Três grandes unidades de saúde devem ser inauguradas até junho em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho fez uma agenda de vistorias a obras, nessa segunda (25). O gestor visitou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em construção nos bairros Rio Corrente e Nova Petrolina. As duas obras receberão investimento de R$ 2,3 milhões, numa parceria da Prefeitura de Petrolina com o Governo Federal.

O posto de saúde do Rio Corrente terá três consultórios médicos, um de odontologia, espaço administrativo, salas de vacina, armazenamento, observação, farmácia, para curativos e banheiros. Essa unidade deve ficar pronta já em fevereiro.

O posto do Nova Petrolina tem um porte maior, incluindo oito consultórios médicos e dois de odontologia, além dos outros equipamentos auxiliares como sala de vacina e farmácia. Esta unidade deve ser inaugurada em maio.

LEIA MAIS

Idosos que vivem em abrigos de Petrolina já foram vacinados contra Covid-19

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Os mais de 300 idosos que vivem em casas de acolhimento ou em abrigos de longa permanência em Petrolina já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírs. Esse número corresponde a 100% desse público prioritário.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, cerca de seis unidades de acolhimento foram atendidas através das equipes volantes. “Nesse momento que recebemos um quantitativo reduzido de vacinas, estamos vacinando prioritariamente esse público. Assim que o município receber novos lotes de vacinas, ampliaremos o público beneficiado dando seguimento ao nosso plano municipal de imunização”, destacou.

No primeiro lote de vacinas, Petrolina recebeu 8.506 doses, o que garante a aplicação em 4.253 pessoas. Ao todo, já foram aplicadas mais de 2.500 doses da CoronaVac. Além dos idosos, os trabalhadores de saúde da linha de frente no combate à Covid-19 também estão sendo beneficiados nessa primeira etapa.

Bahia registra mais de 1.400 novos casos de Covid-19 e 29 mortes nesta segunda-feira

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.423 casos de Covid-19 e 2.214 recuperados. Dos 566.743 casos confirmados desde o início da pandemia, 546.205 já são considerados recuperados, 10.652 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta segunda-feira (25), contabiliza ainda 955.890 casos descartados e 134.471 em investigação. Na Bahia, 39.325 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 23 novos casos de Covid-19 e mais um óbito em decorrência da doença

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, na tarde desta segunda-feira (25), registra 23 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. O relatório mostra que 8.293 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.705 já estão recuperados.

Os casos descartados somam 16.762. São 2.441 casos ativos da doença. O documento também contabiliza mais um óbito por complicações da Covid-19, totalizando 147. Um homem, de 68 anos, com comorbidades, morreu no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

LEIA MAIS

Com doses da vacina da AstraZeneca Juazeiro amplia vacinação nos profissionais da Saúde

(Foto: CDC/Unsplash)

Juazeiro recebeu nesta segunda-feira (25), 2.070 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, em parceria com a brasileira Fiocruz. Essa remessa será destinada exclusivamente para a imunização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia. A imunização começou com profissionais da rede hospitalar, Samu e idosos em casas de longa permanência.

Com as novas doses, a partir desta terça-feira (26), a vacinação se estenderá aos profissionais da Atenção Básica em atividades nas unidades de saúde da zona rural e da sede. Nesta terça, serão encaminhadas vacinas para 25 postos no interior.

LEIA MAIS

Brasil deve receber 10 milhões da vacina de Oxford em fevereiro

(Foto: CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

10 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, negociadas com o Instituto Serum da Índia devem chegar ao Brasil em fevereiro. A informação é da CNN Brasil. O imunizante foi um dos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no país será produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“As negociações estão acontecendo e em um estágio avançado. E estou confiante que em um curto período de tempo nós vamos providenciar a quantidade que o Brasil precisar”, disse Suresh Jadhav, um dos diretores-executivo do Instituto.

Apenas dois imunizantes têm uso emergencial autorizado pela Anvisa. Além da vacina de Oxford, a CoronaVac também recebeu aval da instituição. Essa última é produzida pelo laboratório chinês SinoVac com o Instituto Butantan.

Pernambuco registra mais 589 casos de covid nessa segunda-feira

(Foto: Internet)

Pernambuco somou mais 589 casos de covid-19 nessa segunda-feira (25). Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 94% das notificações são leves. Agora o Estado contabiliza 251.291 pacientes infectados.

Também foram confirmados mais sete óbitos, ocorridos entre 20/12/2020 e 24/01/2021. A SES-PE ainda não forneceu detalhes sobre faixa etária, região e sexo dos novos mortos. Com mais sete vítimas fatais Pernambuco soma 10.200 óbitos.

Salgueiro confirma mais três mortes por covid

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) no domingo (24) confirmou mais três mortes por covid-19. Agora a cidade soma 63 vítimas fatais.

A pasta não forneceu informações sobre a faixa etária e sexo dos mortos. Ontem também foi confirmado mais um caso da doença. Em números totais já são 3.136 infectados, 2.662 recuperados e outros 36 pacientes em investigação.

Esse último grupo aguarda resultado das coletas laboratoriais para saber se estão ou não infectados.

A vacinação contra a covid-19 não aconteceu no domingo e será retomada hoje (25), seguindo as orientações por grupos prioritários.

Pernambuco confirma mais 537 casos de covid e 16 novos óbitos no domingo

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou no boletim de domingo (24) mais 537 casos de covid-19 e 16 novos óbitos. Após a atualização dos dados o Estado soma 250.702 pacientes infectados e 10.193 mortes.

Dos novos casos confirmados, 90% são leves. Há ainda 213.559 recuperados. Em relação aos óbitos, eles aconteceram entre 11/01 e 23/01.

Dormentes imuniza profissionais da saúde e aguarda para aplicação da 2ª dose da CoronaVac

(Foto: Ascom PMD)

Os profissionais de saúde do município de Dormentes (PE) foram imunizados com a primeira dose da CoronaVac. Na linha de frente no combate ao coronavírus, o grupo é prioritário e já se prepara para receber a segunda dose daqui a 15 dias.

A Secretaria de Saúde informou que já está com as novas doses e apenas aguarda o calendário, para seguir a risca o Plano Nacional de Imunização (PNI). “Estamos seguindo o plano de vacinação do Governo do Estado de Pernambuco e também do Ministério da Saúde. Nossa expectativa é alta para que assim que novas doses estiverem disponíveis a gente consiga vacinar gradativamente a nossa população“, comenta secretária de Saúde, Talita Mirele.

Assim como outras cidades menores, Dormentes não teve doses suficientes. Mas conseguirá imunizar todos os primeiros vacinados.

Covid-19: boletim da prefeitura atualiza os dados da pandemia em Petrolina

O boletim epidemiológico da covid-19 deste domingo, dia 24, registra sete casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas  agora é de 14.285. Os pacientes recuperados agora somam 11.656, isso representa 81,6% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Os novos infectados foram confirmados através de exames laboratoriais. São cinco pessoas do sexo feminino, com idades entre 28 e 50 anos, e duas do sexo masculino, entre 23 e 52 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia seguem em anexo.

LEIA MAIS

Bahia registra quase 3 mil novos casos de Covid-19 e 30 mortes nas últimas 24 horas

Com 75.924 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas deste domingo (24), a Bahia é um dos estados do país com o maior número de imunizados. Os números foram ajustados em relação ao último boletim devido uma inconsistência identificada na base de dados do painel de vacinação.

Mesmo assim, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.854 novos casos de Covid-19 em todo o estado. Dos 565.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 543.991 já são considerados recuperados e 11.472 encontram-se ativos.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 12 novos casos de Covid-19 e mais um óbito em decorrência da doença

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro registrou 12 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde deste domingo (24).

O relatório mostra que 8.270 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.681 já estão recuperados. Os casos descartados somam 16.731. São 2.443 casos ativos da doença.

LEIA MAIS

Polícia prende homens acusados de furto e posse ilegal de arma de fogo no interior de Petrolina

(Foto: Polícia Militar)

As prisões aconteceram por volta das 11h da manhã deste sábado (23), na comunidade conhecida como Vila 12, zona rural de Petrolina. Acionada por um policial militar que estava de folga, a PM foi averiguar uma situação de furto ocorrido na madrugada do dia 18 deste mês, na qual, uma pessoa teria furtado objetos de uma residência da comunidade.

A vítima do roubo teria ido até a casa do acusado em busca de seus pertences e foi ameaçada pelo o suspeito que estava com uma arma de fogo. A vítima saiu imediatamente do local e solicitou a presença da Polícia através do policial que estava de folga.

LEIA MAIS

2° BIEsp apreende armas de fogo, drogas e máscaras durante rondas em Petrolina

(Foto: Polícia Militar)

As apreensões aconteceram neste sábado (23), durante rondas do 2º BIEsp, Batalhão especializado da Polícia Militar de Pernambuco, realizadas na sede e no interior do município. A primeira apreensão ocorreu por volta das 10h30 no bairro Nova Vida.

Segundo informações da PM, um homem empreendeu fuga, pulando o muro de uma casa, após perceber a presença dos policiais e deixou para trás uma mochila com 1 revólver calibre .32 com 2 munições, 124 gramas de maconha, além de 4 máscaras. Além disso, a polícia também encontrou no quintal da casa, enrolada em um lençol, uma espingarda calibre 12.

LEIA MAIS