Paulo Afonso fica sem energia após incêndio na subestação da CHESF

(Foto: WhatsApp)

Após um incêndio em uma subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), que fica localizada nas proximidades do antigo Centro de Treinamento, a cidade de Paulo Afonso (BA) ficou sem energia por cerca de duas horas na noite desta segunda-feira (26).

Técnicos da CHESF acionaram o Corpo de Bombeiros logo quando perceberam o início do incêndio. A equipe de bombeiros conseguiu controlar o fogo por volta das 23h. Todos os bairros próximos à subestação ficaram sem energia. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

Enem: confira a lista atualizada de locais de prova ocupados na região

enem-2016-8

Subiu para 240 mil o número de alunos que irão realizar a prova nos dias 3 e 4 de dezembro. Eles serão informados do adiamento por SMS.

Os estados de Minas Gerais, com 88 ocupações, e do Paraná, com 76 ocupações,  têm o maior número de locais de provas ocupados. As ocupações ocorrem em diversos estados do país. Estudantes do ensino médio, superior e educação profissional têm buscado pressionar o governo por meio do movimento. Os alunos são contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, a chamada PEC do Teto. Eles também criticam a reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso.

CONFIRA OS LOCAIS OCUPADOS NA REGIÃO:

Bahia

Jacobina
UNEB Departamento de Ciências Humanas Campus IV – Bloco A – Bloco B

Juazeiro

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus III – Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais –  DTCS – Prédio de Direito – Prédio de Agronomia – Prédio de Direito
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Departamento de Ciências Humanas – Campus III – LABORATORIO DE REDAÇÃO – PREDIO PEDAGOGIA – PREDIO ADM – Prédio de Comunicação

Paulo Afonso

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia antigo COLEPA – Bloco 1 – ALA 1 / Bloco 2 – ALA 2

Pernambuco

Ouricuri
IF SERTAO PERNAMBUCANO – CAMPUS OURICURI – PRÉDIO: PRINCIPAL

Petrolina
EE ANTONIO PADILHA – PRÉDIO: PRINCIPAL
IF SERTAO PERNAMBUCANO – PRÉDIO: ANEXO – PRÉDIO: PRINCIPAL
UPE CAMPUS PETROLINA – BL 1 APLICAÇAO PRÉDIO: BL 1 APLICAC
UPE CAMPUS PETROLINA, BL 2 EDUCACAO – PRÉDIO: BL 2 EDUCACA
UPE CAMPUS PETROLINA, BL 3 SAUDE – PRÉDIO: BL 3 SAUDE

Salgueiro
IF – CAMPUS SALGUEIRO – PRÉDIO: PRINCIPAL

 

 

Justiça proíbe vaquejadas na comarca de Paulo Afonso

vaquejada

A ação e a determinação judicial se baseiam em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)./ Foto: internet

A Justiça acatou pedido liminar feito em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público da Bahia, por meio da promotora de Justiça Milane Caldeira Tavares, e proibiu a realização de vaquejadas nos municípios da comarca de Paulo Afonso (BA).

A decisão impediu a realização da ‘5ª Grande Vaquejada do Povoado do Tigre’, que ocorreria no Clube Sabiá, em Paulo Afonso, neste sábado, dia 22. O juiz Rosalino dos Santos Almeida determinou também que sejam cassadas quaisquer autorizações já concedidas para vaquejadas na comarca e fixou multa não inferior a R$ 100 mil para quem descumprir a decisão.

LEIA MAIS

Pesquisadores da Univasf do Campus Paulo Afonso conquistam prêmio no VI Congresso Luso Brasileiro de Patologia Experimental

O Neacip foi criado este ano e conta com 25 membros, entre docentes, técnico-administrativos em educação, estudantes e colaboradores externos nacionais e internacionais. / Foto: Ascom

O Neacip foi criado este ano e conta com 25 membros, entre docentes, técnico-administrativos em educação, estudantes e colaboradores externos nacionais e internacionais. / Foto: Ascom

Um trabalho apresentado por um professor e dois estudantes do curso de Medicina, do Campus Paulo Afonso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi premiado na categoria banner no VI Congresso Luso Brasileiro de Patologia Experimental, realizado de 25 a 27 de agosto. O professor Pedro Pereira Tenório e os alunos Iara Ferreira de Lima e Charles Lindberg Barcia Nascimento Duarte conquistaram a segunda colocação com a apresentação do trabalho “Avaliação Histomorfométrica e Imunoistoquímica das Placas Ateroscleróticas em Artérias Aortas Humanas”. O evento, que aconteceu na cidade de Garanhuns (PE), foi promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade de Coimbra.

Desenvolvido por um grupo de pesquisadores que integram o Núcleo de Estudos Aplicados em Ciências Patológicas (Neacip), da Univasf, o trabalho foi realizado em coautoria com Mário Ribeiro de Melo-Júnior, professor da UFPE, e Mônica Modesto Araújo, residente do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE. A pesquisa, que concorreu com outros 300 banners no congresso, apresentou um estudo da artéria aorta humana com análise da aterosclerose, gordura depositada nos vasos, com a utilização das técnicas histomorfométrica e imunoistoquímica.

LEIA MAIS

Família procura por parente desaparecido e oferece recompensa

Desaparecido Salgueiro

A família e todos órgãos que compõem a Segurança Pública estão envolvidos para descobrir o paradeiro do Senhor Antônio Alves Gondim, ele está desaparecido desdo dia 1º de agosto quando foi visto saindo da Auto Escola Exata na cidade em Paulo Afonso-BA.

A Secretária da Auto Escola confirma que naquele dia o homem saiu por volta das 11:00hrs com uma bolsa na mão para pegar uma VAN sentido Salgueiro-PE. No entanto, até esta data ele não chegou ao destino.

Preocupados os familiares estão dando uma recompensa de R$ 5 Mil  para quem souber do paradeiro do seu Antônio.

O motorista de um VAN informou que viu um andarilho com as mesmas características do desaparecido seguindo a pé de Paulo Alfonso-BA para Salgueiro-PE, mas nada foi confirmado pelos familiares.

Segundo informações dos familiares o senhor Antônio é de estatura baixa, um pouco careca e meio gago.

Caso alguém encontre liguei para:
(87) 9 8847-5882 {Oi e Whatsapp}
(87) 9 9656-1650 {TIM e Whatsapp}
(87) 9 9106-7100 { CLARO e Whatsapp}

Bloco Arena é acionado por lesar população e consumidores de Paulo Afonso

mpbaMinistério Público estadual ajuizou ontem (21), ação civil pública contra os proprietários do Bloco Arena, do município de Paulo Afonso. Cinco pessoas  e a empresa Litoral Eventos sãos acusados de lesar consumidores e a população durante a realização do evento festivo denominado “Copa Vela Arena 2015”, ocorrido entre os dias 4 e 7 de setembro do ano passado, com um público estimado pela Polícia Militar em seis mil pessoas. O MP pede à Justiça que os acusados sejam condenados a pagamento de indenização coletiva no valor de R$ 1 milhão e a indenizar, individualmente, os consumidores da festa em 60% do valor pago pelo ingresso e em R$ 3 mil pelos danos morais causados.

Segundo a ação, de autoria dos promotores de Justiça Moacir do Nascimento Júnior, José Botelho Neto e Luciana Khoury, houve uma série de problemas detectados na festa: longos atrasos na apresentação das atrações; descontinuidade no fornecimento de bebidas, embora o serviço fosse open bar; falhas na estrutura de um dos camarotes, impedindo a visualização do show; interdição da área de circulação pelo Corpo de Bombeiros; precariedade do serviço de banheiros; e falhas na segurança que permitiram o ingresso no camarote de pessoas que estavam em via pública. Além disso, os organizadores do evento descumpriram o horário de 6h determinado pelo Poder Público para o término da festa, o que provocou o atraso de mais de uma hora para início do desfile cívico de Sete de Setembro do município. Programadas para ocorrer às 8h, as comemorações oficiais pela Independência do Brasil só tiveram início às 9h15, após intervenção da PM determinando a suspensão imediata da festa.

Prefeitura de Paulo Afonso se compromete com MP a regularizar situação dos resíduos sólidos no município

Os encontros estão agendados para os dias 13,14,15 e 16 de junho, no auditório Edson Teixeira Barbosa/Foto: reprodução internet

A conciliação foi solicitada pelo MP em razão do descumprimento, por parte da prefeitura, de diversas cláusulas de uma decisão judicial que atendia pleitos de uma Ação Civil Pública impetrada pelo MP./ Foto: internet

Em audiência de conciliação realizada na quarta (13), no Fórum de Justiça de Paulo Afonso, na Bahia, a Prefeitura Municipal firmou acordo com o Ministério Público estadual se comprometendo a regularizar a situação dos resíduos sólidos na cidade. Diante da promotora de Justiça Luciana Espinheira Khoury, a procuradora municipal de Paulo Afonso e o advogado do prefeito, representantes do Município, assumiram, dentre outras obrigações, a responsabilidade de elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico dentro de 18 meses.

“O município não atende às exigências legais, uma vez que os resíduos sólidos são depositados em área descoberta e sem o devido tratamento”, destacou Luciana Khoury, acrescentando que a situação faz com que sejam comuns “contaminações do solo, ar e água, proliferando diversos danos ambientais”.

A conciliação foi solicitada pelo MP em razão do descumprimento, por parte da prefeitura, de diversas cláusulas de uma decisão judicial que atendia pleitos de uma Ação Civil Pública impetrada pelo MP. Dentre as obrigações assumidas no acordo, a Prefeitura se comprometeu ainda a controlar o acesso à área do lixão, impedindo a realização de queimadas, por meio de avisos e rondas periódicas, até a conclusão da adaptação do lixão às normas legais. No acordo, o Município se comprometeu ainda a realizar o cadastro dos catadores independentes, encaminhando ao MP relatório com os programas sociais realizados; bem como a formular um plano de coleta seletiva e iniciar, progressivamente, bairro a bairro, campanhas educativas a partir do mês de outubro.

Com informações de MPBA

Homem que matou idoso com ciúmes da namorada é condenado em Paulo Afonso

(Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

Um rapaz que assassinou um idoso por motivo de ciúmes da namorada no município de Paulo Afonso, na Bahia, no ano de 2014, foi condenado pelo Tribunal do Júri por homicídio qualificado por motivo fútil. Rogério Aleixo da Silva, que à época do crime tinha 19 anos, foi sentenciado a 13 anos de reclusão em regime fechado. A denúncia do Ministério Público estadual contra o condenado foi sustentada pelos promotores de Justiça Marco Aurélio Amado e Marcos David Bezerra e a pena definida pelo juiz Daniel Pereira Pondé.

Segundo o promotor Marco Aurélio, o assassinato foi motivado por ciúme injustificado. O carroceiro e aposentado Armando Gomes da Silva, com mais de 60 anos à época, teria elogiado a beleza da moça e lhe perguntado se ela tinha namorado, tendo se limitado a ouvir a resposta de que seu companheiro se encontrava logo atrás dela. Rogério presenciou a cena, foi até a sua casa, onde buscou uma faca, e depois voltou para desferir vários golpes contra a vítima. O crime aconteceu no final da tarde do dia 22 de março, no bairro Jardim Aeroporto, na Rua do Campo. No momento do assassinato, Armando Gomes estava com o genro e uma dos três filhos.

Prefeito de Paulo Afonso tem contas bloqueadas

anilton bastos pereira

Em 2013 o MP ajuizou uma ação civil pública contra o Município, que foi condenado liminarmente a implementar medidas decartar corretamente os resíduos sólidos. Foto: arquivo

O prefeito do Município de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, terá bloqueado de suas contas o valor de R$ 533 mil. A decisão é do juiz Adriano Vieira de Almeida, que analisou os pedidos apresentados em ação de execução proposta pelo Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Luciana Khoury.

Luciana determinou o bloqueio da verba para compelir o prefeito a cumprir decisão liminar proferida em 2013. Naquele ano, o MP ajuizou uma ação civil pública contra o Município, que foi condenado liminarmente a implementar medidas para dispor corretamente dos seus resíduos sólidos, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil. Como o gestor não cumpriu as obrigações dentro do prazo estipulado, deverá pagar agora o valor total da multa.

LEIA MAIS

Paulo Afonso (BA) implanta Programa Ronda Maria da Penha

Nove policiais militares e uma viatura padronizada farão o acompanhamento das mulheres vítimas de agressão/Foto: site PMPA

Nove policiais militares e uma viatura padronizada farão o acompanhamento das mulheres vítimas de agressão/Foto: site PMPA

A cidade de Paulo Afonso, região norte da Bahia, ganhou mais uma ferramenta de defesa e garantia dos direitos das mulheres. Trata-se do Programa Ronda Maria da Penha, inaugurado nesta semana.

Sob o comando da tenente PM, Michele Santos Almeida, nove policiais militares e uma viatura padronizada farão o acompanhamento das mulheres vítimas de agressão. Paulo Afonso é a segunda cidade do interior baiano a receber o programa, apoiado pela Prefeitura, que disponibilizou uma sala no Centro de Referência da Mulher Eudócia Antunes de Assis, no bairro BNH, para a instalação da base operacional.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, garantir a tranquilidade das mulheres de Paulo Afonso é motivo de orgulho para o governo Municipal.

LEIA MAIS

Paulo Afonso na luta contra exploração e turismo sexual de crianças e adolescentes

campanha

A Prefeitura está empenhada em combater a exploração e o turismo sexual contra crianças e adolescentes no município. Uma série de atividades coordenadas pela secretaria de Desenvolvimento Social estão sendo realizadas em toda a cidade. A campanha envolve órgãos que atuam no município como: Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CREAS, Centro de Referência da Mulher e Polícia Civil.

A comissão organizadora das ações orienta que, qualquer pessoa que tenha suspeita ou conhecimento de algum caso de criança ou adolescente vítima de abuso ou violência sexual, deve denunciar às autoridades competentes. Não é preciso se identificar. As denúncias podem ser feitas a qualquer das instituições abaixo:

Disque denúncia: 0800 285 3336 – Conselho Tutelar;

Disque 100: por telefone ou e-mail [email protected];

Escola: com professores, orientadores ou diretores;

Delegacias especializadas ou comuns;

Polícias Militar, Federal ou Rodoviária Federal;

Número 190;

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: 75-3282 2684

Violência – Exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. No contexto da prostituição, esse crime normalmente envolve rede de aliciadores, agenciadores, facilitadores e demais pessoas que dele se beneficiam financeiramente.

Outra prática criminosa que preocupa autoridades policiais e judiciárias do mundo inteiro é o turismo com motivação sexual. É a exploração sexual de crianças e adolescentes praticada por turistas estrangeiros ou do próprio país, normalmente com o envolvimento, cumplicidade ou omissão de proprietários ou funcionários de estabelecimentos comerciais de diversos tipos, como hotéis e pousadas.

Com informações da Prefeitura de Paulo Afonso

Inscrições de primeira residência médica de Paulo Afonso abre inscrições

O Campus Paulo Afonso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conquistou recentemente sua primeira Residência Médica. O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade foi aprovado pela Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM) do Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o processo seletivo, realizado pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Univasf, estarão abertas nessa sexta (11) até quinta-feira (17). Há seis vagas disponíveis.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site de Concursos da Univasf, preencher a ficha de inscrição juntamente com a documentação exigida (disponível no Edital Nº 4/2016) e enviar via Sedex para a Coordenação de Residência Médica – Univasf, Av. José de Sá Maniçoba, S/Nº, Campus Universitário, Centro, Petrolina (PE), CEP: 56304–205. A documentação também pode ser entregue pessoalmente no endereço acima, na Coreme, no Hospital Universitário da Univasf, em Petrolina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é de R$150,00 e o período para requerer isenção da taxa é de amanhã (11) até as 18h do dia 13.

O programa tem duração de dois anos e a maior parte das atividades será desenvolvida nas unidades básicas de saúde e hospitalares do município de Paulo Afonso, conveniadas com a Univasf. O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva, que será realizada dia 27 de março. O resultado final e as matrículas acontecerão entre os dias 29 e 30 de março. As atividades iniciarão a partir do dia 30 de março.

Para o coordenador do programa e professor de Medicina do Campus Paulo Afonso, Ricardo Lacerda, criar programas de residência é muito importante para a região. “Os cursos de graduação não fixam médicos na região e a residência médica, de acordo com pesquisas comprovadas, consegue essa fixação. Além disso, é importante para abrir campo de prática para a graduação, porque às vezes é difícil conseguir espaço para estágio”, afirma.

O valor da bolsa fornecida pelo Ministério da Saúde ao residente é de R$ 2.976,00. O residente que desejar participar da capacitação e exercício de preceptoria receberá bolsa complementar no valor de R$ 2.500,00, oferecida pelo Ministério da Educação. “Além disso, conseguimos uma parceria de complementação dessa bolsa com a prefeitura, de modo que o residente receberá o valor de R$ 10.000,00 líquidos”, explica Lacerda. O professor destaca ainda, que a residência vai possibilitar campos de prática para os alunos da graduação e vai fornecer preceptores qualificados para os estudantes de Medicina.

Durante o processo de autorização para a criação do programa, que teve duração de um ano, são avaliadas a capacitação dos docentes, a estrutura dos municípios, a programação de ensino e a experiência da instituição com programas de residência médica. A residência é uma pós-graduação Lato Sensu com 60h semanais, que concede ao médico o título de especialista. “A residência é considerada o padrão ouro na pós-graduação médica e é a melhor maneira de fazer pós-graduação em Medicina”, destaca Lacerda.

Cronograma:
Inscrições – até 17 de março
Prazo para entrega/envio da documentação – 18 de março
Resultado final – 29 de março
Matrícula – 29 e 30 de março
Aula inaugural – 31 de março

Com informações de Ascom

Curso gratuito do Sebrae orienta empreendedores a vender para órgãos públicos

Os empreendedores que querem expandir os negócios e vender seus produtos ou serviços para a união, estados ou municípios podem buscar orientações no curso Compras Governamentais PAA/PNAE, que será realizado gratuitamente no Sebrae, em Paulo Afonso, nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 17h.

O curso é direcionando para microempreendedores individuais (MEI), além de proprietários de micro e pequenas empresas que já participam de licitações do governo e aqueles com potencial de venda. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever na sede do Sebrae Paulo Afonso, na Rua São Francisco, nº 233, Centro, ou pelo telefone (75) 3281 4333.

 

PAA/PNAE

A aprovação da Lei n.º 10.696/03 criou o Programa de Aquisição de Alimentação (PAA), cujo objetivo é promover o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, além da inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pela Lei 11.947/09, tem o objetivo oferecer alimentação saudável aos estudantes das escolas públicas de todo Brasil.

 

 

151617