Finalmente: processo licitatório para obra do VLT abre na próxima semana

vlt_120814_divulgacao

Foto ilustrativa

Em entrevista ao programa Ponte das Cidades, o assessor especial do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Rogério Valença, afirmou que na próxima semana será aberto o processo licitatório das empresas que poderão concorrer para a realização da obra do VLT.

No projeto, segundo o assessor, serão sete estações de embarque, desembarque e terminais integrados. Inicialmente, os locais contemplados são o bairro Pedra Linda e a localidade onde hoje encontra-se o Ceape. O valor da obra,  segundo informações repassadas no programa, já está disponível na Caixa Econômica Federal.

A obra que era prometida ser entregue ainda no governo Julio Lossio (PMDB), deve começar na atual gestão, mas só deve ser entregue no governo do próximo prefeito de Petrolina.

 

Homem sofre tentativa de homicídio no Jardim Petrópolis

 

policial

Mais uma tentativa de homicídio em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. No início da madrugada de ontem (26), dois homens numa moto, efetuaram disparos de arma de fogo no Jardim Petrópolis. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima, um homem de 30 anos, estava na calçada de casa quando foi surpreendido.

Ao todo, quatro tiros foram efetuados contra a vítima, sendo ele atingido com uma bala na região do tórax. De acordo a PM, a vítima foi socorrida pelo Samu e não corre risco de morte. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil.

 

Ousadia: bandidos fazem arrastão na localidade da Tapera

Assalto mão armada

Bandidos fazem arrastão na localidade da Tapera, Petrolina-PE / Foto: ilustrativa

Por volta das 7h da noite desta terça-feira (26), dois bandidos em uma moto tocaram o terror e implantaram o pânico na localidade de Tapera, região ribeirinha de Petrolina-PE. Eles realizaram um arrastão, entraram em várias residências e conseguiram levar 7 aparelhos de celular.

Indignado, o vereador Adalberto Bruno Filho (PMDB), ao participar do programa Bom Dia Vale da Rádio Jornal, disse que a população está amedrontada, revoltada, até mesmo com os políticos devido ao que está acontecendo na região. “Ontem mesmo eu falei na Câmara Municipal sobre essa questão dos roubos de motos, a estabelecimentos comerciais e até mesmo estupros”, disse Betão

Acionada a polícia fez diligência na região, mas não localizou os bandidos. “Antes as pessoas ficavam a vontade com as portas abertas, hoje já estão pensando em se armar para se defender, aonde vamos chegar?”, questionou o edil

Betão cobrou do Governo do Estado para que tome providências porque os policias estão trabalhando no limite  em Petrolina. “São verdadeiros heróis, precisamos dar o apoio para que o governo ofereça estrutura para nos defender, os policiais não têm armamento, não existe manutenção nas viaturas, o efetivo é limitado”, ressaltou.

AMMPLA prevê uma completa reestruturação do transporte coletivo com a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana

AMMPLA logomarca

O Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina (PLANMOB) foi aprovado nesta terça (26), na Câmara de Vereadores de Petrolina.

O Projeto do Plano de Mobilidade Urbana foi iniciado no ano passado e agora deve ser sancionado pelo prefeito Julio Lossio. O objetivo é otimizar a locomoção na cidade e as propostas são para melhorar todo o sistema de mobilidade do município.

Segundo informações da Assessoria da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), ainda não existe orçamento previsto. O recurso para a execução dos trabalhos e ações será feito a curto e longo prazo de cada etapa dos trabalhos.

A Ammpla ainda informa que inicialmente haverá a otimização das linhas de transportes coletivos, depois a licitação do sistema de transporte coletivo e da frota que serve a zona rural.

O projeto é baseado na política nacional de mobilidade urbana e deve ser elaborado por todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes.

De acordo com o diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, o projeto dever ser sancionado pelo prefeito Julio Lossio e o plano será o norteador das ações do município. “Haverá uma completa reestruturação do sistema de transporte coletivo municipal”.

Está prevista uma nova licitação do sistema de transporte coletivo.

Com informações da Assessoria

Odacy Amorim denuncia interrupção de cirurgias cardíacas em hospital de Petrolina

odacy-amorim

ATRASO – Falta de repasse de verbas pelo Governo do Estado provocou suspensão de procedimentos. Foto: João Bita

A suspensão das cirurgias cardíacas no Hospital Memorial de Petrolina por falta de repasses do Governo estadual preocupa o deputado Odacy Amorim (PT), que abordou a questão no Pequeno Expediente desta terça (26). De acordo com ele, a unidade, que é credenciada para esse tipo de procedimento, teria interrompido o serviço em razão de atrasos da ordem de R$ 800 mil que deveriam ter sido feitos pela Secretaria Estadual de Saúde.

“Há cerca de 150 pacientes precisando fazer intervenções, muitos podendo até perder a vida”, relatou o parlamentar. O petista afirmou que o tema será debatido na Comissão de Saúde da Alepe, da qual ele é vice-presidente. O colegiado ainda deverá fazer uma visita para verificar a situação da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do São Francisco, que reúne 55 municípios dos Estados de Pernambuco e Bahia, em maio deste ano. “Mas desde já faço um apelo ao líder do Governo, Waldemar Borges, para que intervenha junto ao Estado”, acrescentou.

Agropecuária – Amorim também aproveitou para demandar ao Governo do Estado a formação de bancos de proteínas e volumosos (alimentos para o gado) a fim de amenizar os prejuízos do setor agropecuário do Sertão. “Tivemos uma frustração das chuvas neste ano. A maioria das barragens encheu, mas não foi suficiente para garantir a agricultura nem formar o pasto da pecuária”, informou. “Se os produtores não tiverem apoio, não conseguirão salvar o rebanho,” salientou.

Família busca por cachorro de estimação perdido

 

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

Um cachorro da raça Maltês está desaparecido desde a tarde desta segunda (25) e os donos oferecem recompensa para quem achar o animal de estimação. A família reside na Rua do Tambor, no bairro São José, e está angustiada com o desaparecimento do cão que atende pelo nome de Príncipe. O animal é todo branco, parecido com a imagem ilustrativa acima. Quem souber de alguma informação deve entrar em contato através dos telefones 87 98824 8900/98826 0260.

Sindsemp participa da organização Acampamento Democrático

Os militantes estarão acampados na Praça Dom Malan, centro, entre os dias 27 de abril e 1º de maio/Foto:divulgação

Os militantes estarão acampados na Praça Dom Malan, centro, entre os dias 27 de abril e 1º de maio/Foto:divulgação

Mobilizados em todo o país, movimentos populares, centrais sindicais, entidades estudantis, MST e coletivos de luta organizarão manifestos em defesa da Democracia. Em Petrolina, as entidades estão organizando um ‘Acampamento Democrático’ que deve reunir cerca de 500 pessoas da região.

O acampamento, de acordo com a coordenação, tem como objetivo pressionar parlamentares a votar contra no processo do impeachment que transcorre no Senado Federal. E a Petrolina foi uma das cidades escolhidas pelas entidades por  sua localização estratégica e por ser base eleitoral de um senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Os militantes estarão acampados na Praça Dom Malan, centro, entre os dias 27 de abril e 1º de maio. Durante o manifesto, atividades culturais, oficinas, palestras e repasses serão realizados.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) está engajado na organização do ato, participando efetivamente das comissões organizadoras de finanças, alimentação e divulgação. “É muito importante a participação de todos nesse movimento. Estamos lutando pela democracia e uma entidade de luta como a nossa não pode ficar de fora”, ressalta Elena Alves, diretora de Assuntos Extraordinários e membro da comissão de alimentação.

Para o diretor de Políticas Sindicais, Edson Santos, membro da comissão de divulgação, a participação do Sindsemp é por ser coerente com a luta, mas não é uma posição partidária. “Somos a favor da democracia. Não estamos tomando nenhum partido, nossa entidade é apartidária”, salienta.

Com informações da ASCOM

Univasf promove curso de formação de Cuidadores de Idosos

Objetivo é formar mão de obra qualificada e capacitada para o cuidado adequado e relacionamento humanizado com o idoso/Foto ilustrativa

Objetivo é formar mão de obra qualificada e capacitada para o cuidado adequado e relacionamento humanizado com o idoso/Foto ilustrativa

Podem ser realizadas até a próxima quinta (28), as inscrições  para o Curso Profissionalizante de Formação de Cuidadores de Idosos, que será desenvolvido pela  Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Núcleo de Telessaúde (Nutesvasf). O curso acontecerá entre 16 de maio e 20 de julho e é gratuito. Além disso, será promovido por meio de webconferência nas cidades de Petrolina e Ouricuri, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Há 30 vagas disponíveis.

Podem participar maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo, e profissionais de saúde com cadastro na Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNutes). As inscrições deverão ser realizadas no Nutesvasf, no Campus Centro da Univasf (Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro); ou na IX Gerência Regional de Saúde de Ouricuri (Geres), na R. Hidelbrando Coelho, S/N, Centro, em Ouricuri, onde o Nutesvasf está implantando um novo polo. O candidato deverá levar RG e CPF.

O processo seletivo inclui a realização de uma entrevista com os candidatos, que será realizada em data e local a serem definidos posteriormente. As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h. Em Petrolina, o curso acontecerá na sala de webconferência da Secretaria de Educação a Distância (SeaD) da Univasf, no 1º andar do bloco de salas de aula, do Campus Centro. Em Ouricuri, as aulas serão na IX Geres.

O curso terá 40 horas de carga horária e, ao final, os aprovados receberão um certificado emitido pela UFPE. Essa é a segunda edição do curso, que tem como objetivo formar mão de obra qualificada e capacitada para o cuidado adequado e relacionamento humanizado com o idoso, respeitando seus aspectos físicos, sociais e legais. A capacitação é uma realização do Nutesvasf, do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com a Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins – Peixotinho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 98832-1453, com Ananda Ariane, e pelo e-mail: [email protected].

Com informações da Ascom

Curso orienta produtores sobre análise do solo e gestão da adubação

objetivo é capacitar produtores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho e outros, para interpretação de análise e correção de forma equilibrada dos nutrientes do solo/Foto: arquivo

Objetivo é capacitar produtores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho e outros, para interpretação de análise e correção de forma equilibrada dos nutrientes do solo/Foto: arquivo

Até a próxima sexta (29), acontece no Centro de Convenções de Petrolina, sertão do estado, o curso “Interpretação de Análise de Solo e Gestão da Correção/Adubação”, realizado através de uma parceria entre a unidade Sertão do São Francisco do Sebrae e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

O conteúdo programático da capacitação conta com os seguintes temas: ‘Gestão de produção máxima e econômica’; ‘Equilibrar o uso da matéria orgânica’; ‘Utilizar corretamente os macronutrientes’; ‘Uso correto dos ácidos húmicos/fulvicos’; ‘Correção e aplicação de calcário’; ‘Interpretação da análise de solo; correção do solo’; ‘Cálculos de adubação’.

Ao todo, são 20 horas de curso, além de 4 horas de consultoria na propriedade e uma análise de solo patrocinada pelo IPA. O curso acontece das 18h às 22 horas.

O objetivo é capacitar produtores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho e outros, para interpretação de análise e correção de forma equilibrada dos nutrientes do solo. “É um projeto piloto, realizado pela primeira vez com a análise feita no próprio lote, em parceria com o IPA”, destaca o gestor do projeto de Agronegócios do Sebrae, Domingos Sávio Guimarães.

Com informações da ASCOM

Compesa afirma prestar um serviço de excelência em Petrolina

compesa_11-430x332

A informação foi postado por Júlio Lossio Filho, presidente do Diretório Municipal do PMDB, no Facebook

Julinho, como é mais conhecido o primogênito do prefeito Julio Lossio, fez uma postagem no mínimo curioso nesta terça-feira (26), em sua página no Facebook.

Segundo ele, em resposta a denuncia, levada ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que a COMPESA presta um péssimo serviço a cidade de Petrolina, a empresa justificou afirmando realizar um serviço de excelência na cidade.

“Para nossa surpresa, olhem como a COMPESA se manifestou sobre o serviço que eles oferecem em Petrolina. O que acham? Seria cômico, se não fosse trágico”, comentou Julinho.

COMPESA NOTA

Homem é pego furtando facas no shopping de Petrolina

policial

Na noite de ontem (25), um homem, de 27 anos, foi preso no shopping de Petrolina, sertão de Pernambuco, por furtar objetos de uma loja de supermercados. De acordo com a Polícia Militar, o homem que afirma não ter ocupação e residir no bairro São José, na região Central da cidade,  foi pego pelos seguranças do estabelecimento.

O acusado foi pego furtando duas facas tipo peixeira, que segundo um programa de rádio local, o mesmo teria afirmado que iria cortar peixe com o utensílio. O caso foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina e autuado em flagrante.

 

Comunidade católica prestigia solenidade em homenagem ao Bispo da Diocese de Petrolina

Dom Manoel Reis

Dom Manoel foi homenageado devido aos serviços prestados como Bispo Diocesano, incentivador da vivência da palavra do Senhor e promotor na área social em Petrolina-PE

As duas maiores honrarias do Poder Legislativo foram entregues na noite desta segunda-feira (25) ao Bispo da Diocese de Petrolina Dom Manoel dos Reis de Farias. Natural da cidade de Orobó-PE, ele foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, outorgada pelo vereador Paraíba (PMDB) e com o Título de Cidadão Petrolinense, concedida pelos vereadores Aílton Guimarães (PMDB) e Adalberto Bruno Filho (PMDB).

A solenidade foi prestigiada pelo público que lotou as dependências do Centro de Cultura do Colégio Dom Bosco.

Além das honrarias Dom Manoel também foi contemplado com as belíssimas apresentações musicais de Andréa Vitória, professor Caleu e Professor Danilo Max.

Projeto muda horário de realização das sessões na Câmara Municipal de Petrolina

Câmara Petrolina

Novo horário de realização das sessões já entra em vigor na próxima quinta-feira (28) / Foto: Waldiney Passos

No mês de fevereiro, quando do início dos trabalhos legislativos para o ano de 2016, as sessões  da Câmara Municipal de Petrolina voltaram a ser realizadas pela manhã, com início a partir das 8h da manhã. Este horário, portanto, sofreu nova mudança na sessão desta terça-feria (26), através do Projeto de Resolução 001/2016, que determina o início das plenários a partir das 9h da manhã, mas sem tempo de espera.

Outra mudança aprovada foi quanto a publicação das pautas que agora devem ser divulgadas junto aos gabinetes dos vereadores até às 13h do dia anterior ao de realização das sessões, ou seja, as segundas e quartas-feiras.

Com isso os vereadores não poderão mais reclamar do conteúdo das pautas e da assiduidade nas sessões.

Assembleia para servidores municipais aposentados de Petrolina será nessa sexta

assembleia sindsemp aposentados

Os servidores aposentados de Petrolina participarão de mais uma assembleia exclusiva da categoria. O encontro será na próxima sexta-feira (29),  na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), localizada na Vila Mocó, a partir das 08h.

A reunião deverá trazer aos servidores os avanços e as consolidações das propostas aprovadas na assembleia anterior, realizada no último dia 06, referentes ao lazer e saúde do servidor.

Entre as atividades que serão apresentadas e organizadas está o ‘Caminhando com Sindsemp’, onde os servidores terão o acompanhamento de nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas em atividades de caminhada no Parque Josepha Coelho.

Com informações de Sindsemp