Covid-19: Brasil deve receber 69,4 milhões de doses de vacinas em setembro

O Ministério da Saúde deve receber, em setembro, 69,4 milhões de doses de vacina covid-19. Com essa projeção, a expectativa é que mais de 132,7 milhões de doses sejam entregues pelos laboratórios contratados nos próximos dois meses.

No mês de agosto, a previsão do ministério é de 63,3 milhões de vacinas.

Para o Ministério da Saúde, a previsão coloca o Brasil no caminho para cumprir a meta de que toda população brasileira acima de 18 anos esteja vacinada com a primeira dose da vacina contra covid-19 em setembro.

De acordo com o ministério, até o momento, 98,3 milhões de brasileiros receberam a primeira dose da vacina. O número representa 61,4% da população vacinável, estimada em 160 milhões de pessoas. Foram distribuídas 176,2 milhões e, dessas, mais de 137 milhões foram aplicadas, sendo 98 milhões de primeira dose e 39 milhões da segunda dose ou dose única.

Com informações da Agência Brasil.

Pessoas em situação de rua realizam testes rápidos para hepatites virais em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, comemorado nessa quarta-feira (28), a Prefeitura de Petrolina realizou testagem rápida contra as hepatites B e C, também foram testes para detecção de sífilis e HIV em pessoas que vivem em situação de rua.

A ação ocorreu no Ginásio Osvaldo do Flamengo onde foram realizados cerca de 30 testes contra as hepatites virais. O atendimento foi realizado por profissionais do Consultório na Rua e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e tem como objetivo garantir acesso aos serviços de saúde a essa população, que está em vulnerabilidade social, bem como a detecção precoce das doenças.

LEIA MAIS

Pernambuco registra 1.038 novos casos de Covid-19 e 34 óbitos em decorrência da doença nesta quinta-feira

(Foto: Internet)

Mais 1.038 casos da Covid-19 e 34 óbitos foram confirmados em Pernambuco nesta quinta-feira (29). Com isso, o estado passou a totalizar 588.887 infectados pelo novo coronavírus e 18.736 mortes provocadas pela doença, os números que começaram a ser registrados em março de 2020.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que os novos registros incluem 58 (5,5%) diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 980 (94,5%) quadros leves da Covid-19. Ao todo, Pernambuco contabilizou 51.959 casos graves e 536.928 quadros leves da doença.

Com relação aos 34 óbitos, eles aconteceram entre o dia 26 de julho de 2020 e a quarta-feira (28). “Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde”, declarou o governo, por meio de nota.

Países anunciam aplicação de terceira dose de vacina contra a Covid-19

O Ministério de Saúde Pública do Uruguai anunciou, nesta quarta-feira (28), que todos os vacinados no país com as duas doses do imunizante CoronaVac poderão receber uma terceira injeção do fármaco produzido pela Pfizer.

De acordo com um comunicado divulgado pela pasta, a medida se baseia na recomendação de uma comissão que assessora o governo uruguaio. O documento prevê uma aplicação escalonada, válida para quem recebeu a segunda dose da CoronaVac há pelo menos 90 dias.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais dois óbitos por Covid-19 nesta quinta-feira

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (29) trouxe a confirmação de mais dois óbitos em Juazeiro em decorrência de complicações da Covid-19. As mortes foram de pessoas do sexo masculino, de 61 e 73 anos de idade, uma delas com histórico de comorbidade. Agora o município contabiliza 328 vidas perdidas desde o início da pandemia.

Também foram registrados 23 novos casos do novo Coronavírus nas últimas 24 horas. Juazeiro tem no momento 317 casos ativos do novo coronavírus, ou seja, pessoas doentes aguardando recuperação.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 38%, com 140 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 40% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 18 leitos disponíveis.

Juazeiro segue com vacinação da segunda dose contra Covid-19 nesta sexta-feira

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (30). A segunda dose é para as pessoas de qualquer público que já receberam a dose 1 e estão no prazo para concluir o esquema vacinal.

A vacinação será nos pontos fixos: Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio), Univasf, Juá Garden Shopping e Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo). O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

O município aguarda a chegada de nova remessa de imunizantes para avançar na vacinação do público de primeira dose.

Secretaria de Saúde orienta sobre mudança no horário da vacinação contra a Covid-19 em Petrolina

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Saúde em Petrolina informa que, a partir desta sexta-feira (30), o horário de início da vacinação contra a Covid-19 será modificado. Os atendimentos iniciarão a partir das 9h, mantendo o horário de término às 17h, sem intervalo para almoço. Este novo horário de início se fez necessário para oferecer a melhor logística de início de atendimento à população

Outra orientação da secretaria aos públicos preconizados para a vacinação é com relação ao cartão de vacina. O documento precisa ser preenchido durante as aplicações dos imunizantes, dessa forma, a secretaria solicita que a população deixe para plastificar o cartão após a aplicação da segunda dose da vacina.

COVID-19: Petrolina atinge menor taxa de ocupação dos leitos de UTI em 2021

Pela primeira vez em 2021, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde registra a taxa de ocupação dos leitos de UTI menor que 20%. Nesta quarta-feira (28), dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, 15 estão ocupados. Oito pacientes são de Petrolina e sete de outras cidades da região, isso representa um índice de 18,3% de ocupação.

Há o registro de 38 novos casos. São 14 pessoas do sexo masculino, de 17 a 80 anos, e 24 do sexo feminino, de três a 53 anos. Dos resultados, 34 foram obtidos através de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina, e quatro por meio de exames laboratoriais. Assim, Petrolina passa a registrar 31.146 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 28.161 já estão recuperadas da doença, isso representa 90,4% de cura clínica.

LEIA MAIS

Plano de convivência: bares e restaurante podem funcionar até meia noite em Pernambuco

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (28.07), durante coletiva de imprensa, novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (02.08), bares, restaurantes e demais serviços de alimentação vão poder funcionar das 5h até meia-noite, todos os dias da semana. As atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais também seguirão esse novo limite de horário. Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, explicou que as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas, ou 50% do local, o que for menor. Ela esclareceu ainda que cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante todos os dias, a partir da próxima semana.

LEIA MAIS

Rede de saúde pública de Petrolina é referência para municípios do Nordeste

Os constantes investimentos na área da saúde em Petrolina vêm chamando atenção de diversos municípios do Brasil. Nesta quarta-feira (28) uma equipe da prefeitura de Lagarto, município do interior de Sergipe, realizou uma visita para conhecer os equipamentos de saúde, além de entender o funcionamento da rede pública de saúde na cidade.

A equipe visitou a Policlínica Municipal, Centro de Parto Normal e o Centro de Referência da Mulher. De acordo com o secretário de Planejamento e Orçamento, Adriel Alcântara, a ideia é levar essas experiências exitosas para implantar em Lagarto e melhorar a assistência à população.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais duas mortes por Covid-19 nesta quarta-feira

(Foto: Divulgação/ASCOM)

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgado nesta quarta-feira (28) trouxe a informação de que mais duas pessoas morreram,  nas últimas 24 horas no município, em decorrência de complicações de infecções causadas pelo novo coronavírus.

Os óbitos foram de dois homens. Os dois tinham 48 anos e faleceram num hospital público de Senhor do Bonfim. Juazeiro contabiliza agora 326 mortes provocadas pela doença. O município tem 333 casos ativos do novo coronavírus, que são pessoas comprovadamente contaminadas a espera de recuperação.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 38%, com 138 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 33% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 20 leitos disponíveis.

Vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, contra a Covid-19 em Pernambuco, pode começar em setembro

(Foto: Ascom PMP)

Após reunião entre membros do Ministério da Saúde, Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) – órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) -, foi comunicado, nessa terça-feira (27), que os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos começarão a ser vacinados contra a Covid-19 assim que toda a população com idade a partir de 18 anos tiver recebido ao menos a primeira dose de um dos imunizantes em uso no País.

Nesta quarta (28), o titular da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), André Longo, afirmou que o Estado seguirá o que foi pactuado no Programa Nacional de Imunização (PNI) e que há uma expectativa de iniciar a vacinação desses adolescentes em setembro, começando por aqueles que têm algum tipo de comorbidade.

Algumas cidades pelo País já deram início ao processo de imunização desse público, como Campo Grande (MT) e Niteroi (RJ). Em Rondônia e no Paraná, também é possível identificar municípios que deram esse passo.

Petrolina ganhou 20 novos Postos de Saúde na gestão Miguel Coelho

(Foto: Ascom/PMP)

Com investimentos da ordem de de R$ 5 milhões, o prefeito Miguel Coelho já entregou 20 novos Postos de Saúde a comunidade petrolinenses nos últimos quatro anos e meio. As novas unidades beneficiaram moradores da cidade e do interior do município. E segundo a Secretaria de Saúde do município, o objetivo da gestão é abrir seis novos postos por ano até 2024.

As novas unidades aproximaram a população do atendimento básico de saúde. Anteriormente quando a população necessitava de atendimento médico, odontológico ou de um simples medicamento, precisava andar longas distâncias, como ocorria na comunidade de Lajedo, no interior do município.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Juazeiro vai continuar aplicando segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira

As pessoas que foram vacinas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e chegaram na data de tomar a segunda dose, podem procurar um dos quatro postos de vacinação nesta quinta-feira (29) para tomar a segunda dose do imunizante.

As pessoas habilitadas devem se dirigir aos seguintes locais:

  • Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio)
  • Univasf
  • Juá Garden Shopping
  • Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo).

O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

O município aguarda a chegada de nova remessa de imunizantes para avançar na vacinação do público de primeira dose.

Pernambuco recebe 94,7 mil doses de vacinas da Pfizer

 
Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (28.07), mais uma remessa de vacinas para reforçar o avanço da imunização dos pernambucanos contra a Covid-19. O voo, trazendo 94.770 doses da Pfizer/BioNTech, aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h. Esse quantitativo encerra a entrega de imunizantes ao Estado prevista para esta semana, totalizando 506.470 doses de vacinas contra a Covid-19, conforme anúncio feito pelo governador Paulo Câmara na última segunda-feira (26.07).
 
Nesta terça (27.07), Pernambuco recebeu dois lotes de vacinas. Pela manhã, chegaram 164.200 doses da Coronavac/Butantan e 43 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. À tarde, foram recebidas mais 204.500 doses da Astrazeneca. “Recebemos, ao todo, mais de meio milhão de doses de vacinas. Isso nos deixa confiantes quanto ao reforço no avanço da campanha de imunização da nossa população. Mas é preciso que todos colaborem, procurando agendar a vacinação em primeira e segunda dose e também seguindo as medidas de segurança e higiene”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS