Prefeito do Piauí morre com suspeita de covid-19

Prefeito apresentou sintomas do covid-19

O prefeito de São José do Divino (PI), Antônio Nonato Lima Gomes, mais conhecido como Antonio Felicia (PT) morreu na madrugada dessa sexta-feira (27), aos 57 anos com suspeita de coronavírus. Ele teve diagnóstico clínico do covid-19, mas os médicos legistas aguardam confirmação dos exames.

Antonio foi atendido pelo prefeito de Piracuruca, Raimundo  Alves (PSD), que é médico. O material para análise de laboratório foi recolhido e os procedimentos para o imediato sepultamentos já foram tomados. Na quarta-feira (25) Antonio teve febre e dificuldades para respirar.

Ele foi orientado a buscar ajuda médica na capital Teresina, tendo recusado e viu seu quadro se agravar, vindo a óbito durante a madrugada de hoje. (Com informações da Cidade Verde).

Coronavírus: número de casos descartados sobe para sete em Salgueiro

(Foto: Divulgação)

O boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) na noite de quinta-feira (26) trouxe dados animadores à população. Dos 10 casos notificados como suspeitos de coronavírus, sete já foram descartados. Outros três seguem sendo monitorados.

O município aguarda o resultado dos exames para confirmar ou descartar os em investigação. Até o momento não há nenhuma confirmação de covid-19 ou de H1N1. Mesmo assim a Prefeitura segue adotando medidas restritivas, como fechamento das escolas e do comércio.

Quem desrespeitar os decretos municipais e estaduais está sujeito a punição, com base no Código Penal A população pode ajudar na fiscalização, denunciando infratores pelo 190, número da Polícia Militar.

Prefeitura de Petrolina desinfecta ruas da cidade; ação deve chegar aos bairros

Na guerra contra a covid-19, a Prefeitura de Petrolina está promovendo a higienização de locais públicos, como calçadas de bancos, hospitais, farmácias, padarias, praças e demais locais que ainda há uma circulação de pessoas.

A operação está sendo tomada para aumentar a higienização e diminuir a probabilidade de infecção nestes locais que permanecem com trânsito de pessoas. A ação foi iniciada na noite desta quinta-feira (26) no centro da cidade e, deve abranger outros bairros nos próximos dias.

Munidos de água, sabão e cloro, cerca de 30 pessoas atuaram na desinfecção dos espaços públicos. Na ação, foram usados 3 caminhões pipa para lavar, 2 tratores com pulverizadores para borrifar nas ruas e 15 pessoas com pulverizadores costais para limpar calçadas, postes e locais de mais difícil acesso.

LEIA MAIS

Morre paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave, em Petrolina

(Foto: Internet)

Uma paciente que apresentava quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) faleceu na noite desta quinta-feira (26), no Hospital Universitário (HU) em Petrolina. Ela ocupava um dos leitos da unidade destinados ao Covid-19.

A paciente tinha 15 anos de idade e deu entrada no HU na última quarta-feira (25), com quadro de baixa pressão e oxigenação. Segundo a unidade hospitalar, ela apresentava, desde a infância, graves condições de saúde, com baixa imunidade.

A adolescente foi submetida ao teste para Covid-19, enviado e sob análise do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). A previsão é de que o resultado seja divulgado nesta sexta-feira (27).

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, lamenta o falecimento da jovem e, neste momento de perda e dor, transmite os sentimentos aos familiares e amigos da adolescente.

Novo Coronavírus: número de casos confirmados em Pernambuco sobe para 48; Bahia tem 108

(Foto: MICHELE CATTANI / AFP)

Subiu para 48 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (26) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os dois novos casos são de um paciente de 63 anos que está em Unidadede Terapia Intensiva (UTI) e de uma pessoa, de idade não informada, que está em isolamento domiciliar.

Os dois pacientes são moradores do Recife. Ainda de acordo com o novo balanço da SES-PE, passou de cinco para seis o número de pessoas que estão curadas da Covid-19. Dos 48 casos confirmados no estado, 29 estão em isolamento domiciliar e 10 estão internados, sendo sete em UTI.

Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais duas mortes pelo novo coronavírus no estado, subindo para três o número de óbitos provocados por Covid-19.

Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde desta quinta-feira (26), mais quatro novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 108.

De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. A pasta ainda informou que 1.082 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados.

A Secretaria de Saúde informou que até o momento, 16 casos estão com diagnóstico clínico de cura.

Prefeitura de Uauá monta barreiras sanitárias para fiscalizar motoristas e passageiros que entram na cidade

(Foto: ASCOM/PMU)

Quem precisar ir a cidade de Uauá, no norte da Bahia, provavelmente será parado em uma das barreiras sanitárias montadas pela prefeitura municipal para fiscalizar quem entra ou sai do município. A operação faz parte de um conjunto de medidas divulgadas pelo prefeito Lindomar Dantas, através de decreto municipal, para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19). A intervenção é realizada por equipes da Guarda Civil e equipes da Secretaria de Saúde, com o apoio das forças policias do município.

LEIA MAIS

“Não existe decreto para suspender atividades dos trabalhadores da fruticultura irrigada”, diz Miguel Coelho durante coletiva

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (26), através de redes sociais, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, afirmou que vai reeditar os decretos para estender o prazo do isolamento social e fechamento de escolas, comércio, eventos e instituições públicas e privadas a partir da terça-feira (31). Porém, o gestor deixou claro que as novas determinações não atingirão os trabalhadores da fruticultura irrigada.

“Não existe nenhum decreto nesse sentido e nem vai existir, até porque estamos conversando com os sindicatos patronais, inclusive hoje eu soube que eles fizeram uma reunião com o sindicato dos trabalhadores rurais e decidiram por unanimidade manter as atividades”, disse Miguel.

O prefeito explicou que pediu aos sindicatos patronais e aos proprietários das empresas, que mantenham os ônibus higienizados, aumentem os espaços entre as pessoas dentro dos veículos, higienizem dos locais de trabalho e mantenham os trabalhadores a uma distância segura um dos outros.

“Nós fizemos esse pedido e temos recebido fotos diariamente que eles vêm cumprindo o acordo, então não há porque suspender as atividades”, concluiu o prefeito de Petrolina.

Casos de coronavírus no mundo passam de meio milhão com acréscimo de 100 mil em 2 dias, diz OMS

Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. (Foto: FABRICE COFFRINI/AFP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quinta-feira (26) que, nos últimos dois dias, o mundo registrou mais 100 mil novos casos de coronavírus. Ao todo, já são mais de meio milhão de pessoas infectadas.

Na segunda-feira (23), a OMS apresentou um balanço dos casos a cada marca de 100 mil para alertar como a pandemia está se acelerando nesta semana: os primeiros 100 mil casos de Covid-19 foram registrados em 67 dias – mas foram necessários apenas mais 11 dias para dobrar e atingir 200 mil casos e outros quatro dias para chegar a 300 mil casos. Agora, a pandemia levou dois dias para somar mais 100 mil novos casos ao balanço.

LEIA MAIS

Bahia chega a 104 casos de Covid-19

(Foto: Danny Lawson/AFP)

A Bahia registra 104 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 981 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até as 11 horas desta quinta-feira (26). Os 13 novos casos foram registrados em Salvador (06); Alagoinhas (01); Itabuna (01); Feira de Santana (01); Porto Seguro (02). Os outros dois casos são de chineses que estão em investigação. A vigilância epidemiológica está investigando o local que houve a contaminação.

Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (01); Itabuna (02); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (03); Porto Seguro (10); Prado (02); Salvador (63 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01); e 2 em investigação epidemiológica.

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais. Até o momento, 14 casos estão com diagnóstico clínico de cura. Há duas semanas eles estão assintomáticos.

De modo reiterado, ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Miguel Coelho decide prolongar decretos de quarentena em Petrolina e quer estabelecer situação de calamidade pública

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Durante entrevista coletiva realizada ao meio dia desta quinta-feira (26), via redes sociais, o prefeito Miguel Coelho anunciou que todos os decretos já publicados pela Prefeitura de Petrolina para suspender aglomerações com mais de 10 pessoas terão prazo estendido. Miguel ainda acrescentou que enviou à Assembleia Legislativa um decreto para instaurar situação de calamidade pública na cidade sertaneja.

Segundo o prefeito, todas as restrições impostas pelo município terão renovação oficial na próxima terça (31), pois este era o prazo limite de boa parte das medidas de suspensão dos serviços. A proposta é publicar o novo decreto renovando a quarentena em Petrolina por um novo período determinado.

“Não dá para subestimar esse vírus, temos que prezar pela vida. É um cenário muito dinâmico e os casos de doenças respiratórias graves, inclusive, Covid-19 estão crescendo em nossa cidade. Sei que isso é um remédio amargo, mas a preservação de vidas está em primeiro lugar”, reforçou o prefeito.

Petrolina tem dois casos confirmados de Coronavírus e quatro de outras síndromes respiratórias agudas graves como Influenza A e H1N1. Um dos pacientes com síndrome respiratória foi encaminhado à UTI montada pela Prefeitura de Petrolina e o Hospital Universitário para investigação e tratamento, não havendo, portanto, diagnóstico fechado sobre este caso.

Com dois casos confirmados, Petrolina cria Gabinete de Gestão de Crise para enfrentamento ao covid-19

Todos unidos contra o coronavírus (Foto: Ascom/PMP)

O município de Petrolina agora tem um Gabinete de Gestão de Crise, criado para discutir medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Integram o Gabinete setores de segurança e saúde pública os quais já se reuniram e iniciaram as ações emergenciais.

De acordo com a Prefeitura, “o objetivo é estabelecer o fluxo de informações para antecipação de cenários e criar protocolos para cuidar da crise conforme o cenário se concretize”. Petrolina já tem dois casos confirmados do covid-19 e alguns em investigação do H1N1.

A Secretaria de Saúde ficará com a missão de fornecer informações e previsões sobre a doença, para que assim as forças de segurança consigam se precaver com os cenários futuros. Participaram da reunião membros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Secretaria Executiva de Segurança Pública), Secretaria Municipal de Saúde, do procurador do Município, Polícia Militar,  Marinha e Polícia Rodoviária Federal.

Petrolina: Miguel Coelho anuncia novos casos de Síndrome Aguda e afirma que quarentena continua

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) fez uma coletiva de imprensa pelas redes sociais, no começo da tarde dessa quinta-feira (26), e atualizou os dados da saúde no município. De acordo com o gestor, não há novos registros do novo coronavírus. Por outro lado, as ocorrências de Síndrome Aguda Grave Respiratória aumentaram.

“De ontem pra hoje não houve nenhuma mudança, continuamos com oito casos investigados do coronavírus, 11 descartados e dois confirmados. Da Síndrome Aguda Grave nós tivemos um aumento: tínhamos 17 casos notificados, hoje surgiram mais dois, temos 19. Ontem tínhamos 14 investigados e até o fim da noite saíram oito resultados: três confirmaram para Influenza A e cinco foram descartados”, disse.

Quarentena continua

Mais cedo ele divulgou um vídeo onde pediu respeito a quarentena e que não é hora de fazer guerra política. Destacando que a saúde vem em primeiro lugar, Miguel antecipou novos decretos e a manutenção da quarentena.

Na segunda-feira [30/03] nós vamos divulgar novos decretos. A gente tem conversado com toda a cadeia produtiva, eu entendo que muita gente pode estar com mensagem trocada por conta dos pronunciamentos e a gente pede muita calma, serenidade e tranquilidade. Essa é a primeira semana de quarentena com comércio fechado em Pernambuco. Todo dia nós estamos conversando com a cadeia produtiva e os sindicatos“, salientou.

O prefeito concluiu a live reforçando a recomendação de seguir a quarentena. “Mantenham as recomendações da Prefeitura, Estado e Ministério da Saúde para que em breve possamos vencer essa batalha“, finalizou.

 

Pernambuco registra mais dois óbitos pelo coronavírus

Três vítimas fatais já foram confirmadas no Estado (Foto: Danny Lawson/AFP)

Subiu para três o número de mortos pelo novo coronavírus em Pernambuco. Os dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no final da manhã dessa quinta-feira (26). Um paciente era morador do Recife e o outro é um canadense de 79 anos que estava no cruzeiro Silver Shadow.

Ambos estavam internados no Real Hospital Português e morreram na madrugada. Curiosamente os dois pacientes foram notificados em 12 de março. O canadense passou mal no desembarque, apresentando febre e sintomas respiratórios.

Ele também era ex-fumante e sofria de problemas cardíacos, o que agravou seu caso. Ele estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu. Já o pernambucano tinha 69 anos, era hipertenso e havia viajado pela Europa, retornando ao Estado em 10 de março.

O recifense também foi parar na UTI, teve uma piora no quadro renal e morreu. Até ontem (25), Pernambuco tinha 46 casos confirmados da Covid-19, distribuídos por seis municípios do Estado. Ainda hoje a SES divulgará os dados atualizados.

Juazeiro tem mais duas notificações de coronavírus, mas segue sem novas confirmações

Não há confirmação de óbito pelo covid

A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) divulgou há pouco o boletim dessa quinta-feira (26), onde traz novas notificações de coronavírus. Ontem (25) eram 16 casos notificados, número que subiu para 18. Em relação ao H1N1, não houve alteração.

O município tem 44 notificações de H1N1, dos quais 10 casos foram confirmados – incluindo duas mortes – , 23 seguem em investigação e 11 são suspeitos. Das 18 notificações do covid-19, 10 foram descartados, seis em análise e dois foram confirmados.

Não há mortes pelo novo coronavírus na cidade baiana. A recomendação da SESAU é que a população evite aglomerações e respeite o isolamento social.

Salgueiro tem seis casos suspeitos de coronavírus e quatro descartados

Prefeitura mantém canal direto de comunicação com população (Foto: Arquivo)

O boletim diário da Prefeitura de Salgueiro (PE), divulgado às 18h de quarta-feira (25) trouxe uma boa notícia a população. Dos 10 casos notificados do novo coronavírus, quatro já foram descartados. Seis permanecem em investigação, aguardando resultado dos exames médicos.

O município tem adotado medidas preventivas, assim como Petrolina: fechamento de feiras, suspensão das aulas da rede municipal, fechamento do comércio e reforçado a necessidade do isolamento social.

Para combater as fakes news, a Prefeitura lançou um canal de comunicação via WhatsApp, onde fornecerá dados confirmados e também sanará dúvidas da população: (87) 98139-1050.