Sem patrocínio, judoca juazeirense vende bombom no sinal para participar do Campeonato Brasileiro de Judô

Nos dias 13 e 14 de abril, Allana Moura participa do Campeonato Brasileiro de Judô, representando a Bahia. (Foto: Flash Sport)

Aos 18 anos, Allana Moura está prestes a participar de uma das maiores competições de sua carreira. Nos dias 13 e 14 de abril, ela  vai representar a Bahia no Campeonato Brasileiro de Judô- Região III, que será realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA).

A jovem atleta é natural de Juazeiro (BA) e coleciona vários títulos, quatro deles de competições nacionais. Filha de atletas, Allana tem uma rotina intensa de treinos, realizados no Clube Judô Juazeiro. Atualmente, seu tempo está divido entre preparação física e busca por patrocínio.

Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, a promissora atleta, relatou as dificuldades para conseguir recursos, e o que tem feito para arrecadar dinheiro em prol de um sonho compartilhado com outras tantas meninas esportistas.

“Muitas vezes por estarmos frustrados em relação aos “nãos” dados pelos nossos responsáveis, a nossa prefeitura, por exemplo, a gente acaba recorrendo a algumas coisas, como vender bombons. Nós meninas sofremos assédio, e isso influencia na nossa carga de treino por que muitas vezes estamos exaustas de estar no sol de meio-dia vendendo bombom no sinal. O trabalho não é humilhante por que é em busca de um sonho, mas a maneira que a gente é tratada, sim”, disse Allana.

LEIA MAIS

Polícia Civil elucida assassinatos de garotos ocorridos em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Em nota divulgado há pouco, a Polícia Civil de Pernambuco  informou que os homicídios dos irmãos, Gustavo Vitor de Souza, de 13 anos e  Emanuel Carlos Souza, de 11 anos, foram elucidados.

LEIA TAMBÉM:

“Será se Petrolina que é capital da uva e da manga vai se destacar como a cidade que mata criança?”, questiona tio de irmão assassinados

Ainda de acordo com a Polícia, nesta sexta-feira (5), às 9h, na sala de reuniões da Diretoria Integrada do Interior 2, a Delegada Seccional Isabella Cabral e os delegados da 25ª DPH de Petrolina (PE), Magno Neves e Gabriel Sapucaia, apresentarão à imprensa todas as informações que fizeram a polícia chegar aos autores dos assassinatos.

A equipe de reportagem do Blog Waldiney Passos estará presente na coletiva, e publicará uma matéria completa sobre a elucidação desses crimes que chocaram a região do Vale do São Francisco.

Caminhada de Conscientização do Autismo acontece nesta sexta-feira em Juazeiro 

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) realiza nesta sexta-feira (5), a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na dia 2 de abril, e tem como objetivo mobilizar e alertar a sociedade sobre as necessidades de inclusão, socialização, respeito e cuidados com as pessoas autistas.

A concentração será às 8h, na Praça Santiago Maior, com encerramento na Praça Barão do Rio Branco. O evento vai reunir gestores, professores, auxiliares de AEE, alunos, pais e representantes do Conselho das Pessoas com Deficiência de Juazeiro.

De acordo com a gerente do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão da SEDUC, Luzinete Helena, a rede municipal de ensino de Juazeiro atende cerca de 100 alunos autistas. “Durante toda a semana as escolas municipais realizaram atividades alusivas a data e vamos encerrar com a caminhada no centro da cidade. Esses atos acontecem no mundo inteiro e aqui também precisamos conscientizar a sociedade para que todos passem a ter um olhar mais atento ao assunto, para evitar a exclusão, o preconceito e reivindicar os direitos das pessoas autistas. Convidamos a população para participar da nossa caminhada”, finalizou a gerente do NAPSI.

Compesa realiza manutenção emergencial no sistema adutor Afrânio-Dormentes; abastecimento de água deve ser normalizado nesta sexta-feira

(Foto: Ilustração)

Nesta quinta-feira (4), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou um comunicado informando sobre a manutenção emergencial que está sendo realizada em um trecho da adutora responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Afrânio (PE) e Dormentes (PE).

Em nota, a Compesa informou que os técnicos estão atuando no conserto do sistema adutor, desde ontem (3) e que em função do rompimento da tubulação, a empresa precisou suspender o fornecimento de água das duas cidades.

Ainda de acordo com a Companhia, “a expectativa é que os serviços de reparo, em caráter emergencial, sejam finalizados ainda hoje (4). Dez  horas após a conclusão dos trabalhos, a Compesa retomará a distribuição de água para os dois municípios.”

Voe Passaredo vai substituir a Avianca em Petrolina; anúncio foi feito pelo deputado Fernando Filho

(Foto: Reprodução/Facebook)

Há pouco mais de uma hora, o deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) anunciou que a empresa de linhas aéreas Voe Passaredo vai substituir a Avianca Brasil após o fechamento de sua base operacional em Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Avianca informa fechamento de base operacional em Petrolina

“Compromisso assumido, resultado obtido”. Com essas palavras, Fernando Filho deu início ao anúncio feito pelas redes sociais nesta quinta-feira (4). De acordo com o parlamentar, a chegada da Voe Passaredo foi divulgada durante uma reunião com o presidente da ANAC, a empresa começará a operar as rotas Petrolina/Salvador/Petrolina a partir de junho.

“Vai dar tempo de chamar os amigos baianos para curtir o São João de Petrolina, se programar pra passar o Verão nas praias de Salvador e, principalmente, ter a certeza de que nossa região não terá prejuízos em áreas tão importantes, como turismo e economia. Que venham mais companhias e voos ainda mais altos para todos nós! ”, comemorou Fernando Filho.

O fechamento da base aérea da Avianca em Petrolina e outras duas cidades do Brasil, foi comunicado em março, segundo a empresa, as atividades serão encerradas este mês. Vale ressaltar que a rota Petrolina-Recife continua sendo operada pela empresa Azul.

Mercado brasileiro de orgânicos gera R$ 4 bilhões de faturamento no ano passado

(Foto: Ascom/PMJ)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que o mercado brasileiro de orgânicos faturou no ano passado R$ 4 bilhões, resultado 20% maior do que o registrado em 2017. Os dados são do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que reúne cerca de 60 empresas do setor.

O Brasil é apontado na pesquisa como líder do mercado de orgânicos da América Latina. Contudo, quando se leva em consideração a extensão de terra destinada à agricultura orgânica, o país fica em terceiro lugar na região, depois da Argentina e do Uruguai, e em 12º no mundo.

LEIA MAIS

Miguel Coelho inaugura 22 ruas e avenidas no povoado da Tapera nesta sexta-feira

(Foto: Jonas Santos)

Um pacote de obras em mais de 20 ruas e avenidas será entregue no povoado da Tapera, zona rural de Petrolina (PE). O prefeito Miguel Coelho visita a comunidade nesta sexta-feira (05), para a inauguração das pavimentações realizadas nas vias da localidade. A solenidade acontecerá a partir das 19h e contará com a presença do deputado federal Fernando Filho (DEM), autor da emenda que destinou os recursos para as obras.

Foram pavimentadas 21 ruas e avenidas, além do acesso ao rio, na Tapera. As vias também receberam sinalização horizontal de trânsito, representando todo esse pacote a maior intervenção estrutural na história da Tapera. O trabalho teve investimento de R$ 410 mil e faz parte da plataforma “Petrolina Cresce”, conjunto de obras de infraestrutura para desenvolver a área urbana e zona rural do município.

SEMAURB realiza fiscalização para coibir criação indevida de animais na zona urbana de Juazeiro

(Foto: Ascom)

Na última terça-feira (2), duas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano realizaram fiscalização para coibir criação de animais na zona urbana de Juazeiro (BA), após receberem denúncias. As fiscalizações aconteceram na comunidade de Rodeadouro e Bairro Antônio Guilhermino.

Nas localidades citadas, as esquipes encontraram criação indevida de porcos. “Demos o prazo de 15 dias para retirada dos animais dos locais. Aproveitamos para lembrar que animais como suínos, caprinos e ovinos não devem ser criados no perímetro urbano”, ressalta Hudson.

LEIA MAIS

Dia Mundial da Saúde: prefeitura de Petrolina realizará diversas ações gratuitas neste sábado

(Foto: Arquivo/SESAU)

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, promoverá no próximo sábado (6), diversas atividades voltadas à promoção de saúde e bem estar da população. O evento acontecerá de 8h às 12h, no Parque Josepha Coelho.

Serão oferecidos serviços como, massoterapia; auriculoterapia; ventosaterapia; fitoterapia; avaliação nutricional; pilates; zumba; circuito funcional; aferição de pressão arterial, além de orientações sobre hipertensão e diabéticos. O evento é aberto ao público e tem o objetivo de oferecer cuidados com o corpo e a mente.

“Nosso maior objetivo durante o evento é conscientizar a população sobre a importância de praticar exercícios físicos, de fazer uma boa alimentação, além de ter cuidados com a mente. Vale ressaltar que as pessoas que comparecerem ao evento devem usar roupas confortáveis e sapato fechado, como por exemplo, tênis”, ressalta a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorenna Ferraz.

Infraestrutura: Petrolina será beneficiada com obras resultantes de indicações do deputado Antonio Coelho

Atendendo demandas antigas da população de Petrolina, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM-PE) anunciou um pacote de obras que beneficiará a cidade no quesito infraestrutura. Entre as obras resultantes de indicações do deputado, e aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), ganha destaque a duplicação e implantação de um ciclovia na Rodovia PE-626.

De acordo com o projeto apresentado pelo parlamentar, com o objetivo de facilitar o deslocamento de moradores de diversas comunidades de Petrolina, a ciclovia terá extensão de 27 km, e será construída no trecho da PE-626 do bairro de Pedrinhas, seguindo aos povoados de Nova Descoberta, Bebedouro, interligando com a BR-428.

LEIA MAIS

Vereadores de Juazeiro aprovam projeto do executivo e autorizam contratação de empréstimo junto ao governo da Bahia

(Foto: Ascom)

A Câmara de Juazeiro discutiu, votou e aprovou na Ordem do Dia da Sessão Ordinária de ontem (2), o Projeto de Lei Nº 3.485/2019 enviado pelo Poder Executivo Municipal autorizando a contratação de crédito, oferecendo garantias, com a Agencia de Desenvolvimento do Estado da Bahia (DESENBAHIA), no montante de R$ 2 milhões. O objetivo é financiar a execução de obras e serviços de infraestrutura urbana e saneamento, através da aquisição de maquinas pesadas.

O presidente da Câmara, Alex Tanuri (PSL), disse que a cidade está crescendo e o empréstimo vai beneficiar toda a cidade: “É bom para Juazeiro, o governo está avançando. As obras vão chegar nos 60 bairros contando com os residenciais e os nove distritos e toda população será beneficiada”, comemorou.

O vereador, Gleidson Medrado (PSD), defendeu a aprovação do Projeto. “Com esse empréstimo o prefeito Paulo Bomfim vai comprar uma usina de asfalto para Juazeiro. Há 42 não se compra uma máquina no município. Vai beneficiar o povo de Juazeiro, o povo do interior”, pontuou.

LEIA MAIS

Em parceria com a prefeitura, ‘Feira do MEI’ vai impulsionar segmento de alimentos e bebidas em Petrolina

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina se reuniu com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para discutir a realização da ‘Feira do Microempreendedor Individual (MEI) 2019’. O evento será realizado em maio, em três polos: Recife que irá focar no segmento de salão de beleza; Caruaru com confecções e Petrolina com alimentos e bebidas.

O encontro contou com a presença do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito e do diretor-presidente da Agência do Empreendedor de Petrolina (AGE), Sebastião Amorim, que analisou um modelo ideal para o evento. Outra novidade é que além da ‘Feira do MEI’, será realizada ao mesmo tempo a Semana Nacional de Educação Financeira, com seminários e palestras. Os polos serão integrados e transmitirão, ao vivo, as atividades das outras cidades.

A ‘Feira do MEI’ é uma realização do SEBRAE com apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no residencial Vivendas II

(Foto: Ilustração)

Após recebimento de denúncia anônima, a equipe de investigação da 214ª DP, coordenada pelos delegados Daniel Moreira e Gregório Ribeiro, prendeu Glauber Gean Alves em flagrante na manhã de hoje (3), pela prática do crime de tráfico de drogas.

Segundo a denúncia, o imputado estaria comercializando substância entorpecente no residencial Vivendas II, rua G1, em Petrolina (PE). Após diligências, no local a equipe da Polícia Civil encontrou em posse do acusado, a quantidade de 638g de maconha envolvida em fita adesiva.

Ao ser questionado sobre a origem do entorpecente, o imputado relatou à equipe que comprava a droga em Juazeiro (BA) e comercializa no residencial Vivendas II. O imputado foi preso em flagrante e será apresentado à Audiência de Custódia na manhã desta quinta-feira (4), onde ficará à disposição da justiça.

Univasf divulga mais uma lista de Remanejamento do Sisu 2019

(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), divulgou ontem (2) a lista de candidatos convocados no 3º Remanejamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. Estes candidatos, que já realizaram a Confirmação da Permanência na Lista de Espera (CPLE) online, deverão fazer a matrícula nos cursos de graduação presenciais da instituição nesta sexta-feira (5).

A matrícula será efetuada presencialmente ou por meio de procuração, conforme estabelece a Portaria N˚ 09/2019, no campus onde o curso selecionado pelo candidato é ofertado (exceto os aprovados para os cursos ofertados nos campi de Petrolina e Juazeiro, cujas matrículas serão concentradas no Campus Sede, em Petrolina). As matrículas serão realizadas exclusivamente na sexta-feira (05), no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h.

LEIA MAIS

Juazeiro: barracas de fogos de artifício do bairro Piranga são transferidas para o João XXIII

(Foto: Ascom)

Na última terça-feira (2), as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano realizaram, em conjunto, o remanejamento das barracas de fogos localizadas no bairro Piranga em Juazeiro (BA).

De acordo com Marcos Leite, Supervisor de Ordenamento Urbano da SEMAURB, “o objetivo de retirar as barracas do local onde se encontravam é deixar o local liberado para a continuação das obras da Estação do Saber”.

A equipe do SAAE levou a patrulha mecanizada com patrol e caçambas, para retirar as barracas e fazer a limpeza do local. “Agora as barracas ficam, provisoriamente, logo depois da estação, ainda em frente ao bairro Piranga, mas já no espaço do Bairro João XXIII. Elas não atrapalham as obras e seus proprietários podem continuar a comercializar os produtos”, conclui Marcos Leite.