Governo de Pernambuco divulga protocolo das atividades do setor cultural

(Foto: Pei Fon Secom/Maceió)

A partir desta segunda-feira (28), algumas regiões de Pernambuco avançam à Etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19. As cidades localizadas nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) 1, 2, 3, 4 e 12 poderão realizar eventos com até 100 pessoas ou 30% de ocupação. E para orientar os setores liberados, o Governo do Estado divulgou os novos protocolos.

As demais Geres possivelmente avancem à Etapa 9 em outubro. As regras anunciadas pelo Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus levam em conta o distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação. Confira as regras do Comitê:

Eventos sociais

Festas de aniversário, casamentos, batizados, formaturas e similares são considerados eventos sociais. A limite máximo permitido por espaço é de 100 pessoas ou 30% da capacidade do ambiente, o que for menor. Caso seja fornecido serviço de alimentação no evento, devem ser seguidas as normas e orientações do Protocolo do Setor de Alimentação.

Cinemas, teatros e circos

Sessões de cinema, teatro e circo a acontecer com até 100 pessoas e 30% da capacidade de lugares, o que for menor. Não será permitido consumir alimentos ou bebidas dentro dos espaços da sessão, não podendo ser retirada a máscara dentro do auditório ou sala de exibição.

Eventos culturais

Eventos culturais estarão autorizados a acontecer com até 100 pessoas e 30% da capacidade do ambiente, o que for menor, exclusivamente em ambientes preparados para essa finalidade.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma 76 casos de covid-19 e 18 óbitos

(Foto: Internet)

O boletim desse domingo (27) confirmou mais 76 casos positivos de covid-19 em Pernambuco. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou outro 18 óbitos. O estado soma 145.016 pacientes infectados e 8.174 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Dos novos casos confirmados, 24 (31,6%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 52 são leves. De acordo com a SES, os 76 registros de hoje representam o menor índice desde abril. Quanto aos óbitos, há casos ainda de junho: 10 são de mulheres e oito de homens.

Por fim, Pernambuco tem 126.916 pacientes clinicamente curados da covid-19. Desses, 16.470 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 110.446 eram casos leves.

Bahia confirma 850 novos casos de covid e mais de 1 mil curas nesse domingo

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nesse domingo (27) aponta 850 novos casos de covid-19 e 1.074 curados. Também foram registrados mais 47 óbitos. Com os números atualizados, são 306.036 pacientes infectados, 292.436 recuperados e 6.599 mortes.

Dessa forma, há 7.001 casos ativos (com sintomas da doença) em todo estado. No que diz respeito aos casos positivos, houve alta de 0,3% em relação ao boletim de sábado (26). As contaminações foram registradas em 417 municípios baianos.

Salvador (28,20%) segue com a maior proporção de casos por habitantes. No que diz respeito aos profissionais da saúde, 25.810 já ficaram doentes no estado. Sobre os óbitos confirmados hoje, a Sesab informa que há casos datados ainda de junho. No quadro geral, 55,84% são homens e 44,16% mulheres.

Os dados completos podem ser conferidos aqui.

CBF consegue derrubar liminar e mantém jogo entre Palmeiras e Flamengo

Elenco do Palmeiras já está em campo (Foto: GE/Twitter)

De acordo com a rádio, a CBF conseguiu uma decisão favorável no Tribunal Superior do Trabalho (TST) há poucos minutos. Essa era a última instância cabível a recursos. Ou seja, o jogo será realizado, mas com atraso. Horas antes, o Flamengo foi impedido pelo Tribunal Regional do Trabalho do RJ (TRT) de treinar e jogar por 15 dias.

O clube, no entanto, não gostou da decisão. Isso porque, afetaria seu calendário da Libertadores da América. O clube vai a campo descumprindo a decisão do TRT e deverá pagar multa no valor de R$ 10 milhões.

O Flamengo teve um surto de covid-19 ao longo da semana e soma mais de 30 pessoas infectadas, entre atletas e membros da Comissão. Contudo, o regulamento da CBF prevê que deverá haver jogo se houver pelo menos 13 atletas disponíveis, o que é o caso do clube carioca.

UPE desenvolve remédio para covid-19

Pesquisa internacional busca tratar pacientes em estado grave (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Um grupo de pesquisadores das universidades públicas de Pernambuco estão desenvolvendo um remédio antiviral, para combater a covid-19. Esse medicamento seria utilizado em pacientes em estado grave da doença. Os trabalhos científicos estão a cargo do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE.

A expectativa é que o remédio fique pronto em cerca de cinco meses e vem sendo elaborado a partir de uma proteína do sistema imunológico humano. Tal medicamento seria aplicado em casos nos quais a vacina não tenha sido eficiente ao paciente.

O trabalho pernambucano é resultado de uma parceria internacional. 30 cientistas da Dinamarca, Rio de Janeiro e da UPE, trabalham na pesquisa que pode durar até dois anos. Se o remédio for aprovado, deve ser vendido no formato de inaladores.

Prefeitura atualiza lista de bairros onde há casos de covid-19 em Petrolina

Tradicionalmente a Secretaria de Saúde de Petrolina divulga a lista dos bairros onde há casos confirmados de covid-19 aos sábados. No boletim de ontem (26) foram confirmados 5.354 casos positivos, 4.205 recuperados e 91 óbitos. A Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes segue na liderança do ranking, com 323 pacientes infectados.

LEIA TAMBÉM

Sem realização de testagem rápida, Petrolina registrou apenas três casos novos da Covid-19 neste sábado

Centro (240), Cohab Massangano (212), João de Deus (208) e José e Maria (205) são as comunidades com mais de 200 registros positivos. Entre os bairros com mais de 100 casos há a Areia Branca (187), Antônio Cassimiro (169) e Gercino Coelho (150).

Confira a lista completa dos bairros a seguir:

Lista De Bairros Casos COVID (11)

Sem realização de testagem rápida, Petrolina registrou apenas três casos novos da Covid-19 neste sábado

Petrolina registrou apenas três casos novos da Covid-19 neste sábado (26). São duas pessoas do sexo feminino, de 25 e 37 anos, e uma pessoa do sexo masculino, de 34. Como houve realização de testes rápidos, neste sábado, os novos infectados foram confirmados através de exames laboratoriais.

Agora, o município contabiliza 5.297, sendo que desse total, 4.205 pessoas já recuperadas da doença e 91 morreram. Em números totais, 4.459 casos foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 892 diagnosticados através de exames laboratoriais.

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de uma idosa, de 73 anos, com histórico de comorbidades, que faleceu neste sábado, em um hospital da rede particular de Petrolina. O óbito foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 16,39%. Dos 61 leitos disponíveis, 10 estão ocupados, sendo 7 pacientes de Petrolina e 3 de outras cidades da região. Veja os dados completos abaixo.

Taxa De Ocupação De Leitos 26.09.20

Após 4 dias em queda, número de casos ativos de Covid-19 na Bahia volta a subir

(Foto: ASCOM/SESAB)

O estado da Bahia voltou a registrar um aumento no número de casos ativos do novo coronavírus (Covid-19) neste sábado (26). O quantitativo, que apresentava um comportamento de redução, registrou 102 pessoas a mais. Um total de 2.128 casos  baianos testaram positivo nas últimas 24h.

Segundo o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na tarde de hoje, a Bahia tem 7.272 pacientes com a Covid-19. Nesta sexta-feira (25), esse quadro era de 7.170 pessoas.

A Bahia registrou, desde o início da pandemia, 305.186 infectados pelo novo coronavírus e 6.552 óbitos em decorrência da doença.

A taxa de ocupação dos 1.027 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a adultos é de 51% – o que corresponde a 523 pessoas. Já as vagas de UTI pediátricos – são 31 – apresentam uma taxa de ocupação de cerca de 42%, o que quer dizer que treze crianças encontram-se internadas nesses leitos

Juazeiro registra 8 novos casos de Covid-19 neste sábado

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) registra no boletim deste sábado (26), 3.337 pessoas clinicamente curadas da Covid-19 e 08 casos positivos foram constatados nos exames, mantendo a queda de novas infecções no município.

Dos 08 resultados positivos, todos foram obtidos por meio do teste rápido anticorpo e todos estão em isolamento domiciliar, sendo 4 pessoas do sexo masculino e 4 do sexo feminino, com idades entre 15 e 69 anos. Com estes novos dados, agora são 4.407 pessoas que já contraíram a doença e 99 óbitos ocasionados pela Covid-19.

Com a atualização deste sábado o município chega a 15.706 exames realizados com 11.299 resultados negativos para a Covid-19, sendo considerados descartados. Dos 4.407 casos confirmados, 2.387 são do sexo feminino, 2020 do sexo masculino, sendo 271 profissionais de saúde.

Seguem em isolamento domiciliar 960 pessoas, 11 estão internadas, sendo 08 em UTIs e 03 em leitos intermediários.

A SESAU Juazeiro informa ainda que todas as Unidades Básicas de Saúde do município dispõem de testes rápidos para realização de exames de pacientes sintomáticos que buscam atendimento nos postos. A notificação e encaminhamento para testagem é feita a partir da avaliação médica.

Município de Dormentes volta a registrar novos casos de Covid-19

A Secretaria da Saúde está testando pessoas nas ruas de Dormentes. (Foto: Ascom/PMD)

Após passar três dias sem novos casos da Covid-19, a cidade de Dormentes, no Sertão Pernambucano, voltou a ter registros da doença. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Saúde, o município confirmou mais dois casos de infecção pelo novo coronavírus.

Dormentes têm agora 250 casos confirmados da Covid-19, sendo 247 clinicamente curados e um óbito. O município de mais de 18 mil habitantes, está atualmente com dois casos ativos e 24 em investigação. A Secretaria de Saúde orienta a população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso de máscara e distanciamento social.

Em caso de febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar ou olfato ou outros sintomas, procurar o Hospital Municipal para a realização de exames.

Salgueiro tem mais 22 moradores infectados pelo novo coronavírus

Os dados divulgados no boletim epidemiológico na noite deste sexta-feira (25), informam que município confirmou  22 novos casos positivos para o novo coronavírus.

Tratam-se de 12 pacientes do sexo feminino e 10 do sexo masculino confirmados através de testes rápidos e pelo método Swab.

Destes, 3 encontram-se recebendo assistência hospitalar. Os outros novos casos estão em isolamento domiciliar e serão supervisionados pelas Unidades de Saúde de forma periódica até chegarem a fase de recuperação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dois pacientes que faleceram nesta sexta-feira foram diagnosticados com a Covid-19. Agora, Salgueiro soma 37 mortes causadas pela doença.

O 36° óbito é de uma paciente do sexo masculino, idoso, com comorbidades, positivada no dia 08 de setembro. O 37° óbito é de paciente do sexo feminino, idosa, com histórico de comorbidades, positivada no dia 12 de setembro.

Ambos estavam recebendo cuidados médicos em Unidade Terapia Intensiva e apesar dos esforços médicos, infelizmente foram a óbito hoje. Veja abaixo os dados completos da pandemia no município de Salgueiro.

Bahia registra 1.810 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Ascom/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.810 casos de Covid-19, alta de +0,6%. O Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (SESAB) na noite desta sexta-feira (25) traz também a informação de 1.899 curas clínicas e mais 48 óbitos causados pela doença que ocorreram em diversas datas.

Dos 303.058 casos confirmados desde o início da pandemia, 289.385 já são considerados curados e 7.170 encontram-se ativos.  74.412 casos continuam em investigação. Na Bahia, 25.628 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,36%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.498,17), Almadina (6.350,66), Madre de Deus (5.916,65), Itabuna (5.882,10), São José da Vitória (5.108,71).

Capitão do Salgueiro testa positivo para a Covid-19 e desfalca o time neste sábado

(Foto: Divulgação)

A diretoria do Salgueiro, divulgou em suas redes sociais que o zagueiro Ranieri, capitão da equipe, testou positivo para a Covid-19 e está fora do jogo deste sábado (26) pela a série D, do Campeonato Brasileiro. Vinte e sete pessoas, entre jogadores e comissão técnica do Carcará, realizaram os exames.

Em nota oficial o Salgueiro informa: “Na terça feira 22/09 foi feito os exames de Covid-19 para o jogo contra o Atlético de cajazeiras. Tivemos um atleta com a presença do vírus. O mesmo já encontra-se isolado em seu domicílio.”

LEIA MAIS

Covid-19: Veja a quantidade de pessoas infectadas em Juazeiro e onde fazer o teste

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) registra no boletim desta sexta-feira (25), mais 21 pessoas clinicamente curadas da Covid-19, totalizando agora 3.335 recuperações. Outros 18 casos positivos foram constatados nos exames.

Dos 18 resultados positivos, 17 pacientes estão em isolamento domiciliar e 01 internado em leito intermediário no Hospital Regional. Com estes novos dados, agora são 4.399 pessoas que já contraíram a doença e 99 óbitos ocasionados pela Covid-19.

LEIA TAMBÉM

Procura por testes de Covid-19 diminuiu em Juazeiro, diz Secretária de Saúde

Dos 4.399 casos confirmados, 2.383 são do sexo feminino, 2016 do sexo masculino, sendo 271 profissionais de saúde. Seguem em isolamento domiciliar 953 pessoas, 12 estão internadas, sendo 08 em UTIs e 04 em leitos intermediários.

Segundo a SESAU todas as Unidades Básicas de Saúde do município dispõem de testes rápidos para realização de exames de pacientes sintomáticos que buscam atendimento nos postos. A notificação e encaminhamento para testagem é feita a partir da avaliação médica.

Leitos Ocupados 25 09

Aulas práticas presenciais já foram retomadas na Faculdade UniFTC de Petrolina

(Foto: Ascom/UniFTC)

A primeira turma que participou das atividades foi do curso de Psicologia, nesta quinta-feira (24), no turno noturno. A instituição afirma que o acesso ao campus  para retomar os estudos dentro do “novo normal” é feito seguindo todo o protocolo de Biossegurança.

Segundo a assessoria de comunicação da UniFTC de Petrolina (PE), antes de entrar nas salas de aulas, todos os estudantes cumpriram as recomendações de higiene para o enfrentamento da Covid-19. Cada aluno foi submetido a algumas perguntas necessárias para proteção, sanitizou os pés, respeitou o distanciamento, higienizou as mãos e mediu a temperatura com o auxílio do sistema de aferição de temperatura corporal.

LEIA MAIS