Bolsonaro pretende sancionar novo piso salarial dos enfermeiros

(Foto: Ilustração)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pretende sancionar o novo piso salarial de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, e que aguarda definição sobre qual será a fonte de custeio. As informações são da CNN Brasil.

O Congresso aprovou a matéria sem definir de onde sairiam os mais de 22 bilhões de reais, valor do impacto total no orçamento público.

“Pretendo sancionar. Estou no aguardo da definição sobre qual será a fonte de recursos”, ressaltou.

No início do mês, a Câmara dos Deputados aprovou — por ampla maioria (449 a 12 votos) — o projeto de lei que fixa o salário base de enfermeiros no valor de R$ 4.750.

No entanto, o projeto de lei (PL 2564/2020) ainda não foi encaminhado para sanção do presidente da República, porque os parlamentares não inseriram na proposta a fonte de recursos. Da forma como está, a matéria aprovada no Congresso pode ser judicializada por prefeitos e governadores.

O Senado pretende colocar na pauta de votação da próxima semana a PEC 11/2022, de iniciativa da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que prevê segurança jurídica ao projeto. Entretanto, a fonte de custeio da proposta sobre o piso salarial dos enfermeiros ainda segue sem definição no Congresso.

Juazeiro não registra óbito por Covid-19 neste domingo

não registrou um óbito por complicações da Covid-19 neste domingo (15). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O município permanece com 484 mortes provocadas pela doença.

Também não foi registrado novo caso da doença. De acordo com o levantamento, 25.540 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 25.054 já estão recuperados. Os casos descartados somam 38.467. Juazeiro tem dois casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Juazeiro: Unidade Móvel de Atendimento Odontológico atenderá o Residencial Mari nesta segunda

A Unidade Móvel Odontológica da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), seguirá realizando atendimento com dentista em algumas localidades pelo município. Nesta segunda-feira (16), o atendimento será realizado para crianças do Residencial Mairi. O carro vai ficar em frente à associação de moradores, a partir das 8h.

Na terça-feira (17), a unidade ficará em frente ao Centro de Saúde III, no bairro Angary e atenderá a população LGBTQIA+, em alusão ao Mês da Diversidade em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). Os atendimentos iniciam a partir das 8h.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina mantém polo extra de vacinação aberto nesse final de semana

A Prefeitura de Petrolina disponibilizou o polo extra de vacinação contra a COVID-19 para este sábado (14) e domingo (15). A população poderá procurar, das 8h às 17h, o Parque Municipal Josepha Coelho para receber a vacina. As equipes devem imunizar com doses iniciais e de reforço o público de 12 anos ou mais.

Para a população tomar a terceira dose (primeiro reforço) é necessário estar com quatro meses de intervalo da segunda dose. Já o segundo reforço, ou quarta dose, só está disponível para dois grupos: pessoas a partir de 60 anos e com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 40.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro realiza processo seletivo para a vaga de técnico de laboratório

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) está com novo processo seletivo aberto para a vaga efetiva de técnico de laboratório. Os interessados podem enviar o currículo anexado em formato PDF para o e-mail do HRJ até a próxima segunda-feira (16). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga a ser inscrita.

Podem participar da seleção, é necessário possuir formação técnica em Laboratório e registro no Conselho de Classe. Além disso, é desejável possuir experiência na função. A vaga também está disponível para pessoas com deficiência e possui carga horária de 44h semanais.

Hospital Dom Tomás avança no tratamento do câncer e amplia atendimento

O segmento de saúde do Vale do São Francisco está comemorando a realização crescente de procedimentos em oncologia, inéditos no Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo de uma cirurgia de cabeça e pescoço (laringectomia parcial), efetuada em um paciente do sexo masculino de 23 anos no Hospital Dom Tomás (HDT), em Petrolina – PE.

Referência em tratamento oncológico para mais de 2 milhões de pessoas, residentes no sertão pernambucano e cidades da Bahia e Piauí, o hospital Dom Tomás, conta hoje com 35 médicos a exemplo de oncologistas, cirurgiões oncológicos, cirurgião de cabeça e pescoço, oncologista pediátrico, hematologista, mastologista, cardiologista, urologista, entre outros.

De acordo com o diretor médico da unidade hospitalar, Alan Ribeiro, para oferecer assistência humanizada e integral aos pacientes com câncer e seus familiares, o HDT dispõe de serviço de colonoscopia e endoscopia digestiva alta, ultrassonografia, radiografia, tomografia computadorizada, ECG, ecocardiograma, mamografia, laboratório de análises clínicas completo e serviço de anatomia-patológica.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina abre polo extra de vacinação contra a covid-19 nessa quarta-feira

A Prefeitura de Petrolina irá disponibilizar um polo extra de vacinação contra a COVID-19 nessa quarta-feira (11). A população poderá procurar, das 8h às 17h, o Parque Municipal Josepha Coelho para receber a vacina. As equipes estarão imunizando com doses iniciais e de reforço o público de 18 anos ou mais.

A Secretaria de Saúde permanecerá com o polo até a sexta-feira (13). Para a população tomar a terceira dose (1 reforço) é necessário estar com quatro meses de intervalo da segunda dose. Já o segundo reforço, ou quarta dose, só está disponível para dois grupos: idosos a partir de 60 anos e pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 40. Para receber a segunda dose de reforço é necessário levar o cartão de vacina e documento de identificação com foto. No caso das pessoas com obesidade, além destes documentos é necessário apresentar um laudo médico.

Petrolina está entre as 10 cidades com mais casos prováveis de chikungunya notificados em 2022 no País

(Foto: AFP Photo)

As notificações de casos prováveis de chikungunya e dengue dispararam em Pernambuco nos quatro primeiros meses de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. E, segundo números do Ministério da Saúde, Petrolina está entre as 10 cidades com mais casos prováveis de chikungunya notificados em 2022 no País. Recentemente, a cidade notificou a morte de uma idosa de 82 anos em decorrência de chikungunya, pelo critério clínico-epidemiológico.

De acordo com balanço epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com dados até 30 de abril e divulgado nesta terça-feira (10), o Estado notificou 9.986 casos suspeitos de chikungunya, um aumento de 77,2% em relação ao mesmo período de 2021, quando houve 5.636 casos suspeitos. Do total de casos prováveis deste ano, 1.619 foram confirmados e 1.588 tiveram a doença descartada. Os relatos vêm de 138 dos 184 municípios pernambucanos.

LEIA MAIS

Covid: Brasil tem a semana com menor número de mortes desde início da pandemia

A primeira semana de maio registrou o menor número de mortes por Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia, em 2020. Os dados oficiais do Ministério da Saúde apontam que, entre 1º e 7, foram contabilizados 629 óbitos, uma redução de 29% em relação à última semana de abril.

Até então, o número mais baixo havia sido 672, entre 17 e 23 de abril. O patamar atual de óbitos só não é menor que o das primeiras três semanas da pandemia no Brasil, quando se contabilizaram 18, 96 e 318 falecimentos, indicam os dados oficiai.

Além disso, os números indicam estabilidade no quadro de infecções: são 28 dias de estabilidade. “As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19/Srag [síndrome respiratória aguda grave] para adultos no SUS deixam de ser um indicador significativo. De forma geral, se observa a manutenção de taxas baixas, apesar de contínua redução de leitos, e já se verifica a retirada do indicador ou dados para calculá-lo em painéis/boletins de estados“, destacaram os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Força-tarefa levará ações preventivas e coleta de exames ao bairro João de Deus nesse sábado

(Foto: Ascom)

Com o objetivo de ofertar promoção à saúde em diversos aspectos para a população, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, irá realizar uma ação especial para os usuários da UBS Josefa Bispo, no bairro João de Deus. Nesse sábado (7), uma equipe estará na Escola estadual Eneide Coelho Paixão Cavalcante, das 7h às 11h, no mesmo bairro.

Serão realizadas coletas de exames laboratoriais em cerca de 250 pacientes já agendados, coleta de citológico, realização de vacina da Influenza e Covid-19, acompanhamento dos beneficiários do programa Auxílio Brasil, além disso, os profissionais que atuam no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) estarão realizando auriculoterapia, orientação nutricional e atividade física.

LEIA MAIS

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro disponibiliza ponto de vacinação neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar a vacinação contra a Covid-19 neste sábado (7). Haverá primeira dose a partir de 5 anos, segunda dose, dose de reforço e quarta dose de pessoas imunossuprimidas e idosos a partir de 60 anos. A vacinação será no Juá Garden Shopping, das 8h30 às 12h.

É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina. Pessoas imunossuprimidas precisam levar original e cópia do laudo médico. Crianças devem estar acompanhadas do pai ou da mãe. No caso de estar com outro responsável, é necessário que pai ou mãe emita uma autorização impressa e assinada.

LEIA MAIS

Obras de readequação da UPA de Juazeiro entram na fase final

As melhorias que estão sendo implantadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade estão em fase final. Os avanços da readequação da unidade vão promover a ampliação e melhoria na capacidade de atendimento.

O secretário de Saúde, Fernando Costa, visitou a UPA nesta quinta-feira (05) para verificar o andamento das obras e as modificações instituídas na unidade. “Essas mudanças na UPA estão ocorrendo de maneira célere. Fiquei muito feliz com o que vi, inclusive as instalações da usina de oxigênio já estão prontas para receber o equipamento, assim como a sala de tomografia que também só aguarda a instalação da máquina. Da última vez que estivemos aqui até hoje, os avanços foram enormes e isso vai trazer muitos benefícios à população”, destacou.

LEIA MAIS

Boletim dessa quinta-feira registra três novos casos da COVID-19 em Petrolina

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quinta-feira (5), registra três novos casos de Covid-19. Foram realizados 113 testes no polo montado pela secretaria.

Petrolina está com 53.194 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 51.995 já estão recuperadas, isso significa 97,7% de cura clínica. A cidade está com 669 mortes causadas pela doença. O município está com 530 casos ativos da Covid-19.

O boletim ainda registra que, dos 62 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, nove estão ocupados, com isso, a taxa fica em 14,5% de ocupação. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Carro da Vacina atenderá comunidades do N9 e Izacolândia neste final de semana

Neste final de semana, o Carro da Vacina estará em duas comunidades rurais de Petrolina. Neste sábado (7) o veículo levará as doses contra Covid-19 para os moradores do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 09 (N9) e no domingo (8), é a vez do atendimento ocorrer em Izacolândia.

Em ambos os dias o carro iniciará a vacinação de 8h e encerrará as atividades às 17h. Serão disponibilizadas as quatro doses para quem tem 18 anos ou mais. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

No caso de segunda, terceira e quarta dose basta apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação.

Leitora reclama de falta d’água no Bairro João Paulo II em Juazeiro; Ela teve a consulta no CEO cancelada

Uma leitora procurou a redação do Blog Waldiney Passos para relatar que teve seu atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas de Juazeiro cancelado devido a falta d’água no bairro. A leitora estava agendada para realizar um procedimento dentário nesta quinta-feira (05), mas voltou pra casa sem ser atendida, ela questionou também a humanização no atendimento.

“Eu sai mais cedo do trabalho, pegue um carro de aplicativo, pra vir até o João Paulo II para passar por um dentista e não fui atendida por que não tinha água no prédio. Além disso, será que ninguém podia ligar pra gente desmarcando a consulta?” questionou.

O que disse o SAAE

O SAAE informou que a falta de água no bairro João Paulo ll, ocorre por conta da manutenção preventiva que ocorreu nesta quarta-feira (04). Ainda segundo a nota, o abastecimento de água está sendo retomado aos poucos.

Humanização

Sobre a reclamação de humanização no atendimento, nós procuramos a Secretaria de Saúde, mas até o momento não tivemos resposta.