Sport perde para Atlético-MG, conta com “ajuda” do Vasco e garante permanência na Série A

O Sport não conseguiu por conta própria, mas garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão perdeu por 3×2 para o Atlético-MG, neste domingo, na Ilha do Retiro. Com a “ajuda” e empate do Vasco diante do Corinthians, escapou matematicamente do rebaixamento. O time carioca (17º), com 38 pontos, não consegue atingir os 42 do clube rubro-negro na 14ª colocação. Situação semelhante a vivida pelo Goiás (18º), que enfrenta o Bragantino, às 20h30, e pode atingir a pontuação leonina, mas não iguala ou ultrapassa o número de 12 vitórias dos pernambucanos, primeiro critério de desempate.

Além disso, o técnico argentino Jorge Sampaoli perdeu o controle após o pênalti marcado para o Sport e foi expulso. Ainda teve uma confusão entre os reservas e comissões das duas equipes depois do terceiro gol do Galo que resultaram nas expulsões de ambos os auxiliares das equipes.

Fla vence decisão com Inter e toma liderança na penúltima rodada

Atual campeão, o Flamengo demonstrou neste domingo (21) que vai brigar até o fim pelo bicampeonato do Brasileirão 2020. O Rubro-Negro venceu o Internacional por 2 a 1, no Maracanã, pela 37ª e penúltima rodada. Edenílson bem que abriu o placar para o Colorado, mas Arrascaeta e Gabigol garantiram a vitória.

Com diferença de apenas um ponto, só a vitória do líder sobre o vice-líder acabaria o campeonato antecipadamente. A equipe do técnico Rogério Ceni não só evitou o título do time de Abel Braga, como assumiu pela primeira vez a liderança da competição nacional (71 a 69 pontos).

A derradeira rodada do campeoanto que começou em 2020 e terminará só quase um ano depois — por conta, claro, do adiamento das partidas em razão da pandemia do coronavírus —acontecerá toda na quinta-feira. O Internacional enfrentará o Corinthians, no Beira-Rio; enquanto o Flamengo pegará o São Paulo, no Morumbi. Na frente na tabela, o Fla depende apenas de si mesmo para ficar com o troféu.

Logo aos 11 minutos, Edenílson cobrou pênalti de Gustavo Henrique (substituto de Willian Arão, com uma lesão no pé) em Yuri Alberto. O volante não desperdiçou e chutou firme para abrir o placar para o Internacional. Mas, 17 minutos depois, foi a vez do Flamengo empatar com um toque de classe de Arrascaeta, após boa jogada de Bruno Henrique.

Expulsão milionária

Um influente empresário gastou um milhão de reais para ajudar o time gaúcho a pagar a multa para que Rodinei, emprestado ao Inter pelo Flamengo, jogasse a partida decisiva. Acontece que o lateral-direito não foi bem no gol de empate e ainda acertou uma entrada dura em Filipe Luís, aos 3 minutos da etapa complementar. Bem verdade que o jogador havia acertado o travessão no final do primeiro tempo.

Menos de 15 minutos depois do cartão vermelho aplicado pelo árbitro Raphael Claus, em jogada pelo lado direito, Bruno Henrique dá passe milimétrico para Gabigol finalizar na saída de Marcelo Lomba e virar o placar. Aos 34 e aos 46 minutos, Pedro chegou a marcar, mas a arbitragem assinalou impedimento e evitou festa ainda maior no Maracanã.

Salgueiro vence e mantém invencibilidade na Série D do Campeonato Brasileiro

Ciel aproveita vacilo da defesa do América e faz o gol da vitória do Salgueiro (Foto: Pedro Vitorino)

O Salgueiro venceu o América-RN por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (1º), em duelo válido pela terceira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. O gol do atual campeão pernambucano foi marcado pelo atacante Ciel, que defendeu o time potiguar na temporada 2009, reforçando a famosa “lei do ex”.

Este foi o segundo jogo do Salgueiro na Série D. Com duas vitórias, o Carcará é o segundo colocado do Grupo A3 e tem a mesma pontuação do líder Globo FC – seis pontos -, que perdeu para o Afogados nesta quarta-feira e tem um jogo a mais do que o Salgueiro.

LEIA MAIS

Náutico fatura a Série C do Brasileirão

O Náutico conquistou o título da Série C do Campeonato Brasileiro, ao empatar de 2 a 2 com o Sampaio Corrêa, na segunda partida da final do torneio, disputada neste domingo (06), no Estádio Castelão, em São Luís. O Timbu poderia perder por até um gol de diferença, por ter vencido o jogo de ida por 3 a 1.

Esta é a primeira conquista nacional nos 118 anos de história do time pernambucano. O Náutico, o Sampaio Corrêa (Maranhão), o Juventude (Rio Grande do Sul) e o Confiança (Sergipe) vão disputar a Série B no ano que vem.

A bola também rolou neste domingo pelas semifinais da Copa Verde. O Paysandu garantiu uma vaga para a decisão ao vencer o rival Remo por 3 a 1, no estádio Mangueirão, em Belém. O adversário do Papão na final vai sair do confronto entre Goiás e Cuiabá, que vão se enfrentar no dia 23, na Arena Pantanal, na capital matrogrossense, com vantagem do empate para a equipe goiana.

Náutico vence Sampaio Corrêa e sai na frente na final da Série C

O Náutico saiu na frente na disputa pelo título da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe pernambucana recebeu o Náutico neste domingo, nos Aflitos, e venceu por 3 a 1, no jogo de ida da decisão do torneio nacional. O campeão será definido no próximo domingo, na partida de volta em São Luis.

Os mandantes contaram com ajuda dos maranhenses para abrir o placar. Aos 27 minutos do 1º tempo, João Victor mandou para as próprias redes após desviar rebatida de Vitor Bafana. O Sampaio reagiu logo depois e conseguiu chegar ao intervalo com a igualdade. Aos 33, Roney acertou chute de primeira dentro da área e colocou o 1 a 1 no placar.

Na segunda etapa, o Náutico novamente pulou na frente do placar e não saiu mais. Wilian Simões cruzou para Camutanga, que mandou para as redes aos nove. Já nos minutos finais, aos 41, a zaga dos visitantes falhou e a bola sobrou para Jhonnatan, que deu números finais ao confronto.

Com a vitória, o Timbú pode perder por até um gol de diferença para se sagrar campeão. Caso o Sampaio vença por dois tentos de diferença, levará a decisão do título para as penalidades, já que não existe o critério de gol fora de casa.

Salgueiro busca vitória contra o Náutico para sair da zona de rebaixamento da Série C

(Foto: Internet)

Na noite desta segunda-feira (16), às 21h15, o Carcará vai enfrentar o Náutico em partida válida pela 14ª rodada do grupo A do Campeonato Brasileiro Série C. A equipe do Salgueiro joga em casa e precisa da vitória para sair da zona do rebaixamento e se aproximar do G4.

LEIA TAMBÉM

Juazeirense goleia o líder e sai da zona de rebaixamento

O Carcará vem de cinco jogos sem vitórias. São quatro empates consecutivos e uma derrota para o Atlético-AC, que é líder do campeonato. Uma vitória colocaria o Salgueiro a apenas um ponto do G4, faltando quatro rodadas para o fim da competição.

O Náutico e o segundo colocado do campeonato com 22 pontos, enquanto o Carcará ocupa a nona posição com 15 pontos conquistados.

Vitórias do Náutico e Globo F.C empurram Juazeirense para zona de rebaixamento da Série C

(Foto: Divulgação)

Após o empate com Confiança fora de casa e as vitórias do Náutico e do Globo F.C, o Juazeirense caiu para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Série C. Agora a equipe ocupa a 9º colocação do grupo A, com 11 pontos.

No entanto, os torcedores não precisam se preocupar tanto, já que a diferença para o Santa Cruz, que está na zona de classificação para a segunda fase em 4º colocado, é de apenas três pontos.

Faltando oito rodadas para o fim da primeira fase, o Juazeirense tem tudo para buscar o acesso à Série B da competição. Uma vitória sobre o ABC em casa na próxima rodada pode amenizar a situação da equipe e renovar o gás dos jogadores para a sequência do campeonato.

Em jogo morno, Salgueiro e Santa Cruz ficam no 0 a 0 pela série C do brasileiro

(Foto: Internet)

Em uma partida não muito agradável, o Salgueiro e o Santa Cruz empataram em 0 a 0 na noite dessa segunda-feira (11) em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Série C. A partida aconteceu no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE).

Após três vitórias consecutivas, esperava-se que o Carcará fosse em busca da vitória, já que estava jogando em casa. Contudo, a equipe se limitou a se defender durante toda a partida.

Com o resultado, o Salgueiro chega aos 12 pontos e termina o primeiro turno da competição na sexta colocação do grupo A. O Santa Cruz, com 14 pontos, é o quarto colocado.

O Tricolor agora volta a campo na próxima segunda-feira (18), quando recebe o Náutico, em mais um Clássico das Emoções na temporada, no Arruda. O Carcará, por sua vez, irá a João Pessoa, no próximo sábado, enfrentar o Botafogo-PB.

PT, enfim, convoca o povo a defender Lula livre

(Foto: Arquivo)

Em resolução aprovada nesta quinta-feira 15, o Partido dos Trabalhadores, enfim, convocou a população brasileira a sair às ruas para garantir a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado a 12 anos de prisão num processo contestado pelos principais juristas do País e que tem como verdadeiro objetivo impedir sua participação nas eleições presidenciais de 2018; o chamado inclui atos nas principais cidades do País e uma vigília no dia do julgamento dos embargos no TRF-4; “LULA LIVRE é hoje o grito de resistência em defesa da democracia e da Justiça”, diz a nota do PT, que nega qualquer hipótese de Plano B.

Salgueiro perde fora de casa pela 15ª rodada mesmo assim permanece na 4ª posição da Série C

Completando a 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, dois jogos foram realizados na noite deste domingo (20). Mandantes, Remo-PA e Cuiabá-MT levaram as melhores em seus respectivos jogos. O time paraense bateu o Botafogo-PB por 2 a 1, enquanto a equipe de Mato Grosso venceu o Salgueiro-PE por 1 a 0.

Jogando em casa, no Mangueirão, o Remo pressionou e conseguiu vencer o Botafogo-PB por 2 a 1. O time paraense teve dificuldade diante da boa marcação do Belo, que, por outro lado, não levou muito perigo à meta azulina. O primeiro gol saiu aos 25 minutos do primeiro tempo. Pimentinha recebeu na ponta direita, entrou na área e rolou para Eduardo Ramos, de carrinho, abrir o placar para o Remo. O Bota empatou aos seis da etapa complementar, com Dico, que aproveitou rápido contra-ataque e deixou tudo igual. A equipe da casa seguiu dominando as ações e Eduardo Ramos marcou novamente aos 41 minutos finais. Com a vitória, o Remo voltou ao G-4 do Grupo A, ocupando agora o quarto lugar, com 21 pontos. O Belo, com 17, é o sétimo colocado.

Na Arena Pantanal, o Cuiabá também fez valer o mando de campo e venceu o Salgueiro por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado aos 20 minutos do primeiro tempo, pelo atacante Elias. Com o resultado, o time de Mato Grosso subiu para o sexto lugar do Grupo A, com 19 pontos. O Salgueiro, com 20, desceu para a quinta posição.

Confira a tabela da Série C do Brasileirão!

Juazeirense joga por acesso na Série C do Campeonato Brasileiro

(Foto: Facebook)

A Juazeirense joga na tarde deste domingo (13), às 16h, contra o América-RN em busca da e uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro.

O Cancão de Fogo pode perder por até dois gols de diferença, já que venceu o primeiro jogo por 3 a 0. Caso o time de Juazeiro perca por 3 a 0, o jogo vai para a disputa de pênaltis.

Salgueiro estreia nesta segunda no Campeonato Brasileiro

(Foto: Divulgação)

A equipe do Salgueiro enfrenta, nesta segunda-feira (15), o Confiança, pela primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo acontece às 20h30, no Estádio Batistão, em Sergipe.

Com um ótimo início de ano e próximo de conquistar o título do Campeonato Pernambucano, o Carcará vai em busca do retorno à Série B do Brasileirão.

Papa anuncia grupo de 17 novos cardeais, incluindo brasileiro

(Foto: Internet)

É a terceira vez que Francisco nomeia novos cardeais desde sua eleição em 2013. (Foto: Internet)

O papa Francisco disse neste domingo (9) que elevaria 17 sacerdotes para o posto de cardeal, incluindo 13 que têm menos de 80 anos e, portanto, são elegíveis para participar de um conclave que um dia escolherá seu sucessor.

Um dos cardeais eleitos, entre aqueles com menos de 80 anos, é do Brasil. Trata-se do arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, que também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os cardeais são os membros mais altos da hierarquia católica romana após o papa. Cada vez que um papa nomeia novos cardeais, ele coloca seu selo sobre o futuro da igreja global de 1,2 bilhão de membros.

LEIA MAIS

Após 4 anos de tolerância zero na Lei Seca, motoristas ainda resistem a mudanças

A embriaguez ao volante foi responsável pela morte de 479 pessoas nas rodovias federais no ano passado. O número é praticamente o mesmo de 2012 – ano em que as penas para quem dirige depois de ingerir bebidas alcoólicas se tornaram mais rígidas – quando 485 pessoas morreram em acidentes nas estradas fiscalizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por influência do álcool. No mesmo período, o número de acidentes ocorridos por causa da ingestão de bebidas caiu de 7.594 para 6.738, uma redução de 11%.

Na avaliação de especialistas, apesar de a Lei Seca prever multas, perda da habilitação e detenção para quem é flagrado dirigindo sob efeito de álcool, o comportamento dos motoristas mudou pouco nos últimos anos.

mortes em rodovias por álcool

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que ajudou na elaboração da Lei Seca, estima que 54% dos motoristas brasileiros fazem uso de álcool antes de pegar o volante. Já a Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica.

LEIA MAIS

Brasileiro poderá ser multado caso não elimine focos da Dengue

MOSQUITO

O governo Federal estuda a possibilidade de um novo imposto no cotidiano do Brasileiro, mas não é a CPMF, trata-se de uma multa a pessoas que não permitirem a entrada de agentes de saúde em suas casas ou reincidirem na manutenção de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya.

O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), disse que a ideia discutida nesta segunda-feira (15), analisa a possibilidade de multar os proprietários dos terrenos baldios e de residências fechadas. “Alguns municípios já aplicam, vou citar o caso de Aracaju”, disse.

“Se ela (a dona de casa) não deixar entrar, nós vamos entrar pela medida provisória, e se nós chegarmos lá e tiver foco, essa pessoa está infestando a sua rua e seu município, então eu acho que cabe multa pela irresponsabilidade e pela falta de manutenção do seu imóvel”, completou.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembrou que, com a edição da Medida Provisória para garantir a inspeção das residências, o governo poderá até mesmo “entrar à força em locais fechados ou abandonados”, disse.

Segundo dados do governo, a força-tarefa batizada de “zika zero” esteve presente em 428 municípios e visitou 2,865 milhões residências em todo País. Dessas residências, 295 mil estavam fechadas e 15 mil não permitiram a entrada dos militares e agentes de saúde.

123