UPAE/IMIP de Petrolina dá início a mutirão para cirurgias de catarata

(Foto: Ascom)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) deu início, na última segunda-feira (1), ao mutirão para cirurgias de catarata. A ação está sendo promovida pela Secretaria Estadual de Saúde e oito serviços participam, sendo cinco no Recife e três no interior de Pernambuco.

Na UPAE de Petrolina estão sendo ofertados 300 procedimentos aos pacientes já cadastrados na própria Unidade. “Vale ressaltar que não estamos abrindo uma agenda nova. O mutirão irá atender às pessoas que estão na fila de espera e já fizeram os exames pré-operatórios”, esclarece a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inaugura unidade de saúde reformada no N-7

(Foto: Divulgação)

A prefeitura de Petrolina (PE) entregou nesta terça-feira (2), após uma reforma, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez, a comunidade beneficiada é a do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 7.

O posto de saúde, que voltou a funcionar logo após a inauguração com todos os atendimentos ofertados pela Equipe Saúde da Família, foi fechado há dois meses após a identificação de problemas na estrutura do prédio. De acordo com a secretária executiva de Administração e Finanças, Larisse Silva, foram investidos mais de R$ 60 mil para a reforma do local.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde atenderá moradores do bairro Alto da Aliança nesta quarta-feira

(Foto: Ascom)

Moradores do bairro Alto da Aliança vão receber nesta quarta-feira (3), a 171º edição da Caravana da Saúde. O programa tem como objetivo reduzir as demandas reprimidas de guias para especialidades médicas e realização de exames. Os moradores terão acesso a consultas com endocrinologista, cardiologista, dermatologista, psicóloga, atendimentos odontológicos, além da realização de exames laboratoriais, eletrocardiograma e atendimentos com clínico geral.

Desde sua primeira edição em 2016, o programa já atendeu mais de 38 mil pessoas e tem demandas de cardiologista e endocrinologista zeradas em inúmeras unidades de saúde de Juazeiro. Parceira desde o início, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade leva toda semana o ‘Estação Cidadania’ para realização de cadastro e atualização de programas sociais como o Bolsa Família.

UPAE Petrolina promove mutirão de cirurgias de catarata

(Foto: Ascom)

A partir deste mês de julho, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Petrolina promove um mutirão para a realização de cirurgias de catarata, garantindo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de 300 procedimentos aos pacientes pernambucanos. A ação faz parte de um mutirão estadual onde participam oito equipamentos de saúde, sendo cinco deles no Recife e três, no Interior do Estado, totalizando  mais de 2,7 mil procedimentos.

“O mutirão tem início na UPAE Petrolina já a partir desta terça-feira (02.07). OS pacientes, regulados e triados pelos municípios, já realizaram os exames pré-operatórios e estão aptos a realizarem os procedimentos”, afirma a coordenadora da UPAE Petrolina, Graziella Franklin. O procedimento cirúrgico, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de média complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente.

LEIA MAIS

Hospital Materno Infantil de Juazeiro recebe equipe técnica do Governo do Estado da Bahia

(Foto: Ascom)

A Secretária de Saúde de Juazeiro (BA), Fabíola Ribeiro, recebeu nesta quarta-feira (01), a subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, para uma visita técnica ao Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ). O objetivo foi fazer o levantamento das necessidades da unidade hospitalar para melhoria na assistência à população.

Atualmente, a unidade hospitalar realiza mais de 450 partos por mês, e destes, 250 são  pacientes que não residem em Juazeiro. De acordo com Tereza Paim “o número de partos relativos à estrutura física é um bom quantitativo e mostra que os pacientes estão procurando essa unidade para ter seus filhos. É preciso avançar na qualidade de assistência, com melhor estrutura para que possamos prestar atendimento com mais segurança”, explicou.

Na opinião da subsecretária as equipes da unidade são motivadas e empenhadas na assistência aos pacientes e a visita técnica servirá para identificar pontos críticos e promover melhorias. “O Estado da Bahia trabalha com a rede PEBA e precisamos manter essa unidade como maternidade de risco habitual. Juazeiro tem boa estrutura e precisamos avançar nessas contratualizações. O HMIJ presta diversos serviços, tem Centro de Parto Normal e unidade infantil que gera custos e necessita de recursos. Precisamos fazer um balanço para identificar onde o Estado precisa avançar e investir no Hospital Materno Infantil de Juazeiro”, concluiu.

LEIA MAIS

Após sete anos, prefeitura de Petrolina assegura gratificação dos agentes de endemias

(Foto: Ascom/PMP)

O prefeito Miguel Coelho autorizou o pagamento da gratificação por metas dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) da Prefeitura de Petrolina, que vinha sendo reivindicado há mais de sete anos. A aprovação tem o intuito de valorizar os profissionais que desenvolvem atividade fundamental para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e leishmaniose.

Tem direito à gratificação de 50% em cima do salário base da categoria, os profissionais que cumprirem a meta estabelecida pela Secretaria de Saúde. Agente há nove anos, Rita de Cássia Santana, não consegue esconder a satisfação, após tantos anos reivindicando esse benefício. “Graças a Deus essa gestão nos ouviu e abraçou nossa causa. Estamos muito satisfeitos. É um benefício que vem em boa hora”, comemorou.

O prefeito Miguel Coelho, ressaltou o esforço da gestão para valorizar os servidores, a exemplo do pagamento do salário sempre na data correta; melhores condições de trabalho com a entrega de fardamentos e equipamentos novos para a classe. “A gente sabe que um servidor satisfeito reflete no resultado do trabalho entregue à população. Firmamos esse compromisso com a categoria que há muito tempo esperava e, com muito esforço, estamos cumprindo. É um ganho para os servidores, mas principalmente para a população que precisa de atendimento de saúde de qualidade”, concluiu.

Petrolina: passeio ciclístico reforça campanha de conscientização no trânsito

(Foto: Ascom)

Mais de 200 ciclistas participaram do passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de Petrolina na manhã de domingo (30), no Parque Josepha Coelho. O evento foi encabeçado pela secretaria de Saúde e busca conscientizar a população sobre a importância da prudência no trânsito.

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) foi parceria na ação e faz alusão ao Maio Amarelo, mas o evento acabou sendo transferido para o último final de semana de junho. A secretária executiva de Vigilância Epidemiológica, Marlene Leandro falou sobre a ação.

“Essas ações são importantes para reduzir o número de acidentes através da educação, conscientização e respeito, mas é importante que elas continuem durante todo o ano reforçando a importância de um trânsito seguro e o papel de cada um nesse contexto”, disse.

Mutirão de Saúde leva atendimento gratuito a 150 moradores do Jardim Petrópolis

(Foto: Ascom)

O mutirão da Prefeitura de Petrolina, realizado no sábado (29) no bairro Jardim Petrópolis levou serviços de saúde e assistência social a mais de 150 pessoas. O atendimento gratuito aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade.

Entre os serviços, a população pôde realizar exames preventivos; aferição de pressão arterial; atendimento com psicólogo; teste para glicemia; consultas médicas; confecção do cartão SUS, além do cadastramento do Número de Identificação Social (NIS).

De acordo com a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, a atividade foi organizada pela própria Equipe de Saúde da Família que atua na comunidade. “Identificando a necessidade da localidade, a equipe organizou essa feira de saúde para atender um maior número de pessoas, além de ofertar os serviços para aquelas pessoas que trabalham durante a semana e que são impossibilitadas de comparecer à unidade básica“, disse

Após surto de doença de chagas em Pernambuco, chega a 40 número de pessoas em tratamento

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi, cujo vetor é o triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro (Foto: Internet)

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de pessoas em tratamento por Doença de Chagas em Pernambuco, em função do surto da doença registrado no mês passado, subiu para 40 pessoas. Das 77 pessoas que participaram de um evento religioso na cidade de Ibimirim, no Sertão Pernambucano, onde teria acontecido a contaminação, 30 tiveram resultado laboratorial positivo para a doença. Outras 10 apresentaram os sintomas. Os dados foram atualizados na última sexta-feira (28).

Do total de participantes, 16 foram internados no Hospital Oswaldo Cruz (Huoc). Todos receberam alta. Um paciente foi atendido em uma unidade privada de saúde e também já recebeu alta. A SES informou que a investigação sobre o surto de doença de Chagas aguda ocorrido após um evento religioso, em abril, continua.

LEIA MAIS

Unidade móvel de saúde vai atender 18 localidades do interior de Petrolina; confira o cronograma

(Foto: Divulgação)

Neste mês de julho, a Unidade Móvel de Atendimento Médico da Prefeitura de Petrolina vai atender 18 localidades do interior do município. A ideia é facilitar o acesso aos serviços médicos para a população que reside em áreas distantes da cidade e que não possuem postos de saúde.

O atendimento terá início às 8h e não é necessário realizar agendamento. Além do atendimento médico, serão oferecidos serviços como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas.

LEIA MAIS

Saúde da População LGBT+ é tema de evento universitário em Juazeiro

(Foto: Ascom PMJ)

Representando a Secretaria Municipal da Saúde, a psicóloga Josicleia Oliveira participou nesta quinta-feira (27), como palestrante de uma mesa redonda com o tema: ‘Saúde da população LGBT+’. O evento foi organizado por estudantes do curso de enfermagem da Faculdade do São Francisco de Juazeiro (FASJ) e aconteceu no prédio da instituição de ensino.

Durante o encontro foram abordados aspectos psicossociais da população LGBT+, além de alguns dados epidemiológicos que justificam a necessidade da criação de política públicas voltadas especificamente para este público.

Para a psicóloga Josicleia Oliveira é preciso “sensibilizar futuros profissionais da saúde em relação ao acesso e à qualidade de atenção à saúde dessa população. Fiquei feliz em representar o setor de educação permanente e humanização da Secretaria da Saúde para falar sobre a temática. É importante para o município participar da qualificação desses futuros profissionais da Saúde”, descreveu a especialista.

Sertânia: PRF apreende 1,6 tonelada de alimentos transportados sem refrigeração

(Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde de quinta-feira (27) uma carga de 1,6 tonelada de alimentos transportados sem refrigeração. O produto foi encontrado em caminhão que estava com o sistema de refrigeração quebrado, na BR-232, em Sertânia, Sertão de Pernambuco.

Os policiais fizeram abordagem ao veículo e descobriram várias caixas de carne e queijos sendo transportados de maneira irregular. O caminhão teria saído de Serra Talhada e o produto seria entregue aos municípios de Buíque, Tupanatinga e Águas Belas, no Agreste.

A documentação do veículo, segundo a PRF, estava atrasada e foi emitida uma multa no valor de R$293,47. O condutor perderá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sesc Petrolina oferece serviços gratuitos de saúde nesta sexta-feira 

(Foto: Internet)

O Sesc Petrolina, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), vai oferecer nesta sexta-feira (28) uma manhã de serviços de saúde para a população. O “Sesc cuidando da sua saúde” começa às 7h30, em mais uma edição com atendimento gratuito.

Realizado sempre na última sexta-feira de cada mês, o projeto busca orientar e prevenir doenças como hipertensão e diabetes. Amanhã, serão oferecidos serviços como: avaliação e orientação nutricional, aferição de pressão arterial, testes de glicose e colesterol.

Hospital Dom Malan realiza Forró da Pediatria em Petrolina

(Foto: Ascom)

O São João já passou, mas as festas juninas continuam, e na última quarta-feira (26) foi o dia da pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP comemorar. Teve de tudo: decoração com os três santos padroeiros da festa, comida típica, muito forró e vestuário temático.

A equipe do projeto de musicalização infantil do IF-Sertão “Quem Canta seus Males Espanta” também marcou presença, e como não podia faltar sanfona, triângulo e zabumba, a psicóloga Ralliny Soares fez o convite ao grupo “Romerito e os Compadres” que abrilhantou o arraiá.

“Nós avisamos com antecedência e pedimos para que todos viessem com a roupa junina. Os profissionais atenderam e os pais também. Muitos mandaram trazer as roupas dos seus filhos para que eles pudessem brincar na quadrilha improvisada. Mas, para quem não tinha a gente também deu um jeito com chapéu de palha e pintura no rosto. O importante era brincar”, relatou a assistente social Emília Cordeiro.

LEIA MAIS

Insulina inalável pode ajudar no tratamento do diabetes

(Foto: Ilustração)

A recente liberação da insulina inalável ocorrida no dia 3 de junho, marca a passagem do Dia Nacional do Diabetes nesta quarta-feira (26). O medicamento, autorizado para venda e consumo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em oito formas de apresentação, ainda precisa ser importado dos Estados Unidos.

Para o médico e pesquisador Freddy Goldberg Eliaschewitz, a disponibilidade do medicamento pode ajudar no tratamento da doença no Brasil, pois é mais confortável do que a aplicação da insulina por injeção e o manejo é mais eficiente. A insulina inalável começa a funcionar em 10 minutos no organismo e o efeito dura até 90 minutos.

A insulina injetável pode demorar até 60 minutos para começar a fazer efeito e permanece ativa por até cinco horas no organismo. “Por um lado, se o paciente aplica a insulina injetável antes do almoço e o medicamento demora a agir, o nível de açúcar sobe muito no início da refeição. Muitas vezes, a comida foi ingerida, mas a insulina nem começou a agir. Por outro lado, se o efeito da insulina demora a passar, o paciente pode sofrer uma queda de açúcar mais adiante. A absorção dos alimentos já terminou, mas a insulina continua agindo”, explica Eliaschewitz que é médico Hospital Israelita Albert Einstein e diretor clinico do Centro de Pesquisas Clinicas, que desde 2014 trabalhou nos testes para o desenvolvimento da nova droga.

LEIA MAIS