COVID-19: Prefeitura abre novas vagas de agendamento para segunda e terceira dose com a Pfizer

 

Nesta quinta-feira (2) a Prefeitura de Petrolina disponibiliza mais vagas para agendamento da segunda e terceira dose, da Pfizer, às 16h.  O agendamento deve ser feito na plataforma: http://vacina.petrolina.pe.gov.br/.

 

A imunização acontece a partir desta sexta-feira (3), das 9h às 17h, e segue até a próxima quinta-feira (9). Para a população da zona rural, que recebeu a primeira dose na comunidade, não é necessário agendamento. As equipes volantes retornarão para completar o ciclo vacinal.

LEIA MAIS

Petrolina confirma 97 casos de covid e registra mais uma morte no boletim de quarta-feira

(Foto: Divulgação/SES-PE)

O boletim de quarta-feira (1°) confirmou mais 97 casos de Covid-19 em Petrolina. Ontem também foi registrado mais um óbito em decorrência da doença. Com a atualização, o município soma 36.547 pacientes infectados, dos quais 33.829 estão recuperados e são 586 mortes.

Dos novos casos, 38 são do sexo masculino e 59 do feminino. Eles têm entre oito meses de vida e 68 anos. Já a morte é de uma mulher de 68 anos. Ela tinha comorbidades como diabetes e hipertensão.

Em relação à ocupação dos leitos de UTI para pacientes com covid, dos 25, 20 estão ocupados, sendo 12 pacientes de Petrolina e oito de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 80% no município.

Outras informações

  • Casos investigados: 668 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: 11 pessoas se declararam pretas; 71 pardas; 14 brancas e uma optou por não declarar.
  • Casos descartados: Até agora, 160.413 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 2.132 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro não registra óbito por Covid-19 no boletim desta quarta-feira

Juazeiro não registrou óbito por complicações da Covid-19 nesta quarta-feira (1º). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O município permanece com 405 mortes provocadas pela doença.

Foram confirmados 19 casos do novo Coronavírus. De acordo com o levantamento, 19.267 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.693 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.743. Juazeiro tem 169 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Pesquisa no HU-Univasf oferece avaliação funcional gratuita para pacientes que tiveram Covid 

Um grupo de pesquisa formado por professores e discentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Universidade de Pernambuco (UPE) está convidando voluntários para uma avaliação que busca caracterizar o perfil clínico, atividade inflamatória, função cardíaca e pulmonar, capacidade física e alterações subclínicas (ainda não evidentes) de pacientes que foram infectados por Covid-19.

Para isso, os pacientes farão exames laboratoriais, cardiológicos e testes de aptidão física, que serão aplicados na Policlínica da Univasf, vinculada ao HU-Univasf/Ebserh, e no Centro de Fisioterapia Cardiopulmonar da UPE, localizados em Petrolina-PE. Com o título FUNCTION (Function After Coronavirus Infection), o estudo conta com a atuação de professores das áreas de cardiologia e fisioterapia, além de pós-graduandos, médicos residentes e alunos do curso de Medicina da Univasf e Fisioterapia da UPE.

De acordo com o médico cardiologista Antônio Marconi da Silva, coordenador do estudo: “Haverá duas etapas de avaliação. Na 1° etapa, formaremos os grupos, com 30 pessoas em cada grupo, quando serão obtidas informações e realizados os exames. Na segunda etapa, os pacientes serão reavaliados 6 meses após a 1ª avaliação com a finalidade de comparações de resultados em tempos diferentes de pós-doença”.

Critérios para participação 

Para inclusão no estudo, o(a) paciente deve ter tido Covid-19 nos últimos 3 meses e ter mais de 18 anos de idade. Os interessados devem realizar o cadastro através do número de telefone (WhatsApp): (87) 98121-3635.

Os participantes serão divididos em três grupos para acompanhamento e todos devem ter a comprovação de que testaram positivo para Covid-19. O Grupo I será formado por aqueles que não precisaram de internamento, devido a quadro mais leve. O Grupo II diz respeito aos que foram internados, mas sem necessidade de UTI. Já o Grupo III será composto por pacientes que tiveram evolução mais grave, e necessitaram de internamento em UTI.

Os resultados do estudo serão divulgados em meio científico, almejando também influenciar políticas de saúde para possíveis adequações no tratamento e acompanhamento de pacientes pós-Covid.

Covid-19: Juazeiro avança na vacinação contra Covid-19 e divulga planejamento para esta quinta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está avançando na vacinação contra a Covid-19 e montou um esquema para esta quinta-feira (2) com pontos para primeira dose de adolescentes de 12 a 17 anos e da população com 18 anos ou mais, para segunda dose e dose de reforço. Confira planejamento:

– Adolescentes de 12 a 17 anos

A vacinação por livre demanda será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caic, Maringá, Residencial Juazeiro, Alto da Maravilha e Antônio Guilhermino, das 8h às 11h30. É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.

LEIA MAIS

Comprovante de vacinação passa a ser obrigatório para entrada em órgãos estaduais

A partir da próxima segunda-feira (6) a entrada em locais vinculados ao Governo de Pernambuco ocorrerá mediante a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19. A exigência da comprovação do esquema vacinal completo vale, por exemplo, para secretarias, autarquias entre outros órgãos.

As determinações estão discriminadas no decreto nº 51.864/2021, publicado na edição desta quarta-feira (1°). De acordo com o Governo do Estado, a “medida reforça o incentivo à vacinação de todos os pernambucanos contra a doença, com o objetivo de proteger a população”. O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que a exigência busca garantir a proteção de todos, especialmente no momento em que novas variantes surgem.

“Dados divulgados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças apontam que os locais com maiores índices de vacinados estão registrando menos mortes, comprovando que as vacinas, além de seguras, salvam vidas. O cenário que temos hoje é de uma pandemia em pessoas não totalmente vacinadas“, afirmou Longo.

Pacientes infectados com ômicron já estavam na Holanda antes da chegada de voos da África do Sul

Duas pessoas que testaram positivo para a ômicron, a nova variante do coronavírus, na Holanda já estavam no país há mais de uma semana.

A variante ômicron foi detectada na Holanda antes mesmo da chegada de dois voos da África do Sul na semana passada, que incialmente acreditava-se teriam carregado o vírus, de acordo com declarações de órgãos do serviço de saúde da Holanda nesta terça-feira (30).

A análise dessas datas é importantes porque isso pode significar que a nova variante já estava presente no país pelo menos uma semana antes da chegada de dois voos da África do Sul na sexta-feira e, portanto, antes da OMS ter classificado a ômicron como uma variante preocupante.

Depois disso, alguns países estabeleceram restrições de voos com origem em locais onde a variante já foi identificada.

Exames confirmam primeiros 2 casos da variante ômicron no Brasil

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira (30) dois resultados positivos para a variante ômicron (B.1.1.529) do coronavírus no Brasil. O sequenciamento genético que apontou a variante foi feito pelo laboratório do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde ao G1, os dois casos são de homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletados no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O exame PCR foi feito no dia 25 de novembro, e os dois apresentavam sintomas leves na ocasião. Diante do diagnóstico positivo, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Ainda segundo a pasta estadual, ambos estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus familiares.

 

LEIA MAIS

Juazeiro registra um óbito por complicações da Covid-19 nesta terça-feira

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 nesta terça-feira (30). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O município contabiliza 405 mortes provocadas pela doença.

O óbito foi de uma pessoa do sexo masculino, de 66 anos, com histórico de comorbidade em um hospital particular de Petrolina.

LEIA MAIS

‘Dezembro Vermelho’: Prefeitura de Juazeiro realizará ‘Dia D’ de Luta contra Aids nesta quarta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, vai realizar nesta quarta-feira (1º) uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. O evento marca o início do ‘Dezembro Vermelho’, mês dedicado à conscientização e mobilização nacional de luta contra o vírus HIV, Aids e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O ‘Dia D’ será montado ao lado do Paço Municipal, a partir das 9h. A gerente do programa de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Laís Ferrari, chama a atenção das pessoas para a prevenção dessas doenças. “É importante que a população faça os testes e, caso tenha o vírus do HIV, que a detecção seja o quanto antes para fazer o acompanhamento adequado”, destacou Laís Ferrari.

LEIA MAIS

Juazeiro: Sesau segue em busca de pacientes com indicações para cirurgia de catarata

Os pacientes que precisam ser submetidos a cirurgia de catarata ganharam mais um prazo para se apresentar ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Juazeiro (BA). A secretaria de Saúde (Sesau) está fazendo a busca ativa dos pacientes, que precisam comparecer ao setor até a manhã desta quarta-feira (1°).

As cirurgias serão realizadas pelo Governo do Estado. “Fizemos o levantamento na Atenção Básica e dos pacientes cadastrados no TFD, mas como ainda restam vagas, estamos fazendo este novo chamado“, disse a diretora de Regulação, Controle e Auditoria, Renata Pinto.

Para não perderem a oportunidade, os pacientes devem se apresentar no setor de TFD ou Regulação, com: RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e a requisição médica para o procedimento.

Petrolina soma mais 179 casos e chega a 585 óbitos em decorrência da Covid-19

Petrolina confirmou mais 179 casos de Covid-19 no boletim de segunda-feira (29). Também foi confirmado mais um óbito, elevando para 585 o número de vítimas fatais. Desta forma, com a atualização de ontem, o município soma 36.281 pacientes infectados, dos quais 33.684 estão recuperados.

Dos novos casos, 87 são do sexo masculino e 92 do feminino. Eles têm entre oito meses de vida e 90 anos. Sobre a morte computada ontem, trata-se de uma idosa de 69 anos, com histórico de obesidade. Segundo a Prefeitura, ela morreu em 9 de novembro na rede privada, mas a confirmação chegou apenas ontem.

LEIA MAIS

Novembro Azul: Prefeitura de Casa Nova promove grande ação nos Postos de Saúde

Novembro termina nesta terça-feira (30), mas ao longo do mês a Prefeitura de Casa Nova (BA) promoveu diversas ações, para conscientizar os homens sobre a importância dos exames preventivos e sobre o cuidado com a saúde.

“Nossa campanha obteve um êxito maior que o esperado“, destaca a secretária Maria Regina. A programação do mês contou com mutirões, visitas e caravanas, na sede e no interior. “Vamos encerrar o mês com um balanço extremamente positivo. Queremos acreditar que, salvo imprevistos, não teremos registro de casos fatais de câncer da próstata ano que vem”, encerra Regina.

Juazeiro registra dois óbitos e 12 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (29). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 404 mortes provocadas pela doença.

Os óbitos foram de duas pessoas do sexo feminino, de 73 e 75 anos. Uma das mortes ocorreu em um hospital particular de Juazeiro e a outra em um hospital particular de Petrolina. As duas pacientes tinham histórico de comorbidades.

LEIA MAIS

COVID-19: Secretaria de Saúde disponibiliza dois pontos por livre demanda para vacinação em Petrolina

A partir desta segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde de Petrolina disponibilizou dois pontos para aplicação da vacina contra a COVID-19 sem necessidade de agendamento. A medida visa atender, por livre demanda, o público que necessita da primeira, segunda ou dose de reforço com o imunizante da Pfizer.

Os polos destinados para o atendimento estão implantados na UNIVASF e no drive-thru da Avenida da Integração. A vacinação acontece das 9h às 17h, sem intervalo para almoço.

LEIA MAIS