroide capaz de reduzir a mortalidade das pessoas infectadas pela covid-19.

Testes feitos com a dexametasona apresentaram resultados satisfatórios. Dois mil pacientes diagnosticados com a covid-19 foram submetidos ao tratamento com esse remédio e a taxa de mortalidade nos casos graves caiu de 40% para 28%. A comparação foi feita tendo como base 4.300 pessoas as quais receberam os cuidados comuns.

“Os resultados preliminares do estudo Recovery são muito claros – o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves. A Covid-19 é uma doença global – é fantástico que o primeiro tratamento que demonstradamente reduz a mortalidade esteja instantaneamente disponível em todo o mundo”, afirmou Martin Landray, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford. (Com informações do Poder 360).

Pernambuco confirma mais 920 casos, 73 mortes e 1.873 recuperados da covid-19

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Mais 920 casos e 73 mortes provocadas pela covid-19 foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa terça-feira (16). Dos novos casos, 761 são leves e outros 159 foram classificados como graves.

As mortes contabilizadas hoje datam desde 18 de abril, informou a SES. Com os números dessa terça-feira Pernambuco chega a 46.427 pacientes infectados e 3.959 mortes registradas desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março.

A SES também confirmou mais 1.873 pessoas curadas, elevando o total de recuperados para 30.767. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Número de recuperados da covid-19 em Sobradinho sobe para 24

Sobradinho (BA) registrou mais duas curas clínicas da covid-19 na segunda-feira (15). A cidade chegou a 24 recuperados e 92 pacientes infectados.

Também ontem foram registrados mais dois casos positivos: um homem de 72 anos e uma mulher de 92, ambos diagnosticados via teste rápido. O número de óbitos permanece em sete.

“A Secretaria de Saúde pede a comunidade que reforce todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos”, ressalta a Prefeitura.

Ipubi registra quarta morte pelo novo coronavírus

Apenas na segunda-feira (15) foram confirmados 11 casos positivos

O município de Ipubi, no Sertão de Pernambuco, confirmou na segunda-feira (15), a quarta morte provocada pelo novo coronavírus. A Prefeitura não forneceu mais detalhes do paciente. Ainda no boletim de ontem foram registrados mais 11 casos positivos.

Dessa forma Ipubi tem 62 pacientes infectados e seis mortes. A boa notícia é que do total de casos positivos, 48 já estão curados. Há ainda mais duas pessoas em investigação por apresentarem sintomas da covid-19.

Serra Talhada confirma 6ª morte e registra mais 42 casos positivos de covid-19

São seis mortes e 270 pessoas infectadas (Foto: Reprodução)

Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, confirmou no boletim de segunda-feira (15) mais uma morte provocada pela covid-19. A sexta vítima fatal é um idoso de 93 anos, morador da zona rural da cidade. De acordo com a Prefeitura, ele estava internado no Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam) desde a última quinta-feira (11), mas não resistiu.

Mais 42 casos confirmados

Além do sexto óbito também foram confirmados mais 42 casos positivos do novo coronavírus, elevando para 270 o número de pacientes infectados. 23 são mulheres e 19 homens. Eles têm entre seis e 93 anos, mas a Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes.

Testagem de motoristas

Até segunda-feira Serra Talhada tinha 18 casos suspeitos e 179 pacientes recuperados. A partir dessa terça-feira (16) os motoristas poderão ser testados em parceria com o SEST/SENAT. A testagem começa às 9h, no bairro Vila Bela e o serviço estará disponível até sexta-feira (19).

Prefeitura divulga boletim da covid-19 desta segunda-feira em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina iniciou mais uma semana dando sequência ao trabalho de intensificação de testes rápidos para detectar a covid-19. Dos 256 testes realizados nesta segunda-feira (15), 22 deram positivos para o novo coronavírus. Os pacientes são 12 mulheres com idades entre 08 e 78 anos, e 10 homens entre 02 e 59 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e um laboratório privado confirmaram três casos. Os pacientes são duas mulheres de 15 e 44 anos e um homem de 30, todos em isolamento domiciliar.

Com esses 25 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 442 casos do novo coronavírus. São 320 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 122 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. A boa notícia é que, do total de confirmados, as curas clínicas também deram um salto. Agora já são 166 recuperados. Óbitos somam treze.

SRAG

Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que são 107 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Internamentos

Confira abaixo a taxa de ocupação dos leitos para a covid-19 na rede pública e privada de Petrolina.

Exame da Secretária de Saúde de Cabrobó dar positivo para a Covid-19

(Foto: ASCOM)

A Secretária Municipal de Saúde, Ocineide Torres, fez a coleta do material no dia 5 de Junho, mas o resultado do exame só chegou em suas mãos nesta segunda-feira (15). Na última quinta-feira (11), a gestora começou a sentir alguns sintomas e preferiu adotar o isolamento.

“Fui submetida ao exame na sexta-feira (5), mesmo antes de receber o resultado adotei o regime de quarentena e hoje, segunda-feira (15), recebi o resultado e deu positivo para Covid-19. Informo ainda que vou ficar em isolamento domiciliar pelos próximos 20 dias, também estão sendo adotado todos os procedimentos com o pessoal de casa”, disse a secretária ao blog Didi Galvão.

Ocineide aproveitou a oportunidade e pediu calma a população, que evitem especulações sobre casos. A mesma ressalta que a equipe de vigilância sanitária, já entrou em contato com todas as pessoas que esteve com ela nos últimos dias dando-lhes todas as orientações sobre os procedimentos a serem adotados.

Ainda de acordo com a secretária, a população de Cabrobó será imediatamente informada, tanto acerca dos casos que por ventura venham a surgir, quanto às mediadas que estão sendo adotadas pelo município. Ocineide reforça ainda que nesse momento, é importante que todos sigam as orientações das autoridades de saúde e inclusive evitando sair de casa.

Doutor Jânio Modesto deixa UTI e agradece orações; veja o vídeo

Médico ganhou notoriedade por apresentar “cura” a covid-19

Doutor Jânio Modesto, que está internado em um hospital particular de Petrolina, desde o início de junho com Covid-19, deixou a UTI nesta segunda-feira (15) e já na enfermaria agradeceu às pessoas que oraram por ele. Veja no vídeo abaixo.

Secretaria da Saúde divulga novos números da Covid-19 em Juazeiro com uma boa notícia nesta segunda-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O número de pessoas curadas clinicamente do novo coronavírus em Juazeiro subiu para 71, segundo o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesau). Somente nesta segunda-feira (15) foram contabilizadas mais 16 pessoas recuperadas da Covid-19 e uma mulher de 47 anos testou positivo para a doença no município.

A cura clínica é realizada quando o/a paciente cumpre o isolamento domiciliar e depois do 14º dia não apresenta mais sinal ou sintoma relacionado à Covid-19. Com este dado sobe para 71 o número de pessoas clinicamente curadas do novo coronavírus na Cidade.

LEIA MAIS

Covid-19: Pernambuco confirma mais 246 casos e 31 óbitos

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou nessa segunda-feira (15), 246 novos casos de covid-19, além de mais 31 óbitos. Em números totais o estado chega a 45.507 pacientes infectados e 3.886 mortes desde o início da pandemia.

Dos novos casos confirmados, 143 são graves e 103 foram classificados como leves. A SES não forneceu mais detalhes e divulgará o número de curados apenas ao final do dia.

Santa Mª da Boa Vista segue decreto estadual e autoriza retomada de atividades econômicas

Medidas devem ser respeitadas (Foto: Internet)

Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, seguirá o decreto do Governo de Pernambuco e retomará parte das atividades econômicas nessa segunda-feira (15). A decisão foi anunciada pelo prefeito Humberto Mendes através do Decreto n° 066/2020.

Os empresários e empreendedores devem estar atentos às medidas de segurança impostas pelo Estado. Segundo o decreto municipal, o “funcionamento de supermercados, mercados e mercearias, devem continuar atuando com a capacidade máxima de lotação de até 50%, enquanto durar o Estado de Calamidade Pública pela covid-19”.

Punição

O não cumprimento das regras resultará na aplicação de multas e a reincidência acarretará no fechamento do estabelecimento. As aulas na rede pública e privada seguem suspensas até pelo menos 30 de junho.

O que pode abrir?

A terceira etapa do plano de retomada das atividades econômicas do Governo de Pernambuco autoriza a abertura de lojas com até 200 m² do varejo (bairro ou centro), das 9h às 18h; salões de beleza e serviços de estética; concessionárias e locadoras de veículos (com 50% dos funcionários de vendas); e os treinos de futebol.