Na manhã desta sexta-feira (2), por volta das 11h, um carro-forte foi atacado por criminosos na BR-324, em Jacobina (BA). O caso ocorreu no entrocamento que dá acesso ao povoado de Itaitu. O grupo fortemente armado chegou em três veículos e cercou o carro-forte. Houve troca de tiros, e um dos vigilantes foi baleado na mão.
Segundo a Polícia Militar, para se proteger, os outros seguranças fugiram pelo matagal da região. O vigilante ferido foi levado para um hospital da região.
De acordo com informações preliminares, os bandidos fugiram em direção ao município de Capim Grosso (BA). Ainda não há informações se o bando conseguiu levar roubar alguma quantia. A PM faz rondas pela região para localizar o grupo.
Os candidatos que estão na disputa por uma vaga do concurso público da Guarda Civil Municipal de Petrolina, têm até hoje (2) para apresentar recursos sobre o resultado preliminar das provas objetivas aplicadas pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB). O resultado preliminar do concurso foi divulgado na noite da última quarta-feira (31).
Conforme o edital, no próximo dia 9 de agosto, será publicada a decisão dos recursos, o resultado definitivo das provas objetivas e a convocação para a próxima etapa do concurso. A prova de Aptidão Física será realizada ainda neste mês, no dia 28. Serão convocados apenas os candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva, até o limite estabelecido, que é de 5x o número de vagas.
Nesta sexta-feira (02), quem for fazer compras no Mercado do Produtor em Juazeiro (BA), vai encontrar o quilo da abóbora comum por R$ 1,20; o quilo da abobrinha sai por R$ 1,53; a caixa com 25 kg do aipim/macaxeira é vendida por R$ 40,00 e o quilo da goiaba sai por R$ 1,75.
Clique aqui e confira a cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto municipal.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou ontem (30), na Comunidade de Barrinha da Conceição, mais uma atividade do ‘Julho das Pretas’. Com o tema ‘Ser mulher quilombola na resistência para combater a invisibilidade’, uma roda de conversas reuniu mulheres da comunidade relatando suas histórias de vida.
A professora Márcia Guena iniciou o evento apresentando dados sobre as condições de vida das mulheres negras no Brasil. “Apesar dos índices, as jovens têm mostrado resistência e estão conseguindo ocupar lugares em diversas áreas como cinema, música, literatura e produção científica”, informou.
Na oportunidade foram ouvidas histórias como a de Dona Benedita dos Santos e a sua luta para levantar a igreja da comunidade, a vida de devoção de Dona Ovídia Izabel e a trajetória de dona Rita dos Santos moradora da comunidade de Lagoinha que se orgulha de ter incentivado os dois filhos na formação profissional. “Formei meus dois filhos vendendo beiju e hoje um deles será o primeiro da família a fazer um mestrado”, disse.
Dados da edição 2018 do Censo Escolar apontam que, de cada 100 alunos brasileiros matriculados em escolas públicas municipais e estaduais, 22 estão em situação de distorção idade-série. O atraso escolar foi o tema central do 1º Seminário Trajetória de Sucesso Escolar realizado na última terça-feira (30), pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina.
O evento realizado no auditório da secretaria reuniu representantes da Rede Municipal de Ensino; Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Vara da Infância; Gerência Regional de Educação (GRE); Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Petrolina (NUCA) e representante do Selo Unicef. O encontro contou ainda com a presença do Prof. Dr. Edmerson Santos Reis, que ministrou aos presentes uma palestra com a temática: “Currículo, identidade e superação da evasão escolar”.
De 5 a 30 de agosto, Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, irá intensificar as ações de vacinação antirrábica de cães e gatos no município, com um posto de vacinação fixo.
A SESAU esclarece que tal ação se torna importante devido à necessidade de medidas profiláticas, em prol destes animais, visto que recentemente o município registrou casos positivos de raiva animal.
O governo federal publicou edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta terça-feira (30), que distribui entre os órgãos do Executivo o contingenciamento de R$ 1,442 bilhão anunciado na semana passada.
O ministério mais atingido foi o da Cidadania, que teve mais R$ 619,166 milhões congelados. No total, a pasta tem contingenciados R$ 1,3 bilhão de um orçamento total de R$ 4,9 bilhões no ano.
Em seguida, mais uma vez, a pasta da Educação, com R$ 348,471 milhões contingenciados. O ministério tem R$ 6,1 bilhões contingenciados de um orçamento de R$ 25 bilhões – os cortes na Educação foram alvos de protestos no início do ano.
Os empreendedores que já comandam negócios no mercado sabem que negociar com clientes, fornecedores, sócios, colaboradores e parceiros é um processo rotineiro do universo empresarial, mas nem sempre fácil. E para lidar melhor com isso, o Sebrae realiza nesta quinta-feira (1º), das 8h30 às 16h30, na agência da instituição, a oficina de Negociação Empresarial. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pela internet.
Durante a programação, o empresário passa por uma metodologia para entender os diversos perfis de negociadores e como ele próprio se coloca nessas situações. O gestor de atendimento do Sebrae em Juazeiro, Carlos Robério Araújo, explica que a proposta da capacitação:
“O objetivo é que o empresário descubra uma perfeita imagem do seu perfil de negociador, sabendo das suas potencialidades, pontos fracos e oportunidades de melhorias. Todas as atividades são voltadas para o desenvolvimento das habilidades de negociação do próprio participante”, frisa.
Outras informações sobre a capacitação podem ser obtidas na agência do Sebrae em Juazeiro, localizada na Rua Coronel João Evangelista (Rua da 28), Centro, ou pelo telefone (74) 3612 0827.
O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas, a nomeação das profissionais que irão chefiar as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado pelos próximos dois anos. Acompanhado da vice-governadora Luciana Santos, do secretário estadual de Saúde André Longo, de deputados estaduais e outras autoridades, o chefe do Executivo defendeu o diálogo como forma de ajudar a desenvolver a saúde pública em Pernambuco que, considera um grande desafio, principalmente no momento difícil por que passa o País.
“As gerências, com essa nova formação – algumas que já vêm lá de trás, outras estão assumindo agora – vão ter o desafio de ajudar mais, de estar mais presentes, de ouvir, principalmente em cada regional, de buscar alternativas a partir desse processo de escuta, transparência, de conversa, de atendimento, para saber onde a gente pode aperfeiçoar e ter uma condição melhor”, afirmou Paulo Câmara.
As aprovadas foram escolhidas em uma seleção pública simplificada, realizada em duas etapas: na primeira foi feita a análise curricular e de um plano de gestão para a Geres, e na segunda, por meio de entrevistas. Das 12 novas gerentes, oito já ocupavam o cargo e permanecem, por terem obtido a maior pontuação na seleção. As outras quatro são novatas, das Geres do Recife, Limoeiro, Palmares e Caruaru.
Há alguns anos, Marcia Borges atua como protetora de animais em Petrolina e região. As ações desempenhadas por voluntários que defendem a causa de proteção animal, são as mais diversas, desde o acolhimento de bichos abandonados à castração.
Em Petrolina, o número de animais que vivem nas ruas é significativo, e crescente. Pensando nisso, Marcia resolveu criar o projeto “Oxente- Castre e alimente um bixin abandonado”, com o intuito de conscientizar a população sobre a castração dos animais, que deve ser de responsabilidade dos tutores, bem como facilitar o acesso ao procedimento.
“As clínicas cobram R$ 350 pela castração de uma gata, a castração de uma cadela pode chegar até R$ 850, e a gente fechou uma parceria com clínicas de Petrolina e Juazeiro, onde os veterinários fazem as castrações cobrando apenas o material. Gato e gata fica R$ 100,00; cachorro e cadela fica entre R$ 130 e R$ 200, dependendo do peso”, explica Marcia, sobre como funciona o projeto.
Neste domingo (4), o Juá Garden Shopping, em parceria com o Cinemark, e apoio da Clínica Médica Terapêutica Liame, realizará uma sessão de cinema especialmente, voltada para pessoas com Transtorno do Espetro do Autismo (TEA).
O momento é uma realização da “Sessão Azul”, organização de sessões de cinema voltadas para pessoas com TEA e seus familiares, que tem como diferencial, proporcionar um ambiente customizado que torna confortável a experiência de ir ao cinema.
A conquista foi alcançada por meio de uma campanha feita nas redes sociais, iniciada por Vanessa Kikuti, mãe do Benjamin. Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, ela relatou as dificuldades enfrentadas no dia a dia, além de ressaltar a importância da Sessão inclusiva.
“Eu tenho um filho com transtorno do Espectro Autista, ele tem três anos, a gente já tentou levar ele várias vezes para o cinema, e ele tem uma dificuldade de ficar por que o som é muito alto, o lugar é muito escuro, e isso faz com que ele se agite, e isso faz com que eles queiram levantar, e incomoda as pessoas no cinema. Infelizmente a sociedade ainda precisa crescer em relação a isso, aceitar as pessoas atípicas como iguais e trazer pra perto e deixar participar sem que a gente se constranja”, ressaltou Kikuti.
A sessão é aberta ao público e acontecerá às 11h, crianças e acompanhantes pagam meia-entrada. O filme a ser exibido é “O Rei Leão”. Vale ressaltar que profissionais da Clínica LIAME estarão no local para auxiliar as famílias em casos de necessidade. O Juá Garden Shopping fica localizado na Rodovia Lomanto Júnior, km 06, Juazeiro (BA).
A conquista para a região do Vale do São Francisco foi além, a cada dois meses o Juá Garden Shopping realizará a Sessão Azul.
Na tarde desta quarta-feira (31), por volta das 15h, um homem foi morto a tiros no bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro (BA).
Segundo informações preliminares, o crime aconteceu na Rua B do referido bairro. Ainda não se sabe a motivação, nem a autoria do crime.
O corpo do homem identificado como “Almir”, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro para a realização do procedimentos de praxe.
Nos últimos dias, os grupos de WhatsApp da região foram tomados por uma anúncio falso que promete vagas de emprego em obras de uma suposta duplicação da “Rodovia BR Petrolina ao Vivendas”. O informativo fraudulento apresenta mais de 20 vagas nas áreas de auxiliar administrativo, operador de trator, auxiliar de escritório, copeira, auxiliar de produção, técnico em enfermagem, eletricista, entre outras.
A equipe de Produção do Blog Waldiney Passos apurou o conteúdo do anúncio e verificou que a empresa “A GG Construtora” é inexistente, o endereço de e-mail disponibilizado é inválido, e o número de celular disponível para contatos, pertence à uma pessoa que afirma desconhecer a empresa.
Em nota divulgada na tarde de hoje (31), a Prefeitura Municipal de Petrolina alerta a população: “Para evitar qualquer tipo de constrangimento, a prefeitura esclarece que trata-se de um anúncio falso que deve ser descartado por quem o receba. A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) reforça ainda que todos os processos seletivos verdadeiros são comunicados nas páginas oficiais nas redes sociais da prefeitura e orienta que a comunidade não forneça qualquer tipo de dado pessoal”, conclui a nota.
Uma parceria do poder público e a iniciativa privada começou a ser desenhada para garantir educação em tempo integral a milhares de alunos de escolas públicas. A Prefeitura de Petrolina (PE)iniciou a captação de recursos junto à instituições para melhorar o ensino na rede municipal. A primeira entidade a fechar parceria foi o Sicredi Vale do São Francisco, que disponibilizou o valor de R$ 48 mil para custear parte das ações ligadas ao ensino em tempo integral.
A formalização da aliança foi assinada pelo prefeito Miguel Coelho com representantes da cooperativa. Os recursos serão aplicados para a implantação de metodologia aplicada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), empregando laboratórios e outras práticas para melhorar o aprendizado das crianças nas aulas em tempo integral.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chega aos 45 anos de existência. A cerimônia de aniversário foi realizada ontem(30), na sede da empresa em Brasília, com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, e da secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR e presidente do Conselho de Administração da Codevasf, Adriana Melo, entre outras autoridades. O diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Sérgio Costa, atualmente respondendo pela Presidência da empresa, conduziu o evento acompanhado de diretores e gerentes-executivos.
A Codevasf, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Por meio de execução direta ou mediante parcerias, a empresa executa obras e ações voltadas ao desenvolvimento por meio da implantação de projetos de irrigação, revitalização de bacias hidrográficas, oferta de água para consumo humano e animal, apoio a arranjos produtivos e obras de infraestrutura hídrica. A empresa também atuará como Operadora Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf)).
Sérgio Costa destacou a atuação da Codevasf como agente de transformação. “Há décadas implantamos estruturas de irrigação que empregam dezenas de milhares de pessoas. Essas estruturas geram oportunidades e riqueza. Apenas em 2018, os projetos de irrigação implantados ou mantidos pela Companhia na bacia do São Francisco alcançaram valor bruto de produção de R$ 2,7 bilhões – foram produzidas 3,8 milhões de toneladas de itens agrícolas”, disse.