A primeira turma que participou das atividades foi do curso de Psicologia, nesta quinta-feira (24), no turno noturno. A instituição afirma que o acesso ao campus para retomar os estudos dentro do “novo normal” é feito seguindo todo o protocolo de Biossegurança.
Segundo a assessoria de comunicação da UniFTC de Petrolina (PE), antes de entrar nas salas de aulas, todos os estudantes cumpriram as recomendações de higiene para o enfrentamento da Covid-19. Cada aluno foi submetido a algumas perguntas necessárias para proteção, sanitizou os pés, respeitou o distanciamento, higienizou as mãos e mediu a temperatura com o auxílio do sistema de aferição de temperatura corporal.
Após seguir os primeiros passos antes de ter acesso ao campus, a turma prosseguiu com tranquilidade para o setor de entrega do protetor facial. O acessório é mais um equipamento de proteção individual que garante a segurança de toda a comunidade, por isso, é um dos itens que deve ser usado obrigatoriamente por colaboradores, professores e discentes dentro da instituição.
Dentro dos principais espaços da faculdade, foi montada também uma ambientação informativa, que orienta os presentes sobre as condutas mais seguras e os estimula sobre a prevenção para o bem de todos. “É muito importante que o aluno siga as orientações da estrutura que foi montada de forma especial para recebê-los“, informou o diretor da UniFTC de Petrolina, Andrei Mello.
“O estudante precisa pisar no tapete de desinfecção, verificar sua temperatura, limpar as mãos com álcool 70%, receber os equipamentos de proteção e só então estará preparado para dar início às atividades com segurança”, afirmou.
Com o apoio dos professores do Colegiado de Enfermagem da Faculdade UniFTC de Juazeiro, foi organizado um plantão de vigilância epidemiológica baseado no protocolo de biossegurança. “Se o aluno apresentar algum sintoma gripal, será avaliado por profissionais de saúde. A depender do horário ou dos sintomas apresentados, daremos encaminhamento de forma segura para Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidade Pronto Atendimento (UPA) e, em casos de urgência, o SAMU será acionado. Caso o aluno se recuse a receber os atendimentos, ele terá que assinar um termo de recusa”, frisou a professora da UniFTC e enfermeira Andrea Coelho.
As aulas teóricas em Petrolina, assim como em todas as outras unidades da UniFTC, permanecem sendo realizadas de maneira virtual, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC).