Caso Beatriz: Mãe escreve carta ao papa em busca de apoio

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A mãe da garota Beatriz Angélica Mota da Silva, que foi brutalmente assassinada em dezembro de 2015 no colégio onde estudava, em Petrolina (PE), divulgou uma carta endereçada ao Papa Francisco. Lúcia Mota relata no texto sobre o sofrimento causado pela não descoberto do autor do crime. No texto, ela afirma, ainda, que a direção da escola não tem colaborado com as investigações.

“Vossa venerável pessoa (…) exerce um papel profético capaz de atingir as consciências e intervir no auxílio ou mesmo no sentido de sensibilizar as autoridades policiais, Ministério Público e Governador do Estado de Pernambuco, como também os administradores do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina, a cooperarem com a elucidação desse hediondo crime”, afirma Lúcia.

As fotos do suposto criminoso foram divulgadas em março deste ano pela delegada Gleide Ângelo. Para Lúcia, “o Vaticano também pode ajudar dando “publicidade às imagens do assassino recentemente reveladas pela Polícia Civil”.

A mensagem ao Papa é mais uma tentativa da família de Beatriz de buscar ajuda das autoridades. Os pais da menina já fizeram, pelo menos, três protestos no Recife e tiveram encontro com o governador Paulo Câmara, que assegurou esforços feitos para solucionar o caso.

Leia a carta na íntegra

Sua Santidade, Papa Francisco, Bispo de Roma e Pastor Supremo da Igreja, Estado da Cidade do Vaticano, Roma

Santo Padre,

Com profundo respeito, fé e esperança, entrego em vossas mãos esta carta que relata uma tragédia familiar e a dor de uma mãe em busca de justiça.

Todo povo brasileiro compartilha da preocupação de Vossa Santidade em se solidarizar com as mazelas sociais que afetam profundamente nossas famílias.

Quero compartilhar com Vossa Santidade um acontecimento que destruiu completamente minha família.

No dia 10 de dezembro de 2015, num evento festivo que acontecia numa escola católica administrada pelas freiras “Filhas de Maria” – o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina-Pernambuco, que pertence a Rede Salesiana de Escolas – a minha filha, Beatriz Angélica Mota F. da Silva (7), foi brutal e covardemente assassinada a facadas dentro daquelas dependências.

Esse crime ainda não foi solucionado. QUERO RESPOSTAS. PRECISO DE JUSTIÇA.

Santo Padre,

O Evangelho é a grande mensagem da Vida, plenamente revelada na pessoa e na palavra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Eu deposito minha fé na crença de que DEUS AMA A JUSTIÇA.

Não consigo continuar vivendo esse sentimento de injustiça. As autoridades policiais não possuem estrutura para atender nosso clamor. A instituição (Escola Católica) NÃO nos ajuda, omite informações, e ainda age como se estivéssemos na idade das trevas. A administração dessa entidade se utiliza de subterfúgios procurando esconder importantes evidências, obstruindo as investigações e procurando descredenciar os trabalhos já realizados pelos investigadores do caso, mesmo porque, alguns de seus funcionários são os principais suspeitos na facilitação dessa atrocidade. E isso contradiz radicalmente o ideal evangélico apoiado pelas instituições religiosas de nosso país.

Existe uma mancha indelével na nossa sociedade e esse estranho comportamento dessa escola católica afasta as famílias do Vale do São Francisco da nossa Santa Igreja.

Papa Francisco,

Vossa venerável pessoa, na qualidade de Pastor Supremo da Igreja, sendo internacionalmente reconhecido como grande líder moral da humanidade exerce um papel profético capaz de atingir as consciências e intervir no auxílio ou mesmo no sentido de sensibilizar as autoridades policiais, Ministério Público e Governador do estado de Pernambuco, como também os administradores do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina a cooperarem com a elucidação desse hediondo crime. E principalmente dar publicidade às imagens do assassino recentemente reveladas pela Polícia Civil de Pernambuco.

Enquanto não forem esclarecidos todos os fatos e os seus reais culpados não forem punidos existirá uma dúvida em nossa comunidade de que algumas instituições católicas trabalham para esconder práticas condenáveis de alguns de seus membros.

Querido Irmão Maior, OUÇA O MEU CLAMOR e venha em meu socorro com sua palavra de ânimo e com seus gestos divinos, capazes de expressar o Evangelho como a grande Mensagem da Alegria, da Esperança, da solidariedade e da compaixão para com todos.

Maria Lúcia Mota da Silva, Mãe de Beatriz Angélica Mota F. da Silva.

Juazeiro, Bahia.

Brasil, 10 de Julho de 2017

Homem é assassinado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Um homem, de idade não revelada, foi assassinado na avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no bairro Maria Auxiliadora, em Petrolina.

Segundo informações, a vítima foi atingida por disparos com arma de fogo, por volta das 16h20, e morreu no local do crime. Não há informações sobre o assassino ou a motivação para o crime. Em breve novas informações.

Família de Beatriz faz protesto em Recife e afirma que Colégio apagou imagens

(Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco)

A família da garota Beatriz Mota esteve em Recife, na tarde desta quarta-feira (24), para realizar um protesto em frente ao Ministério Público de Pernambuco.

Os familiares pediram as prisões imediatas dos envolvidos no crime e contesta as informações divulgadas pelo órgão e pela Polícia Civil. Segundo Sandro, pai de Beatriz, o MPPE tem posse de imagens que denunciariam a identidade de cúmplices no crime.

Além disso, Sandro afirma que o Colégio Maria Auxiliadora tem atrapalhado o processo de investigação da morte da filha. De acordo com ele, o colégio teria apagado as imagens das câmeras internas. “Eu quero pedir a prisão dessa pessoa que apagou as imagens e também quero denunciar que a escola escondeu e apagou essas provas”, comentou o pai da menina.

De acordo com Lucinha Mota, mãe da criança, as imagens divulgadas em março foram recuperadas pela polícia depois de serem apagadas utilizando uma senha de administrador, que deveria estar em posse apenas de funcionários da escola.

Caso Beatriz: quarto card questiona reforma de sala de Ballet do colégio dias após o crime

15284177_668698619978944_2071031132053729838_nO quarto card divulgado pela família da garota Beatriz Mota faz um questionamento sobre um assunto que não havia sido divulgado: a reforma da sala de Ballet do Colégio Maria Auxiliadora.

Segundo a postagem feita no grupo do Facebook, “Beatriz clama por justiça”, o local exato da execução do crime ainda não foi encontrado pela perícia. Contudo, dias após o crime, a sala de Ballet, que fica próximo ao bebedouro, passou por uma reforma que, aparentemente, não era necessária.

 

Durante o dia: jovem de 19 anos é atacada nas proximidades da Univasf em Petrolina por homem em um carro

Violence victim

Foto: ilutração

Na tarde desta quinta-feira (16), uma jovem de 19 anos foi parada por um homem, de aparentemente 28 anos, em um carro verde, nas proximidades da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para “pedir informações”. Entretanto, ele a agarrou a garota pelo braço e tentou forçá-la a entrar dentro do veículo.

Segundo informações da vítima, ela estava a caminho do shopping da cidade, quando foi abordada por um homem branco, de cabelo bem cortado e usa que aparelho, que parou o carro, baixou o vidro como quem queria pedir informações.

“Ele mandou eu ir para o lado do passageiro, para não correr o risco de algum carro me atropelar. Aí ele me deu boa tarde, perguntou meu nome, minha idade e disse que já tinha impressão de me conhecer ” contou a vítima.

LEIA MAIS

Caso Beatriz: em defesa do Colégio Maria Auxiliadora Dr. Augusto Coelho questiona foco das manifestações

Carta Augusto Coelho

“O colégio é a segunda maior vitima, depois de Beatriz, e não são justas as críticas e imprecações contra uma instituição que só merece gratidão, solidariedade e reconhecimento”, afirma Dr. Augiusto

Em carta aberta a sociedade de Petrolina o médico e ex-prefeito, Augusto de Souza Coelho, comenta pela primeira vez o caso do crime da menina Beatriz Angélica, assassinada no dia 10 de dezembro do ano passado. Dr. Augusto afirma, nas entrelinhas, que o Colégio Maria Auxiliadora, local onde ocorreu o crime, está sendo vítima de uma campanha insidiosa e injusta, e questiona por que a manifestação vai para a frente do Colégio, e não para a frente da Delegacia de Polícia?

Confira a íntegra do texto:

Causa-me indignação a campanha insidiosa e injusta contra o Colégio Maria Auxiliadora e a tentativa de desviar o eixo das buscas. Não se fala do facínora e cobra-se dos “suspeitos” a prova da inocência, quando se deviam apresentar as provas da culpa.

Enquanto isso, teima-se em perturbar a vida da comunidade regional interrompendo a ponte. E a polícia, o que tem feito? Por que a manifestação vai para a frente do Colégio, e não para a frente da Delegacia de Polícia?

O colégio é a segunda maior vitima, depois de Beatriz, e não são justas as críticas e imprecações contra uma instituição que só merece gratidão, solidariedade e reconhecimento.

Vamos fazer um esforço para restabelecer o bom senso, serenar as paixões e buscar apenas a verdade.

Ninguém tem o direito de ignorar o sofrimento da família, mas não se pode estimular sentimentos distorcidos pelo sofrimento, propiciando atitudes injustas e improprias para uma situação como essa.

Deus permita que os fatos se esclareçam e os ânimos arrefeçam.

Outra pergunta que não quer calar: depois de seis meses, a quadra esportiva do colégio permanece interditada, prejudicando as atividades da instituição. Para nada. E até quando?

Augusto de Souza Coelho/Médico e ex-prefeito de Petrolina

Caso Beatriz: em cometário a este Blog leitor teme que psicopata volte a atacar

Um comentário postado neste Blog nos chamou a atenção. Trata-se do leitor Edvaldo Alves, pai de alunos do Colégio Maria Auxiliadora. No texto ele chama a atenção para o risco que todos correm com um psicopata solto por aí, já que a assassino da pequena Beatriz ainda não identificado.

¨Sua aparente normalidade sua ¨máscara de sanidade ¨, torna-o mais difícil de ser reconhecido e, logicamente, mais perigoso “. – Vicente Garrido.

Bem, esta frase se baseia na personalidade de um psicopata, ora se estamos com um perigoso e inteligente psicopata, pois todos são muitos avessos a sentimentos e são adoráveis conquistadores quando querem ser.

Então se estão procurando um doente mental ou um ou mais loucos ensandecidos pelas ruas de Petrolina, percam suas esperanças, pois acredito que estamos diante de assassino inteligente, calculista e que tem a capacidade de entrar e sair de qualquer lugar sem chamar sua atenção.
Então eu sou um pai de 03 alunos nesta escola e eles adoram a escola assim como a Bia e seus pais, mais hoje e enquanto durar esta buscar, a dor, a cicatriz continuará a se abrir…

Quem foi? Eu, tu, ele, nos, vos e eles… a verdade é que estamos colocando centenas de novas vítimas a disposição deste psicopata, pois o local do crime continua aberto a ele ou a qualquer outro, que quiser aparecer, pois o simples fato da não solução do crime, até o momento perfeito, poderá incitar novos psicopatas.

Ora pode ser um aluno? Um pai de aluno? Um parente de aluno? Um funcionário? Um ex-funcionário? Um ex-aluno? Um drogado? Um ex-operário da última reforma?

Eu, vc, podemos falar qualquer besteira ou asneiras que estaremos falando a verdade, aquela máxima do criminoso voltar ao local do crime, com um psicopata esta realidade é mais viva do que se pensa, pois ele não está preocupado em ser pego e sim em saciar as suas macabras ações.

Deixemos de hipocrisia, estamos falando de vidas e tenho certeza que ninguém quer, que aconteça de novo…mais e se acontecer a quem vamos responsabilizar, a escola por continuar funcionando, a polícia por não interditar a mesma, a procuradoria publica por não buscar a segurança máxima da vida?

Por pior e mais absurdo que possa ser esta minha opinião, ela está bem fundada em pesquisas de sociopatas, pois os meus filhos, os seus filhos, seus netos, seus sobrinhos estão todos os dias cercados por um psicopata fantasma e pronto para fazer de novo, esperando apenas um pouco de esquecimento e de falsa segurança…

Será que vale apenas arriscar? Há! Mais qual é a chance de este psicopata voltar? É bem maior do que se imagina.

Por quer eu não tiro meus filhos da escola? É que infelizmente um juiz me disse que a mãe, ficar com a guarda dos filhos é cultural, quando eu o questionei sobre os critérios de escolha, mesmo tendo uma queixa contra a mesma no conselho tutelar. Este é o motivo, chama-se pátrio poder.

Podemos defender a nossa família, pois prefiro pecar por excesso do quer pela falta, ou ficar com esta falta do nosso lado para sempre. Prefiro que me chamem de idiota, ou qualquer outro nome, mais jamais gostaria de passar pela dor da perda de um filho, principalmente deste modo.

Edvaldo Alves

 

Leitora denuncia lixão no bairro Maria Auxiliadora

Maria Auxiliadora Lixo

A leitora atenta deste Blog, Letícia Lins, que reside na rua Camilo de Sá, bairro Maria Auxiliadora, em Petrolina-PE, não suporta mais conviver com tanto lixo.

Maria Auxiliadora Lixo 03

A falta de educação e consciência ambiental das pessoas é impressionante, associada a deficiência na coleta do lixo contribuem para uma cidade cada vez mais suja.

Maria Auxiliadora Lixo 02

Manifestação por Beatriz reúne centenas de pessoas na Praça Maria Auxiliadora

Beatriz 11.02.16 - 01

As famílias de Petrolina-PE, Juazeiro-BA e região atenderam a convocação feita pelas redes sociais e imprensa e compareceram em massa ao 4º protesto reivindicando a elucidação do assassinato da menina Beatriz Angélica, 7 anos, morta nas dependências do Colégio Maria Auxiliadora, no dia 10 de dezembro do ano passado, por um misterioso assassino (a), que até agora não teve seu nome revelado.

Beatriz 11.02.16 - 02

Além de marcar os dois meses da barbárie a data de hoje (11) também foi lembrando por ser o aniversário de Beatriz que estaria completando 8 anos nesta quinta-feira.

Beatriz 11.02.16 - 03

 

 

Delegada fala com exclusividade ao blog sobre as investigações do assassinato da menina Beatriz

DRA SARA MACHADO

O sentimento da sociedade petrolinense e de toda região é de extrema revolta com a crueldade do crime praticado na noite de ontem (10), nas dependências do colégio Maria Auxiliadora, Centro, Petrolina, sertão de Pernambuco, contra a menina Beatriz Angélica Mota, 7 anos, assassinada com vários golpes de arma branca.

O crime que chegou a todos está sendo investigado pela Polícia Civil que vem trabalhando várias linhas em conjunto com as polícias Militar e Federal.

Agora há pouco a delegada Dra. Sara Machado (Delegacia de Homídios) falou a nossa reportagem sobre esse trabalho. “Agente tem algumas linhas de investigação, é precipitado informar se há uma linha específica, estamos trabalhando com todas as hipóteses desde desconhecidos que entraram no colégio até mesmo pessoas que façam parte da convivência familiar da criança”, informou.

Imagens de alguns estabelecimentos comercias já estão sendo checadas pela polícia, mas a delegada reforça a importância da participação da população na elucidação do caso. “Agente apela as pessoas que têm comércios ou casas naquelas imediações que nos procurem para colaborar com as investigações. Estamos solicitando também as imagens das pessoas que estavam no evento, às vezes algum detalhe de uma fotografia ou filmagem vai nos ajudar a elucidar esse crime”, comentou.

Doutora Sara ressaltou que as pessoas fiquem tranquilas, pois não é preciso se identificar na hora da denúncia. “Os aparelhos eletrônicos com filmagens ou imagens não vão ficar apreendidos, o material vai ser analisado pela equipe de investigação e em seguida os equipamentos serão devolvidos”. Ela salienta, no entanto, já ter recebido algumas informações de pais de alunos, mas a quantidade ainda é pequena considerando o número de pessoas que participaram do evento.

Apesar de não informar sobre os avanços nas investigações, Dra. Sara disse que pretende anunciar o nome do criminoso ainda nesta sexta-feira (11). “Tudo é possível , o que queremos é já nas próximas horas apresentar um resultado, então no que depender do esforço dessas instituições a gente espera que sim, mas não podemos determinar se vai ser positivo ou não”, ponderou.

A delegada apelou ainda para que as pessoas não fiquem postando fotos de possíveis autores do crime nas redes sociais. “A gente sabe que a intenção é ajudar, mas infelizmente o que estamos vendo são informações inverídicas imputando o crime a quem não tem nenhuma vinculação a este fato o que tem atrapalhado o trabalho da polícia e colocado em risco a integridade física das pessoas”.

A polícia tranquiliza a sociedade comunicando que assim que tiver informações sobre a autoria, a motivação do crime, a imprensa e a população serão informados.

Qualquer informação pode ser dada através dos telefones (87) 3866-6781 / 82

12