Consórcio Nordeste cria Comitê Científico para enfrentamento ao covid-19

Consórcio une forças para combater coronavírus (Foto: Heudes Regis/SEI)

Os governadores do Nordeste que integram o Consórcio local, anunciaram na segunda-feira (30) a criação do Comitê Científico. O objetivo é auxiliar os gestores na tomada de decisão no enfrentamento ao novo coronavírus. A primeira reunião do Comitê está marcado para hoje (31).

“É uma guerra. Precisamos de apoio científico para vencê-la”, afirmou o governador Rui Costa (PT), presidente do Consórcio. Entre os convidados a integrar o Comitê Científico do Consórcio Nordeste estão (31) o cientista Miguel Nicolelis e o físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

A comissão fará reuniões periódicas com autoridades científicas brasileiras e de outros países, a exemplo da Itália, da Alemanha e da China, países afetados pelo covid-19. Outra função do Comitê é a emissão de boletins com todos os números da região relativos à doença e divulgará orientações baseadas nas pesquisas realizadas pelo grupo.

Ipubi tem primeiro caso confirmado de coronavírus e Prefeitura adota medidas preventivas

(Foto: MICHELE CATTANI / AFP)

Ipubi (PE) registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus. A informação foi confirmada pela Prefeitura no boletim divulgado na tarde de segunda-feira (30). Trata-se de um paciente que hoje está no Recife, com quadro estável.

Após anunciar a confirmação, o prefeito Chico Siqueira (PSB) anunciou medidas preventivas no município. A primeira delas é a aquisição de 300 exames rápidos para o covid-19, implantação de sete isolamentos com leitos no Hospital de Ipubi e unidades de Serra Branca e Serrolândia, na zona rural.

Também foram compradas 15 mil máscaras, as quais serão distribuídas a portadores de doenças crônicas, idosos e população de rua. Outra medida é a contratação de um médico infectologista e da frota para desinfectar a cidade.

No último sábado (28) o Blog mostrou que as feiras livres estavam suspensas na sede e interior. A medida está foi mantida e enquanto isso, os feirantes receberão uma ajuda de custa de R$ 200,00.

OMS recua e diz que governos devem pensar em quem precisa garantir o pão de cada dia

Em entrevista coletiva da Organização Mundial de Saúde (OMS), o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os lockdowns (ou quarentenas) podem comprar tempo, mas devem levar em conta que cada país é diferente.

A fala de Ghebreyesus é encarada como um “recuo” da OMS em relação ao isolamento de pessoas saudáveis durante a pandemia do vírus chinês, que impacta diretamente na economia e no sustento de famílias.

“Se estamos fechando ou limitando o movimento, precisamos pensar nelas [as pessoas]. O impacto na economia tem a ver com vários fatores, mas precisamos saber o que isso significa para o indivíduo que precisa sair para sobreviver. Venho de uma família pobre e sei o que significa se preocupar com o que comer amanhã”.

LEIA MAIS

Urgente: criança de três anos de idade da cidade de Curaçá morre com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

(Foto: Redes Sociais)

Uma menina de apenas três anos de idade morreu nesta segunda-feira (30) em um hospital de Salvador, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo informações da Secretaria de Saúde de Curaçá (BA), cidade onde a vítima morava com a família, a pequena Alice teria sido atendida em um hospital de Juazeiro com sinais de pneumonia e em seguida foi transferida para Salvador com problemas respiratórios.

Com cerca de uma semana de internação, a menina não resistiu e veio a óbito. De acordo com a Diretora de Atenção Básica à Saúde de Curaçá, Franciely Alves Nascimento, foi feita a coleta de sangue da criança e a mesma foi encaminhada a um laboratório onde serão feitos exames para saber se a causa da morte foi mesmo pneumonia, o novo coronavírus ou a gripe H1N1, já que os sintomas são bastante parecidos.

Ainda segundo Franciely Alves, o município de Curaçá tem 3 casos notificados para a Covid-19, sendo que 1 caso já foi descartado e outros 2 estão sendo investigados. Para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram notificados 2 casos até agora e os dois estão em investigação.

O caso de Alice não foi notificado em Curaçá porque a menina teria sido atendida inicialmente em Juazeiro, mas a Secretaria de Saúde está considerando como um óbito do município de Curaçá por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Jornalistas Mari Palma e Phelipe Siani entram em quarentena por suspeita de coronavírus

Phelipe Siani e Mari Palma (Foto: Reprodução).

Apresentadores do “Live CNN Brasil”, Mari Palma e Phelipe Siani entraram em quarentena nesta segunda-feira (30).

Mari Palma, ex-jornalista da Rede Globo, recebeu o diagnóstico suspeito de Covid-19 no fim de semana e foi orientada a ficar isolada em casa. Apesar de Phelipe, também ex-repórter a Rede Globo, não ter sentido sintomas, ele também recebeu a recomendação de entrar em quarentena.

As informações são do colunista do portal UOL, Maurício Stycer – posteriormente, a emissora também emitiu comunicado confirmando o fato. Segundo o jornalista, Mari Palma sentiu febre e sintomas de uma gripe forte na última sexta-feira (27).

Como, além de apresentar um programa na CNN Brasil com Phelipe Siani, ela também divide apartamento com o jornalista, de quem é namorada, a emissora decidiu afastar os dois por um período de três semanas, apesar de, até o momento, não ter apresentado sintomas da doença.

Até o último domingo (29), o estado de São Paulo, onde os dois moram, registrou 1.451 casos e 98 mortes relacionadas ao novo coronavírus.

Prefeitura abre plataforma virtual para orientação sobre coronavírus em Petrolina

(Fotos: Jonas Santos/PMP)

Começou a funcionar nesta segunda-feira (30), a sala de teleorientação montada no prédio da Secretaria de Saúde de Petrolina, para orientar virtualmente a população sobre o novo coronavírus. A medida visa levar mais tranquilidade às pessoas e evitar aglomeração nas unidades de saúde. A plataforma já está oferecendo o serviço de agendamento para quem apresentar alguns dos indícios mais leves da Covid-19 como febre, tosse e coriza.

Para receber as orientações, a pessoa precisa entrar no site petrolina.tisaude.com, realizar um cadastro simples com os dados pessoais e agendar o atendimento com uma das profissionais que aparecerá na tela do celular ou computador. Após a marcação da data e horário, serão enviadas mensagens de SMS e no WhatsApp do usuário cadastrado para lembrar a teleorientação. Médicas e enfermeiras realizam o atendimento, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

LEIA MAIS

Bahia registra 2ª morte por coronavírus no Estado; Secretário de Saúde lamenta

(Foto: Ilustração)

O secretário de Saúde do estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas confirmou a segunda morte pelo novo coronavírus na Bahia. Trata-se de um homem de 64 anos que era diabético e hipertenso. A vítima estava internada no Hospital Aliança, em Salvador.

“Com muita tristeza uno-me aos familiares, amigos e profissionais do Hospital Aliança que travaram uma longa batalha pela vida de um paciente de 64 anos, previamente hígido, segunda vítima fatal do #COVID-19 na Bahia. Era diabético e hipertenso, assim como muitos.”, escreveu o secretário.

Segundo o hospital, ele estava internado desde o dia 17 deste mês, e faleceu às 18h45. O primeiro óbito foi confirmado no último sábado (28). Era um paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas.

A Bahia registra 176 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Boletim com dados da Covid-19 fecha terceiro dia sem alterações em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina divulgou, nesta segunda-feira (30), um novo boletim com dados relacionados às doenças respiratórias no município. Sobre a Covid-19, os dados apontam que a Secretaria Municipal de Saúde continua investigando 8 casos suspeitos, enquanto 11 já foram descartados. A cidade continua com 2 casos confirmados da doença, sem nenhum óbito. Esses números do coronavírus não sofrem alterações há 72 horas.

Com relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 13 casos já foram descartados, 7 estão em investigação e 6 deram positivo. A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças.

Novo decreto de Miguel Coelho libera funcionamento de feiras livres, mas renova prazo de quarentena em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Após reunião com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, o prefeito Miguel Coelho assinou, nesta segunda-feira (30), novo decreto para estender por 15 dias medidas de isolamento social e prevenção da saúde em Petrolina. Com isso, diversos serviços públicos e atividades econômicas seguem suspensas na cidade como forma de evitar a propagação da Covid-19.

O documento traz uma alteração para reforçar o abastecimento no município, a liberação do funcionamento, a partir de quarta (1°), de feiras livres com restrições e fiscalização redobrada.

LEIA MAIS

Pernambuco registra sexta morte pelo novo coronavírus; estado tem 77 casos confirmados

(Foto: Imagem Ilustrativa)

Mais uma morte por coronavírus foi confirmada em Pernambuco. Nesta segunda-feira (30), o estado contabiliza seis óbitos relacionados à Covid-19. De acordo com o novo boletim epidemiológico, Pernambuco tem 77 casos confirmados da doença, quatro a mais do que o número divulgado no último balanço, nesse domingo (29).

Também foram registrados dois novos casos de cura clínica, chegando a 13 recuperações. No Brasil, o Ministério da Saúde informou, nesta segunda, que são 4.579 casos confirmados e 159 mortes.

A mais recente morte relacionada à Covid-19 em Pernambuco foi a de um homem de 62 anos, com quadro de hipertensão e diabetes. Ele deu entrada no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, no dia 25 de março, depois de ser encaminhado por uma unidade de saúde do município de Goiana, com quadro de infecção no trato respiratório.

No HSE, o homem recebeu tratamento intensivo, foi entubado em ventilação mecânica e teve as amostras colhidas para os exames laboratoriais. A confirmação para a Covid-19 saiu nessa sexta-feira (27). O paciente evoluiu com piora do quadro clínico e morreu na tarde desse domingo. As mortes registradas no estado são de cinco homens e uma mulher, todos acima dos 60 anos.

Juazeiro: Urgências e outros procedimentos de pediatria serão feitos agora no Hospital São Lucas

Leito infantil do Hospital São Lucas. (Foto: ASCOM/PMJ)

Conforme já havia anunciado através de sua assessoria, o prefeito Paulo Bomfim confirmou na tarde desta segunda-feira (30), a transferência da urgência e serviços em geral de pediatria, que funcionavam na UPA, para as instalações do Hospital São Lucas.

“Aqui, vamos oferecer mais conforto e deixar os pacientes mais protegidos. A partir de amanhã (31), a população pode procurar este serviço do Sistema Único de Saúde Municipal”, garantiu o prefeito de Juazeiro.

O espaço está passando por reforma para dar uma melhor assistência aos pacientes. A nova unidade possui recepção, sala de acolhimento com classificação de risco, sala de sutura, sala vermelha, posto de enfermagem, enfermarias, consultórios médicos, unidade de internamento, farmácia, sala de coleta, isolamento, área para observação e de recreação, sala de medicação, banheiros e copa.

Os atendimentos pediátricos estavam acontecendo na UPA desde setembro de 2019, mas pela atual situação que o país passa com relação à pandemia e a transmissão comunitária do coronavírus já declarada pelo Ministério da Saúde e com casos confirmados para as duas doenças em Juazeiro, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a COVID-19 decidiu pela transferência dos atendimentos pediátricos.

O Hospital São Lucas está situado na avenida São João, nº 365, bairro Jardim Flórida. Telefone: (74) 3614-2002.

Coronavírus: Prefeito Paulo Bonfim decide prorrogar medidas restritivas; veja o que vai continuar fechado em Juazeiro

Contrariando a expectativa de muitos comerciantes, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, acompanhou o raciocínio do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e resolveu prorrogar até o dia 13 de abril a vigência das medidas de distanciamento social anunciadas nos decretos expedidos desde a declaração da pandemia, feita pela Organização Mundial de Saúde.

“Sabemos dos problemas econômicos que todas as cidades estão enfrentando com as medidas restritivas, mas este tem sido o caminho mais racional na prevenção ao Covid-19. Precisamos pensar primeiro na saúde das pessoas e, dentro daquilo que está ao nosso alcance, não fugiremos às nossas responsabilidades”, declarou o prefeito Paulo Bomfim.

A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (30), com os membros do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Cornavírus. O novo documento será publicado no fim da tarde de hoje (30) no Diário Oficial do Município.

Dentre as restrições com prazo estendido, está o fechamento do comércio, bares, restaurantes e a proibição da realização de eventos festivos. Continuam liberados os funcionamentos de supermercados, mercadinhos, padarias, açougues, casas de rações e defensivos agrícolas, desde que preservados o distanciamento e limite máximo de pessoas em cada ambiente. As aulas também continuam suspensas.

Na cidade de Juazeiro, os bancos e casas lotéricas foram reabertos por decisão do Governo Federal. No entanto, o decreto municipal estabelece uma série de normas de distanciamento e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano têm atuado na fiscalização das mesmas.

Criança morre com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Ouricuri

Ela deu entrada na unidade no sábado e morreu na manhã de domingo (Foto: Internet)

Ouricuri (PE) registrou uma morte suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Trata-se de uma criança de apenas um ano e cinco meses, que veio a óbito no domingo (29), no Hospital Regional Fernando Bezerra. Ela havia dado entrada na unidade um dia antes.

De acordo com o G1 Petrolina, a criança apresentava cansaço respiratório e estava fragilizada e morreu durante a manhã. O teste para covid-19 foi realizado e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde (Lacen-PE). O resultado do exame deve ser divulgado ainda nessa semana.

Juazeiro: notificações de H1N1 e covid-19 seguem inalteradas

Notificações não tiveram aumento (Foto: Danny Lawson/AFP)

O número de casos notificados, tanto de H1N1 quanto do novo coronavírus, em Juazeiro (BA) seguem estáveis nessa segunda-feira (30). O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) no início dessa tarde anuncia 52 ocorrências de H1N1 e 21 de covid-19.

O número de confirmações do H1N1 continua em 13 – sendo dois óbitos – e 2 de coronavírus. Daquele, 22 seguem em análise e 17 foram descartados. Em relação ao covid-19 são 14 descartes e 5 investigações.

A Bahia teve ontem (29) a primeira morte confirmado pelo coronavírus, o que reforça a necessidade de a população seguir as orientações estaduais e municipais. A quarentena continua em Juazeiro, com escolas e comércio fechados.

Petrolinenses prestam homenagens à equipe de limpeza pública

Pessoal da limpeza recebe carinho da população (Foto: Ascom/PMP)

A pandemia do novo coronavírus alterou a vida dos petrolinenses, resultado no fechamento dos estabelecimentos comerciais, escolas, órgãos públicos entre outros. Contudo, os trabalhadores dos serviços considerados essenciais seguem firmes em suas atividades diárias e eles foram homenageados pela população.

Os profissionais de limpeza receberam recados grudados nos sacos de lixo. Nas mensagens os petrolinenses destacam a importância da equipe na manutenção da cidade. Enquanto a maior parte da comunidade está em casa, aqueles seguem nas ruas.

“Para nós, que não podemos parar, saber que há pessoas que compreendem a importância de continuarmos trabalhando e mantendo minimamente ordem na nossa cidade, é muito gratificante. Nós também temos família, adoecemos e temos medo de que algo nos aconteça, por isso, é muito importante que quem pode ficar em casa, continue seguindo as orientações. Só com a  ajuda de todos, poderemos vencer essa pandemia“, comentou o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.