Maracanã é palco neste domingo do sexto clássico Fla-Flu da temporada

A tarde deste domingo será de clássico Fla-Flu no Maracanã pela sexta vez na temporada 2023, e a primeira pela Série A do Campeonato Brasileiro. Mandante da partida, o Tricolor é o quinto colocado e busca mais três pontos para se aproximar do topo da tabela. Já o arquirrival rubro-negro, segundo colocado com dois pontos a mais que o Flu, quer diminuir a ampla vantagem para o líder Botafogo, 13 pontos à frente. O embate às 16h (horário de Brasília), válido pela 15ª rodada do Brasileirão, terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes,  comentários de Waldir Luiz,  reportagem de Rodrigo Ricardo, e plantão de notícias com Rodrigo Campos.

Será o primeiro encontro dos clubes, após a eliminação do Tricolor pelo Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil (2 a 0) no placar agregado. No entanto, foi o time das Laranjeiras que levou a melhor sobre o Rubro-Negro ao conquistar o título estadual em abril. as equipes duelaram na primeira fase (vitória do Flu por 2 a 1)  e em jogos de ida (2 a 0 para o Fla) e volta da final (4 a 1 para o Flu).

Sem compromissos durante a semana, o Tricolor se dedicou por completo aos treinos para retomar a boa campanha do início do Brasileirão. O time vem oscilando e há dois meses não ganha duas rodadas seguidas. Já recuperado de lesão, o camisa 10 Paulo Henrique Ganso estará à disposição do técnico Fernando Diniz, assim como Arias, que já cumpriu suspensão automática. Marcelo treinou neste sábado e também poderá ser relacionado por Diniz. No entanto, o treinador terá de contornar a ausência do atacante Keno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O Flu deve começar jogando com Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli, Lima e Ganso; Arias e Cano.

Invicto há seis partidas, o Flamengo chega ao Maracanã confiante, após a classificação fora de casa para a semifinal da Copa do Brasil na última quarta (12), quando derrotou o Athletico-PR por 2 a 0. No embate desta tarde o técnico Jorge Sampaoli não poderá contar como zagueiro Fabrício Bruno e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, suspensos com o terceiro cartão amarelo, e nem com Pulgar (lesionado).

O Flamengo deve ir a campo com Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Victor Hugo (Allan), Gerson, Arrascaeta e Gabogpç e Everton Ribeiro.

Agência Brasil

TV Brasil começa a transmitir jogos da Série D a partir deste sábado (01)

A partir deste sábado (1º), com o duelo entre Tuna Luso, do Pará, e Humaitá, do Acre, às 15h (horário de Brasília), a TV Brasil será a casa da Série D na televisão aberta nacional em 2023. A competição – que representa a 4ª divisão brasileira – terá dois jogos transmitidos por fim de semana. Com 64 clubes espalhados pelos 26 estados, além do Distrito Federal, o torneio pode ser considerado o mais democrático do futebol do país.

A Série D 2023 começou em 6 de maio. Os 64 clubes participantes (quatro rebaixados da Série C do ano anterior e outros 60 classificados de acordo com as vagas estaduais distribuídas com base no Ranking Nacional das Federações da CBF em 2022) lutam por quatro vagas que dão acesso à Série C de 2024. A competição está prevista para terminar em 29 de outubro.

Na primeira fase, as equipes estão divididas em oito grupos com oito clubes cada, enfrentando cada adversário duas vezes, num total de 14 partidas. A divisão é feita por região do país. Os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam à segunda fase. Daí em diante, o futuro dos times será sempre definido em duelos de mata-mata, com jogos de ida e volta. Quando restarem apenas oito postulantes ao título, na fase de quartas de final (justamente a que decide quem sobe à Série C), os confrontos serão organizados de acordo com as campanhas que as equipes tiverem feito até aquele momento. Os duelos serão entre a 1ª e a 8ª melhor campanha, 2ª versus 7ª, 3ª contra 6ª e 4ª diante da 5ª.

A primeira fase da competição entra agora em sua reta final, com os times dando o último gás para buscarem as vagas ao mata-mata. O primeiro duelo a ser transmitido pela TV Brasil envolve duas equipes do Grupo 1: a Tuna Luso, vice-líder com 19 pontos em dez jogos disputados, e o Humaitá, quarto colocado, que somou 14 até agora. O palco do jogo será o estádio Francisco Vasques, em Belém.

Um dia depois, domingo (2), o confronto exibido será entre o Brasil de Pelotas e o Caxias. O confronto entre o Xavante, 6º colocado do Grupo 8 com 11 pontos, e o Grená da Serra, vice-líder da chave com 17 pontos, será disputado a partir das 15h no estádio Bento de Freitas, em Pelotas.

Agência Brasil

Corinthians bate Cruzeiro na ida das quartas do Brasileiro Feminino

Com um gol de pênalti histórico de Victória Albuquerque nos acréscimos, o Corinthians derrotou o Cruzeiro por 2 a 1, na noite desta segunda-feira (19) no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, na partida de ida das quartas de final da Série A1 do Brasileiro Feminino. Após este resultado as Brabas do Timão chegam em vantagem na partida de volta da eliminatória, que será disputada, a partir das 18h30 (horário de Brasília) da próxima segunda (26), no Parque São Jorge.

Mesmo atuando na condição de visitante, o Corinthians, que terminou a primeira fase da competição na primeira posição, confirmou a sua condição de favorita do confronto e ficou mais perto de abrir o placar nos primeiros minutos de bola rolando. De tanto tentar, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias chegou ao gol aos 30 minutos. Luana lançou Gabi Portilho na ponta direita, que avançou em velocidade para cruzar para o meio da área, onde Gabi Zanotti teve apenas o trabalho de escorar para o fundo da rede.

Após o gol a dinâmica do confronto continuou o mesmo, com as Brabas do Timão sempre criando mais perigo. Porém, as Cabulosas conseguiram igualar antes do intervalo. E o gol saiu em jogada de bola parada. Aos 44 minutos, a meia Mari Pires bateu de esquerda para levantar na área, onde Marília raspou de cabeça para superar a goleira Lelê.

O Corinthians manteve o domínio na etapa final. Mas as ações ofensivas da equipe do Parque São Jorge não conseguiam superar a defesa do Cruzeiro. Assim, o gol da vitória saiu apenas nos acréscimos em cobrança de pênalti, que foi marcado pela juíza com auxílio do VAR (árbitro de vídeo). Victória Albuquerque, que entrou em campo no segundo tempo, foi para a cobrança e não perdoou.

Com este gol a camisa 17 garantiu a vitória e se tornou a maior artilheira da história da equipe de futebol feminino do Corinthians. Victória Albuquerque chegou à marca de 78 gols em 146 jogos.

Agência Brasil

Botafogo troca ostentação em ranking financeiro por liderança do Brasileirão

A lógica do mundo financeiro, a liderança do Campeonato Brasileiro deveria pertencer a Flamengo, Palmeiras ou Corinthians. Os três ocupam, respectivamente, o primeiro, segundo e o terceiro lugares no ranking das maiores receitas operacionais na comparação entre clubes das Américas do Sul, Norte e Central elaborado pela consultoria Sports Value. O levantamento inclui os resultados dos balanços de franquias badaladas da Major League Soccer (MLS), a liga profissional de futebol dos Estados Unidos. Na prática, o Botafogo contraria a regra. Ausente na lista dos ricaços do continente, o Glorioso continuará no topo da Série A até com derrota para o Athletico-PR neste sábado, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, na largada para a nona volta da corrida pelo principal título do país.

Comprado recentemente pelo empresário inglês John Textor, o Botafogo trabalha para entrar em longo prazo na seleta lista dos clubes mais abastados das Américas. A eliminação diante do Athletico-PR na Copa do Brasil atrapalha. O Glorioso caiu na competição mais rentável do país e deixou de ganhar R$ 4,3 milhões. Restam, ainda, premiações no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.

Apenas seis times brasileiros constam no top 20 (leia gráfico): Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Atlético-MG e Inter. Treze são dos EUA e um da Argentina, o River Plate. Os times mexicanos não divulgam balanço e estão fora do levantamento. Estima-se que os filiados à badalada Liga MX movimentem US$ 600 milhões anualmente.

“O tamanho do mercado brasileiro é resultado dos altos valores dos contratos televisivos e marketing. Os valores recebidos com tevê pelo Flamengo são maiores que todo o recebido pelos times do Chile. Colômbia ou da Argentina, por exemplo”, aponta o relatório. O desequilíbrio é gritante. Em 2022, o Flamengo arrecadou 495 milhões em cotas contra R$ 41 milhões do Boca Juniors. O time argentino ganhou 12 vezes menos.

O documento traz um alerta aos times brasileiros. “Embora os top 3 times do ranking do continente americano sejam brasileiros, entre os top 30 times, o total domínio é estadunidense. Os times da MLS somam 18 dos 30 maiores do continente, Brasil 10 times e 2 da Argentina. A tendência com o tempo será os times da MLS dominarem todas as posições”, adverte. O contrato de tevê nos EUA é de US$ 250 milhões, frente aos US$ 575 milhões no Brasil. Além disso, faturam mais que os brasileiros com marketing e estádio (matchday).

Correio Brasiliense

Com público exclusivo na Ilha, Sport recebe o Botafogo-SP pela Série B

O dia 20 de maio será histórico na Ilha do Retiro. Às 16h, o Sport vai receber o Botafogo-SP, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com expectativa de casa cheia, nas arquibancadas apenas mulheres, crianças de até 12 anos e Pessoas com Deficiência estarão apoiando o Leão. O público exclusivo se dá devido à uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Os confrontos com ABC e Avaí também serão restritos a este grupo de torcedores.

No primeiro jogo com portões abertos nesta edição da Segundona, o Sport busca os três pontos para esquecer o revés sofrido para o São Paulo, pela Copa do Brasil, e seguir subindo na tabela de classificação. O Rubro-negro começou a rodada na 9ª colocação, com oito pontos. Contudo, ainda tem dois jogos a menos que os demais adversários. A equipe de Ribeirão Preto, por sua vez, é o atual 5º colocado, com 12 pontos, e promete dificultar a vida dos pernambucanos.

No meio da semana, logo após o compromisso com o São Paulo, o técnico Enderson Moreira já havia cobrado o apoio de quem fosse à Ilha do Retiro neste final de semana. O discurso foi reforçado pelo elenco. Em entrevista concedida à comunicação do clube, o lateral-esquerdo Felipinho afirmou que o grupo fará de tudo para devolver a assistência vinda das arquibancadas.

“Ficamos felizes (com a presença da torcida), porque fizemos dois jogos sem a nossa torcida na Série B, e ela é fundamental. Espero que elas possam nos apoiar, jogando ali conosco, porque nossa torcida é o nosso gás dentro de campo. Fico feliz que vai ter torcida, espero que ela faça um grande show lá (na arquibancada), pois vamos fazer um grande show no campo”, salientou.

O lateral-esquerdo, inclusive, deve ser uma das poucas modificações no time titular, em relação ao que ficou no empate com o Ituano na rodada passada. Com Cariús afastado por 30 dias pelo STJD, Felipinho mostrou-se triste com a situação do companheiro, mas celebrou a oportunidade recebida.

“Estou levando como um desafio novo para mim. Feliz pela minha oportunidade ter chegado, mas triste por ter chegado desse jeito. Um companheiro, o Cariús é um irmão para mim. Mas temos que seguir, venho trabalhando muito para isso, e pego essa oportunidade em um jogo tão importante para o clube. Para mim, vai ficar marcado, e quero dar sequência”, enfatizou.

A incógnita na formação inicial fica por conta de Edinho. Diante do São Paulo, o camisa 11 deixou o campo com dores, e caso não tenha condições de atuar, verá Wanderson e Fabrício Daniel brigarem por uma vaga entre os 11.

Ficha técnica

Sport
Renan; Ewerthon, Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Edinho (Wanderson ou Fabrício Daniel), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

Botafogo-SP
Victor Souza; Vidal, Márcio Silva, Carlinhos e Jean; Guilherme Madruga, Tarik, Robinho, Carlos Manuel e Lucas Cardoso; Salatiel. Técnico: Adilson Batista.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 16h
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Daniel de Oliveira Alves Pereira (ambos do RJ)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)

Folha PE

Carol Baiana ajuda Palmeiras a avançar no Brasileirão Feminino

Carol ao centro, celebrando gol com as companheiras (Foto: Staff Images/CBF)

A jogadora Carol Baiana, atleta que é de Juazeiro (BA), ajudou o Palmeiras a se classificar para a semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino. No sábado (20), a atacante marcou o primeiro gol da vitória das Palestrinas sobre o Grêmio.

Jogando no Allianz Parque, o Palmeiras venceu por 2×1. Carol marcou no primeiro tempo, o Grêmio igualou com Caty e Ary Borges confirmou a vitória das anfitriãs. Após vencer na ida por 5×0 (também com um gol de Carol), o Palmeiras se classifica para a final com agregado de 7×1.

Agora Carol e as Palestrinas vão encarar o Corinthians, atual campeão nacional na semifinal, que terá jogos de ida e volta. Por ter a melhor campanha da Fase de Grupos, o Palmeiras jogará a volta em casa.

Juazeirense perde para líder do grupo na Série D

A Desportiva Juazeirense voltou a perder no Campeonato Brasileiro da Série D. Jogando fora de casa na tarde deste sábado (21), o Cancão de Fogo foi derrotado pelo Lagarto (SE), líder do Grupo D e estacionou em 8 pontos na tabela, mantendo-se no G4 momentaneamente.

Todos os gols da partida vieram ainda na primeira etapa. Logo aos 3 minutos, Lucas Rian abriu o placar para os sergipanos. E aos 32 Bruno ampliou a vantagem do time da casa.

Com o resultado a Juazeirense tem 8 pontos em 6 jogos, mas pode ser superado pelo CSE e cair uma posição na tabela ainda nesta rodada.

Com retorno de peças importantes, Juazeirense encara Lagarto pela Série D

A Desportiva Juazeirense volta a campo pela Série D do Campeonato Brasileiro neste sábado (21). Fora de casa, o Cancão de Fogo encara o Lagarto (SE), às 15h. A partida tem transmissão exclusiva da InstaTV.

Barbosinha terá o retorno de peças importantes para o jogo de hoje. O capitão Waguinho retorna após cumprir suspensão na última rodada, assim como Deysinho que foi liberado depois de se recuperar de uma conjuntivite.

“Fizemos uma boa preparação. Sabemos que todos estão no limite físico, mas são jogadores guerreiros e vamos em busca de três pontos na casa do adversário”, disse o treinador. Barbosinha relacionou os seguintes jogadores para o duelo:

LEIA MAIS

Após derrota na Copa do Brasil, Juazeirense volta atenções para Série D


A Desportiva Juazeirense deu um “calor” no Palmeiras na primeira partida da Copa do Brasil, mas acabou perdendo para o Verdão por 2×1 no sábado (30), na Arena Barueri. Depois da derrota e da viagem, o Cancão de Fogo volta suas atenções para a Série do do Brasileirão.

Nesta quarta-feira (4), o time de Barbosinha encara o Santa Cruz, às 20h no Estádio Adauto Moraes. A Juazeirense atualmente ocupa a 5ª colocação do Grupo D, com 2 pontos somados em dois jogos e precisa vencer para voltar ao G4.

Bahia e Pernambuco ficam sem representantes na elite do futebol nacional

O Campeonato Brasileiro da Série A terminou na quinta-feira (9), com a realização da 38ª e última rodada da competição. E o ano foi ruim para os times do eixo Bahia-Pernambuco. Tanto Bahia, quanto Sport, foram rebaixados e estarão na Série B em 2022.

Ano para esquecer

Com a queda da dupla, o Nordeste estará representado apenas por Ceará e Fortaleza, já que nenhum pernambucano ou baiano subiu à elite. O Náutico chegou a estar na liderança da Segundona, mas caiu de rendimento e jogará a Série B novamente.

As campanhas

Já o Vitória caiu para a Terceirona. No balanço da Série A, o Bahia terminou a competição em 18º, com apenas 11 vitórias e aproveitamento de 37,7%. O Tricolor somente teve campanha melhor do que o Sport (aproveitamento de 33%) e do lanterna Chapecoense (13%).

Juazeirense vira contra Bahia de Feira e garante vaga antecipada na Série D

(Foto: Bruno Lopes/Ascom Juazeirense)

A Desportiva Juazeirense voltou a campo neste sábado (21), para mais um compromisso no Campeonato Brasileiro da Série D. Jogando em casa, o Cancão de Fogo recebeu o Bahia de Feira, numa partida sem muito brilho, mas que garantiu três pontos e a invencibilidade da equipe de Carlos Rabelo na competição. E de quebra, a classificação antecipada para a próxima fase.

Os anfitriões foram a campo sem algumas peças importantes, como Clebson que ainda se recupera de lesão e o capitão Waguinho que também está no Departamento Médico. Sem nada a ver com os desfalques do Cancão, o Bahia de Feira abriu o placar.

LEIA MAIS

Juazeirense enfrenta o Sergipe neste sábado pela Série D do Brasileiro e luta pra manter a liderança

(Foto: Bruno Lopes/Ascom Juazeirense)

A Desportiva Juazeirense entra em campo na tarde deste sábado (31) com o objetivo de manter a liderança de seu grupo na Série do Campeonato Brasileiro. Invicto na competição, o Cancão de Fogo conta com todos os seus atletas para a partida, com exceção do meia Clebson, que está nos últimos dias de isolamento por conta da Covid-19.

O jogador Júnior Timbó falou sobre esquecer o resultado da Copa do Brasil e focar no objetivo do acesso à Série C: “Tivemos um resultado que não esperávamos em Santos, sabíamos que ia ser muito difícil, mas infelizmente tivemos esse revés. Agora é mudar a chave, estamos bem na Série D e temos totais condições do acesso e até título. Precisamos esquecer a Copa do Brasil e vamos dar continuidade na nossa campanha que estamos fazendo até aqui”, disse ele.

Para este confronto, o técnico Carlos Rabello convocou 23 jogadores, confira:
Goleiro: Rodrigo Calaça e Bruno Neri
Laterais: Guilherme Lucena, Carlinhos, Daniel e Izaldo
Zagueiros: Wendell, Jamerson, Sílvio e Eduardo
Meias: Waguinho, Patrik, Felipe, Sapé, Capone e Timbó
Atacantes: Nino, Thauan, Waldir, Toni Galego, Jonatha, Ian e Kesley

Juazeirense e Sergipe se enfrentam às 16h no está Adauto Moraes, em Juazeiro.

Série D: Juazeirense vence fora de casa e volta a 2ª posição do Grupo 4

A rodada do final de semana foi positiva para a Desportiva Juazeirense. Jogando fora de casa no domingo (11), o Cancão de Fogo voltou para Juazeiro com mais três pontos na bagagem. A equipe baiana venceu o Sergipe por 1×0, em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.

E com o resultado, voltou a 2ª posição do Grupo 4, roubando a vaga justamente do time sergipano. O único gol do jogo foi marcado por Ian, aos 31 do primeiro tempo. A equipe visitante jogou boa parte do duelo sem Patrik, que recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Agora o Cancão de Fogo volta suas atenções para o duelo contra o Murici, na próxima rodada da competição, que acontece no próximo final de semana.

Juazeirense estreia na Série D fora de casa


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada do Campeonato Brasileiro da Série D 2021. A Desportiva Juazeirense estreará no dia 6 de junho, fora de casa, contra o Itabaiana (SE), no Estádio Etelvino Mendonça.

O Cancão de Fogo está no Grupo A4, ao lado do também baiano Atlético de Alagoinhas, seu algoz no estadual. O Central, que substituiu o Salgueiro na competição vai jogar um dia antes, contra o América (RN), na Arena das Dunas.

Eliminado do Campeonato Baiano, o Cancão de Fogo ainda briga pela Copa do Brasil. A Juazeirense está na Terceira Fase e terá dois jogos contra o Cruzeiro, sendo o duelo decisivo em solo baiano.

Após desistir da Série D, Salgueiro foca no estadual e encontra Vera Cruz nesta quarta-feira

Um dia após comunicar a desistência do Campeonato Brasileiro da Série D, o Salgueiro vai a campo em jogo válido pelo Campeonato Pernambucano. Na tarde desta quarta-feira (14), o Carcará do Sertão encara o Vera Cruz fora de casa, em jogo válido pela 4ª rodada (partida adiada).

Ontem o presidente José Guilherme promoveu uma coletiva em Salgueiro, relatando que a falta de dinheiro não permitirá a disputa da Série D. Imediatamente seguidores nas redes sociais questionaram o destino das cotas da Copa do Brasil e Copa do Nordeste, pagas pela CBF.

Em meio a perguntas sem respostas, o Carcará perderá Ciel, que vai a campo hoje deve se despedir do clube no final de semana. Para manter o sonho de disputar competições nacionais em 2022, o Salgueiro precisa vencer e entrar no G4 do estadual.

1234