Zona Rural de Uauá receberá mais 47 Pontos de Abastecimento de água potável

A Prefeitura de Uauá (BA) conquistou junto ao Governo do Estado da Bahia, através da Defesa Civil, um convênio de mais de R$ 80 mil para implantar 47 Pontos de Abastecimento (PA’s) de água potável em comunidades rurais do município.

A ação beneficiará 39 localidades da zona rural com a distribuição de mais de 2 milhões de litros de água potável. O prefeito Lindomar Dantas comemorou a operação e destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento de ações que fortalecem a vida no campo.

LEIA MAIS

Compesa prevê falta d’água na Cohab Massangano neste domingo

(Foto: Ilustração)

Em nota divulgada na manhã deste sábado (19), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o abastecimento de água no bairro Cohab Massangano será interrompido neste domingo (20), em decorrência da continuidade de um reparo na rede de água de 250mm, na rua 32 da localidade, iniciado na semana passada.

Ainda segundo a Compesa, o reparo está sendo realizado para acabar com um vazamento que está caindo na rede de esgoto, e por isso não está aflorando, o que explica os problemas  constantes de extravasamentos de esgoto na área. “Esse vazamento só foi detectado com o auxílio de um equipamento de geofonagem, utilizado durante as madrugadas da última semana”, explica a Compesa.

Segundo a Companhia, a previsão para finalizar o reparo é até às 17h do domingo (20), e o abastecimento deve ser restabelecido ao logo das horas seguintes.

Compesa encontra nova ligação clandestina de água, dessa vez na Orla de Petrolina

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) descobriu, na tarde desta quarta-feira (16), mais um caso de furto de água em Petrolina (PE). A fraude acontecia em uma residência de grande porte, na Orla 1 da cidade.

O imóvel, com uma área de quase 400 metros quadrados, possui piscina e jardins, e estava registrando uma média de consumo mensal de apenas 18 metros cúbicos.

O furto era feito por meio de uma ligação de bypass, que consiste em uma tubulação montada para a passagem de água, sem a contabilização real do consumo, burlando o registro da Compesa.

A companhia ainda não estimou o volume de água desviado e o período de duração aproximado da fraude. A casa foi construída há pelo menos dez anos, de acordo com moradores da área. O proprietário foi notificado e pagará multa após os cálculos do consumo de água desviada.

LEIA MAIS

Compesa conclui reparo em adutora, mas abastecimento será normalizado de forma gradativa

O Blog recebeu algumas queixas nessa terça-feira (15) a respeito da falta d’água em alguns bairros de Petrolina, a exemplo da Cohab VI. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou em nota que o problema é reflexo do reparo na Adutora de Água Bruta, responsável por abastecer as Estações de Tratamento (ETA) 1 e 2.

LEIA TAMBÉM:

Reparo em adutora será feito nesta segunda, informa Compesa

No final de semana a Adutora sofreu um rompimento e o fornecimento de água foi afetado na cidade. Segundo a Compesa o reparo foi concluído e a normalização das pressões vem forma gradativa.

A normalização é gradativa para evitar novos estouramentos. Alguns bairros já estão com abastecimento normal e a previsão de normalizar o abastecimento em toda a cidade é até 48 horas”, informa a nota.

Reparo em adutora será feito nesta segunda, informa Compesa

O problema ocasionado na Adutora de Água Bruta, responsável por abastecer as Estações de Tratamento de Água (ETA) 1 e 2, em Petrolina somente será solucionado nesta segunda-feira (14). Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que, para realizar o conserto, será necessário novamente interromper o abastecimento na cidade.

LEIA TAMBÉM:

Petrolina: Incidente provoca rompimento de tubulação e grande parte da cidade ficará sem água

No sábado (12) boa parte de Petrolina ficou sem água, em decorrência de um rompimento na tubulação da Adutora. Segundo a Compesa, o abastecimento nos bairros afetados já foi restabelecido. Confira a seguir a nota da Compesa:

LEIA MAIS

Petrolina: Incidente provoca rompimento de tubulação e grande parte da cidade ficará sem água

Por meio de nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), informou que um incidente ocorrido neste sábado (12) provocou o rompimento da tubulação da adutora  de água bruta que atende as ETAS  1 e 2, comprometendo grande parte do abastecimento da cidade.

Ainda segundo a Companhia, operadores estão em campo trabalhando para fazer o reparo no menor espaço de tempo possível. De acordo com a Compesa “a previsão é que o serviço de reparo entre pela madrugada e o restabelecimento do abastecimento só deve ocorrer amanhã [13].”

Bairros que ficarão sem água: Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Eulália, parte do José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Dom Avelar, São Joaquim, Monsenhor Bernardino, Loteamento Santa Bárbara, Vivendas I e II, Buona Vita, Centro, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Bela Vista, Vila Eduardo, Vila dos Ingás,

LEIA MAIS

Moradores de Lagoa Grande voltam a cobrar Compesa sobre abastecimento no bairro do Vasco

A situação no abastecimento no bairro do Vasco, em Lagoa Grande continua tirando o sossego dos moradores. O Blog Waldiney Passos mostrou a situação no começo da semana, quando um leitor entrou em contato e citou os problemas no rodízio implementado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Segundo Jailson Oliveira, morador do Vasco, o bairro é o mais prejudicado. “Só tem dois dias água na semana, mas ouvi falar que tem bairro que todo dia tem água, só falta uma vez na semana. Por que o bairro do Vasco está sendo mais prejudicado?”, questionou.

LEIA TAMBÉM:

Moradores de Lagoa Grande reclamam de rodízio de abastecimento de água feito pela Compesa

Procurada pela nossa produção a Compesa esclareceu que o sistema de rodízio no Vasco prevê quatro dias sem água. A companhia ressaltou ainda que a situação deve ser normalizada apenas na segunda quinzena.

“É sistema de rodízio. São dois dias com água e quatro dias sem, para melhorar o Vasco a gente vai fazer uma interligação a partir do dia 14 para abastecer pelo reservatório da agrovila”, afirmou a Compesa.

Moradores de Lagoa Grande reclamam de rodízio de abastecimento de água feito pela Compesa

(Foto: Ilustração)

Através do WhatsApp, moradores do município de Lagoa Grande (PE) entraram em contato com o Blog Waldiney Passos, para reclamar sobre o descumprimento do rodízio de abastecimento de água feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Segundo informações dos moradores, em dezembro do ano passado, a Compesa passou a abastecer alguns bairros da cidade seguindo um esquema de rodízio: quatro dias sem água, e dois dias com água. O problema é que de acordo com os moradores, desde o Natal, a Compesa não está seguindo o calendário, e a população tem ficado sem água durante uma quantidade maior de dias do que a estipulada pelo calendário.

LEIA MAIS

Miguel Coelho promete 2019 com melhorias no abastecimento de água, saneamento e transporte público

(Foto: ASCOM)

Durante encontro com a imprensa de Petrolina (PE), realizado no último sábado (22), o prefeito Miguel Coelho fez um balanço da gestão em 2018. Acompanhado pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e os deputados Antonio Coelho (DEM) e Fernando Filho (DEM), o chefe do executivo municipal apontou também as prioridades para o próximo ano. Miguel garantiu que a cidade terá avanços marcantes, principalmente, no transporte público e nos serviços de água e esgoto.

O prefeito listou um conjunto de investimentos realizados em Petrolina no ano de 2018. Para ele, os mutirões de cirurgias, exames e a abertura de novos postos e serviços médico/odontológicos foram sentidos pela população como um avanço notório. O gestor também citou a pavimentação como um carro-chefe do balanço deste ano. “Nosso compromisso de campanha era pavimentar 200 ruas e, com esse grande investimento atual, vamos superar facilmente esse volume. Também entregamos a duplicação da Sete de Setembro, dando uma prova de que o tempo das grandes obras voltou a Petrolina”, informou.

LEIA MAIS

“Queremos uma empresa que invista o que arrecada em Petrolina, que não é isso que Compesa faz”, diz Miguel

Miguel Coelho durante confraternização nesse final de semana.

Durante a confraternização do grupo Coelho em Petrolina (PE), nesse sábado (22), o prefeito Miguel Coelho voltou a falar sobre o desejo de retirar a responsabilidade do saneamento de Petrolina da Compesa. Segundo o gestor, a cidade precisa de uma empresa que invista na cidade de acordo com o que arrecada, diferente de como a companhia faz.

“Estou querendo colocar uma empresa que invista o que arrecada em Petrolina, que não é isso que a Compesa faz. A gente sabe que a Compesa arrecada aqui mais de R$ 9 milhões e investe em Recife, Jaboatão, Olinda, Caruaru, em outras cidades, que tenho total respeito, mas o dinheiro que os petrolinenses pagam tem que ser investido aqui”, afirmou.

Além disso, Miguel descartou a municipalização do saneamento. “Eu nunca falei em municipalizar [o serviço], falei em trocar a empresa. Então eu não estou puxando esse serviço para dentro da prefeitura”.

O prefeito afirmou, ainda, que em fevereiro de 2019, a Câmara de Vereadores de Petrolina irá apreciar o Plano Municipal de Saneamento Básico e que em meados do Carnaval será feita uma nova licitação.

“A Fundação Getúlio Vargas está com mais de 60% do seu trabalho realizado, com previsão de conclusão para fevereiro, que vai coincidir com a apresentação e, espero, aprovação na Câmara de Vereadores do Plano Municipal de Saneamento Básico, que é um item necessário para uma nova licitação, para que, em meados do carnaval do próximo anos, a gente possa fazer uma nova licitação”, garantiu.

Compesa anuncia alterações no calendário de abastecimento de Dormentes e Afrânio

O calendário de abastecimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou nessa sexta-feira (21) alterações nos dias de atendimento nas cidades de Afrânio e Dormentes, Sertão do estado.

Em Dormentes o abastecimento será das 8h às 17h, a cada três dias. Já em Afrânio a programação segue das 8h às 8h do dia seguinte.

Confira a seguir o cronograma conforme bairros e regiões de cada cidade:

LEIA MAIS

Para minimizar falta d’água no município, prefeitura de Campo Formoso pede colaboração da população

(Foto: ASCOM)

Recurso básico para a manutenção da vida, a água é elemento essencial para a sobrevivência de seres humanos,  animais e vegetais. Em Campo Formoso (BA), município com mais de 190 comunidades, esse recurso é abundante em algumas localidades e em outras, por características regionais e escassez de chuva, é elemento raro. Para suprir essa necessidade, a gestão municipal vem empenhando todos os seus esforços, com equipes atuando diariamente na busca pela resolução dos problemas relacionados a água.

Atualmente, Campo Formoso conta com 151 pontos de abastecimento de água e 30 barreiros no interior, atendidos por 10 carros-pipa, por meio da “operação carro-pipa”, parceria entre Ministério da Integração e Exército Brasileiro. O custo chega a mais de R$100 mil por mês, para atender as comunidades em situação de emergência.

Um dos grandes problemas enfrentados é o desperdício de água nas localidades, uso irracional, caixas d’água sem boia, mangueiras que ficam jorrando água por horas para molhar plantas, entre outros abusos. O fato de não pagar pela conta de água, deixa as pessoas despreocupadas e todo esse desperdício afeta diretamente no abastecimento das comunidades.

Ações

LEIA MAIS

Cosme e Damião fica sem água neste final de semana em Petrolina

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Cosme e Damião, em Petrolina (PE), ficará sem água neste final de semana. De acordo com a companhia, foi constatado um estouro na rede do bairro nessa sexta-feira (14).

O abastecimento de água foi interrompido para que seja realizado o conserto da rede. A previsão de conclusão do serviço de reparo é neste sábado (15), no entanto, o abastecimento só deve ser normalizado em 48h.

Prefeito de Santa Maria garante recursos para aquisição de máquina para abertura de poços

Prefeitos de municípios integrantes do COMRIO solicitam máquina a ministro.

Durante encontro com o Ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, nesta quarta-feira (12), o prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE), Humberto Mendes, garantiu recursos para aquisição de máquinas que serão usadas na abertura de poços artesianos na cidade.

Humberto entregou um ofício ao ministro juntamente com os prefeitos de Cabrobó, Lagoa Grande e Orocó – que fazem parte do Consórcio de Municípios do Submédio São Francisco (COMRIO).

O documento solicitava a entrega de uma máquina perfuratriz para atender as demandas dos municípios. Dessa forma, a oferta de água para as comunidades mais carentes seria aumentada consideravelmente, principalmente nos períodos de grande estiagem.

Abastecimento de água será interrompido em vários bairros de Petrolina neste sábado (1º)

Pelo menos 15 bairros de Petrolina ficarão sem água neste sábado (1º). Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a interrupção no abastecimento se deve a manutenções nos sistemas e também, para um conserto em vazamento.

A partir das 8h uma equipe irá ao Quati retirar um vazamento na rede de 400 mm na entrada da comunidade. Dessa forma serão atingidos os bairros Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Pedro Raimundo, Quati, Bela vista, Jardim São Paulo.

A partir de 13h serão paralisadas as captações das Estações de Tratamento de Água (ETA) 1 e 2 com o intuito de realizar uma manutenção elétrica. De acordo com a Compesa a previsão é de que o sistema seja religado às 18h. Os seguintes bairros serão afetados nessa ação:

LEIA MAIS