Avançam as obras da construção da nova ciclovia na Orla de Petrolina

(Foto: ASCOM)

O trabalho das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) passou para uma nova etapa no serviço de construção da nova ciclovia da cidade. Depois do nivelamento do chão e fixação do meio-fio, agora é a vez da colocação do piso intertravado, que será destinado à pista de caminhada.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Coronel Leite, lembra que o andamento da obra segue, conforme a liberação de verbas pelo Governo Federal. “A ansiedade é grande para vermos a pista concluída, mas o serviço é complexo e a liberação dos recursos é parcelada. Mesmo assim, o prefeito Miguel Coelho e eu estamos confiantes de que até o início do ano que vem, os petrolinenses vão poder contar com mais um importante equipamento de lazer”, destaca Leite.

A obra, que começou em junho deste ano, está prevista para ser concluída em fevereiro do ano que vem. Ao todo, vão ser 1.113 metros de extensão, entre o Petrolina Palace Hotel e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Além da construção da pista de corrida, todo o passeio será recuperado neste trecho. Cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos pela prefeitura de Petrolina, em parceria com o Governo Federal.

Segundo levantamento, Juazeiro é a 4ª cidade do Brasil que mais mata mulheres

O crime de feminicídio íntimo está previsto desde a entrada em vigor da Lei nº 13.104/2015. (Foto: Ilustração/Internet)

O município de Juazeiro, localizada no sertão baiano, está em 4ª lugar entre as cidades que mais matam mulheres no país, de acordo com levantamento da Agência Pública, feito junto ao Ministério da Saúde. O Município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, lidera a lista.

A cidade de Juazeiro possui uma Delegacia Especial de Atendimento à mulher, uma Secretaria Municipal da Mulher, Ronda Maria da Penha, feita pela Polícia Militar, Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher e uma promotoria especializada, mas, ainda assim, aparece entre as cidades mais violentas no que diz respeito a morte de mulheres.

Além disso, o levantamento mostra que 74% das mulheres mortas nas dez cidades que lideram a lista, são pretas ou pardas, 18,5% são brancas ou amarelas e 6,5% são casos ignorados.

Lei do Feminicídio 

O crime de feminicídio íntimo está previsto desde a entrada em vigor da Lei nº 13.104/2015, que alterou o art. 121 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940), para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio. É o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino, isto é, quando o crime envolve: “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”.

LEIA MAIS

Petrolina está entre as 50 melhores cidades grandes do Brasil

Petrolina é a 45º melhor cidade do Brasil. (Foto: Internet)

A revista Exame publicou um estudo da consultoria Macroplan que aponta as 100 melhores grandes cidades do Brasil. E, para a alegria dos petrolinenses, Petrolina (PE) apareceu na 45º posição, com índice de 0,615, sendo a cidade que mais subiu no ranking no período de 2005 a 2015. Ganhou 46 posições.

Além disso, de acordo com o levantamento, Petrolina é a melhor cidade do Estado de Pernambuco. A segunda melhor cidade do Estado é Caruaru, que aparece na 68º posição, com índice de 0,553. A capital pernambucana, Recife, aparece somente na 71º posição, com índice 0,543.

A consultoria analisou aqueles municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade.

Os pesos dos indicadores e das áreas que compõem o índice foram divididos da seguinte forma: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança. O ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida no local. 

LEIA MAIS

Na próxima terça-feira (9), Remanso (BA) comemora 116 anos de emancipação política

(Foto: Internet)

Remanso (BA) comemora 116 anos. (Foto: Internet)

O município de Remanso (BA) comemora, na próxima terça-feira (9), 116 anos de emancipação política com muita festa, história e conquista. A Prefeitura Municipal da cidade preparou uma comemoração especial para a população, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer, Cultura e Eventos.

Na praça Manoel Firmo Ribeiro  acontecerão apresentações culturais e shows com as bandas Real Som, Doce Sedução e  Banda Mega Play. Além dos shows, o evento conta com atividade de ciclismo e maratona. A premiação total é de R$ 20 mil distribuídos em várias categorias. O XII circuito esportivo de Remanso já está com as inscrições abertas.

 

12