72 BI Mtz realiza cerimônia de formatura para incorporação de novos soldados em Petrolina

72 BIMtz

A cerimônia de formatura para incorporação de novos soldados do efetivo variável do Batalhão de Infantaria Motorizado do exército (72º BI Mtz) de Petrolina (PE), acontecerá na próxima terça-feira, 1º de março. O evento terá inicia às 9h com a entrada solene pelo Portão do Batalhão dos jovens selecionados, seguida da formatura de incorporação dos mesmos. Familiares dos novos soldados, autoridades civis e militares participam da cerimônia.

De acordo com o 72º BI, por meio do comandante, Tenente Coronel, Welton Gomes Maia, ao todo 121 jovens foram selecionados, são voluntários, das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) que irão prestar o Serviço Militar obrigatório no ano de 2016.

O Comandante da “Casa do Combatente de Caatinga” tem a honra de convidar toda a sociedade Petrolinense e Juazeirense a participar desse evento que muito significa para a vida dos jovens que por ventura abraçam a carreira militar.

Três projetos foram aprovados na Câmara de Petrolina e um retirado de pauta nesta quinta-feira

Câmara Municipal de Petrolina

Três Projetos de Lei do legislativo estavam em pauta na sessão desta quinta-feira (25) da Câmara Municipal de Petrolina, Sertão de Pernambuco. Dois deles votados e aprovados, por unanimidade. Já o PL do vereador Edilson Leite (PSL), que instala equipamentos em Condomínio Residenciais Públicos, foi retirado de pauta.

O projeto do vereador Adalberto Bruno, cria a implantação de Wi-Fi nas repartições públicas da cidade foi aprovado por unanimidade pelo plenário (14 x 0). Já o que proíbe o uso de abastecimento de água por carros pipas às margens do Rio São Francisco, de autoria de Alvorlande Cruz (PMDB) e Pérsio Antunes (PMDB), teve a abstenção do vereador Ronaldo Cancão (PSL).

O Outro projeto aprovado por unanimidade também do vereador Pérsio, concedeu Medalha Dom Malan de Honra ao Mérito, ao empresário Francisco de Sousa Macedo.

“Quero ver quem é o macho…” desfia Pérsio sobre assinatura de projeto de regularização fundiária

Pérsio 1

A sessão da Câmara Municipal de Petrolina, Sertão de Pernambuco, desta quinta-feira (25), mais uma vez girou em torno do projeto de regularização fundiária, que aguarda parecer da Comissão de Justiça e Redação, no qual faz parte o vereador Pérsio Antunes (PMDB).

De acordo com o vereador Pérsio, ele não assina o parecer enquanto a documentação que ele solicitou, não chegar a mão dele. O parlamentar afirma que não é verdade o que afirmam os colegas de plenário, que há quatro meses está posse do projeto.

“Não tem nem quarenta dias que o projeto está na Câmara. Até quarenta dias pode porque foi pedido mais informações. A comissão especial é instalada quando se perde os prazos, segundo o vereador, o projeto chegou na casa no dia 28 de novembro, dia 07 na comissão e dia 23 de dezembro entrou em recesso” explica

Pela demora de tramitação na Casa, os colegas de Câmara, ameaçam a instalação de uma Comissão Especial na tentativa de colocar em pauta o projeto já tão debatido e que anda gerando discussões e emperrando votações. O vereador Pérsio Antunes bate forte e desafia quem assinaria o projeto da maneira que está.

“Eu vou esperar mais dez dias até as informações chegarem até minha mão, se não chegar eu vou entregar ao presidente para ele resolver. Ai, ele vai dar o parecer. Quero ver qual é o macho que dá o parecer sem as informações. Eu vou entrar na justiça para que eles sejam responsabilizados pela improbidade administrativa dessa Casa” enfatiza.

 

HDM abre inscrições para o serviço de Voluntariado

Hospital Dom Malan  1

Estão abertas as inscrições para seleção de novos Voluntários do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP. Para se candidatar, os interessados devem ter acima de 21 anos de idade e disponibilidade de uma vez por semana para realização das atividades.

As inscrições podem ser feitas na sala do Voluntariado do Hospital, na área administrativa da instituição, das 8h às 11h e das 13h às 16h até dia 18 de março.

A função do voluntário no HDM é realizar visitas aos pacientes internados e promover diversas campanhas e atividades lúdicas em datas comemorativas.  Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3202-7027.

Decreto municipal determina que veículos do transporte público em Petrolina devem ter as cores da bandeira da cidade até outubro

paulinho-valgueiro

O decreto 172/2015, do poder Executivo Municipal de Petrolina (PE) que entrou em vigor em 1º de dezembro de 2015, determina que todos os sistemas de transporte coletivo em Petrolina devem ser padronizados com as cores da bandeira da Califórnia sertaneja.

De acordo com o gestor da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Paulo Valgueiro, os veículos de transporte coletivo devem ser adequados com as cores correspondentes do serviço que oferece por meio dos seguintes padrões determinados em lei: “ a cor verde identifica o ônibus e micro-ônibus, a cor amarela identifica os táxis e a cor vermelha assegura a identificação do mototáxi”, afirmou o diretor presidente da AMMPLA.

Sem revelar as penalidades previstas para o motorista ou empresa que desobedecerem ao decreto, Valgueiro destacou que “existem regras e todos os permissionários seguem o regulamento de transporte no município”, disse.

De acordo com informações de trabalhadores do sistema de transporte público urbano em Petrolina (PE), os donos de veículos têm até o mês de outubro desse ano para se adequar à nova padronização exigida pela AMMPLA, por meio de decreto, a multa para quem não se adequar segundo eles pode custar até R$ 1.000 (mil reais) e apreensão do veículo.

Vereadora Maria Elena questiona ações do município no combate ao Aedes Aegypti

Maria Elena

Preocupada com o aumento do número de casos de chikungunya e zika no país a vereadora Maria Elena (PSB), apresentou Requerimento na sessão desta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Petrolina, solicitando informações a Secretaria de Saúde sobre o controle da situação em Petrolina. “Quem hoje está trabalhando além dos agentes de saúde da cidade fazendo preventivo? Existem algumas organizações na cidade fazendo preventivo? Existem algumas organizações na cidade que estão voltadas, contribuindo com isso”, questionou.

A vereadora salientou que essas informações ainda não foram prestadas pela pasta da saúde. “Ainda não se sabe como que essa prevenção está sendo feita em Petrolina, além do trabalho mais acentuado dos agentes de saúde, o que é que a secretaria está fazendo além dos procedimentos normais”, ponderou.

Maria Elena disse que sua preocupação se justifica pelo fato do aumento do número de casos de microcefalia em Pernambuco e que o registro de 9 casos para uma cidade com mais de 300 mil habitantes como Petrolina  é preocupante.

 

Programa Anjo da Guarda em Petrolina ganha reforço do Instituto Alfa e Beto

lossio alfa

O Prefeito Julio Lossio esteve reunindo, nesta quarta-feira (24), com o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista para juntos definir a parceria que vai dar início a atuação do Programa Anjo da Guarda em Petrolina. “Já conhecemos a metodologia e o trabalho do Alfa & Beto e essa parceria sem dúvidas vai fortalecer ainda mais o Programa Anjo da Guarda no Município”, assegurou.

O Anjo da Guarda é uma iniciativa do município de Petrolina, que constitui um elo entre a assistência pré-natal e assistência ao parto, com grande potencial de intervenção na vinculação da gestante. Segundo o prefeito uma equipe da Secretaria de Saúde e dos CRAS municipais vão atuar na orientação as famílias em casos onde houver riscos à saúde da gestante ou do bebê.

O referido programa se divide em três eixos: Consultas de pré-natal, Atendimento e/ou Locomoção e Monitoramento. O prefeito Julio Lossio salienta que o Programa Anjo da Guarda não substitui a assistência operacionalizada pelas equipes de saúde, pelo SAMU 192 ou pelo pré-natal, mas se configura como apoio para o fortalecimento do vínculo e da vigilância.

“ É fundamental que a gestante inicie seu pré-natal no primeiro trimestre e compareçam as unidades de saúde de referência para cumprimento do protocolo de consultas e exames preconizados pelo Ministério da Saúde”, expôs.

Técnicos da CEHAB Pernambuco debaterão problemas no Jardim Petrópolis em Petrolina nesta quinta

Cehab 1

Iniciado em 2009 o projeto de urbanização do bairro Jardim Petrópolis que integra o Programa de Urbanização de Favelas do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual, após 15 anos ainda não foram concluídas.

De acordo com comunitários, o Projeto referido contempla a construção de 200 unidades habitacionais, pavimentação, saneamento e construção de uma área de lazer e acesso aos serviços essenciais que o ser humano tem direito: educação, saúde, segurança e transporte coletivo.

A Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) executou e concluiu a obra de construção das 200 unidades habitacionais, com água, energia, saneamento na Vila Lions, deixando o restante do Bairro Jardim Petrópolis com as obras pela metade.

A Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE) ressalta que conseguiu como apoio do Deputado Estadual Miguel Coelho (PSB) viabilizar a presença dos técnicos da CEHAB para debater o tema em Audiência Pública.

A Audiência Pública acontecerá na Igreja Católica do Bairro Jardim Petrópolis, nesta quinta-feira, às 19h e deve contar com a presença de vereadores de Petrolina e outras autoridades políticas local.

Guilherme Coelho é candidato mesmo contra a vontade de Julio Lossio

JÚLIO E GUILHERME

Se o PSB errou no passado por falta de unidade, o grupo do prefeito Julio Lossio (PMDB) pode está caminhando na mesma direção, o sinal amarelo acendeu com as declarações do ex-prefeito Guilherme Coelho (PSDB), que será candidato a prefeito, mesmo contra a vontade do prefeito Júlio Lóssio.

Ao programa Bom Dia Vale Guilherme já havia dado o seu recado. O fato é que nos bastidores Guilherme e Julio disputam a herança do espólio político do saudoso Osvaldo Coelho, pai de Guilherme.

Apesar de não ter seu nome estimulado na pesquisa do instituto Opinião, divulgada no início da semana, Guilherme é sim pré-candidato e pretende se eleger em cima do legado do pai. Pelo visto somente o apoio de Julio a Guilherme é que pode evitar esse racha.

Abertas inscrições para o VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco que será realizado na Univasf

UNIVASF_-_Universidade_Federal_do_Vale_do_São_Francisco_-_Petrolina_Pernambuco

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá sediar, entre os dias 18 e 20 de maio, o VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (Epepe). Esta edição, que será realizada pela primeira vez na região, no Complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro (BA), terá como tema “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social”. O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em parceria com a Univasf e outras instituições de ensino nacionais e da região.

Estarão reunidos professores, pesquisadores e estudantes de Pernambuco com o objetivo de discutir a efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE) e os desafios do sistema de educação do país. A programação do evento contará com minicursos, lançamento de livros, sessão de comunicação oral, mesas redondas e sessões de pôsteres. A programação geral está disponível no site do evento.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio, por meio de preenchimento de formulário online, disponível no site do evento. Para efetuar a inscrição, o comprovante de pagamento deverá ser anexado ao formulário. A taxa de inscrição é no valor de R$ 30 para estudantes e professores da educação básica e R$ 60 para professores de educação superior e pesquisadores. O prazo para submeter trabalhos se encerra no dia 15 de maio. No momento da inscrição, o trabalho também deverá ser anexado.

Com informações da Ascom

Jornalista Marcelo damasceno afirma que eleitor petrolinense não vincula candidatos à escândalos

Marcelo DamascenoA liderança dos deputados Adalberto Cavalcanti (federal) e Odacy Amorim (estadual) na primeira pesquisa registrada e divulgada no início da semana pelo Instituto Opinião/Magno Martins, é vista pelo jornalista Marcelo Damasceno como uma prova que o bombardeio da imprensa sobre Dilma, Lula e companhia, não atinge seus aliados já que os dois parlamentares fazem parte da base governista, ou seja, o eleitor petrolinense não vincula a pauta educadora da imprensa com o diário de um palanque visado pelo malefício da informação facciosa.

Confira a íntegra do texto:

Tanto o deputado federal, Adalberto Cavalcante (PMB/PE) quanto o deputado estadual, Odacy Amorim ( PT /PE) são da base política do governo Dilma Roussef. Eles se desentenderam, faz pouco tempo, e, pessoalmente. Mas, fizeram dobradinha vitoriosa em 2014 e uma colisão de acordo partidário, às vésperas dessa eleição. E Petrolina informalmente indicava essa tendência da pesquisa científica sob a pesquisa do “achismo”.

CABELO E BARBA (??)

E agora? Eles são de um governo linchado pela grande imprensa, pela manhã, à tarde e à noite. De madrugada também. A imprensa bate em Dilma, bate no PT, e dá sova todo dia em Lula. Lideram com 60 por cento da intenção de votos, hoje. Adalberto, 30,3 e Odacy, 28,8 por cento dessa opção da pesquisa estimulada, segundo o OPINIÃO/Magno Martins.

Os escândalos são didaticamente pautados numa sincronia cartesiana entre jornais e tevês do eixo da ditadura midiática. A propaganda dos escândalos não comete mais atrocidades porque a imprensa pequena, reage, pela internet aliada às redes sociais informadas e de considerável escolaridade e senso.

Essa é a resposta da pesquisa confirmando uma tendência eleitoral em Petrolina por dois prefeituráveis avaliados como populistas pela ciência política. Mostram blindagem política ante a enxurrada de desconstrução planejada de uma imprensa oligarca e de concorrência desleal, porém patética, quando o MONSTRO, a opinião pública resolve acordar e levantar da cama. E gritar.

Esse quadro incólume e que garante uma liderança confortável de homens atacados indiretamente pela mídia implacável e anti-petista de reconhecida má vontade com Dilma. E com Lula.

O eleitor petrolinense não vincula a pauta educadora da imprensa com o diário de um palanque visado pelo malefício da informação facciosa. E partidária, da oposição pouco ética, em nome da notícia cirurgiada, plasticamente.

Adalberto e Odacy, lideram uma corrida eleitoral num empate técnico segundo o INSTITUTO OPINIÃO, encomendado pelo JORNALISTA e blogueiro Magno Martins.

Escrevi, Marcelo Damasceno.

Projeto da regularização fundiária fica novamente fora de pauta na Câmara Municipal de Petrolina

 

CAMARA-PETROLINA

Três matérias constam da pauta da sessão desta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Petrolina. Para indignação da bancada da situação mais uma vez o projeto que trata da regularização fundiária dos bairros Mandacaru, São Jorge e São Joaquim ficou de fora. Quando da realização da Audiência Pública sobre o assunto no último dia 16 na Casa Plínio Amorim, o líder do prefeito na Câmara, vereador Edinaldo Lima (PMDB), havia dito que com ou sem a assinatura no parecer do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Pérsio Antunes (PMDB), o projeto entraria em pauta na plenária do dia 18. De lá para cá já se passaram duas sessões e até agora nada.

Pauta da sessão ordinária do dia 25-02-2016:

Projeto de Lei n° 028/2015 – Cria o Programa Wi-FI livre nas repartições públicas do município de Petrolina, autor Adalberto Bruno da Silva Filho (Betão).

Projeto de Lei n° 64/2015 – Proibi o uso de abastecimento de água por carros pipas as margens do Rio São Francisco, autores: Alvorlande Cruz e Dr. Pérsio Antunes.

Projeto de Lei n° 75/2015 – Autoriza a instalação de equipamentos comunitários em condomínios residenciais públicos, autor Edilson Leite (Edilsão do Trânsito).

Ingressos de partida Brasil x Uruguai vai custar até R$ 300

recife_aerea_arenapernambuco-6088 (1)

Serão 38 mil ingressos à disposição do público geral para o jogo entre Brasil e Uruguai, no dia 25 de março, às 21h45, na Arena Pernambuco. Apesar da capacidade oficial para 46 mil espectadores, o contingente foi reduzido para 43 mil por questão de segurança, como na Copa do Mundo de 2014, cuja norma também se aplica nas Eliminatórias. Além da bilheteria regular, ainda há mais cinco mil entradas, englobando gratuidades e ingressos promocionais aos parceiros da CBF, prática comum nos jogos da Seleção no país.

A venda online, a partir de 25 de fevereiro, será no site da CBF. Os pontos físicos só abrem em 14 de março, nas bilheterias dos Aflitos, Arruda e Ilha.

Os bilhetes, espalhados em cinco setores diferentes, vão custar entre R$ 50 e R$ 300, numa realidade próxima ao Mundial em São Lourenço da Mata, de R$ 60 a R$ 350. Comparando com o último jogo da Canarinha pela Eliminatórias, na Fonte Nova, com 45.558 pessoas e renda de R$ 4.186.790, os ingressos ficaram mais caros para o público geral, nas arquibancadas superior e inferior, mas com os mesmos preços nos camarotes e lounges. Efeito da disputa entre Neymar e Suárez? Estavam suspensos na rodada passada.

Os valores dos ingressos na Arena e uma comparação com outras partidas…

Ingressos para Brasil x Uruguai na Arena Pernambuco (25/03/2016)
Arquibancada superior: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
Arquibancada inferior: R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia)
Lounge (oeste inferior): R$ 200
Deck premium (leste): R$ 200
Camarote: R$ 300 (por pessoa)
Setor Villa Mix: R$ 250

Última jogo pelas Eliminatórias: Brasil 3 x 0 Peru, na Fonte Nova (17/11/2015)
Arquibancada superior: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Arquibancada inferior: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia)
Lounge: R$ 200 (inteira)
Camarote: R$ 300 (por pessoa)

Último jogo no Recife: Brasil 8 x 0 China, no Arruda (10/09/2012)
Arquibancada superior: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Arquibancada inferior: R$ 80 (inteira) e 40 (meia)
Cadeira: R$ 250 (inteira) e R$ 125 (meia)

Com informações de Diário de Pernambuco

Animação brasileira que concorre a Oscar tem apresentação gratuita no Sesc

peça sesc

A animação indicada ao Oscar ‘O menino e o Mundo’ poderá ser vista até esta sexta-feira (26), no Sesc de  Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O filme, que tem entrada gratuita, será exibido às 19h, no Teatro Dona Amélia. A película aborda temáticas sociais sob o olhar de uma criança.

A animação brasileira disputa o Oscar com o americano ‘Anomalisa’, o britânico ‘S’, o japonês ‘Quando Marnie Estava Lá’ e o  ‘Divertida Mente’, da Pixar.

Programa Odontosesc terá atendimento na próxima segunda-feira

ondonto sesc dentista

Pela primeira vez, a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai receber uma das unidades móveis do OdontoSesc, projeto que leva saúde bucal e cidadania para comunidades. A inauguração será no próximo dia 29 de fevereiro, às 18h, na Unidade Básica de Saúde Beatriz Luz Rocha, na Cohab VI. O atendimento será aberto ao público no dia seguinte. Desta vez, a iniciativa vai ampliar a área de atendimento, contemplando mais bairros próximos a serem definidos pela Prefeitura de Petrolina.

O consultório itinerante vai oferecer serviços educativos de prevenção e curativos, como restaurações, tratamentos de canal, entre outros, pelos próximos cinco meses. Todos os procedimentos do OdontoSesc serão gratuitos e realizados em parceria com as prefeituras de cada município. Qualquer pessoa pode ter acesso ao projeto, mas é necessário procurar a Secretaria de Saúde da cidade para realização do cadastro. O paciente já terá data e horário de atendimento marcados.

Serão distribuídas 220 carteiras de atendimento por semana, que totalizam 880 consultas por mês. Além dos procedimentos odontológicos, o projeto também se preocupa com a educação da população. Antes da inauguração da unidade, professores da rede pública, agentes de saúde, ONGs, grupos de gestantes e terceira idade, escolas, orfanatos e outras instituições estão recebendo capacitação em promoção da saúde bucal. São orientações sobre alimentação saudável, prevenção de doenças, além de oficinas, palestras e feiras de saúde.

“O mais importante, além de promover atendimento gratuito para a população, é fazer com que ela tenha acesso à informação e seja autônoma nos cuidados com a saúde da boca. A maior importância do projeto é a inclusão social. É fazer com que aquelas pessoas que se sentem incomodadas por causa de algum problema dentário recuperem a autoestima, não tenham vergonha de sorrir”, explica Wladmir Lucena, chefe do departamento odontológico do Sesc Pernambuco.

OdontoSesc – Mais uma cidade beneficiada pelo projeto é Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A outra unidade móvel chegou à cidade em maio de 2015 e deve concluir os atendimentos no final de abril. Desde quando surgiu, em 2001, o OdontoSesc já atendeu mais de 100 mil pessoas e passou por 48 municípios. A primeira cidade a receber o projeto foi Gravatá, seguida por Angelim e Surubim, todas localizadas no Agreste do Estado. Crianças de três a 10 anos de idade também são assistidas pelo projeto.