Centrais sindicais e MPT lançam aplicativo para denúncias de assédio eleitoral

O assédio eleitoral, considerado crime desde 2022, tem registrado um aumento significativo no número de denúncias. Para combater essa prática antidemocrática e proteger os trabalhadores de pressões para votar em determinados candidatos, centrais sindicais e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram, nesta terça-feira (3), um aplicativo destinado a facilitar a denúncia de assédio eleitoral.

A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Pública, Intersindical e o MPT.

O aplicativo visa permitir que os trabalhadores denunciem casos de assédio eleitoral diretamente, sem necessidade de baixar um aplicativo específico. Em vez disso, os sites das centrais sindicais e do MPT disponibilizarão um QR Code que, ao ser escaneado, direcionará o usuário ao canal de denúncias.

LEIA MAIS

Candidatos e partidos devem apresentar prestação de contas parcial das eleições 2024 à Justiça Eleitoral

Entre os dias 9 e 13 de setembro, candidatos e partidos políticos devem enviar à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial referente às Eleições 2024.

A exigência, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclui todos os concorrentes, independentemente de seus registros terem sido deferidos ou não. A entrega das informações deve ser realizada por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

As prestações de contas devem abranger todas as movimentações financeiras e estimáveis em dinheiro realizadas desde o início da campanha até o dia 8 de setembro, conforme o artigo 47, parágrafo 4º, da Resolução TSE 23.607/2019. O não cumprimento dessa obrigação ou o envio de informações incorretas pode ser considerado uma infração grave, salvo justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.

LEIA MAIS

Deputados aprovam indicação de Vânia Santana para presidência da Adagro

O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta terça-feira, a indicação de Vânia Lucia de Assis Santana para o cargo de diretora-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). A nomeação é realizada pela governadora, conforme a legislação estadual.

Vânia é graduada e mestre em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e possui doutorado em ciência veterinária pela mesma instituição. Desde 2002, atua como auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, onde também exerce funções de gestão.

Antes da votação, Vânia foi sabatinada pela Comissão de Justiça da Assembleia. Durante a sessão, os parlamentares ressaltaram a diversidade das cadeias produtivas em Pernambuco, como avicultura, fruticultura e bacia leiteira, destacando o papel da Adagro em orientar os produtores rurais.

LEIA MAIS

Confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina nesta quarta-feira

Os candidatos à prefeitura de Petrolina anunciaram as atividades de campanha previstas para esta quarta-feira (4).

Agenda completa dos candidatos:

 Simão Durando (União):

7h – Entrevista Rádio Grande Rio FM
9h30 – Caminhada no Comércio da Av. Guararapes (Concentração Próximo ao Vale da Sorte)
12h – Visita à fazenda no Maria Tereza
14h – Visita à empresa no Distrito Industrial
14h30 – Visita à empresa no bairro Atrás da Banca
15h – Visita à empresa na Orla
15h45 – Visita à empresa na Areia Branca
16h30 – Visita à empresa na Areia Branca
17h – Visita à empresa no Ouro Preto
16h44 – Caminhada no Gercino Coelho
19h – Reunião com candidato a vereador, Marquinhos (Ouro Preto)
20h – Reunião com candidato a vereador, Trovão (Residencial Jardim São Paulo)

Dr Julio (PSDB):

06h45 – Reunião em fazenda no R-4
08h30 às 11h – Gravação de guia eleitoral, tema saúde
13h45 – Visita à empresa no Centro
14h45 – Reunião para tratar sobre mobilidade urbana
15h45 – Reunião com a candidata Iana Enfermeira
18h45 – Caminhada da vitória no projeto N-4

Odacy Amorim (PT):

09h13 – Panfletagem na rua Sargento José N. de Amorim
12h13 – Gravação guia eleitoral
14h13 – Reunião com lideranças
17h13 – Caminhada no bairro Vila Eulália vereador Alexandre da Enfermagem (Concentração: Academia da saúde, Rua 22, nº 41. Atrás da igreja assembleia).

Lara Cavalcanti ( PL):

9h – Visita a comerciantes da Honorato Viana
10h – Visita a comerciantes da Sete de Setembro
15h – Gravação de guia eleitoral com deputado Renato Antunes
17h – Caminhada no João de Deus com o deputado Renato Antunes

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):

08h – Visita ao bairro Massangano
12h – Panfletagem no Centro
19h – Caminhada no São Joaquim

Atualização dos locais de votação para as Eleições 2024 está disponível a partir desta terça

A partir desta terça-feira, 3 de setembro, o serviço de consulta à seção eleitoral será atualizado com os novos locais de votação temporários de eleitoras e eleitores que pediram a transferência dentro do prazo. A eleitora ou o eleitor poderá acessá-lo pelo site do TRE-PE ou pelo aplicativo e-Título.

Nas Eleições 2024, o local de votação pode ser alterado nas seguintes situações: seções especiais para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; policiais, bombeiros e outros militares que vão trabalhar no dia das eleições e podem votar onde vão atuar; presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação; juízas e juízes, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral que precisam votar onde vão trabalhar.

LEIA MAIS

Pesquisa traz Simão Durando com 61% dos votos válidos para eleição de prefeito de Petrolina

Eleição em Petrolina pode ser definida em primeiro turno

O Blog Waldiney Passos em parceria com a Insight Global Consultoria e Pesquisa divulga um levantamento para a disputa de prefeito em Petrolina. Segundo os dados da pesquisa, o atual prefeito Simão Durando (UB) seria reeleito com 61% dos votos válidos. Em segundo lugar aparece Dr. Julio Lossio (PSDB) com 24%, seguido de Odacy Amorim (PT) que soma 10% e Lara Cavalcanti (PL) com 3%. Já Dr. Marcos Heridijanio (Agir) e Maria Clara (UP) marcaram 1% em votos válidos. A pesquisa ouviu 600 pessoas, tem 95% de confiança e margem de erro máxima de 4%.

O levantamento traz números também do cenário estimulado, espontâneo e a taxa de rejeição. Simão lidera na estimulada com 53%, depois aparecem Dr. Julio (20%), Odacy (9%), Lara (3%), Dr. Marcos (1%) e Maria Clara (1%). 9% não souberam responder; 3% optaram por branco e nulo e 1% dos entrevistados não quis responder.

No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Simão também lidera com 43%. Em segundo lugar aparece Dr. Julio com 12%, seguido de Odacy (3%) e Lara Cavalcanti (1%). Um total de 32% não sabem, outros (3%), branco/nulo (3%) e 3% optaram por não responder.

O levantamento ainda avaliou o nível de rejeição dos candidatos. 23% dos entrevistados disseram que não votam em Odacy de jeito nenhum. O segundo mais rejeitado é Dr. Julio (11%), depois Lara (11%), Maria Clara (10%) e Simão Durando (9%). Dr. Marcos teve a menor rejeição com 6%. 24% dos pesquisados não responderam ou não souberam dizer um nome, 4% rejeitaram todos e 2% disseram que votariam em qualquer um dos candidatos.A Insight Global foi a campo ouvir os entrevistados entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro. A pesquisa está registrado sob número PE-05634/2024.

 

 

Confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina nesta terça-feira

Os candidatos à prefeitura de Petrolina anunciaram as atividades de campanha previstas para esta terça-feira (3).

Agenda completa dos candidatos:

Simão Durando (União):

6h44: Visita a uma empresa no Distrito Industrial
8h: Visita a uma empresa na Avenida Sete de Setembro
8h30: Visita a uma empresa no bairro José e Maria
9h: Visita a outra empresa no José e Maria
10h: Visita a uma empresa na Vila Eduardo
10h30: Caminhada no comércio da Avenida Mário Rodrigues (concentração próximo ao posto de combustível do Alto da Boa Vista)
17h: Caminhada 44 no bairro Santa Luzia (concentração na Rua 1, próximo ao semáforo)

Dr. Júlio Lóssio (PSDB):

5h45: Reunião em uma fazenda no N-10
8h45: Caminhada pelo comércio da Rua Gregório Ramos
9h45: Visita ao Mercado Turístico
14h: Gravação do guia eleitoral
16h: Reunião sobre plano de governo na área da saúde
18h45: Caminhada da vitória no residencial Brasil

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):

17h: Caminhada na Vila Nova do N-8

Lara Cavalcanti (PL):

9h: Gravação do guia eleitoral
15h: Reunião com auditores fiscais do município
16h30: Caminhada pela Avenida das Nações

Maria Clara (UP):

7h: Visita a casas no bairro Vila Eduardo
14h: Visita a casas no bairro Atrás da Banca
17h30: Panfletagem no bairro Cidade Universitária

Odacy Amorim (PT):

9h13: Panfletagem na Rua Barão do Rio Branco, no centro
12h13: Gravação do guia eleitoral
17h13: Caminhada no bairro Jardim Petrópolis (concentração na Rua 03)
Os candidatos seguem suas atividades em busca de apoio popular, destacando suas propostas e ouvindo as demandas dos eleitores de Petrolina.

Coligações Partidárias de Cedro e Serrita assinam Termo de Compromisso assegurando que não causarão poluição sonora durante campanha eleitoral

Para promover a normalidade e legitimidade das eleições municipais, os representantes das coligações partidárias da 76ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Cedro e Serrita, firmaram um Termo de Compromisso perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O acordo visa assegurar a ordem social e evitar a poluição ambiental e a perturbação do sossego durante o período eleitoral.

Os partidos políticos se comprometeram a não usar fogos de artifício de forma imprudente em qualquer horário e a evitar ruídos excessivos de outros instrumentos que possam interferir no cotidiano dos moradores e em repartições públicas, como a poluição sonora causada por escapamentos de veículos adulterados.

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral lança campanha “Se apronte pra votar” para eleições municipais de 2024

Com pouco mais de um mês para as Eleições Municipais de 2024, a Justiça Eleitoral lançou na terça-feira (27) a campanha “Se apronte pra votar”. A iniciativa visa preparar os eleitores com informações essenciais para o dia da votação. A campanha será veiculada em rádios, televisões, redes sociais e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

A série é composta por oito vídeos que trazem orientações sobre o processo eleitoral. O primeiro filme destaca o aplicativo e-Título, que serve como uma versão digital do título de eleitor.

Além de visualizar o número do documento, o app permite justificar o voto, inscrever-se como mesário voluntário e consultar dados cadastrais. Com o uso de ferramentas de geolocalização, ele também auxilia o eleitor a localizar sua seção de votação.

LEIA MAIS

Presidente do TJPE prioriza interiorização do judiciário e aproximação com a população pernambucana

Sete meses à frente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Ricardo Paes Barreto vem intensificando ações para aproximar o Judiciário dos cidadãos em todas as regiões do Estado.

Com foco na interiorização das atividades, ele busca estar presente em todos os municípios, ouvindo demandas e promovendo um diálogo direto com a população.

Desde fevereiro, o presidente percorreu comarcas do Grande Recife, Agreste, Sertão e Zona da Mata, visitando servidores, magistrados e a população local. Essas visitas visam fortalecer o relacionamento do Judiciário com os pernambucanos e promover um atendimento mais humanizado.

LEIA MAIS

MST em Lagoa Grande desvia do PT e apoia candidatura do PSB

Jaime Amorim, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pai da deputada estadual Rosa Amorim (PT), anunciou que o MST em Lagoa Grande, Pernambuco, não seguirá a orientação do Partido dos Trabalhadores (PT) nas próximas eleições municipais.

Em vez disso, o movimento decidiu apoiar a candidatura de Catharina Garziera (PSB), que concorre para suceder o atual prefeito Vilmar Cappellaro. “Aqui em Lagoa Grande é um dos poucos municípios que o MST não segue a orientação do Partido dos Trabalhadores“,  disse Jaime.

LEIA MAIS

Agenda de Dr. Julio Lóssio, nesta segunda (02/09), inclui visita a empresas e a feira do José e Maria

O candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, da Coligação Pra Cuidar Melhor das Pessoas, cumpre agenda nesta segunda-feira (02/09)  com caminhadas e encontros.

Segunda-feira (02/09) 

9h: Gravação para guia eleitoral

15h: Visita a empresas

18h45: Visita à Feira do José e Maria

Simão Durando inicia semana com agenda movimentada na cidade

O prefeito de Petrolina e candidato à reeleição, Simão Durando, começa a semana com uma série de compromissos nas áreas urbanas e rurais do município.

Acompanhado do seu vice, Ricardo Coelho, Simão participará de diversas atividades nesta segunda-feira, 2 de setembro, incluindo visitas a empresas, comércio local e encontros políticos com candidatos a vereador da coligação.

Confira a agenda do candidato do União Brasil para esta segunda-feira:

6h50: Visita a uma fazenda no N-10
8h: Visita a uma empresa no Loteamento Recife
8h30: Visita a uma empresa no Ipsep I
9h: Visita a uma empresa no Maria Auxiliadora
9h30: Visita a uma empresa no Centro
10h: Caminhada no comércio da Avenida Souza Filho (concentração próxima à loja Narciso)
17h: Caminhada 44 no bairro Fernando Idalino (concentração na Rua 01, ao lado da quadra de futvôlei)
19h: Reunião política com a candidata a vereadora Geisiane Oliveira no Monsenhor Bernardino
20h: Reunião política com o candidato a vereador Ibamar Fernandes no bairro Antonio Cassimiro

“O município de Juazeiro está muito maltratado”, lamenta Jerônimo

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) criticou nesta sexta-feira, 23, a gestão da prefeita Suzana Ramos (PSDB) em Juazeiro e lamentou o estado em que se encontra o município. Para o administrador estadual, a situação impõe que seu grupo político esteja unido, para oferecer uma alternativa à população juazeirense.

“Nós temos um prejuízo muito grande. O município de Juazeiro está muito maltratado. A avaliação da gestora não é boa. Então, minha intenção é que a gente possa unir”, afirmou Jerônimo. “Eu trabalhei ao máximo para que a gente possa unificar todos os partidos. Na primeira reunião que eu fiz aqui em Salvador, no âmbito do conselho político, nós tínhamos seis pré-candidatos e eu conversei aquilo que vocês estão cansados de ouvir: unidade. E nós chegamos à unidade”, acrescentou o governador.

Jerônimo anunciou na última terça-feira, 21, que o bancário Andrei Gonçalves, mais conhecido como Andrei da Caixa (MDB), é seu único candidato em Juazeiro. A escolha do governador ocorreu em detrimento da candidatura de Celso Carvalho (PSD), sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT).

Isaac tentou, até o último dia do prazo, viabilizar seu nome como candidato à prefeitura de Juazeiro. Entretanto, inelegível por decisão judicial, seu nome acabou vetado pelo grupo de apoio ao governador Jerônimo. Quando a federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) anunciou apoio a Andrei, o ex-prefeito rejeitou a decisão e articulou o lançamento do nome de seu sobrinho

Nesta quinta, 22, Isaac pediu desfiliação do PT, para poder apoiar a candidatura de Celso. “A gente vinha aguardando o nome de Isaac. Ele tinha uma boa performance, mas ele ficou inelegível, por questões jurídicas. Então, nós tínhamos que fazer a mudança. E o mesmo grupo que estava para apoiar Isaac sentou-se e escolheu dois nomes, para prefeito e para vice. Esse [Andrei] é o nome que a gente está apoiando. Eu vou tratar dele. Estarei amanhã, sábado, em Juazeiro, para uma carreata, uma caminhada com o nosso candidato”, disse Jerônimo.

O gestor estadual declarou, porém, que não deseja que a relação com Isaac Carvalho se perca. Jerônimo ainda demonstrou que ainda acredita na possibilidade de um acordo futuro para que o grupo esteja unido em Juazeiro. “Eu quero, naturalmente, que a amizade e a relação com Isaac prevaleça, porque ali na frente a gente pode, quem sabe, combinar um jogo. Política tem disso”, avaliou o governador, que ainda lembrou a opção do ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB) de apoiar Suzana.

“Isaac optou por lançar um nome pelo PSD, mas a unidade do grupo optou por um nome do MDB e pelo vice do PT. Mas nada de machucar aqueles que caminharam comigo. O próprio Joseph [Bandeira], que escolheu um caminho, anunciou que vai continuar votando em mim e em Lula. Mas eu quero ainda trabalhar. Ainda tenho tempo. Até o dia 5 de outubro a noite, eu não me canso. Fiz um exame de saúde hoje, para poder correr atrás”, concluiu.

A Tarde

Isaac pede desfiliação do PT e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Em carta encaminhada ao presidente do diretório municipal do PT, Luiz Félix, o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, pediu a sua desfiliação do partido. O documento foi assinado na tarde desta quinta-feira (22) e recebida pelo presidente logo em seguida.

Na carta, Isaac formalizou o pedido, e pontuou os motivos da sua desfiliação.  “Formalizo a minha desfiliação do PT, cumprindo rito partidário, uma vez que estou apoiando o candidato Celso Carvalho, do PSD, um partido da base aliada”, escreveu.

Isaac também fez questão de reafirmar o seu compromisso de manter apoio ao Governador Jerônimo Rodrigues e ao Presidente Lula, “projetos políticos aos quais me empenhei nas ruas e vou continuar me dedicando”, destacou o ex-prefeito, e concluiu agradecendo a atenção e acolhimento que recebeu de dirigentes e filiados ao PT de Juazeiro.

Confira o teor da carta na íntegra:

Ao Senhor Luiz Carlos Félix dos Santos, presidente do Diretório do  Partido dos Trabalhadores em Juazeiro

Senhor Presidente:

Através desta comunicação formalizo a minha desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT), cumprindo rito partidário, uma vez que estou apoiando o candidato Celso Carvalho, do PSD, um partido da base aliada.

Reafirmo o meu compromisso em manter apoio ao Governador Jeronimo Rodrigues e ao Presidente Lula , projetos políticos aos quais me empenhei nas ruas e vou continuar me dedicando.

Agradeço a atenção e acolhimento que recebi de todos os dirigentes e filiados ao PT de Juazeiro.

Atenciosamente,

Isaac Carvalho

Ascom