Receita Federal pede custódia de joias dadas a Bolsonaro para começar processo de perda de bens

A Receita Federal apresentou um pedido de custódia das joias sauditas dadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e apreendidas pela Polícia Federal, para iniciar o procedimento fiscal de perdimento dos bens. O pedido da Receita foi feito à PF no âmbito do inquérito que investiga Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Em 2023, o Estadão revelou que o governo de Bolsonaro tentou trazer ilegalmente para o Brasil presentes do regime da Arábia Saudita para o então presidente e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Os itens foram apreendidos no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Reportagens mostraram que o governo Bolsonaro fez reiteradas tentativas para obter as peças sem pagar o imposto e a multa estipulados por lei para esses casos. A última ocorreu dois dias antes do fim do mandato de Bolsonaro, em dezembro de 2022.

Após o Estadão ter revelado o caso, Michelle disse que “não estava sabendo” que tinha “tudo isso”, referindo-se às joias. “Quer dizer que, ‘eu tenho tudo isso’ e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa impressa (sic) vexatória”, publicou Michelle no Instagram em março daquele ano. Jair Bolsonaro disse à CNN Brasil que não tinha conhecimento dos presentes e dos valores, mas que as joias iam para o acervo da Presidência. Negou que tenha cometido alguma ilegalidade.

Em julho de 2024, com base na investigação do Estadão, a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A Operação Lucas 2:22 reconstituiu o esquema organizado para desviar presentes de alto valor para serem posteriormente vendidos no exterior. Outros dez investigados também foram indiciados.

Estadão Conteúdo

Acidente em Custódia deixa uma mulher morta e oito feridos

Acidente grave na BR 232, no município de Custódia, agreste pernambucano. Sexta-feira, por volta das 20h30, um veículo pegou a contramão e se chocou fortemente com outro veículo. Um terceiro, que vinha logo atrás, também bateu. Uma mulher morreu e oito pessoas ficaram feridas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no quilômetro 319 da BR 232, quando um HB20 pegou a contramão, causando a batida contra um Mobi. Uma mulher que estava no HB20 morreu na hora e outros três ocupantes ficaram feridos. No Mobi, todos os cinco ocupantes ficaram feridos. Não houve vítimas no terceiro veículo envolvido no acidente. O corpo da mulher foi conduzido para o IML de Caruaru, enquanto os feridos foram levados para o Hospital de Custódia.

Diario de Pernambuco

Homem mata mulher e duas filhas em Custódia, no Sertão de Pernambuco

(Foto: Ilustração)

Um crime brutal foi registrado na zona rural de Custódia, Pernambuco, na noite da terça-feira (15), onde um homem matou a mulher e suas duas filhas no Sítio Santana.

Segundo informações da Delegacia de Polícia de Custódia, o autor do crime teria amarrado as vítimas e ateado fogo à residência. Um terceiro filho do casal escapou da tragédia, pois dormiu fora de casa na noite do ocorrido.

O acusado do crime está foragido, e as autoridades estão mobilizadas para localizá-lo.

Em Custódia, escola municipal conquista nota máxima nos anos iniciais no Ideb 2023

Localizada no distrito Maravilha, a cerca de 36 quilômetros da sede do município de Custódia, no Sertão do Moxotó, a Escola Municipal Manoel Leandro Morais foi a única unidade pública de ensino de Pernambuco a alcançar nota dez nos anos iniciais do fundamental, segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última quarta-feira (14).

Principal medidor da qualidade do ensino brasileiro, o Ideb considera o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano) e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa é a primeira vez que o Ideb confere nota dez a uma escola.

Com cerca de 290 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do fundamental I, nos turnos manhã e tarde, a Escola Municipal Manoel Leandro Morais tem focado nas crianças que apresentam dificuldades de aprendizado, além de trazer a família para participar ativamente da vida escolar desses alunos.

“Esse é o resultado de um trabalho árduo que vem sendo realizado desde os anos anteriores, com atividades diferenciadas. A coordenadora da escola, junto com os professores, está constantemente fazendo pesquisas, trabalhando os descritores e também procurando conhecer as dificuldades específicas de cada aluno para ajudá-los com atividades de reforço fora da sala de aula também”, explicou a gestora da unidade de ensino, Elma Moura, em entrevista à coluna Enem e Educação.

“A comunidade atende alunos cujas famílias basicamente vivem da agricultura, então são pessoas que, pelo fato de serem da zona rural, muitas vezes não têm tanto acesso a custear esse reforço ou ofertá-lo em casa, porque sabemos que muitas famílias estão desestruturadas”, completou a gestora.

Para a coordenadora da escola, Missilene Roque, a nota do Ideb foi recebida com muita alegria e orgulho por todos os professores e pelos alunos que estão hoje no 6º ano. “Nós mantemos aqui uma disciplina e acredito que foi ela que nos levou a esse êxito. Temos uma rotina com simulados e descritores. Por exemplo, a professora que faz um trabalho com descritor e vê que o aluno já atingiu aquela meta, inicia uma nova etapa. Então, temos essa rotina de preparar o aluno para responder questões também”, explicou Missilene.

Frequência Ativa
A Escola Municipal Manoel Leandro Morais também tem obtido resultados positivos com relação à frequência dos alunos, fortalecendo a permanência dos estudantes que, nas turmas do 1º e 2º anos e do 6º e 7º ano, estão na modalidade de educação em tempo integral. O empenho dos professores também é visto como outro diferencial nessa conquista.

Natural do município de Custódia, Maria José sempre quis ser professora por acreditar que é uma profissão que define o ser humano. “Nós somos o que somos através do professor. E isso fez com que eu sentisse desejo de ensinar. Apesar de ser uma missão árdua, quando a gente vê, como hoje, os colegas nos parabenizando, a equipe gestora, isso tudo é o conjunto de um trabalho para que tudo dê certo”, celebrou a docente.

O secretário de Educação de Custódia, Lucival Roque, que no ano passado era o gestor da unidade de ensino, afirmou que a gestão municipal tem investido não só na requalificação das escolas municipais – das 22 unidades, 15 foram reformadas e climatizadas e 11 estão com quadras cobertas – mas também na formação dos professores. Eles também criaram um programa de avaliação próprio para acompanhar o nível de aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

“Acreditamos que a educação não se faz sozinha, e para todos nós que trazemos como lema: ‘somos a educação que transforma’, estar entre as 21 escolas em nível nacional e a primeira em nível estadual se constitui uma honra e é extremamente gratificante saber que este título é o resultado do trabalho constante que realizamos com compromisso e empenho”, afirmou Roque.

Vale destacar que Custódia, entre as redes municipais de ensino, obteve nota 8,6 no Ideb 2023, liderando o ranking das cidades pernambucanas com a melhor pontuação do indicador.

JC Online

 

Operação conjunta apreende mais de 50 quilos de maconha em Custódia

Na última sexta-feira (19), uma operação conjunta entre o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD) apreendeu 51,4 quilos de maconha em Custódia, no Sertão de Pernambuco. Junto com a droga, foram apreendidos três veículos e uma pessoa foi detida.

As equipes do BEPI e do BPGD receberam informações sobre uma movimentação suspeita de tráfico de drogas no Sítio Santana, zona rural de Custódia. De acordo com a Polícia Militar, a droga apreendida estava pronta para comercialização.
“Ao se aproximarem do local indicado, aproximadamente cinco indivíduos perceberam a chegada das equipes e empreenderam fuga adentrando a caatinga. Apesar das incursões realizadas pelos policiais, os suspeitos conseguiram escapar”, explicou a polícia em nota.

A apreensão contabilizou um total de 50 tabletes de maconha prensada, prontos para serem comercializados, totalizando 51,4 kg da droga ilícita. Além disso, foram apreendidos um veículo Frontier, um Sandeiro e uma motocicleta.

O proprietário do local foi detido. Todo o material apreendido, juntamente com o suspeito, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Custódia para as devidas providências legais.

G1 Pernambuco

Vaga de emprego: Empresa seleciona Operador de empilhadeira retrátil em Custódia

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está selecionando currículos para preenchimento de uma vaga de Operador de empilhadeira retrátil em Custódia, no Sertão do Moxotó.

Os requisitos básicos para a seleção é ter o curso ativo de empilhadeira retrátil, ter experiência na função e residir em Custódia ou municípios próximos como: Serra Talhada, Caruaru, Arco Verde ou Petrolina.

Os interessados podem enviar currículo para o e-mail [email protected] e no assunto da mensagem devem escrever “Op. empilhadeira retrátil/Custódia”.

Empresário é morto dentro do próprio estabelecimento em Custódia

O dono de uma equipadora de veículos, identificado como Rubervaldo Abílio Duarte de 39 anos, foi morto a tiros dentro do estabelecimento dele na terça-feira (24) em Custódia, Sertão do Moxotó.

De acordo com a Polícia Civil, o autor do crime chegou ao local sozinho em uma moto e efetuou vários disparos de arma de fogo. A motivação do crime e a identidade do autor seguem desconhecidas.

Ao G1 Caruaru, a Polícia Civil informou, por meio de nota, que “a investigação foi iniciada e segue até completa elucidação do fato”. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.

Compesa inicia testes da nova adutora, em Custódia

(Foto: Ilustração)

A oferta de água em Custódia, no Sertão do Estado, está prestes a ser ampliada. A nova adutora que vai contemplar o município está em fase de testes e com isso a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) espera diminuir a redução do atual rodízio.

Atualmente os moradores ficam 18 dias sem e dois com. A adutora é resultado do investimento de por parte do Governo de Pernambuco, na obra executada pela Compesa. O sistema tem 23 quilômetros de tubulações. Além disso, a Companhia está construindo uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA).

Segundo a Compesa, a ETA receberá a água bruta da adutora e tratará, inclusive com sistema de reuso, toda a água que será bombeada do Reservatório do Moxotó, situado no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, para Custódia. “A nossa expectativa é que tudo funcione bem nos testes e que possamos passar para a fase operacional, garantindo mais água para Custódia”, explica o gerente de Unidade de Negócios do Moxotó, Alex Chaves.

Moradores são surpreendidos com chuva de granizo em Custódia

Moradores registraram chuva

2020 realmente tem sido um ano de fatos surpreendentes. E no final da tarde de segunda-feira (28), os moradores de Custódia, no Sertão de Pernambuco, foram pegos de surpresa com uma chuva de granizo. O fenômeno – que é raro na região – provocou danos materiais.

A chaminé de uma fábrica de doces caiu, alguns telhados ficaram destruídos, mas por sorte ninguém se feriu. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou que a junção da temperatura elevada com a umidade faz surgir uma nuvem de grande desenvolvimento vertical.

É muito provável que esse tenha sido o fenômeno registrado na cidade sertaneja. Veja a seguir um vídeo registrado por moradores da região:

“Operação On the Road” mira grupo suspeito de roubo e adulteração de veículos no Sertão de Pernambuco

Operação aconteceu em Custódia e Sertânia (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil de Pernambuco cumpriu quadro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão na “Operação On the Road”, deflagrada na quinta-feira (30), nos municípios de Custódia e Sertânia, Sertão do Estado. As investigações tiveram início em março desse ano e miram um grupo criminoso voltado aos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de veículos.

Todos oss mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira. 70 policiais foram utilizados nessa que foi a 34ª operação do ano. Os trabalhos foram coordenados pelo delegado Allison Eulâmpio.

A polícia não forneceu detalhes sobre as prisões, mas uma grande quantidade de munição e armamento foi apreendida durante o cumprimento dos mandados. Aparelhos celulares utilizados pelo grupo também foram retidos pela PC.

PM liberta adolescente de cárcere privado no Sertão de Pernambuco

(Foto:) Google Maps

Uma adolescente de 16 anos foi resgatada pela Polícia Militar de Custódia após ser feita de prisioneira pelo namorado de 21 anos. A jovem era mantida em cárcere privado na zona rural do município localizado no Sertão por Thiago Augustino da Silva, de 21 anos.

Ele foi preso na sexta-feira (29), no Sítio Cacimba. O casal se conheceu em Ribeirão Preto (SP), cidade onde a adolescente morava e o casal tinha um relacionamento não aprovado pela família da vítima, foi então que eles fugiram para Pernambuco.

Desde então, a adolescente era mantida em cárcere privado na casa dos pais do namorado e frequentemente agredida por Thiago. A adolescente conseguiu fugir e entrou em contato com sua mãe por telefone, ela acionou a PM de São Paulo que em seguida entrou em contato com a PM de Custódia.

Em depoimento aos PMs, os pais de Thiago informaram à polícia que não denunciaram o crime por medo das consequências, já que o filho fazia constantes ameaças caso fosse descoberto e preso.

Governo investe R$ 1,2 milhão em unidade do Corpo de Bombeiros para Custódia

A nova estrutura terá atuação regional, atendendo cerca de dez municípios. (Foto: Reprodução)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) nesta segunda-feira (21) um convênio para que Custódia, receba a primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

Com um investimento de R$ 1,2 milhão, o novo prédio, que conta com uma área de 17.184 metros quadrados, será instalado onde funcionava o Terminal Rodoviário da cidade. Serão providenciadas viaturas de combate a incêndios, viatura Auto resgate, viatura de vistoria e viatura de comando operacional, além de vários equipamentos de salvamento e resgate.

“A cessão desse imóvel e a possibilidade de a estrutura do Corpo de Bombeiros funcionar em Custódia é um grande avanço, pois é uma cidade central que dialoga com outros municípios e tem condições de dar respostas rápidas. O bombeiro tem um trabalho efetivo e ajuda, principalmente, na prevenção, na defesa social”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Com informações do G1

Transposição racha de novo e ‘estoura’ em Custódia

Depois de apresentar problemas durante a construção, a obra rompeu o canal por problemas de engenharia. O vazamento ocorreu em Custódia, onde já havia apresentado rachaduras antes mesmo de a água chega

A obra da Transposição do São Francisco apresentou mais um problema no trecho pernambucano. Em Custódia, a construção do canal rompeu, provocando vazamento de água. O relato virou assunto nas redes sociais, com questionamentos em relação à qualidade da engenharia. O prefeito da cidade de Sertânia, Ângelo Ferreira, que fica a 40 quilômetros de Custódia, confirmou o vazamento informando que a empresa responsável pelo trecho já conteve o vazamento para evitar danos maiores. A obra é de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional e já está em construção há dez anos. O custo do projeto é de R$ 8,2 bilhões.

O trecho em questão integra o Eixo Leste e foi o primeiro a receber a água do Velho Chico, percorrendo Pernambuco com destino à Paraíba. Em Custódia, onde ocorreu o incidente deste fim de semana, a água chegou em fevereiro deste ano, um percurso de quase 100 quilômetros a partir da captação do Rio até a quarta Estação de Bombeamento Vertical (EBV) do trecho, equipamento que leva a água a alturas em que o fluxo não consegue seguir por gravidade. A terceira EBV do Eixo Leste, por sinal, foi inaugurada com bastante tom político pelo presidente da República, Michel Temer.

Vários trechos da obra foram construídos e, com a falta de continuidade, apresentaram rachaduras, fissuras e até sinais de abandono (mato crescendo em meio aos canais). Há pouco mais de um ano, os incidentes foram testemunhados pela reportagem do Diario. Na época, o Ministério afirmou que os reparos são de responsabilidade das construtoras, que tem o contrato de entregar a obra em plenas condições, sem custo extra ao governo federal.

Prioridade do Governo Federal, a maior obra de infraestrutura hídrica do País, quando totalmente concluída, vai atender mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste já está completamente em testes, com água em todos os equipamentos. Já o Eixo Norte, ainda tem um trecho com licitação em andamento e tem previsão de entrar em testes de operação ainda neste ano.

A obra foi inciada em 2007 no governo Lula e tinha previsão de entrega em 2010, ao custo de R$ 4,5 bilhões. A construção amargou paralisações, contratos interrompidos, precisou ser relicitada em vários trechos e viu o valor quase que dobrar. Durante o governo Dilma Roussef, a obra sofreu dois grandes reajustes, quando foi para R$ 6,7 bilhões e, em seguida, aos R$ 8,2 bilhões atuais.

Apesar do status de “abastecendo as cidades”, como divulga o governo, a água que chega pelos canais nos estados de Pernambuco e da Paraíba ainda não está liberada para consumo humano. O Ministério da Integração Nacional espera a resposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que aprovou a liberação da água para testes dos equipamentos e vai validar o consumo mediante análise das compensações ambientais do dano ao ecossistema.

Ainda de acordo com o ministério, depois da liberação, o controle da água será dado aos estados, que terão a responsabilidade de tratar a água e fazer a distribuição para a população. A água, por enquanto, pode ser vista, mas não utilizada.

Com informações do Diário de Pernambuco.

Presos interrompem rebelião em presídio do RN para culto evangélico

(Foto: Magnus Nascimento)

Parte dos presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte,  interromperam a rebelião que acontece desde sábado (14) para a realização de um culto evangélico nesta sexta (20). Os detentos entoaram músicas religiosas e fizeram orações.

Além de um violão, os presos contavam com caixa de som, microfones, cadeiras de plástico e até um púlpito para a celebração religiosa.

Apesar da pausa para o culto, o clima continua tenso na unidade prisional. Desde sábado, pelo menos 26 presos já morreram na rebelião. Na manhã desta sexta os presos continuavam soltos pelos pavilhões e pelos pátios do presídio. Também era possível ver detentos sobre os telhados da unidade.

Com informações do G1

Bandidos aplicam novo golpe do cartão em Serra Talhada e Custódia

Bandidos-aplicam-golpe-do-cartao-em-Serra-talhada-e-Custodia-1

Proprietários de uma loja de celular em Custódia e uma distribuidora de peças para motos em Serra Talhada, Sertão do São Francisco, denunciaram um novo “golpe do cartão”. O crime aconteceu na última quinta-feira (26) e gerou um prejuízo que ultrapassa mil reais.

De acordo com relatos a ação aconteceu quando dois homens bem vestidos chegaram às lojas e começaram a fazer compras. Na hora do pagamento eles utilizaram um cartão de crédito. Fingindo que a maquineta estava “sem área”, um dos bandidos segura o equipamento para “tentar ajudar”. É nesse momento que a compra é efetuada e desfeita sem que o vendedor perceba. Dessa vez os golpistas saíram das lojas com produtos nas mãos.

Os proprietários das duas lojas prestaram queixa na polícia, e até o momento os gatunos não foram presos. A Polícia Civil investiga o caso. (Com Blog do Elvis).