Seleção se apresenta, e CBF tenta medir a real situação de Neymar

Carlo Ancelotti prepara a convocação final da Seleção — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Começa oficialmente nesta quarta-feira a Copa do Mundo para a seleção brasileira.

O elenco comandado por Carlo Ancelotti se apresenta na Granja Comary para exames médicos e primeiros treinamentos já preparativos para o amistoso com o Panamá, domingo. Gabriel Magalhães, Martinelli e Marquinhos, finalistas da Champions, são as a ausências, enquanto há expectativa para avaliação médica de Neymar.

O jogador do Santos é o único convocado que se apresenta sem estar em atividade, e a CBF esperou a apresentação para dar um diagnóstico mais preciso sobre suas condições físicas. Neymar sofreu uma lesão na panturrilha em partida diante do Coritiba, no último dia 17, e desde então está em tratamento no clube paulista.

Na ocasião, ainda antes da convocação para o Mundial, a CBF recebeu um documento do Santos atestando que Neymar estaria liberado para atividades com bola já na apresentação. Nos bastidores, porém, a informação é de que o atacante precisará seguir tratamento na Granja Comary com risco de ficar fora dos amistosos contra Panamá, dia 31, no Maracanã, e Egito, dia 6, em Cleveland.

LEIA MAIS

Com nome de craque e exemplo de superação, Davi Luiz inspira inclusão nas escolinhas esportivas de Petrolina

O esporte é para todos. E em Petrolina, a inclusão vem ganhando espaço dentro das quadras através das escolinhas esportivas gratuitas promovidas pela Prefeitura Municipal. Entre os jovens atendidos pelo projeto está Davi Luiz, de 10 anos, que encontrou no futsal uma oportunidade de desenvolvimento, amizade e superação. Cadeirante, o menino participa das atividades com os demais colegas no bairro Vila Marcela e mostra, a cada treino, que determinação e vontade de aprender são mais fortes que qualquer limitação.

Com nome de jogador famoso e coragem de campeão, Davi rapidamente conquistou professores e colegas pela dedicação durante as aulas. Segundo o professor Marcone Barros, responsável pelas atividades, a adaptação aconteceu de forma natural e emocionante. “Pra mim, como professor, foi tranquilo porque eu já tinha experiência com alunos deficientes no esporte. A surpresa foi ver ele jogando na cadeira, defendendo a bola usando a cadeira”, destacou.

LEIA MAIS

Náutico segue em viés de alta e se consolida no G6 da Série B

Jogadores do Náutico em comemoração de gol nos Aflitos (Rafael Vieira / CNC)

Vindo de três vitórias consecutivas e cinco jogos de invencibilidade, o Náutico segue em viés de alta na Série B do Campeonato Brasileiro. O Timbu se consolidou na parte de cima da tabela, na 2ª posição, e abriu vantagem de duas rodadas dentro do G6, grupo classificatório para os playoffs.

Com 19 pontos conquistados após 10 rodadas, o clube alvirrubro não pode ser ultrapassado pelo 7º colocado Novorizontino, que precisaria de duas rodadas para superar o Náutico por ter três pontos e duas vitórias a menos.

Já possuindo uma das melhores campanhas como visitante e um dos melhores ataques da competição, o Timbu agora também figura entre os melhores mandantes. Com a vitória sobre o Cuiabá na última sexta-feira (22), a equipe pernambucana chegou ao terceiro triunfo em cinco jogos em casa, alcançando 60% de aproveitamento, o 5º melhor da Série B.

LEIA MAIS

Aproveitando a boa fase, Sport busca “revanche” contra o Fortaleza após frustrações recentes

Elenco do Sport em partida na Ilha do Retiro (Rafael Vieira/DP Foto)

Vindo de resultados importantes na temporada sob o comando de Márcio Goiano, o Sport tenta aproveitar a boa fase para encarar o Fortaleza pela Copa do Nordeste, em um clima de “revanche” da torcida leonina. O clube rubro-negro recebe o Leão do Pici nesta quarta-feira (27), às 21h30, pela partida de volta da semifinal, após vencer por 2 a 1 o primeiro jogo.

O jogo e uma possível classificação têm lugar especial para a torcida do Sport pela coleção de frustrações recentes contra o adversário cearense. Antes de vencer a ida da classificatória, o Leão da Ilha acumulava expressivas 10 partidas seguidas sem vitória contra o Fortaleza, mantendo o adversário engasgado para os rubro-negros.

Neste recorte de dominância do tricolor cearense no confronto, o torcedor rubro-negro acompanhou uma amarga derrota na final da própria Copa do Nordeste, ocorrida em 2022, além de uma goleada sofrida na semifinal da competição regional de 2024.

LEIA MAIS

Irã estabelecerá base para Copa no México após mudança do Arizona

O Irã vai sediar sua base de treinamentos na cidade mexicana de Tijuana durante a Copa do Mundo deste ano. A decisão foi tomada após a Fifa aprovar o pedido de alteração do local original, que seria no estado do Arizona, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo presidente da federação de futebol do Irã, Mehdi Taj.

“Estaremos baseados em Tijuana, na fronteira entre o México e os Estados Unidos”, anunciou Taj em vídeo publicado em seu canal no Telegram.

Segundo o dirigente, a mudança estratégica visa evitar complicações burocráticas relacionadas a vistos. Além disso, facilitará a logística, permitindo que a delegação viaje diretamente para o México em voos da Iran Air. Procurada, a Fifa ainda não se pronunciou sobre o caso.

LEIA MAIS

City anuncia saída de Guardiola após 10 anos e 20 títulos conquistados

Manchester City anuncia saída de Pep Guardiola — Foto: David Ramos / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Fim de uma era. O Manchester City anunciou, nesta sexta-feira, a saída do técnico Pep Guardiola no final desta temporada. Em 10 anos no comando do clube inglês, o treinador espanhol conquistou, ao todo, 20 títulos, entre eles a Champions League, o Mundial de Clubes e seis edições do Campeonato Inglês.

— Que momentos maravilhosos vivemos juntos. Não me perguntem por que estou partindo. Não há motivo, mas lá no fundo, sei que chegou a minha hora. Nada é eterno; se fosse, eu estaria aqui. Eternos serão os sentimentos, as pessoas, as lembranças, o amor que tenho pelo meu Manchester City — disse Pep Guardiola.

O treinador espanhol fará sua despedida no próximo jogo, contra o Aston Villa, na última rodada da Premier League, no Etihad Stadium. Pep Guardiola havia renovado com o City em novembro de 2024, com vínculo até junho de 2027. Ainda assim, optou por encerrar a passagem de dez anos antecipadamente.

LEIA MAIS

Libertadores: Mirassol garante classificação antecipada para oitavas

Vaga veio com vitória de 2 a 1 do Leão sobre o Always Ready

O Mirassol fez história na noite desta terça-feira (19), pois, em sua primeira participação na Copa Libertadores da América, derrotou o Always Ready (Bolívia) pelo placar de 2 a 1 no estádio Tigo La Huerta, em Assunção (Paraguai), e garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final da competição continental.

Graças ao triunfo alcançado fora de casa, o Leão chegou aos 12 pontos, na liderança do Grupo G da competição. Desta forma, o time comandado por Rafael Guanaes pode ser alcançado apenas por Lanús (Agentina) ou LDU (Equador), que se enfrentam na próxima quarta-feira (20), o que garante aos brasileiros um lugar na próxima fase.

O Mirassol abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo, quando o Always Ready vacilou na saída da defesa e a bola foi lançada na ponta esquerda para Carlos Eduardo, que rolou, no meio da área, para Shaylon, que escorou para o fundo do gol defendido por Baroja.

Após o intervalo, aos 30 minutos, o meio-campista Maraude chegou a empatar, mas seis minutos depois o Leão contou com o faro de gol do atacante Nathan Fogaça para garantir a vitória e a classificação.

Agência Brasil

Convocados da Seleção para a Copa do Mundo: veja lista de Ancelotti

Neymar é convocado pela primeira vez pelo técnico italiano e disputará sua quarta Copa. Saiba os 26 jogadores que defenderão o Brasil

O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2026. Neymar foi chamado e disputará seu quarto Mundial na carreira, depois de ser convocado pela primeira vez pelo técnico italiano.

LEIA MAIS

Morre Geovani, aos 62 anos, o ‘Pequeno Príncipe’ ídolo do Vasco

Geovani com a camisa do Vasco em clássico contra o Fluminense, em 1993 — Foto: Julio Cesar Guimarães / Agência O Globo

Um talento raro do futebol brasileiro se despediu nesta segunda-feira. O ex-meia Geovani Silva, o Geovani ou “Pequeno Príncipe”, ídolo do Vasco e símbolo do futebol capixaba, morreu aos 62 anos após passar mal de forma repentina nesta madrugada. Ele chegou a ser levado para um hospital em Vila Velha, no Espírito Santo, mas não resistiu. Geovani deixa três filhos.

A família de Geovani usou as redes sociais do próprio ex-jogador para informar da morte do ídolo vascaíno. Na publicação, eles informam que o ex-meia “passou mal de forma repentina”, mas “apesar do esforço e das tentativas de reanimação, ele não resistiu”. Segunda os familiares, deve haver um culto de despedida seguido do sepultamento nesta terça-feira, em Vila Velha, no Espírito Santo.

LEIA MAIS

CRB coloca água no chopp do Sport e vence na Ilha do Retiro com direito a “lei do ex”

Em dia de festa e shows pelos 121 anos do Sport, CRB foi quem levou a melhor dentro de campo, 2 a 1, com gol de Mikael – (Rafael Vieira/DP Foto)

A festa ficou fora de campo. Em dia de shows durante o todo o dia em comemoração pelos 121 anos do clube e reabertura da sede social, o Sport perdeu por 2 a 1 do CRB neste domingo (17), na Ilha do Retiro, pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

E teve “lei do ex” com Mikael, revelado pelo Leão, que marcou o primeiro gol do time alagoano. Danielzinho fez o segundo e Perotti descontou, mas não evitou o primeiro revés do time pernambucano na competição.

Com a derrota, o Sport deixa escapar a oportunidade de assumir a liderança da Segundona. O rubro-negro caiu para a terceira posição, com 16 pontos, atrás de São Bernardo (17 pontos) e Náutico, que tem 16 pontos e uma vitória a mais: 5 a 4. Já o CRB deixou a zona de rebaixamento e assumiu a 13ª posição, com 11 pontos.

O Sport tem dois compromissos nesta semana. Na quarta-feira (20), tem o Fortaleza, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Nordeste na Arena Castelão, e sábado (23), fora de casa, diante do Juventude, pela Série B.

Diário de Pernambuco

Ícone do rádio esportivo mineiro, Milton Naves morre aos 70 anos

Um dos mais importantes nomes do rádio esportivo de Minas Gerais, o narrador e apresentador Milton Naves morreu neste sábado (16), aos 70 anos de idade. A família confirmou a morte com uma publicação no perfil do profissional na rede social X, sem revelar a causa.

Segundo a Rádio Itatiaia, veículo onde ele trabalhou por quatro décadas, o velório ocorre no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, 2158, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, até as 19h (horário de Brasília) deste sábado. O corpo será cremado.

Nascido em Ilicínea, Minas Gerais, a cerca de 330 quilômetros da capital mineira, em 26 de dezembro de 1955, Milton Amaral Naves se mudou, ainda na infância, para Alfenas, também no sul de Minas Gerais. Lá, realizou o sonho de se tornar narrador esportivo aos 17 anos, pela Rádio Cultura. A primeira transmissão foi um jogo entre Flamengo e Caldense, por um torneio amistoso que marcou a inauguração do Estádio Francisco Leite Vilela, em 1977.

Dois anos depois, foi para a Rádio Guarani, de Belo Horizonte, chegando em seguida à Itatiaia, aos 21 anos, onde consagrou o bordão Show de Bola. Abria as transmissões dizendo: “Estou fazendo o que gosto, transmitindo um jogo de bola”.

Pela emissora mineira, trabalhou em 13 Copas América e nove Copas do Mundo, sendo a primeira em 1982 e última em 2018. Cobriu seis finais. Uma delas a do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, em 2002, no Japão. Narrou, também, a conquista do ouro olímpico do futebol masculino nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Além disso, foi apresentador do Rádio Esportes, programa esportivo da hora do almoço, até 2022.

Por meio das redes sociais, os três principais clubes de futebol de Minas Gerais manifestaram pesar pelo falecimento de Milton. Tanto Cruzeiro como Atlético-MG destacaram que o profissional foi voz presente na cobertura dos times. Já o América-MG ressaltou que o apresentador eternizou “momentos inesquecíveis” da história, citando a narração do gol que decretou a conquista do título brasileiro da Série B em 1997.

Agência Brasil

Destaque no esporte, Juazeiro se prepara para receber a Copa do Mundo de Futebol de Base com observadores de clubes do Brasil e da Espanha

Juazeiro vai sediar, entre os dias 2 e 7 de junho, a Copa do Mundo de Futebol de Base, competição que reunirá atletas das categorias masculina e feminina, com idades entre 7 e 17 anos, no Estádio Adauto Moraes. O evento contará com observadores de praticamente todos os clubes das Séries A e B do futebol brasileiro, além de representantes do clube espanhol Barcelona.

Nesta sexta-feira (15), foi realizada uma visita técnica no estádio para alinhamento da estrutura e do planejamento operacional da competição. A ação reuniu representantes das secretarias municipais envolvidas e da organização do evento. A Copa acontece em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), Secretaria de Saúde (SESAU), Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e demais órgãos parceiros.

Além das partidas, o evento terá uma estrutura voltada à assistência dos atletas e do público. Durante os cinco dias de programação, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar posto médico com funcionamento contínuo, ambulância de apoio, equipe do SAMU, atendimento odontológico através da Unidade Móvel Odontológica e uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, nutricionistas, educador físico e psicólogos.

A assessora técnica da SESAU, Tatiane Malta, destacou o compromisso da rede municipal com a segurança do evento. “Estamos preparando toda a estrutura com foco na segurança sanitária, no acolhimento e na assistência aos atletas, familiares e acompanhantes durante os dias da competição”, afirmou.

Idealizador da Copa, o jogador Petros ressaltou o caráter social da iniciativa e a oportunidade oferecida aos jovens atletas da região. “Queremos trazer para as crianças a oportunidade que muitos de nós não tivemos. É um evento que vai além do futebol e que busca transformar vidas através do esporte”, disse.

Petros também destacou a grande procura pelas inscrições gratuitas. “As vagas foram preenchidas em poucas horas e a expectativa é receber cerca de duas mil crianças e adolescentes nesta edição”, completou. A competição recebeu o selo oficial da Federação Bahiana de Futebol (FBF), reconhecimento que fortalece Juazeiro no cenário esportivo e evidencia o potencial do município na formação de novos talentos. Para o assessor especial da SECULTE, Bruno Lopes, a competição também reforça a tradição esportiva da cidade. “Juazeiro é um celeiro de talentos e participar desse projeto é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.

Ascom

Prefeito de Juazeiro sinaliza construção de nova arena esportiva para substituir o Adauto Moraes

Andrei Gonçalves afirma que decisão já foi tomada e que Estado garantiu R$ 8 milhões para o projeto

Em entrevista concedida ao programa Café com Blog, da RedeGN, nesta quarta-feira (13), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, indicou que o município deverá construir uma nova arena esportiva para substituir o tradicional Estádio Adauto Moraes.

Segundo o gestor, a decisão já foi tomada e o projeto contará com R$ 8 milhões assegurados pelo Governo da Bahia. A Prefeitura de Juazeiro ficará responsável por complementar os recursos necessários para a execução da obra.

Andrei Gonçalves destacou que a proposta não prevê participação da iniciativa privada, diferentemente de especulações feitas anteriormente.

LEIA MAIS

Eliminação e queda de Roger confirmam dificuldade do São Paulo em sair da crise

Roger Machado antes de Juventude x São Paulo — Foto: Bruno Giufrida

Técnico não resistiu à derrota para o Juventude, em Caxias do Sul, e a turbulência que tomou conta do clube fora de campo atinge também agora o elenco da equipe paulista

Tem sido difícil para o torcedor do São Paulo ter paz. Com o clube mergulhado em diversas crises fora de campo, agora os problemas se estendem ao campo com a eliminação precoce na Copa do Brasil, que resultou na demissão do técnico Roger Machado depois da derrota para o Juventude.

LEIA MAIS

Flu quase se enrola nas próprias pernas, mas se classifica para as oitavas

A classificação do Fluminense às oitavas de final da Copa do Brasil quase teve a tranquilidade pedida. Mas, ultimamente, parece que há algo que impede a equipe tricolor de tirar a nota 10. A superioridade diante do Operário, 8ª colocado da Série B do Brasileirão, foi nítida dentro de campo, mas o placar de 2 a 1, nesta terça-feira, no Maracanã, revive uma sina: ao mesmo tempo em que os tricolores produzem para golear, se enrolam nas próprias pernas e criam um drama desnecessário.

O roteiro foi parecido com o visto contra o Vitória, no último sábado. Com a bola no pé e cabeça no lugar, o Fluminense teve chances para garantir a vaga com facilidade. Mas bastou um erro para se enrolar. No Brasileirão, foi pênalti de Alisson e o “apagão” de 10 minutos. Na Copa do Brasil, foi a falha de Jemmes no gol do Operário. Por isso, é difícil avaliar o momento da equipe de Zubeldía: merece elogios pelo que produz na frente, mas repete problemas que custam caro atrás. Nesta terça, não interferiu para ficar com a vaga.

LEIA MAIS
1234