Abastecimento somente será normalizado ao final da tarde, afirma Compesa

Problema elétrico deixou moradores sem água no Natal (Foto: Ilustração)

Depois de passarem o feriado de Natal sem água nas torneiras, os petrolinenses ainda terão que esperar mais um pouco para poderem realizar suas atividades domésticas. Isso porque, em nova nota encaminhada à imprensa, a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) informou que as intervenções serão concluídas às 18h dessa quinta-feira (26).

LEIA TAMBÉM:

Curto-circuito causou falta de água em Petrolina nesta quarta, segundo Compesa

Um curto-circuito deixou diversos bairros sem água na quarta-feira. A previsão inicial era de que as equipes da Compesa conseguissem realizar o reparo pela manhã de hoje. O abastecimento será normalizado de forma gradativa.

Enquanto isso, os seguintes bairros estão sem água:

LEIA MAIS

Festival Internacional da Sanfona começa nesta quarta-feira; inscrições para workshops continuam abertas

A sexta edição do Festival Internacional da Sanfona começa nesta quinta-feira (26) e vai até o próximo dia 28. O evento acontece em Juazeiro (BA), e durante a programação, os amantes da sanfona vão poder participar de workshops.

Estão sendo ofertados três workshops, com 50 vagas cada. O momento de aprendizado ocorrerá sempre às 15h, na Sala Multiuso, no Centro de Cultura João Gilberto. As inscrições ainda estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas através do site do Festival. Qualquer pessoa pode participar.

Na quinta- feira (26), o workshop Por Dentro do Fole – com Fernando Ávila. Na sexta-feira (27), será a vez do tema: Como nasceu o acordeon? Piano dos pobres ou órgão dos ricos? – com Olivier Forel & Danilo Cruce e no sábado (28), Acordeon & Tecnologia – com Petar Maric.

Bolsonaro sanciona projeto anticrime com 25 vetos

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto lei conhecido como pacote anticrime. O despacho foi publicado na noite de ontem (24), em edição extra do Diário Oficial da União. Houve 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso.

O pacote reúne parte da proposta apresentada no início deste ano pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e trechos do texto elaborado pela comissão de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

LEIA MAIS

Para fortalecer turismo de Petrolina, prefeitura investe cerca de R$ 4 milhões em obras 

(Foto: Ascom/PMP)

Conhecida nacionalmente por ser polo de agronegócios, Petrolina (PE) também se destaca pelas belezas naturais proporcionadas pelo Velho Chico, além de boa infraestrutura e organização. Em 2019, a prefeitura municipal fez diversos investimentos no setor de turismo, para proporcionar melhores experiências aos visitantes e, também, atrair um público que venha a passeio.

A obra de requalificação da Orla 1, principal cartão postal da cidade, que está em andamento é um exemplo. Com o investimento superior a R$ 2 milhões, o projeto inclui a troca do piso por intertravado, ciclovia, sinalização, arborização, instalação de banheiro público e parques infantis. Outro equipamento importante para o turismo é a Oficina do Artesão Mestre Quincas. O local também está sendo reformado e ampliado, para oferecer melhores condições de trabalho aos artesãos, além de ser mais atrativa aos turistas e à população petrolinense. O orçamento previsto para obra é R$ 800 mil.

LEIA MAIS

Papa Francisco pede esperança às nações americanas em ‘agitação social e política’

(Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (25), o papa Francisco pediu “esperança para todo o continente americano, onde várias nações estão passando por um período de agitação social e política”, durante sua tradicional mensagem de bênção “Urbi et orbi”, através de sua tradicional mensagem de Natal.

Na Praça São Pedro de Roma, o pontífice lançou palavras específicas para a Venezuela, pedindo que “o pequeno Menino de Belém anime o amado povo venezuelano” e que receba “a ajuda de que precisa”.

Francisco também elogiou “os esforços daqueles que lutam para alcançar a justiça e a reconciliação, e se esforçam para superar as várias crises e as inúmeras formas de pobreza que ofendem a dignidade de cada pessoa”.

LEIA MAIS

Juazeiro registra homicídio na véspera de Natal

(Foto: Ilustração)

Um homem foi morto a tiros, na noite desta terça-feira (24), véspera de Natal, no distrito de Mandacaru II, zona rural de Juazeiro (BA).

De acordo com informações do Instituto Médico Legal (IML), a vítima ainda não identificada, não portava documentos e até o momento não foi localizado nenhum familiar.

Segundo informações de testemunhas, o homem era conhecido popularmente como “Negão”. Ainda não se sabe a motivação do crime. A autoria do sinistro é desconhecida. A Polícia investiga o caso.

Produtores têm até a próxima segunda-feira para aderir ao Refis Rural

(Foto: Internet)

Os produtores com prestações do crédito rural em atraso têm até a próxima segunda-feira (30) para pedir o desconto da dívida transferida para a União, desde que o débito não esteja inscrito em dívida ativa. A renegociação faz parte do Programa de Regularização Tributária Rural, também conhecido como Refis Rural.

Os procedimentos para adesão ao programa foram regulamentados por uma portaria editada em setembro pela Advocacia-Geral da União (AGU). Os pedidos de adesão aos benefícios deverão ser feitos pelo próprio devedor ou seu representante legal nos órgãos da Procuradoria-Geral da União (PGU) ou no processo judicial que estiver em tramitação para cobrança da dívida.

O procedimento vale para liquidação de dívidas de operação de crédito rural em execução pela PGU. O desconto será aplicado de forma progressiva, conforme o valor consolidado da dívida em execução. Quanto maior o débito, menor o desconto percentual sobre a faixa de endividamento. A redução começará em 95% para dívidas de até R$ 15 mil e cairá para 60% sobre o débito que exceder R$ 1 milhão.

LEIA MAIS

Pedido de benefício do INSS terá novas mudanças em 2020

A segunda parcela do bônus está programada para ser paga em novembro, como ocorreu em anos anteriores. (Foto; Blog Waldiney Passos)

A forma como os brasileiros pedem benefícios da Previdência passou por mudanças em 2019. A mais importante delas é que solicitações feitas diretamente nas agências de atendimento deram lugar a requerimentos eletrônicos pela internet ou por telefone, sem a necessidade de agendar uma ida ao local.

Dos 96 serviços oferecidos pelo órgão, 90 passaram a ser solicitados diretamente pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS ou por telefone, na Central 135. Em 2020, o ainda recente sistema de atendimento a distância passará por novas mudanças.

A reforma da Previdência exigirá adaptações para amparar trabalhadores que utilizarão os canais de acesso ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para planejar suas aposentadorias em meio ao emaranhado de regras de transição que foram acrescentadas à já complicada legislação previdenciária do país.

LEIA MAIS

“Operação Fim de Ano”: CSTT E SEMAURB ampliam segurança e intensificam combate ao transporte irregular e poluição sonora em Juazeiro

(Foto: Ascom)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) lançaram, na última sexta-feira (20),  a “Operação Fim de Ano” com o objetivo de ampliar a segurança, intensificar o combate ao transporte irregular, poluição sonora e a perturbação do sossego público.

“De 20 a 31 de dezembro estaremos diariamente realizando blitzes e patrulhamento na área bancária, nos calçadões e Terminal de ônibus. À noite iremos percorrer bairros e residenciais para que todos possam desfrutar desse período festivo com paz e segurança”, destacou o inspetor-chefe da Guarda Municipal Israel Marcos.

LEIA MAIS

Idosos atendidos pela prefeitura comemoram atividades realizadas durante o ano de 2019 em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

O encerramento das ações do ano de 2019 dos Centros de Convivência dos Idosos de Petrolina, equipamentos vinculados à prefeitura foi marcado por muita emoção. Diversos idosos dos CCI’s Vô Pulú; Rio Jordão e Mimi Cruz, familiares e equipes de trabalho se reuniram na última sexta-feira (20) para celebrar as atividades realizadas por eles durante o ano.

O evento contou com a participação da Philarmônica 21 de Setembro que encantou todos os presentes com apresentações de canções natalinas e uma emocionante versão da ‘Ave Maria’. Os idosos que fazem parte do Pastoril também se apresentaram aos demais colegas, tornando o dia ainda mais emocionante.

“É uma alegria sem igual ver que fazemos a diferença na vida destes idosos. Aqui eles realizam diversas atividades, dançam, fazem oficinas, cursos, e a gente acaba virando uma grande família. Ano que vem estaremos novamente juntos, valorizando-os e aprendendo também com suas experiências de vida”, declara a secretária executiva de Atenção à Pessoa Idosa, Ana Carolina Freitas.

Aniversário de 15 anos do CIAM é celebrado com festa em Juazeiro

(Foto: Ascom)

Uma solenidade com direito a benção religiosa, música ao vivo, bolo, parabéns e muita animação, marcou a comemoração dos 15 anos de implantação do Centro Integrado de Atendimento a Mulher de Juazeiro – CIAM, na última segunda-feira (23). O evento realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) aconteceu na sede do equipamento, localizado à Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro.

A comemoração reuniu diversas lideranças e autoridades locais focadas na defesa dos direitos da mulher. No seu discurso, a Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, agradeceu ao prefeito Paulo Bomfim pela oportunidade de estar à frente da secretaria e fazer parte desse momento tão importante na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres. “O momento é de agradecer ao nosso prefeito por investir no desenvolvimento das políticas públicas sociais de forma geral e principalmente no que diz respeito à defesa da mulher e a todos que construíram esses 15 anos de lutas, história e conquistas”, destacou a secretária Cida Gama.

Para a Tenente da PM/BA Ana Maria que participou da solenidade representando a Ronda Maria da Penha, os 15 anos do CIAM representam um legado de conquistas para a rede de enfrentamento contra a violência à mulher. “Ver um equipamento como o CIAM completar 15 anos de existência é uma alegria muito grande. O Centro é um elo muito forte na rede de proteção à mulher, pois é nele que elas recebem todo o encaminhamento e apoio social necessário em momentos críticos. Parabéns a todos que fazem do CIAM um sucesso”, disse a Tenente.

LEIA MAIS

Feriado de Natal será de Sol em Petrolina; confira a previsão do tempo

(Foto: Internet)

A previsão é de Sol e altas temperaturas para esta quarta-feira (25), em Petrolina (PE). Segundo informações do Instituto Climatempo, o feriado de Natal será de Sol com algumas nuvens, sem possibilidade de chuva.

Para quem gosta de aproveitar as belezas naturais da cidade, como as ilhas banhadas pelo Rio São Francisco, o clima estará favorável. As temperaturas variam entre a mínima de 27° e máxima de 34°.

Prefeitura de  Petrolina intensifica limpeza e serviços de iluminação para a chegada de 2020

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina tem intensificado as atividades referentes aos serviços públicos no Centro da cidade.  Ruas, praças, canais e iluminação são algumas das ações que estão sendo feitas para receber o novo ano.

Esta semana, o programa “Cidade Mais Limpa” intensificará a limpeza dos bairros Vila Eduardo e Maria Auxiliadora, como também realizando a manutenção da limpeza da margem do rio na retirada de sujeira e plantas aquáticas. Já a limpeza dos canais será feita nas Avenidas da Integração e Monsenhor Ângelo Sampaio, como também os canais pluviais do São José.

LEIA MAIS

Divulgado calendário de pagamento do IPVA 2020 em Pernambuco; confira as datas

(Foto: Ilustração)

O governo de Pernambuco divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano de 2020, nesta quarta-feira (24). Em relação a 2019, o imposto terá redução média de 3,47% em 2020. Os carnês para efetuação do pagamento serão enviados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) a partir de janeiro ou poderão ser acessados no site do órgão.

O percentual é calculado conforme a variação de preços de mercado estipulada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), entre setembro e outubro de 2018 e setembro e outubro de 2019, além da composição da frota de veículos tributáveis de Pernambuco em setembro de 2019. No caso dos automóveis, foi registrada uma queda de 3,99%, enquanto que os ônibus/micro-ônibus tiveram uma depreciação de 4,15%.

O governo informou que os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, em fevereiro, terão um desconto de 7%. Já os que decidirem pelo parcelamento em até três cotas irão pagar a primeira prestação também em fevereiro e quitar o IPVA nos meses subsequentes, com a última parcela em abril. As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa dos veículos.

LEIA MAIS

Léo Santana e Bell Marques são atrações confirmadas no Carnaval de Juazeiro 2020

(Foto: arquivo)

O Carnaval de Juazeiro 2020 que acontecerá de 7 a 9 de fevereiro, foi lançado na noite desta segunda-feira (23), pela Prefeitura Municipal. O evento contou com a participação da comunidade juazeirense, do prefeito Paulo Bomfim acompanhado dos deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, além de vereadores, assessores, secretários municipais e foliões.

Dentre as atrações divulgadas, já confirmadas para a Folia de Momo, estão na sexta (7): Bell Marques, Deny, Márcia Felipe, Léo Santana, Jonas Esticado e Duas Medidas. Sábado (8): Psirico, Luís Caldas, Cheiro de Amor, Parangolé, Mano Valter. Domingo (9): Tomate, Guig Gueto, Ed City, Saia Rodada, Tayrone.

O Bloco “As Fofoqueiras” confirmou a atração “O Poeta”, e no sábado o “Bloco dos Vaqueiros” será animado pelo cantor Flávio Leandro. A grade de atrações pode sofrer alterações, com a confirmação de outros artistas.

“Não tenham dúvidas, a Prefeitura vai fazer um carnaval do tamanho de Juazeiro. Estamos buscando mais parcerias para trazer mais atrações, tanto artistas locais quanto nacionais”, garante o Prefeito Paulo Bomfim .