Vereadores de Petrolina devem votar hoje projetos do Prosaúde e Prorefis Saúde

Câmara Municipal de Petrolina 02

Sessão começa às 9 horas da manhã no plenário da Casa Plínio Amorim/Foto:Waldiney Passos

Consta da pauta para votação na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal de Petrolina o Projeto de Lei nº 006/2016, que institui o Programa Saúde para todos (PROSAÚDE), de autoria do Poder Executivo.

Com esse Programa a prefeitura pretende ampliar a relação de serviços aos munícipes, aumentando a capacidade de atendimento do sistema municipal de saúde para nossa população beneficiária Sistema Único de Saúde.

As instituições privadas de saúde poderão aderir ao PROSAÚDE mediante assinatura de Termo de Adesão, cumprindo-lhe oferecer, no mínimo, serviços em valores mensais equivalentes a 5% (cinco por cento) da média do faturamento bruto mensal do exercício anterior e em troca teriam isenção do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) durante o período de adesão ao Programa.

Esse Programa será gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU), que será responsável pela triagem e encaminhamento dos beneficiários, de acordo com a necessidade de atendimento, à instituição privada de saúde participante no Programa conforme a especialidade médica requerida para cada caso.

Outra matéria que deverá também ser votada hoje pelos vereadores é o Projeto de Lei nº 007/2016, que institui o Programa de Regularização de Débitos Fiscais com o Município de Petrolina relativos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza dos prestadores de serviços de saúde, assistência médica e congêneres (PROREFIS SAÚDE).

O projeto objetiva regularizar as obrigações tributárias, devido à incidência de multa e juros de mora, que elevam sobremaneira os passivos fiscais de diversos contribuintes do Município de Petrolina, principalmente os prestadores de serviços de saúde, assistência médica e congêneres, que ainda se encontram em situação de inadimplência.

Por outro lado, especificamente em relação aos prestadores de serviços de saúde, assistência médica e congêneres a sua inadimplência os impediriam de participar do Programa Saúde para Todos (PROSAÚDE).

Contra o impechment de Dilma e a favor da reabertura do matadouro, garante Adalberto Cavalcanti

Deputado Adalbeto Cavalcanti no estúdio da Grande Rio AM, FOTO. JEAN BRITO

Deputado Adalberto Cavalcanti em entrevista com o radialista Francisco José da Rádio Grande Rio AM

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Petrolina, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Adalberto Cavalcanti, garantiu ontem (27), que a reabertura do matadouro de Petrolina será uma das prioridades do seu governo. “Eu quero apenas 30 dias para entregar o matadouro de volta a população”, afirmou.

Adalberto ressaltou ser um homem que ouve as pessoas e sempre cumpre com sua palavra. ““Tenho meu jeito de matuto, mas sempre ouço as pessoas e para atender a uma das demandas da população, meu primeiro compromisso é reabrir o matadouro público de Petrolina, no início de 2017”.

Ao ser entrevistado pelo radialista Francisco José, no programa Opinião, na rádio Grande Rio AM, o deputado reafirmou ser contra o impeachment da presidente  Dilma Rousseff. “O governo da presidente é legitimo e deve ser concluído, não sou a favor do golpe que querem aplicar no povo brasileiro, Dilma vai voltar e juntos iremos retomar o rumo do desenvolvimento de políticas públicas através de um governo democrático que pensa com o povo”, destacou.

Palestra debate sobre conservação da fauna na bacia do Rio São Francisco

Entrada do IF Sertão-PE (Foto: Amanda Franco/G1)

Entrada do IF Sertão-PE (Foto: Amanda Franco/G1)

No próximo dia 7 de julho acontecerá, no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) campus Petrolina, uma palestra que debaterá sobre a fauna dos biomas que cercam a bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição. A solenidade tem início às 19h no auditório central do IF Sertão-PE. O evento será conduzido pelo Dr. Marcondes de Oliveira e é voltada para todos que tenham interesse no tema.

Nesta terça-feira, Petrolina realiza 6ª Conferência Nacional das Cidades

FACAPE

O evento acontecerá no auditório principal da FACAPE (Foto: Arquivo)

A  6ª Conferência Nacional da Cidades, que vai ocorrer em Petrolina, será aberta oficialmente nesta terça-feira (28) às 19h30. O evento é aberto ao público.

O tema dos debates que acontecerão nos dias 29 e 30 será “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, que será apresentado pro meio de palestras como “A cidade que temos”, “Plano Diretor e Função Social da cidade” e “A cidade que queremos”.

Para a secretária e presidente do Conselho Municipal da Cidade, Rose Ferreira, a expectativa para o evento é grande. “É através desta Conferência que poderemos, juntos, debater sobre os desafios locais, o que tem sido discutido sobre a função social da cidade e da propriedade em Petrolina”.

LEIA MAIS

Acidente envolvendo dois carros próximo ao posto do distrito industrial

(Foto: Waldiney Filho)

Um dos carros ficou muito danificado. (Foto: Waldiney Filho)

Um acidente envolvendo dois carros aconteceu agora próximo ao posto do distrito industrial. Um dos veículos vinha sentido Makro e ao passar no cruzamento do posto do distrito industrial foi atingido por outro automóvel que saia da interseção.

(Foto: Waldiney Filho)

Cruzamento do local do acidente. (Foto: Waldiney Filho)

 

(Foto: Waldiney Filho)

Colisão entre dois carros. (Foto: Waldiney Filho)

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) já está no local para averiguar a ocorrência. Nenhum dos passageiros ficou ferido.

(Foto: Waldiney Filho)

Acidente próximo ao posto do distrito industrial. (Foto: Waldiney Filho)

Operação São João do Vale 2016 é finalizada com sucesso

(Foto: ASCOM)

O 5º BPM realizou, no período de 17/06 à 26/06, a Operação São João do Vale 2016. (Foto: ASCOM)

O 5º BPM realizou, no período de 17/06 à 26/06, a Operação São João do Vale 2016. A operação teve como finalidade propiciar segurança àqueles que estiveram presentes no São João oficial da cidade de Petrolina. A ação contou com policiais militares a pé e motorizados que coibiam as condutas de meliantes que se encontravam no evento.

O efetivo do 5º BPM proporcionou um maior clima de tranquilidade e segurança às pessoas que prestigiaram o São João do Vale 2016 e considerou que o objetivo principal em contribuir para o sucesso do evento foi alcançado, que contou com a participação de aproximadamente 218.000 (duzentas e dezoito mil) pessoas, que foi a estimativa de público no período.

Durante a operação foram 120 (cento e vinte) policiais lançados por dia dentro do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, bem como reforço do motopatrulhamento e viaturas ordinárias em torno do evento e bairros circunvizinhos; 300 (trezentas) pessoas conduzidas ao posto de comando do 5º BPM; 28 (vinte e oito) pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Plantão (por vias de fato, ameaça, lesão corporal leve, cédulas de dinheiro falso e furto de celular).

Com informações da ASCOM

Andarilho morre atropelado em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Um andarilho foi vítima de um acidente na BR-248. (Foto: Arquivo)

Um andarilho foi vítima de um acidente na BR-248, em Petrolina, neste domingo (26), depois de ser atropelado por uma motociclista que trafegava no local, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A mulher ficou ferida e o andarilho faleceu no local do acidente.

O incidente aconteceu no bairro Vivendas. A motociclista está em observação no Hospital Universitário (HU). O corpo do andarilho não foi identificado e encontra-se no Instituto de Medicina Legal (IML).

A PRF afirmou que o boletim de ocorrência será encaminhado à Polícia Civil, que ficará encarregada de investigar o caso.

Adalberto Cavalcanti afirma que foi traído por Odacy poucos dias antes do fim da campanha

Adalberto Cavalcanti 03

Outra que, segundo o deputado teria o “traído”, teria sido a ex-candidata à prefeitura de Dormentes, Josimara Cavalcanti./ Foto: arquivo

O deputado federal por Pernambuco, Adalberto Cavalcanti (PTB) afirmou em entrevista a uma rádio local que o deputado estadual petista Odacy Amorim, teria deixado de apoiar o parlamentar um pouco antes do fim da campanha.

“Ele me traiu com Guilherme Coelho faltando 15 dias de campanha” afirma o deputado.

Adalberto se refere ao apoio dado nas eleições para deputado em 2014. O deputado também comentou o racha que ocorreu com a ex-candidata à prefeitura de Dormentes, em Pernambuco, Josimara Cavalcanti (PTB).

“Fiz de tudo por Dormentes (…), simplesmente ela apoiou um deputado de fora, Fenando Monteiro. (…) Ela foi quem me traiu.” Comenta Adalberto.

Adalberto Cavalcanti ainda alfinetou a pré-candidatura da Terra da Caprinovinocultura. “Eu me admiro como sai de candidato à vice. Eu não entendi e estou sem entender até agora, Josimara e Geomarco eram como cão e gato” aponta.

Secretaria de Saúde faz balanço de atendimento do São João de Petrolina

sao joao

Foram distribuídos 115.200 preservativos e 150 atendimentos realizados pelo Samu. Foto: arquivo

A Secretaria de Saúde de Petrolina esteve presente no Pátio de Eventos Ana das Carrancas durante os 9 dias de festa do São João do Vale. Diversos serviços foram prestados pelos profissionais do SAMU 192, Vigilância Sanitária e Espaço Vida.

Entre os dias 17 e 25 de junho foram distribuídos 115.200 preservativos, a equipe do SAMU 192 realizou 150 atendimentos e os fiscais da Vigilância Sanitária garantiram a qualidade dos produtos comercializados.

LEIA MAIS

Queda de braço: Compesa afirma que assim que notificada, irá recorrer da decisão

compesa_11-430x332

O prefeito Julio Lossio (PMDB) declarou no último final de semana, durante o São João do Vale, que a Prefeitura Municipal de Petrolina venceu a queda de braço com a Compesa no Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, a equipe do blog entrou em contato com a assessoria da companhia que afirmou que “não foi notificada oficialmente e que assim que receber a notificação vai recorrer da decisão”.

Por enquanto, Lossio afirma a prefeitura deverá  criar em breve a empresa municipal “Águas de Petrolina” para gerir os serviços.

 

Vereador Betão aceita convite do prefeito e assume liderança da situação em Petrolina

betão-2

O comunicado oficial será feito na sessão desta terça (28). Foto: arquivo

O vereador Adalberto Bruno Filho, o Betão (PMDB), que até poucos dias fazia oposição ao governo do prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), confirmou a nossa reportagem que foi procurado por Julio para assumir a liderança da bancada da situação na Câmara Municipal.

Segundo o vereador Betão, o comunicado oficial será feito amanhã (28) na sessão ordinária na Casa Plínio Amorim. Betão que encontrava-se na oposição ao governo, diz que  está muito feliz com convite e que está vestindo, de fato, a camisa do prefeito. O vereador acredita que por ter feito parte da oposição, espera que seja uma liderança tranquila que reúna tanto a bancada governista, mas que conte com o aval dos colegas do lado oposto ao governo.

Gestores de escolas municipais participam de capacitação sobre prestação de contas na Educação

capacitação

A capacitação ocorre hoje e amanhã no auditório do IGEPREV. Foto: Ascom

Hoje (27) e amanhã (28), gestores  e representantes dos Conselhos Escolares participam de formação técnica sobre prestação de contas na Educação no auditório do Igeprev, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. A formação tem a participação de mais de 220 membros dos conselhos escolares, técnicos da Secretaria Executiva de Administração e Finanças, Diretoria de Prestação de Contas, representantes do Banco do Brasil, Suporte Contábil dos Conselhos Escolares, Auditoria e setor de Patrimônio da PMP e também do Departamento Jurídico da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo maior do encontro é apresentar aos gestores e presidentes dos conselhos escolares, informações operacionais acerca dos Programas PDDE-Programa Dinheiro Direto na Escola e FUNDAPE- Fundo de Desenvolvimento e Autonomia Financeira das Escolas neste município

O PDDE  destina anualmente de recursos financeiros, em caráter suplementar, a escolas públicas, e privadas de educação especial pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que possuam alunos matriculados na educação básica. 

LEIA MAIS

Políticos dão o tom da campanha durante a Missa do Vaqueiro

Julio Filho e Ednaldo Lima

Edinaldo Lima prestigiando a Missa do Vaqueiro em Petrolina

Evento que encerra os festejos juninos em Petrolina, a Misa do Vaqueiro, também marca o início das pré-campanhas na cidade. Nas redes sociais muitas fotos e declarações de apoio aos já indicados para disputar o pleito de outubro, como é o caso do pré-candidato a prefeito do PMDB, vereador Edinaldo Lima, que, ao lado de Júlio Lossio Filho (Julinho), do vereador Betão e do radialista Gabriel Menezes, esteve circulando entre a vaqueirama.

Empolgado, Julinho postou a seguinte mensagem em sua página do Facebook:

“Como faço todo os anos, hoje participei de mais uma edição da tradicional missa do vaqueiro de Petrolina!

Estou muito feliz e orgulhoso de que a nossa cidade encerre os festejos juninos, que já dão à Petrolina o título de melhor São João do Brasil, com essa tão linda festa de tradição, cultura e fé!

Foi preciso coragem pra mudar e fazer diferente. Mas a coragem resultou em um sucesso que entrará para a história! A alegria dos vaqueiros no forró da espora e com a missa é impagável!

É preciso continuar esse legado. É preciso ter ao nosso lado pessoas que respeitem essa história é essa tradição, e não que só passem na missa para tirar foto e logo saiam, correndo do sol e do povo.

Eu, Edinaldo, o amigo Betão, o amigo vaqueiro Gabriel Menezes e tantos outros começamos desde o forró da espora e só fomos embora na benção final. Próximo ano, eu tenho certeza, a festa ficará cada vez melhor!

Vamos juntos!!”

Compesa: Julio Lossio afirma que município venceu queda de braço contra o Estado

Julio Lóssio e Roberto Tavares

Prefeito Julio Lóssio e o Presidente da Compesa Roberto Tavares/Foto: arquivo

Uma novela de anos pode estar com os dias contados para seu capítulo final, a queda de braço entre a prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado de Pernambuco pela gestão dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A notícia foi dada pelo próprio prefeito Julio Lossio à equipe de jornalismo da Rádio Grande Rio FM, durante a festa de São João, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

De acordo com o gestor, o Supremo Tribunal Federal (STF), deu ganho de causa ao município de Petrolina para retomada dos serviços de água e esgoto da cidade.

Ainda segundo Lossio, a prefeitura deverá  criar em breve a empresa municipal “Águas de Petrolina” para gerir os serviços.

 O Presidente da Compesa, Roberto Tavares, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

 

Deputado Lucas Ramos critica autoritarismo e falta de diálogo dentro do PSB em Petrolina

Lucas Ramos 02

Cauteloso, pré-candidato a prefeito, deputado Lucas Ramos, afirma que vai aguardar anúncio oficial do governador Paulo Câmara sobre nomes para compor a chama majoritária do partido em Petrolina

Pelo andar da carruagem o PSB em Petrolina vai mesmo marchar mais uma vez rompido nas próximas eleições, repetindo os último dois pleitos na cidade, em que saiu vencedor o atual prefeito Julio Lossio (PMDB). Desde a eleição de 2008 que os socialistas não se entendem, colocando seus interesses pessoais acima dos da legenda.

O deputado Gonzaga Patriota já reiterou não apoiar em hipótese alguma candidato indicado pelo grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, postura idêntica a do deputado Lucas Ramos, que ainda se coloca na qualidade de pré-candidato, mesmo tendo consciência da força do colega Miguel Coelho.

“Eu também nunca escondi a minha vontade de disputar as eleições municipais, porque acredito em um projeto que foi construído por várias mãos, foi conversado com lideranças populares, foi conversado com lideranças partidárias, foi construído com a participação do povo, foi construído nas ruas de Petrolina, nos bairros, e isso nos credencia a apresentar o nosso nome ao Partido Socialista Brasileiro para disputar as eleições majoritárias e respeitamos todas as outras pré-candidaturas existentes”, disse Lucas Ramos.

Sobre o anúncio da vinda a Petrolina do governador Paulo Câmara, nos próximos dias, com a finalidade de declarar apoio oficial a pré-candidatura de Miguel Coelho, Lucas amenizou. “A gente ver uma afronta a legislação eleitoral que é o tempo de convenção, que é quando você aponta quem é o candidato, isso só acontece a partir do dia 25 de julho, então qualquer movimentação seria precipitada e antecipada, de toda forma se há essa previsão da visita do governador a nossa cidade, vamos esperar, acredito que muita coisa pode acontecer, ainda há muito o que ser conversado dentro do partido e nós estamos prontos para ouvirmos do governador Paulo Câmara quem será o nosso representante nas eleições majoritárias”.

Apesar da ar de tranquilidade Lucas Ramos deixou claro que não apoia a candidatura de Miguel Coelho. “Desde o início do processo de formação da chapa do diretório municipal, que aqui em Petrolina é comissão, que não houve diálogo do grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, não foi diferente na escolha do nome do grupo para apresentar a pré-candidatura do deputado Miguel Coelho, então, diante dessa falta de diálogo, de interesse em conversar, nós optamos em aguardar do governador Paulo Câmara o anúncio de quem irá disputar as eleições e é possível sim que nós partamos para a dissidência local. Claro que nós só vamos discutir apoio depois que a nossa pré-candidatura for descartada pelo governador Paulo Câmara”, alertou.

“Já foi anunciado na imprensa, já foi conversado com o governador Paulo Câmara, explicamos os nossos motivos que impedem a nossa conjuntura política de marchar junto com o grupo do senador FBC, por que não é essa a forma de fazer política que nós defendemos, muito pelo contrário, essas questões autoritárias, essas questões que nós encontramos dificuldade de diálogo dentro do PSB de Petrolina, desde o início dessa nova composição do Diretório Municipal, nos leva a não crer numa união dentro do partido”, concluiu.