
(Foto: Divulgação)
Durante a primeira noite do São João de Petrolina o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou seis ocorrências, sem gravidade.
De acordo com a coordenadora do órgão, Laís Cabral, a maioria dos atendimentos foi por ingestão demasiada de bebida alcoólica. “A primeira noite foi muito tranquila com relação ao serviço de saúde oferecido no pátio. Não foi registrado nenhuma ocorrência grave e isso mostra o sentimento de paz de quem está vindo curtir o São João de Petrolina. Aproveitamos para alertar sobre o cuidado com o consumo excessivo de bebida alcoólica”, destacou.
Durante todos os dias de festa a Secretaria de Saúde está disponibilizando duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); com um médico, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem, além de dois condutores. Também está sendo feita uma campanha educativa e preventiva com entrega de preservativos do programa de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e contra a violência a mulher.












“O nosso maior problema é que durante todo o ano as pessoas não se preparam, não realizam atividades físicas e não fazem uma alimentação correta. Porém, quando chega o carnaval é a maratona dos quatro dias de folia. A gente vive em uma região quente com temperaturas elevadíssimas, então é preciso ter muito cuidado com a hidratação”, frisou.


O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) constatou que 13% das ambulâncias e 46% das motolâncias integrantes da frota das Unidades Móveis de Saúde (Samu) estavam sem condições de funcionamento entre os anos de 2013 e 2015 nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.

