Faculdade Senac prorroga prazo de inscrições para seleção de professores em Petrolina

A Faculdade Senac prorrogou o prazo de inscrições para o processo seletivo de professores para o curso superior de Tecnologia em Gastronomia da Unidade Petrolina. As inscrições podem ser feitas por e-mail até sexta-feira (8). Os interessados devem estar aptos a exercer a função de professor, para ministrar aulas no período noturno e ou diurno nos horários estabelecidos pela Gerência Acadêmica/Direção da Faculdade.

Para concorrer, os candidatos deverão ter título de especialista, mestre ou doutor. Serão considerados fatores de preferência curso superior tecnológico na área ou em área afim. A primeira fase da seleção será composta por uma avaliação curricular de caráter eliminatório. Para participar, os interessados deverão enviar Curriculum lattes atualizado e comprovado, contendo a relação dos títulos acadêmicos, relação de experiência profissional, atividades de magistério superior e realizações científicas, técnicas, culturais, humanísticas ou artísticas, para o e-mail [email protected], até às 23h59 de sexta-feira (8).

Aqueles que preencherem os requisitos mínimos exigidos na avaliação do curriculum lattes, após entrevista, participarão de seleção que será composta de avaliação escrita elaborada sobre tema relevante pertinente ao curso com duração de 10 minutos; e uma avaliação didático-pedagógica que constará de aula expositiva com duração de 20 minutos. Para avaliação, o candidato terá prévio conhecimento dos temas específicos da disciplina, sorteados dentre os elencados no ementário para realização da avaliação. A prova didático-pedagógica, bem como a entrevista, serão classificatórias. O edital completo da seleção para professores está disponível no site do Senac-PE.

Prefeitura de Petrolina realiza reparo em poste que animais foram eletrocutados

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Após a morte de dois jumentos, ocorrida no bairro Dom Avelar, em Petrolina (PE), a prefeitura municipal realizou reparos no poste de iluminação. A suspeita é de que os animais tenham sido vítimas de descarga elétrica.

LEIA TAMBÉM

“Poderia ser qualquer um da gente”, diz morador que encontrou jumentos mortos no bairro Dom Avelar

Em nota enviada ao Blog Waldiney Passos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclareceu que a rede de iluminação pública, bem como as estruturas que compõem o sistema, são de responsabilidade da administração municipal. A empresa informou ainda que, “visando a segurança da população, enviou uma equipe ao local, eliminando o risco com a eletricidade.”

Assim que recebeu a demanda, a Prefeitura de Petrolina “encaminhou uma equipe para o local da antiga Quadra do Dom Avelar, onde realizou os devidos reparos.”

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra), as demandas referentes a iluminação pública devem ser encaminhadas para a Central de Iluminação do Mais Luz pelo telefone 87 3862-2993.

Morador denuncia acúmulo de lixo no Residencial Mairi, em Juazeiro

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Moradores do Residencial Mairi, em Juazeiro (BA), estão revoltados com o acúmulo de lixo, no espaço reservado para a coleta dos resíduos do conjunto habitacional. Por meio das redes sociais, um morador denunciou a situação e cobra providências.

“Olha a situação desse lixo, isso traz doença para as crianças, para a população, não tem uma pessoa responsável por isso não? Vamos ajeitar isso aí”, diz o morador.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a prefeitura, para saber a causa do acúmulo de lixo, bem como a previsão para a coleta dos resíduos. Até o momento não obtivemos resposta.

Juazeiro: Atakadão Atakarejo estuda possibilidade de comprar frutas produzidas no distrito de Maniçoba

(Foto: Ascom)

O proprietário do Atakadão Atakarejo, Teobaldo Costa, visitou, nesta segunda-feira (4), o distrito de Irrigação de Maniçoba, localizado na zona rural de Juazeiro (BA). A visita foi acompanhada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, e o deputado estadual Zó (PCdoB), o vereador Reinaldo Sabino, o diretor-presidente da AMA Agnaldo Meira e o superintendente da ADEAP Jefferson Gonçalves.

Com o intuito de apresentar as potencialidades do local, a secretária explicou que o grupo atacadista está estudando possibilidades de adquirir frutas produzidas no distrito de irrigação para serem revendidos em seus centros comerciais. “Sabemos do grande potencial que os nossos distritos irrigados possuem e hoje fomos convidados para acompanhar esse importante momento que pode resultar numa forte geração de renda para o nosso município”, disse.

O Atakadão Atakarejo é uma empresa baiana, presente em Salvador e região metropolitana, com um total de 16 lojas. “Hoje estamos aqui para conhecer toda a potencialidade do distrito de irrigação de Maniçoba. A priori queremos comprar as frutas produzidas aqui para comercializar nos nossos pontos comerciais, mas nosso propósito é que futuramente possamos instalar uma filial do Atakarejo no município de Juazeiro”, explicou Teobaldo.

LEIA MAIS

Dois garotos são encontrados mortos no povoado de Pedro Baiano, em Petrolina

Corpos de dois garotos foram encontrados, na tarde desta terça-feira (5), na localidade de Pedro Baiano, zona rural de Petrolina (PE).

A informação foi confirmada pelo delegado Gabriel Sapucaia, da Delegacia de Homicídios. De acordo com a autoridade policial, os corpos ainda não foram identificados, as vítimas, segundo a Polícia Civil, são menores.

Os meninos foram vítimas de arma de fogo. A motivação e autoria do crime são desconhecidas. A Polícia investiga o caso.

Meninos desaparecidos

Dois meninos, residentes em Juazeiro (BA), estão desaparecidos desde a manhã de ontem (4). Segundo informações preliminares, os garotos saíram com destino à região do Salitre, e até então, não se tem mais notícias do paredeiro deles.

Notícias que circulam nas redes sociais dão conta que os corpos encontrados são os garotos que estavam desaparecidos. No entanto, a Polícia Civil não confirma essa informação, e afirma que os corpos ainda não foram identificados. O Blog Waldiney Passos segue acompanhando o caso.

Veículo roubado nas proximidades do aterro sanitário de Juazeiro é recuperado em Sobradinho

(Foto: Divulgação/96ª CIPM)

Na tarde da última segunda-feira (4), por volta das 16h, um taxista foi vítima de assalto na BA-210, próximo ao aterro sanitário de Juazeiro (BA). Durante a ação, o criminoso levou o veículo FIAT/Uno, de cor branca, placa JSA 9000.

Segundo informações da 96ª CIPM, o acusado ainda não identificado, contratou a corrida de táxi saindo da rodoviária de Juazeiro com destino ao Salitre, antes de chegar ao destino combinado, o criminoso atacou o motorista com spray de pimenta no rosto, forçando-o parar e sair do carro. Em seguida, o assaltante assumiu a direção do veículo e tomou destino ignorado.

Por volta das 22h de ontem, após informações de populares, o carro foi localizado abandonado na Quadra S 13, Rua 03, Vila São Joaquim, município de Sobradinho (BA) pela guarnição do PETO 96. O veículo foi removido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Sobradinho.

Nova diretoria da Acosap é empossada nesta segunda-feira

A nova diretoria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina (Acosap) tomou posse, nesta terça-feira, 5 de novembro, data em que a Acosap completa 26 anos de fundação. O evento foi prestigiado pelo Agentes Comunitários, autoridades e sociedade em geral.

LEIA TAMBÉM

Manoel da Acosap tem vitória expressiva em votação da Acosap

Emocionada, a ex-presidente Elizate de Souza, agradeceu o empenho dos colegas e reafirmou seu compromisso em busca de melhorias para a categoria. “Foi um prazer servir a Acosap […]. Neste dia quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar a frente desta categoria guerreira, obrigada pelo empenho e pelo compromisso, juntos fazemos parte desta história. A Acosap hoje faz 26 anos de fundação, onde o nosso maior patrimônio é você ACS. Nesses longos já realizamos várias conquistas, mas não vamos parar nunca, pois somos ACS e não desistimos nunca”, disse.

LEIA MAIS

Agrovale conquista selo e prêmio estadual de Boas Práticas de Aprendizagem Profissional

(Foto: Divulgação)

A Agrovale recebe nesta terça-feira (5), em Salvador (BA), duas importantes condecorações. O Prêmio Reconhecimento das Boas Práticas da Aprendizagem Profissional, concedido pelo Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional – FOBAP e o Selo das Boas Práticas da Aprendizagem Profissional conferido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-BA. A solenidade de entrega acontece no Teatro Castro Alves durante a III Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia.

Escolhida entre empresas selecionadas em todo Estado, a Agrovale vem desenvolvendo um projeto de qualificação profissional onde os funcionários e colaboradores são incentivados na busca constante de aprendizagem e de autodesenvolvimento. De acordo com a gestora de Recursos Humanos (RH) da Agrovale, Roberta Santos, a conquista do prêmio e do selo é o resultado do trabalho diário de uma equipe dedicada e bastante afinada.

LEIA MAIS

Em visita a Petrolina, estudantes e professores da Guiana Francesa conhecem Jardim Sensorial no Parque Josepha Coelho 

(Foto: Ascom/PMP)

O Jardim Sensorial, no Parque Josepha Coelho, se tornou um grande atrativo não só para os petrolinenses. O espaço que vem contribuindo com a inclusão de pessoas com deficiência também despertou encanto em estudantes e professores da Guiana Francesa que visitaram a cidade na última semana.

A visita foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e a faculdade Liceu Agrícola Matiti, na Guiana Francesa, que prevê a realização de visitas técnicas e trocas de conhecimentos na área agrícola. Acompanhados pelo coordenador de Assuntos Internacionais do IF Sertão, Marcos Masutti, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer o Viveiro Municipal; técnicas de plantio; Jardim Sensorial e o Transforma Petrolina.

LEIA MAIS

Bombas de combustíveis terão certificação digital a partir de dezembro

(Foto: Ilustração)

A partir de dezembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, só vai aprovar modelos de bombas medidoras de combustíveis líquidos (gasolina, diesel e etanol) que tenham certificação digital. O objetivo é coibir a ocorrência de fraudes no abastecimento ao consumidor final. A informação foi dada hoje (4) pelo chefe do Setor de Medição de Fluidos do instituto, Edisio Alves Júnior.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina leva mutirão de limpeza para três bairros esta semana; confira o cronograma

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina segue com o cronograma de reparos e manutenção em mais de 15 bairros no município. Esta semana, as equipes de serviços públicos estarão atuando, principalmente, nas comunidades da Vila Eduardo, São José e Jardim Guanabara com mutirões do programa ‘Cidade Mais Limpa’.

No bairro Vila Eduardo, serão mais de 30 trabalhadores realizando serviços de pintura de meio-fio, capina, raspagem, varrição e poda de árvore. Além dos mutirões, o programa continua com a limpeza de canais e praças, e a prefeitura convida os moradores a se comprometerem também com sua parte.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro desenvolve atividades em alusão ao Novembro Azul

(Foto: Ascom)

Novembro Azul é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. As estimativas apontaram mais de 68 mil novos casos da enfermidade em 2018.

Para intensificar as ações em alusão ao Novembro Azul, profissionais do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) realizaram nesta segunda-feira (4), atividades lúdicas com orientações sobre o exame para detecção do câncer de próstata que deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, mas antes disso o homem já pode se consultar com um urologista, visto que, há um grupo de risco em que o tumor é identificado mais cedo e que precisa iniciar o rastreio a partir dos 45 anos.

LEIA MAIS

SEMAURB interrompe eventos realizados na zona rural de Juazeiro sem autorização 

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizou, na última sexta-feira (1), em conjunto com a 74ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, operação de combate à poluição sonora e perturbação do sossego público no distrito de Maniçoba, mais precisamente nos povoados de Jatobá, Conchas e Maniçoba Velha.

Durante a visita a fiscalização orientou os proprietários dos estabelecimentos sobre as leis municipais de ordem e sossego público. Durante a abordagem foi constatada a execução de um evento no povoado de Conchas que acontecia sem autorização municipal, já no povoado de Pontal em Itamotinga um estabelecimento foi autuado por funcionar sem alvará e promover perturbação do sossego público. Os dois tiveram suas atividades encerradas.

De acordo com informações da SEMAURB, qualquer evento precisa de prévia solicitação à secretaria e as solicitações podem ser entregues na segunda e terça-feira. A partir da quarta são realizadas visitas aos locais dos eventos para verificar qual o impacto para a vizinhança e testes sonoros. Todos esses cuidados são para resguardar o sossego dos demais moradores.

LEIA MAIS

Instituto de Olhos realizará mutirão de consultas para crianças em Petrolina; saiba como fazer o cadastramento

(Foto: Internet)

O Instituto de Olhos Vale do São Francisco realizará, no próximo sábado (9), a partir das 7h, o ‘3º Mutirão Veja com os Olhos do Coração’, na Unidade do River Shopping, em Petrolina (PE). Para o mutirão, estão previstos 180 atendimentos para crianças, de forma completamente gratuita.

As crianças serão indicadas por entidades de proteção a crianças carentes do município. Além da consulta, as crianças que forem diagnosticadas com algum grau de erro de refração, receberão a doação dos seus óculos.

Além das crianças indicadas pelas entidades credenciadas, o Instituto vai atender mais 50 crianças oriundas de escolas públicas. Para garantir o atendimento, os responsáveis devem fazer o agendamento pelo call center (87) 3024-9400, e no dia do atendimento o paciente deverá comparecer com seus documentos pessoais e comprovação de que estuda em escola pública.

Paulo Afonso: Policlínica Regional seleciona médicos até sexta-feira

Salários podem chegar a R$ 5 mil (Foto: Ascom/Sesab)

A Policlínica Regional de Paulo Afonso (BA) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado que busca preencher vagas para médico em diversas especialidades. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (8), via email ou presencialmente na unidade.

Os candidatos que optarem pela inscrição online devem encaminhar currículo para [email protected]. Há vagas para profissionais Anestesiologista, Angiologista, Cardiologista (áreas de Ergometria e Ecocardiografia), Gastroenterologista, Mastologista, Ultrassonografia Geral, Radiologia (diagnóstico por imagem), Ginecologista e Obstetra, Neurologista, Reumatologista, Médico Infectologista, Colonoscopia, Otorrinolaringologista e Urologista.

Os salários variam entre R$ 3 mil a R$ 5 mil. Confira o edital completo com os pré-requisitos, remuneração e carga horária de trabalho.