Secretaria de Saúde de Petrolina confirma 65 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

A Prefeitura de Petrolina confirmou 65 novos casos positivos da covid-19; destes, 21 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG). Por testes rápidos, foram confirmados 51 casos: 33 homens com idades entre 40 e 56 anos, e 18 mulheres entre 07 e 65 anos.

Os dados estão no boletim desta sexta-feira (26), que ainda traz 10 resultados positivos de exames analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e 4 por laboratório particular. Os pacientes são 8 homens com idades entre 06 meses de vida e 56 anos, e 6 mulheres entre 25 e 63 anos.

Com esses novos positivados, Petrolina chegou ao total de 765 casos do novo coronavírus. São 581 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 184 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas somam 188. Petrolina recebeu um exame do Lacen-PE confirmando covid-19 em um paciente que faleceu no Hospital Regional de Juazeiro-BA.

Era um homem de 56 anos, que por um equívoco na data de nascimento, foi anunciado nesta quinta-feira (25) que tinha 74. Com isso, o total de óbito subiu para vinte e seis.

Canudos registra primeira morte por Covid-19

Com o mais profundo pesar, a Prefeitura de Canudos informa que registrou a primeira morte devido infecção por coronavírus. A vítima é uma mulher de 43 anos, que estava internada no Hospital Regional de Juazeiro há mais de 20 dias, em tratamento de outra doença.

A paciente faleceu no dia 23/06 com suspeita de Covid-19. De acordo com a secretaria de saúde de Canudos, foi coletado a amostra e enviada ao Lacem que, nesta quinta-feira (25), confirmou que a morte foi em decorrência da Covid-19.

“Diante do ocorrido, pedimos a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos, que se encontram acometidos pela dor da perda, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade,” se solidariza a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Canudos.

Secretaria da Saúde de Juazeiro apresenta boletim com 52 novos casos e mais 3 óbitos pela Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria da Saúde em Juazeiro informa que registra neste boletim, a confirmação de mais 52 casos de pacientes com a Covid-19 na cidade. Destas confirmações, 4 são profissionais de saúde e dos resultados obtidos, 49 foram por meio do teste rápido e 3 pelo LACEN de Salvador.

Os pacientes confirmados têm idades entre 1 e 87 anos. Com estas confirmações, o município chega ao registro de 558 pessoas confirmadas com o novo coronavírus. As confirmações de hoje incluem ainda 3 óbitos em decorrência da doença e chega a 22 óbitos. A SESAU confirma ainda 21 recuperações e com este dado, chega a 186 curas clínicas.

Sobre os 3 óbitos a secretaria explica que 2 ocorreram na última segunda-feira (22), no entanto os resultados dos exames pelo LACEN de Salvador só chegaram nesta quinta-feira (25). Um paciente do sexo masculino, 57 anos, era diabético e tinha doença renal crônica foi a óbito no Hospital Neurocardio – Petrolina, a outra paciente é do sexo feminino, 65 anos, como comorbidade tinha doença renal crônica e insuficiência cardíaca e veio a óbito no Hospital Regional de Juazeiro.

O terceiro óbito é de uma paciente do sexo feminino, 32 anos, a mesma estava gestante de 27 semanas e foi óbito nesta quinta-feira (25) no Hospital Dom Malan em Petrolina.

Lagoa Grande: 5.000 máscaras, 3.000 cestas básicas e kits de higiene estão sendo distribuídos pela Secretaria da Assistência Social

A parceria da Prefeitura de Lagoa Grande e o IF SERTÃO-PE Campus Petrolina (Zona Rural) na prevenção ao Coronavirus tem rendido muitos e bons frutos para a população. O Projeto “Respire com Segurança, Respire Vida no Sertão”, que teve início no começo deste mês através da secretaria da Assistência Social está produzindo 5.000 máscaras faciais; quase 3000 (três mil) já foram entregues. A distribuição é feita aos usuários dos programas sociais como: Criança Feliz, Idosos, SCFV, Bolsa Família, na Sede, Distritos, Acampamentos, Assentamentos, povoados, além da distribuição todos os fins de semana nas feiras livres da Sede e de Vermelhos. “Nosso objetivo é formar pessoas que possam aprender a costurar, ter uma alternativa de renda, e ao mesmo tempo incentivar a prevenção”, salientou Jeziel Junior da Cruz, representante do IF Sertão.

Com recursos próprios da Prefeitura e parceria do governo do Estado, a secretaria também já entregou neste período de Pandemia, conforme cadastro e pré-avaliação do CRAS, quase 3.000 cestas básicas. “Até o dia 08 concluiremos esta primeira etapa da distribuição total de cestas e mascaras. Muitas famílias também estão recebendo Kits de higiene pessoal. A Assistência Social responde por toda a demanda de projetos sociais atendendo famílias no resgate da cidadania em todas as situações de vulnerabilidades sociais como insegurança alimentar e nutricional, deliquência juvenil, situações de abusos, ameaças e violência contra idosos, mulheres, crianças, pobreza extrema, entre outros projetos”, informou a secretária Eliene Martins.

Prefeitura de Cabrobó intensifica medidas de combate a Covid-19

(Foto: ASCOM)

A distribuição de mais de 30 mil máscaras, instalação de lavatórios no centro comercial e higienização das ruas e avenidas, são algumas das medidas adotadas pela prefeitura de Cabrobó, visando o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid – 19).

De acordo com o prefeito do município, Marcílio Cavalcanti, a Secretaria de Saúde vai dar prosseguimento essa semana a disponibilidade de testes rápidos nas UBS para casos sintomáticos com 7 dias dos primeiros sintomas (obedecendo o protocolo dos fabricantes de teste rápido).

LEIA MAIS

Pernambuco confirma mais 668 casos e 122 óbitos por covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 668 casos de covid-19 e 122 óbitos nessa sexta-feira (26). O estado soma 55.804 pacientes infectados e 4.610 mortes desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Dos casos notificados hoje, 480 (72%) são leves e 188 (28%) foram classificados como graves. Sobre as mortes a SES informou que 97 (79,5%) aconteceram entre 11 de abril e 22 de junho. 25 (20,5%) ocorreram nos últimos três dias. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Juazeiro: prefeito testou positivo para covid-19, mas já está curado

Prefeito esteve assintomático durante todo ciclo do vírus (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim testou positivo ao novo coronavírus. A informação foi repassada pela Prefeitura na manhã dessa sexta-feira (26). O teste realizado no gestor foi o IGG e confirmou a presença de anticorpos.

Houve o reteste e mais uma vez o resultado foi positivo. Bomfim esteve assintomático durante todo período e já está clinicamente curado. Seus familiares – esposa e três filhos – não foram contaminados, confirmou a Prefeitura.

“Por medida de precaução, o prefeito combinou com Rui Costa e adiaram para a próxima semana a visita que o governador faria a Juazeiro para vistoriar obras em andamento na cidade”, informa a assessoria.

Juazeiro: novo decreto flexibiliza toque de recolher a líderes religiosos

Decreto publicado ontem flexibiliza circulação

Após decisão do Governo do Estado a Prefeitura de Juazeiro (BA) tornou o toque de recolher mais rígido nessa semana. A população está proibida de sair de casa das 18h às 5h por pelo menos até o dia 1º. Contudo, um novo decreto publicado no Diário Oficial do Município na quinta-feira (25) flexibilizou a medida para alguns segmentos.

LEIA TAMBÉM

Com novo toque de recolher em Juazeiro, CSTT informa sobre os horários dos ônibus

Rui Costa determina toque de recolher em Juazeiro

Líderes religiosos estão liberados a circular nesse horário, tendo em vista que muitos cultos e celebrações religiosas – acontecem no período noturno. Além deles, pessoas que estão voltando ou indo aos trabalhos também podem estar na rua no horário do toque de recolher.

Comércio e serviço de delivery

O Decreto n° 454/2020 também determina o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais: 7h às 17h30 conforme as cargas já estipuladas pelo município. O serviço de delivery é permitido inclusive por aplicativos, para não afetar o segmento de bares e restaurantes.

Trindade atinge marca de 100 pessoas curadas da covid-19

Município confirmou segunda morte (Foto: Google Street/Reprodução)

Enquanto os números de casos positivos e óbitos crescem no Sertão, cada cura clínica é motivo de festa. E a cidade de Trindade (PE) contabilizou ontem (25) mais duas pessoas recuperadas da covid-19. Em números totais agora são 100 vencedores na batalha contra o vírus.

Números atualizados

O boletim de quinta-feira também confirmou mais oito casos positivos, elevando para 130 o número de infectados. O município já soma oito óbitos e outros 12 casos estão em investigação.

“Pacientes que apresentarem os sintomas de febre, tosse, dor de cabeça, perda do olfato, falta de ar ou dores pulmonares devem procurar as unidades de saúde; Hospital Municipal, UPA 24h, PSF’s e Vigilância Sanitária localizada na Secretaria de Saúde, procurar as unidades para investigação“, orienta a gestão municipal.

Ipubi confirma 7º óbito por coronavírus

O município de Ipubi, no Sertão de Pernambuco, confirmou a sétima morte pelo novo coronavírus no boletim de quinta-feira (25). A Prefeitura não forneceu mais detalhes sobre o sexo, idade e se havia algum histórico de comorbidades no paciente.

Essa foi a segunda morte registrada apenas nessa semana em Ipubi. Até ontem a cidade á havia contabilizado 86 casos positivos, 49 curas clínicas, sete mortes e dois pacientes em investigação.

O município tem índice de isolamento social de apenas 38%. O mínimo recomendado é de 70%.

Brasil assume primeiro lugar em número de recuperados de covid-19

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país com maior número de pessoas recuperadas de covid-19 no mundo, informa a Universidade Johns Hopkins, que tem monitorado a pandemia do novo coronavírus em parceria com órgãos equivalentes ao Ministério da Saúde em todos os países.

O painel da Johns Hopkins mostra, no momento da reportagem, que o Brasil contabiliza 660.469 pacientes recuperados, enquanto os Estados Unidos somam 656.161. A Rússia está em terceiro lugar e registra 374.557 pessoas que foram contaminadas, mas não apresentam mais sintomas da doença.

Lançado em 22 de janeiro de 2020, o painel dinâmico mantido pela universidade recebe dados médicos de todos os 188 países signatários da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de vários centros secundários de atendimento médico.

LEIA MAIS

Deputado Lucas Ramos critica ações de Miguel Coelho no combate a Covid-19

Em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Lucas Ramos criticou o trabalho do prefeito de Petrolina Miguel no combate ao novo Coronavírus.

O deputado chegou a dizer que a justiça atestou como incompetentes as ações do prefeito e que ele não reconhece o esforço do governo do estado para conter a pandemia. Na nota, Lucas informa que nesta sexta-feira (26), o Hospital Universitário irá receber 40 novos respiradores para ajudar no combate a Covid-19.

Veja a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Petrolina chega a 700 casos do novo coronavírus com 25 mortes pela doença

Mais 321 pessoas foram testadas para a Covid-19 em Petrolina. Desse total, 9 positivaram para o novo coronavírus: 8 mulheres com idades entre 01 e 49 anos, e 1 homem de 28 anos. Os dados estão no boletim desta quinta-feira (25), que ainda traz 10 resultados positivos de exames analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e por um laboratório particular. Os pacientes são 7 mulheres entre 29 e 92 anos, e 3 homens de 29, 35, 44 anos.

Com esses 19 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 700 casos do novo coronavírus. São 530 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 170 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas somam 188.

Petrolina tem mais três óbitos por Covid-19, sendo que um deles ocorreu na última segunda-feira (22) e o exame do Lacen-PE confirmando a doença só chegou nesta quinta. A paciente tinha 74 anos. Os novos óbitos ocorreram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Universitário (HU). Faleceram uma mulher de 92 anos e homem de 74, ambos com doenças crônicas. Com isso, o número de óbitos aumentou para vinte e cinco.

Também foi notificado um óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nesta quinta-feira. O paciente tinha 74 anos e estava internado no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Foi coletado o material biológico do paciente e enviado para o Lacen-PE. A prefeitura aguarda o resultado para saber o tipo de síndrome respiratória.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 124 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Depois do Lockdown Sobradinho volta a aumentar o número de casos da Covid-19

(Foto: Edmilson Santos)

No Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta feira (24), a Secretaria de Saúde de Sobradinho registrou 8 novos casos do novo coronavírus, e a 60ª cura clínica. Durante o Lockdown os números eram bem mais abaixo, chegando a registrar apenas um caso em um dos dias do bloqueio.

Os casos confirmados são de quatro mulheres de 19, 27, 47 e 49 anos, dois homens de 20 e 37 anos e dois idosos de 60 e 62 anos, todos diagnosticados através de teste rápido. Informamos que, entre os oito casos confirmados, cinco encontram-se curados clinicamente. Em função do período de incubação do vírus, já mostram no exame, o IGM negativo, ou seja, que a infecção não está mais na fase ativa.

Com esta atualização, o município passa a contabilizar 127 casos da infecção, com 10 óbitos e 60 curas clínicas, sendo que dos 57 ainda positivados, 2 estão internados em hospitais pertencentes a rede PEBA e 55 assintomáticos encontram-se em isolamento domiciliar, aguardando o prazo para cura clínica.

A Secretaria de Saúde informa que os testes estão sendo realizados atendendo rigorosamente as recomendações médicas. Sobradinho soma 814 testes já realizados, entre os testes rápidos e os do Laboratório Central (Lacen).

Qualquer dúvida ou denúncias referentes a Covid 19, a população pode ligar para: Vigilância Sanitária: (74) 98814 0095 ou Vigilância Epidemiológica: (74) 9 8818 3736.

Bahia registra novas 60 mortes por Covid; número é o maior em 24h desde início da pandemia

A Bahia contabilizou 60 novas mortes por Covid-19 desde o último boletim da Secretaria da Saúde (Sesab). Atualização publicada nesta quinta-feira (25) traz o dado. O estado estava há três dias registrando novas 50 mortes em relação ao boletim anterior, e nesta quinta bateu um recorde. O número total de óbitos por Covid-19 no estado chegou a 1.601.

Nas últimas 24 horas a Bahia registrou 2.360 novos casos do novo coronavírus. O número chegou a 54.291 infectados desde o início da pandemia, de acordo com boletim.

Até esta quarta-feira (24) a Bahia somava 51.931 casos confirmados e 1.541 mortes pela doença.

A Sesab informa que 29.193 já são considerados recuperados da doença e 23.497 encontram-se ativos.