Saúde anuncia compra de 100 milhões de doses da Coronavac

O Ministério da Saúde anunciou assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina Coronavac contra a covid-19 para o ano de 2021, produzidas pelo órgão em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O contrato envolve a compra inicial de 46 milhões de unidades, prevendo a possibilidade de renovação com a aquisição de outras 54 milhões de doses posteriormente. Esse modelo foi adotado pela pasta pela falta de orçamento para comercializar a integralidade das 100 milhões de doses. Hoje o Instituto Butantan anunciou que a eficácia da vacina é de 78%.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto ontem (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da pasta informaram o contrato de compra da Coronavac e trataram da situação da vacinação contra a covid-19.

LEIA MAIS

100% dos leitos de UTI ocupados deixa Remanso em estado de emergência

Remanso, cidade no norte da Bahia, a mais de 700 quilômetros de Salvador, possui 30 leitos de UTI que foram contratados pelo SUS e estão sendo utilizados para receber pacientes com CODIV-19.

Nessa quinta-feira (07), todos os 30 leitos de UTI estavam ocupados, sendo que apenas 4 são de Remanso. Todos os outros 26 estão ocupados por paciente vindos de outros municípios da Bahia e de Pernambuco, já que no município ficam os leitos de retaguarda atendendo toda região abrangida pela rede PEBA.

Essa é a preocupação do Secretário de Saúde Adjunto, Gilberto Libório de Souza: “Remanso já deixou de atender remansenses que precisam de UTI e tem de ser levados à outras cidades da Bahia e de Pernambuco“.

LEIA MAIS

Covid-19: Dormentes não registra novos casos nesta quinta

O boletim da Covid divulgado pela Secretaria de Saúde de Dormentes nesta quinta-feira (7) informa que o município registrou uma nova cura clínica e nenhum novo caso positivo nas últimas 24h. De acordo com o informativo, Dormentes está com 3 casos ativos e 66 em investigação.

Dormentes está com 847 confirmados, 842 curados e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

LEIA MAIS

Rui Costa quer começar vacinação de baianos contra a Covid-19 em até 30 dias

Rui Costa, governador da Bahia. (Foto: Secom/BA)

“Já estamos preparados. Conseguimos fazer a aquisição das seringas e dos refrigeradores. Só estamos esperando a liberação da vacina para iniciar a imunização”, disse nesta quinta-feira (7) o governador da Bahia Rui Costa, em relação a vacinação da população baiana contra a Covid-19. Ele afirmou que espera começar a imunização em no máximo 30 dias.

Rui destacou que a prioridade serão os profissionais das áreas de saúde e da segurança, além dos mais vulneráveis, como os idosos. O governador fez o anúncio no município baiano de Presidente Tancredo Neves, onde entregou obras.

Em dezembro, o Governo do Estado comprou 19,8 milhões de seringas e agulhas. Ainda como parte do processo de preparação para vacinação, já foi concluída a licitação para compra de até 100 ultrarrefrigeradores capazes de armazenar vacinas a temperaturas inferiores a -70°C.

Covid-19: Juazeiro tem quase metade dos casos ativos de toda a Bahia

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde de Juazeiro e da Bahia, nesta quinta-feira (7) trazem dados preocupantes para os Juazeirenses em relação a pandemia. Segundo o boletim da Sesab, a Bahia tem atualmente  5.860 caos ativos da doença, ou seja, pessoas que ainda não se recuperaram da Covid-19. Desse total, 2.128 estão em Juazeiro, segundo o documento da Sesau.

Além disso, foram registrados em Juazeiro 26 novos casos do novo coranavírus nas últimas 24 horas. São 15 pacientes do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com idades entre 19 e 42 anos.

No boletim, 7.800 constam como confirmados e 15.826 foram descartados, desde  o início da pandemia na cidade. Desse total, 5.535 pessoas já estão recuperadas da Covid-19. São 2.128 casos ativos da doença, enquanto os óbitos somam 137 – um a mais que na última atualização. Ocorreu nesse dia 07 de janeiro, em um hospital particular em Petrolina. Era uma mulher de 58 anos, com doença pulmonar crônica e hipertensão.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 39 pacientes, sendo 27 em leitos de UTI e 12 em leitos intermediários. Na rede de ocupação hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 82%.

Bahia registra 2.980 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; casos ativos aumentam

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.980 casos de Covid-19 e 2.431 recuperados. Dos 505.918 casos confirmados desde o início da pandemia, 490.725 já são considerados recuperados e 5.860 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 895.305 casos descartados e 123.275 em investigação. Na Bahia, 37.300 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), hoje foram contabilizados 29 óbitos que ocorreram entre 20 de novembro de 2020 e 5 de janeiro de 2021. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.333, representando uma letalidade de 1,84%.

Prefeitura reforça critérios para realização de testes da Covid-19 em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina continua com todos os esforços voltados ao combate à covid-19 e reforça, mais uma vez, os critérios para realização de testes na rede pública da cidade, bem como destacando as instruções e medidas de prevenção aos cidadãos petrolinenses. As normativas seguem diretrizes de órgãos federais e do Estado.

Para realizar a testagem é necessário que o morador esteja com sintomas gripais e procure um serviço de saúde para fazer a notificação. Ou seja, se a pessoa apresentar tosse, coriza, febre ou qualquer outro sintoma gripal, ela deve fazer a notificação no posto de saúde da comunidade onde mora (das 7h às 17h na zona urbana e de 07 às 13h na zona rural) ou no Centro de Referência da Covid-19, que funciona na Unidade do Servidor, Avenida Guararapes, no centro, próximo ao Monumento da Integração, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, essa unidade realiza testagem de pessoas agendadas.

Ainda é possível notificar casos suspeitos do novo coronavírus realizando uma teleorientação pelo site petrolina.tisaude.com. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os hospitais particulares também notificam pacientes sintomáticos.

Testes

Até esta quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde já realizou mais de 70 mil testes rápidos dos 84 mil adquiridos pela prefeitura. Dos 12.454 casos positivos até o momento, 10.632 foram confirmados por meio da testagem rápida (feita por amostra de sangue). Os demais positivaram através de outros exames, como do tipo PCR (análise de material coletado da mucosa nasal), por exemplo – seja do tipo disponibilizado pelo governo estadual ou em laboratórios particulares.

Em relação ao tipo de teste aplicado, se o paciente estiver com os sintomas há até sete dias, poderá fazer um exame do tipo PCR. Se os sintomas já estiverem presentes há mais de sete dias, poderá ser agendado o teste rápido, que é realizado após o décimo dia de sintomas. Lembrando que o resultado do teste PCR não sai antes de 72 horas, enquanto o teste rápido o resultado é disponibilizado em até 15 minutos. Também é importante reforçar que as pessoas que residem com uma pessoa que positivou só serão testadas se apresentarem sintomas e fizerem a notificação.

“Não há indicadores que justifiquem lockdown”, afirma secretário de Saúde de Pernambuco

(Foto: Rafaelle Fróes/G1)

Mesmo com alertas diários acerca dos dados da covid-19, o momento não é de pensar em um novo lockdown. Na visão do secretário estadual de Saúde de Pernambuco ainda é possível apostar na prevenção e bom senso dos pernambucanos.

“Nós não temos visto um nível de aceleração que justificasse nesse momento um lockdown. Temos visto números que houve até uma interrupção no crescimento de casos novos. Nossa avaliação nesse momento é que não há indicadores que justifiquem lockdown, seja na capital ou nas outras cidades”, afirmou André Longo.

Nessa quinta-feira (7) Pernambuco confirmou mais 1.511 novos casos de covid-19 e soma 228.451 infectados. Há ainda 9.763 mortes. As medidas mais rígidas apenas serão tomadas caso o desrespeito às normas de distanciamento prossigam no Estado.

Pernambuco confirma mais 1.511 casos e 32 óbitos por covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa quinta-feira (7), mais 1.511 casos de covid-19. Após a atualização de hoje o Estado alcança a marca de 228.451 infectados. Também foram registrados mais 32 óbitos.

A mortes datam de 03/12/2020 a 06/01/2021. Agora já são 9.763 óbitos. Segundo o boletim, dos 1.511 novos infectados, 68 (4,5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 1.443 (95,5%) são de pacientes leves.

Desde o início da pandemia Pernambuco tem 29.667 casos graves e 198.784 leves. O boletim completo será informado ao final do dia, trazendo também as curas clínicas.

Aquisição de vacinas pelo Estado depende do PNI, afirma André Longo

Pernambuco não aguarda Plano Nacional de Imunização (Foto: Jacob King/Pool/AFP)

Na coletiva de quarta-feira (6) o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo foi questionado sobre a aquisição de vacinas aos pernambucanos. Segundo Longo, o Estado aguarda o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal. Porém, não descarta ir atrás dos imunizantes por contra própria.

LEIA TAMBÉM

Pandemia: Eventos em Pernambuco não podem ter mais que 150 pessoas

“Pernambuco entende e aposta que o Programa Nacional de Imunização vai sim fornecer as vacinas necessárias pra vacinação da população brasileira. Obviamente que o vácuo do Programa ou mesmo se a quantidade necessária de vacinas não venha a ser disponibilizada é possível sim que haja iniciativa no sentido de complementação”, disse.

LEIA MAIS

Salgueiro confirma mais um óbito pela covid-19

Salgueiro tem mais uma morte provocada pelo novo coronavírus. O 54º óbito foi registrado no boletim de quarta-feira (6). A Secretaria de Saúde não informou o sexo e a faixa etária do paciente.

O boletim de ontem também confirmou mais 23 casos positivos da doença. Dessa forma Salgueiro totaliza 2.795 pacientes infectados desde o início da pandemia.

A boa notícia é que mais 32 pessoas são consideradas curadas e o município atingiu a marca de 2.273 recuperados. Outros 118 pacientes estão em investigação, aguardando resultado de exames.

Dormentes tem apenas 4 casos ativos da Covid-19

(Foto: ASCOM)

De acordo com a Secretaria de Saúde de Dormentes, o município registrou nas últimas 24 horas, 10 curas clínicas e um caso positivo da Covid-19. O boletim divulgado nesta quarta-feira (6) mostra que Dormentes está com 4 casos ativos e 66 pessoas em investigação.

Com a atualização, Dormentes tem agora 847 confirmados, 847 curados e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

LEIA MAIS

Postos de Saúde de Juazeiro serão informatizados

(Foto: Ascom/PMJ)

O Ministério da Saúde deve enviar nos próximos dias R$ 624 mil aos cofres da prefeitura de Juazeiro. O recurso será destinado a informatização de pelo menos 23 Unidades Básicas de Saúde. Com os Postos informatizados será possível realizar a implementação do prontuário eletrônico das equipes de atenção primária. Atualmente todos os dados são lançados em fichas de papel.

Esse processo vai incluir a saúde de Juazeiro direto no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB). “Com esses recursos nós vamos comprar os equipamentos que irão otimizar o trabalho dos servidores da saúde, eliminando as fichas de papel, e melhorando o atendimento aos usuários”, explicou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

De acordo com o gestor da pasta, o processo de atendimento à população ficará mais seguro e dinâmico, pois as informações inseridas no sistema do Ministério da Saúde são dados importantes para a criação de políticas municipais de acesso aos programas de saúde do Governo Federal.

Alerta: 187 pessoas testam positivo para o novo coronavírus em Petrolina

É preciso cada vez mais reforçar os cuidados, apesar não ter registrado nenhuma morte nesta quarta-feira (6), o boletim epidemiológico da covid-19 registra mais 187 casos novos da doença em Petrolina. Dos 12.641 infectados, 10.094 já estão recuperados, o que representa 80,1% de curas desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 151 foram confirmados a partir de 414 testes rápidos da prefeitura e 36  através de exames laboratoriais. São 100 pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 meses e 69 anos, e 87 do sexo masculino, entre 01 e 70 anos.

Não foi registrado nenhum óbito, por isso, Petrolina mantém o número 157 mortes causadas por complicações da covid-19.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede é de 58,49%. Dos 53 leitos disponíveis, 31 estão ocupados, sendo 19 pacientes de Petrolina e 12 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo. Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Programação do ‘Janeiro Branco’ vai movimentar CAPS e Unidades de Saúde de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Na área da saúde, o mês de janeiro é dedicado a ações que chamem a atenção da população para os cuidados com a saúde mental. Em Petrolina, a prefeitura está desenvolvendo diversas ações durante todo o mês nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas Unidades Básicas de Saúde do município, através das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

Serão realizadas atividades lúdicas, palestras e rodas de conversa, momentos terapêuticos e até práticas integrativas – como técnicas de relaxamento e de respiração. Todas as ações serão desenvolvidas seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus.

LEIA MAIS