Bolsonaro reclama do preço das seringas e manda suspender a compra do produto

(Foto: Alan Santos/PR)

Com os problemas do Ministério da Saúde para adquirir agulhas e seringas para a vacinação contra a Covid-19, e após postergar a compra dos produtos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (6) que a pasta suspendeu a aquisição do material “até que os preços voltem à normalidade”.

O presidente não apresentou detalhes. De acordo com reportagem do portal Uol, Bolsonaro afirmou que os estados e municípios têm estoques do material para o início da imunização.

“Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade”, escreveu o presidente em uma rede social.

O Ministério da Saúde garantiu até o momento apenas 2,4% do total de seringas e agulhas que pretende adquirir para a vacinação contra a Covid-19. Empresas que participaram de um pregão na terça-feira (29) ofertaram 7,9 milhões de seringas e agulhas, e o governo previa a compra de 331 milhões.

Covid-19: Taxa de ocupação de Leitos de UTI em Juazeiro chega a 82%

(Foto: Ascom)

O boletim epidemiológico divulgado no início da noite desta quarta-feira (6) pela Secretaria de Saúde de Juazeiro trouxe um dado preocupante. A taxa de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) chegou a 82%. Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 14 pacientes, sendo 13 em leitos de UTI e um em leito intermediário.

Hoje foram registrados 51 novos casos do novo coranavírus no município baiano. São 30 pacientes do sexo feminino e 21 do sexo masculino, com idades entre 18 e 72 anos. Desses, dois são profissionais de saúde. Agora Juazeiro soma 7.774 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. 15.763 casos foram descartados, desde início da pandemia na cidade.

Desse total, 5.533 pessoas já estão recuperadas da Covid-19. São 2.105 casos ativos da doença, enquanto os óbitos somam 136 – um a mais que na última atualização. Ocorreu no dia 05 de janeiro, no Hospital Regional. Era uma mulher de 58 anos, com comorbidades.

Bahia ultrapassa 500 mil casos da Covid-19 em 10 meses de pandemia

(Foto: ASCOM/SESAB)

Nesta quarta-feira (6), a Bahia ultrapassou a marca de meio milhão de pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19) em dez meses da pandemia. Somente nas últimas 24 horas, foram registrados 3.038 casos da Covid-19. Dos 502.938 casos confirmados, 488.294 já são considerados recuperados, 5.340 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab)) contabiliza ainda 892.260 casos descartados e 123.193 em investigação. Na Bahia, 37.166 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

De acordo com a Sesab, hoje foram contabilizados 28 óbitos que ocorreram entre 29 de setembro de 2020 e 5 de janeiro de 2021. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.304, representando uma letalidade de 1,85%.

Pernambuco registra 1.604 novos casos e 22 óbitos nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (6), 1.604 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 72 (4,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.532 (95,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 226.940 casos confirmados da doença, sendo 29.599 graves e 197.341 leves.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: boletim dessa terça não tem registro de mortes em Petrolina

Também foram confirmados 22 óbitos, ocorridos entre os dias 24 de abril de 2020 e 4 de janeiro. Com isso, o estado totaliza 9.731 mortes pela Covid-19.

Miguel destaca importância da vacina contra a covid: “Qualquer outro mecanismo ou ideia é meramente paliativa”

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

Um dos temas abordados na coletiva de imprensa do prefeito Miguel Coelho (MDB) foi a vacinação contra a covid-19. E mais uma vez o gestor destacou que comprará a vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), independentemente de onde vier.

“Já tá todo mundo cansado da pandemia, de todo tipo de esforço. E a gente precisa achar uma forma de sair. A única forma que a gente tem de sair é com a vacina. Qualquer outro mecanismo ou ideia é meramente paliativa. A gente não quer mais enxugar gelo“, disse Miguel.

De acordo com o prefeito, o município já iniciou diálogos com o Governo Federal e com o Instituto Butatantan para adquirir um imunizante. “Seja da China, da Rússia, dos Estados Unidos ou da Inglaterra, da onde for, tem que vir uma vacina para a gente superar. Estou confiante que mais tardar em fevereiro a gente já vai ter essa vacinação iniciada”, concluiu.

Salgueiro registra mais 18 casos de covid

A Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) registrou mais 18 casos de covid-19 na terça-feira (5). De acordo com o boletim publicado ontem, não houve novos óbitos e mais seis pessoas entraram para a lista de recuperados.

O boletim não forneceu detalhes sobre faixa etária e sexo dos novos infectados, nem se os pacientes estão com sintomas graves ou leves.

Assim sendo, Salgueiro contabiliza 2.772 casos positivos, 2.241 recuperados, 133 em investigação e 53 mortes. Desde o início da pandemia, mais de 7 mil testes foram descartados após apresentar resultados negativos para a doença.

Covid-19: boletim dessa terça não tem registro de mortes em Petrolina

(Foto: Divulgação)

O boletim epidemiológico da covid-19 desta terça-feira, dia 5, registra mais 116 casos novos da doença em Petrolina. Dos 12.454 infectados, 9.985 já estão recuperados, o que representa 80,2% de curas desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 110 foram confirmados a partir de 342 testes rápidos da prefeitura e 06 através de exames laboratoriais. São 68 pessoas do sexo feminino, com idades entre 12 dias de nascido e 89 anos, e 48 do sexo masculino, entre 10 meses e 79 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia seguem em anexo.

LEIA MAIS

Equipe da gestão Paulo Bomfim contesta informação que Juazeiro teria mais de 2 mil casos de Covid-19 em duplicidade

(Foto: Ascom/PMJ)

Na tarde desta terça-feira (5), o setor de Vigilância em Saúde de Juazeiro, na gestão Suzana Ramos, divulgou que após analisar os dados sobre os casos de Covid-19 no município, especificamente do dia 31 de dezembro passado, constatou que a gestão do ex-prefeito Paulo Bomfim havia feito duplicidade em mais de 2 mil casos da doença, alterando assim os dados verdadeiros.

Segundo a nova Superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina de Moraes Morgado, Os mais de 2 mil testes feitos em outros períodos e que já  faziam parte das estatísticas, foram novamente inseridos no sistema. Os números chegaram a 9.882 casos no dia 31 de dezembro por causa do erro, o que não batiam com os dados reais da pandemia.

Em nota, a equipe gestora da Saúde no governo Paulo Bomfim rebateu a acusação e disse que não há e nunca houve por parte da gestão que finalizou no último dia 31 de dezembro, manipulação ou apresentação errada de dados sobre a pandemia em Juazeiro.

Confira a nota:

LEIA MAIS

Juazeiro registra 11 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM)

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) na tarde desta terça-feira (5), apresenta registro de 11 novos casos de Covid-19 no município. Segundo o documento, todos foram detectados através de testes rápidos. São 04 pessoas do sexo masculino e 07 do sexo feminino, com idades entre 19 e 63 anos.

De acordo com a Secretaria, após a recontagem dos casos positivos e a correção do erro de duplicidade de dados no sistema provocado pela gestão anterior no dia 31 de dezembro, o total de moradores que foram infectados pela Covid-19 desde o início da pandemia na cidade é de 7.723. Desse total, 5.527 pessoas já estão recuperadas do novo coronavaírus. São 2.061 casos ativos da doença, enquanto os óbitos somam 135.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 07 pacientes, sendo em 06 leitos de UTI e 01 em leito intermediário.

Bahia registra aumento de mais de 2 mil novos casos da Covid-19 em relação a segunda-feira

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.077 casos de Covid-19. 2.262 casos a mais do que número registrado nesta segunda-feira (4). O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), apresenta ainda que 2.701 pessoas se recuperam da doença nesta terça-feira (5).

Dos 499.900 casos confirmados desde o início da pandemia, 485.976 já são considerados recuperados e 4.648 encontram-se ativos. Segundo a Sesab, 888.816 casos foram descartados e 123.006 estão em investigação. Na Bahia, 37.044 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza também mais 30 óbitos que ocorreram entre 16 de novembro de 2020 e 4 de janeiro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.276, representando uma letalidade de 1,86%.

SES confirma mais 1.491 casos de covid em Pernambuco nessa terça-feira

(Foto: Internet)

Mais 1.491 casos de covid-19 foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa terça-feira (5). Do total, 1.439 (96,5%) são de casos leves e outros 52 (3,5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Dessa forma, Pernambuco contabiliza 225.336 infectados, dos quais 29.527 são graves e 195.809 leves. Também foram registrados mais 18 óbitos. Eles aconteceram entre 9 de dezembro de 2020 e a última segunda-feira (4). De acordo com a SES, o total de mortes é de 9.709.

Juazeiro registra mais 18 casos de covid e chega a 135 óbitos

Juazeiro encerrou a segunda-feira (4) com mais 18 casos positivos da covid-19. Dos novos pacientes, nove são do sexo masculino e nove do feminino, segundo a Secretaria de Saúde do município.

Os infectados têm entre 15 e 60 anos. Após a atualização de ontem Juazeiro soma 9.900 infectados, dos quais 5.527 já estão recuperados.

Mais um óbito

Por outro lado, mais um óbito foi confirmado: um homem de 52 anos. Ele tinha comorbidades e estava internado no Hospital Regional de Juazeiro. Agora são 135 mortes confirmadas desde o ano passado.

Juazeiro: Prefeitura declara Estado de Emergência em Saúde Pública e suspende aulas por 30 dias

(Foto: Ascom/PMJ)

Apesar de o decreto do Governo da Bahia determinar a suspensão das aulas presenciais por pelo menos até 15 de janeiro, a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB) assinou o Decreto n° 002/2021 no qual determina a proibição de atividades educacionais por 30 dias.

LEIA TAMBÉM

Decreto que proíbe shows e aulas na Bahia é novamente prorrogado

A medida também vale para eventos de qualquer natureza, com mais de 100 pessoas. As orientações estão dispostas no Diário Oficial de segunda-feira (4), primeiro dia útil de trabalho da nova gestora. O decreto publicado ontem também reconhece Situação de Emergência em Saúde Pública por conta da pandemia.

O decreto tem efeitos retroativos, ou seja, já está valendo desde o dia 1° de janeiro de 2021. No boletim de ontem Juazeiro registrava 9.990 casos de covid, 5.527 curas e 135 óbitos.

Covid-19: Dormentes tem mais seis casos confirmados e mais seis curas clínicas

(Foto: Ascom/PMD)

O boletim da Covid divulgado pela Secretaria de Saúde de Dormentes neste  primeiro dia útil do ano, informa que o município registrou 6 novos casos positivos e 6 curas clínicas nas últimas 24h. De acordo com o informativo, Dormentes está com 6 casos ativos e 70 em investigação.

Com a atualização, Dormentes tem agora 842 confirmados, 834 curados e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

LEIA MAIS

Boletim da prefeitura atualiza dados da pandemia de covid-19 em Petrolina

O boletim epidemiológico da covid-19 desta segunda-feira, dia 4, registra mais 146 casos novos da doença e mais dois óbitos em Petrolina. Dos 12.338 infectados, 9.938 já estão recuperados, o que representa 80,5% de curas desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 145 foram confirmados a partir de 279 testes rápidos da prefeitura e 01 através de exame laboratorial. São 96 pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 e 74 anos, e 50 do sexo masculino, entre 06 meses e 75 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia seguem em anexo.

LEIA MAIS