Aécio Neves foi gravado pedindo R$ 2 milhões a dono da JBS, diz jornal

Presidente do PSDB e senador por Minas Gerais, Aécio Neves

Aécio Neves, presidente do PSDB e senador por Minas Gerais, foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, dono da JBS, segundo reportagem do jornal O Globo publicada nesta quarta-feira (17).

De acordo com a publicação, as informações fazem parte de uma delação de Joesley que ainda não foi homologada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O depoimento do empresário foi dado à PGR (Procuradoria-Geral da República) em abril e, no dia 10 passado, o conteúdo foi comunicado ao ministro do Supremo Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte.

Joesley entregou um áudio à PGR em que o tucano pede a quantia, sob o pretexto de pagar as despesas com sua defesa na Operação Lava Jato.

Segundo a reportagem, Aécio e Joesley se encontraram no dia 24 de março no Hotel Unique, em São Paulo. O diálogo gravado durou cerca de 30 minutos.

Na gravação obtida pelo jornal, o tucano afirmou que iria contratar o criminalista Alberto Toron para defendê-lo na Lava Jato. O nome do advogado já havia sido citado à Joesley, anteriormente, por Andréa Neves, irmã e braço-direito do senador.

O jornal detalha como foi o diálogo. Joesley pergunta como poderia fazer a entrega das malas com os valores. “Se for você a pegar em mãos, vou eu mesmo entregar. Mas, se você mandar alguém de sua confiança, mando alguém da minha confiança”, propôs o empresário. O senador respondeu: “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação. Vai ser o Fred com um cara seu. Vamos combinar o Fred com um cara seu porque ele sai de lá e vai no cara. E você vai me dar uma ajuda do caralho”.

Aécio indicou um primo, Frederico Pacheco de Medeiros, para receber o dinheiro. Fred, como é conhecido, foi diretor da Cemig, nomeado por Aécio, e um dos coordenadores de sua campanha a presidente em 2014.

Quem levou o dinheiro a Fred foi o diretor de Relações Institucionais da JBS, Ricardo Saud, um dos sete delatores. Foram quatro entregas de R$ 500 mil cada uma. A PF filmou uma delas.

No material que chegou às mãos de Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, na semana passada, segundo O Globo, a PGR diz ter elementos para afirmar que o dinheiro não foi repassado a advogado algum. As filmagens da PF mostram que, após receber o dinheiro, Fred repassou, ainda em São Paulo, as malas para Mendherson Souza Lima, secretário parlamentar do senador Zezé Perrella (PMDB-MG).

Mendherson levou de carro a propina para Belo Horizonte. Ele foi seguido pela PF durante as três viagens.

As investigações da PGR revelaram que o dinheiro não era para advogado. O assessor negociou para que os recursos fossem parar na Tapera Participações Empreendimentos Agropecuários, de Gustavo Perrella, filho de Zeze Perrella.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a JBS informou que não vai se posicionar sobre as eventuais gravações feitas por Joesley Batista e reveladas pelo jornal O Globo.

Procurada, a PGR (Procuradoria-Geral da República) disse, também por meio de sua assessoria de imprensa, que não se manifestará sobre eventuais acordos de colaboração que ainda não foram homologados.

Dono da JBS afirma que Temer deu aval a compra de silêncio de Cunha, diz “O Globo”

Presidente Michel Temer (PMDB)

O dono da JBS, Joesley Batista, afirmou à PGR (Procuradoria-Geral da República) que o presidente Michel Temer (PMDB) deu aval à compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) e do operador Lúcio Funaro, ambos presos na Operação Lava Jato. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo” nesta quarta-feira (17).

De acordo com a publicação, as informações fazem parte de uma delação de Joesley que ainda não foi homologada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O depoimento do empresário foi dado à PGR em abril e, no dia 10 passado, o conteúdo foi comunicado ao ministro do Supremo Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte.

Ainda de acordo com o jornal, a conversa entre Joesley e Temer teria acontecido no dia 7 de março no Palácio do Planalto. O empresário teria gravado a conversa com um gravador escondido.

Segundo a reportagem de “O Globo”, Joesley disse ter contado a Temer que estava pagando a Cunha e Funaro para ficarem calados. O presidente, segundo o empresário, responde: “Tem que manter isso, viu?”

A publicação também informou que a PF registrou ao menos uma entrega de R$ 400 mil para Roberta, irmã de Lúcio Funaro. Já o dinheiro para Cunha seria entregue a Altair Alves Pinto. Altair já fora apontado pelo operador Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, como o responsável por receber as propinas destinadas ao ex-deputado.

Cunha teria agido a favor da J&F em projetos de lei e no fundo FI-FGTS, que investiu mais de R$ 1 bilhão em empresas do grupo.

O empresário disse ter pagado ao menos R$ 5 milhões a Cunha depois de sua prisão, e ainda devia mais R$ 20 milhões relativos à tramitação de uma lei que previa a desoneração de impostos no setor de frango

Deputado teria resolvido “assunto” da J&F

Ainda de acordo com o relato de Joesley publicado por “O Globo”, Temer indicou o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para resolver “um assunto” da J&F, a holding que controla a JBS. Depois, Rocha Loures foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil mandados pelo empresário.

A “pendência” da J&F com o governo, segundo Joesley, era uma disputa relativa ao preço do gás fornecido pela Petrobras à termelétrica EPE, que pertence ao grupo. Loures teria ligado para o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Gilvandro Araújo, para interceder pela J&F. Pelo serviço, Joesley teria oferecido a Loures uma propina de 5%, que teria sido aceita pelo deputado.

Depois, Joesley e Ricardo Saud, diretor da JBS, teriam acordado com Loures o pagamento de uma propina de R$ 500 mil semanais por 20 anos –o que totalizaria quase meio bilhão de reais. O deputado teria dito que levaria a proposta a alguém acima dele.

Ao menos uma entrega de R$ 500 mil a Loures, feita por Saud, teria sido flagrada pela PF em São Paulo.

Joesley, Saud e mais cinco pessoas da JBS devem pagar uma multa de R$ 225 milhões, segundo “O Globo”.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a JBS informou que não vai se posicionar sobre as eventuais gravações feitas por Joesley Batista e reveladas pelo jornal O Globo.

O advogado do economista Lúcio Funaro, Bruno Espiñera, disse não ter conhecimento sobre pagamentos em dinheiro feito a Funaro e parentes dele. Ele disse que irá se encontrar com seu cliente, que está preso em Brasília, nesta quinta-feira (18).

“Estou tão surpreso com essa informação quanto qualquer outra pessoa. Não tinha conhecimento dessas informações, mas até falar com meu cliente e saber o que ele tem a dizer sobre isso, vou continuar tratando essas informações como mais uma delação que ainda precisa ser confirmada”, afirmou.

Procurada, a PGR (Procuradoria-Geral da República) disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se manifestará sobre eventuais acordos de colaboração que ainda não foram homologados.

Justiça Eleitoral convoca eleitores para recadastramento biométrico em Juazeiro

(Cartaz Divulgação)

A Justiça Eleitoral, por meio das 47ª e 48ª Zonas Eleitorais, convoca os eleitores de Juazeiro para a realização do recadastramento biométrico obrigatório, que deverá ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018.

O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.

O recadastramento biométrico deve ser realizado no Fórum Eleitoral de Juazeiro (Rua dos Bandeirantes, S/N, João XXIII), de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.  Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio dos números (74) 3611-5505ou (74) 3611-5219.

Atualmente, o município possui 147.721 eleitores aptos. Desses, apenas 24.287 (16,57%) já podem votar com a identificação biométrica. Isso significa que 123.434 cidadãos ainda precisam ser recadastrados. Os dados são da Seção de Cadastro Eleitoral do TRE-BA.

Projeto interdisciplinar da TV Caatinga pode chegar às escolas da rede municipal de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (16) a secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, visitou, as instalações da TV Caatinga, veículo de comunicação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).  A intenção da equipe da TV é fazer com que material chegue as salas de aula.

Durante a visita a coordenadora de produção e jornalismo, Fabíola Moura, e o diretor técnico e de operações, Jaldo Lopes, apresentaram as instalações para a secretária. O espaço conta com uma redação, ilhas de edição e um espaço onde será montado o estúdio da Rádio Caatinga e o estúdio onde são gravados os programas da TV.

Para Fabíola Moura, que é jornalista e professora do curso de jornalismo da Uneb, a intenção da equipe da TV é fazer com que material ganhe outros espaços. “Nosso desejo é que as produções possam ganhar as salas de aula, que passam ser utilizados como material de apoio pedagógico. Nossa programação tem produtos que podem ser utilizados nas aulas de forma interdisciplinar, além de ser contextualizado com a realidade do semiárido”, frisou.

Após conhecer a programação, Maéve foi recebida pelo reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, que reforçou a importância da TV Caatinga e incentivou essa e outras parcerias que a instituição está fechando com a prefeitura, através da Secretária de educação, em programas de estágios e extensão.

Cristina Costa afirma que fala de Ronaldo Silva chamando Lula de ‘ladrão’ pode render um processo por parte da assessoria do ex-presidente

Vereadora de Petrolina, Cristina Costa (PT)/Foto Waldiney Passos

Assegurando estranhar o comportamento do vereador Ronaldo Silva (PSDB), na sessão da Câmara Municipal de Petrolina da última quinta-feira (10), a vereadora Cristina Costa (PT), ratificou  questionar o modo como o edil interferiu em sua fala, sem pedir aparte, quando ela enaltecia a postura do ex-presidente Lula no depoimento ao juiz Sérgio Moro em Curitiba-PR.

Cristina disse respeitar o processo democrático da Casa Plínio Amorim, por entender que no espaço legislativo existem diversos opiniões e projetos partidários. “Eu tenho que respeitar todos os projetos, gostando ou não, que a pessoa defenda este projeto”, relatou.

No entanto, ela informou que a fala de Ronaldo Silva chamando Lula de ‘ladrão’, entre outros adjetivos, pode lhe render um processo por parte da assessoria do ex-presidente. “O que me estranhou não foram as palavras dirigidas ao presidente Lula, por que essa palavra já se encontra de posse da assessoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não sou eu que vou botar processo contra A, B ou C, é a assessoria que vai analisar”, disse.

Veja vídeo com a íntegra da fala de Cristina Costa:

Ronaldo Silva repudia atitude de Cristina Costa e diz que ela vai ter que responder na justiça por calúnia e difamação

Vereador de Petrolina, Ronaldo Silva (PSDB)/Foto Waldiney Passos

Em um discurso sereno, mas cheio de rancor, o vereador Ronaldo Silva (PSDB), rechaçou a postura da vereadora Cristina Costa (PT), em ter, após o episódio do último dia 10, quando os dois vereadores divergiram sobre a idoneidade moral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tentado denegrir a imagem dele nos meios de comunicação da cidade. “A vereadora passou a semana inteira tentando denegrir minha imagem dizendo que eu sou uma pessoa que parte para agredir fisicamente”, assegurou.

Ronaldo reputou as afirmações feitas nos veículos de comunicação como caluniosas, negando inclusive que sejam verdadeiras as acusações que o mesmo seria proprietário de um posto de gasolina em Petrolina.  “A vereadora vai ter que provar perante a justiça se eu sou ladrão, se eu tenho posto de gasolina, é a justiça que vai dizer isso”.

Falso testemunho

O vereador fez uma dura acusação ao afirmar que a vereadora Cristina Costa responde a um processo na Polícia Federal por falso testemunho. “Não é Ronaldo Silva que está dizendo que a vereadora mentiu, quem está dizendo aqui é a justiça federal. Cumpriu o mandato de cesta básica, cumpriu a ordem da justiça para trabalhar dando horas de serviço na comunidade do Gercino Coelho, isso sim que a sociedade tem que saber”, relatou.

Retratação do Sinjope

Silva também criticou a atitude da jornalista Maria Lima, que, segundo o mesmo, distorceu os fatos e induziu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SINJOPE) a divulgar uma nota de repúdio contra ele e o companheiro Ronaldo Cancão, quando exercia a função de Assistente de Gabinete da vereadora Cristiana Costa e não a profissão de jornalista. “Ela é funcionária desta Casa, então ela não poderia está aqui exercendo a função de jornalista”, disse.

Veja o vídeo com a íntegra da fala do vereador:

Comissão de Orçamento elege o senador Dário Berger para presidente

Comissão Mista de Orçamento elege o senador Dário Berger (C) como presidente

O senador Dário Berger (PMDB-SC) foi eleito nesta terça-feira (16), por aclamação, presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Ele foi indicado pela liderança do PMDB no Senado, a quem cabia o cargo neste ano.

Inicialmente, o líder da bancada no Senado, Renan Calheiros (AL), havia escolhido a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) para o cargo, mas entendimentos posteriores do partido levaram à indicação de Berger. Além de recomendar Berger, o PMDB designou os seus representantes no colegiado. O mesmo fez o PSDB do Senado. Com isso, a composição da comissão ficou completa.

O colegiado foi instalado no final de março e somente agora, com a eleição do presidente, poderá iniciar oficialmente os trabalhos neste ano.

Fies deve ser reformulado e o Ciências sem fronteiras encerrado, segundo Mendonça Filho

(Foto: Agência Brasil)

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou hoje (16) que reformulará o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e admitiu a descontinuidade do programa Ciência sem Fronteiras. O ministro participou de audiência pública no Senado Federal e fez um balanço do primeiro ano de gestão do governo de Michel Temer.

Para Mendonça, parte das polêmicas geradas na educação “nasceu em momentos anteriores” à sua posse. Segundo ele, foi no governo de Dilma Rousseff que programas foram descontinuados e que a Pasta acumulou uma série de dívidas. O ministro destacou o corte de R$ 10,5 bilhões feito no orçamento na última gestão.

Em relação ao Ciência sem Fronteiras, destinado a incentivar o intercâmbio acadêmico, majoritariamente de estudantes de graduação nas áreas de exatas, o ministro disse que a abertura de vagas foi suspensa em 2015, portanto no governo de Dilma. “Assumo a decisão de não ter retomado o programa e sustento que não é um programa que atende aos mais pobres”.

De acordo com o ministro, foram gastos R$ 3,7 bilhões com 35 mil bolsas com o Ciência sem Fronteiras. “[O programa] promove a inversão de prioridades, o atendimento de ricos em detrimento dos pobres. O orçamento é praticamente o mesmo da merenda escolar, que atende 41 milhões de estudantes, a um custo de R$ 90 por aluno por ano. ”

LEIA MAIS

Atriz global é assaltada durante gravação de vídeo na praia do Cabo de Santo Agostinho, no Recife; Veja vídeo

A atriz pernambucana Fabiana Karla, foi mais uma vítima da insegurança do estado, quando foi assaltada por um homem armado em uma praia do Cabo de Santo Agostinho, no Recife. O relato foi feito, na tarde da última segunda-feira (16), em uma rede social da artista.

Fabiana fazia vídeos na praia de Enseada dos Corais quando, segundo a atriz, um homem sacou uma arma e roubou o iPhone 7 dela. Os vídeos estavam sendo postados na conta do Instagram que ela mantém, mas acabaram sendo interrompidos por conta da ação criminosa.

“Eu estava cantando, no meu último post, que a paz invadiu meu coração. Mas só que levaram a minha paz e o meu celular também”, comentou a atriz, que disse que os iPhones das filhas dela também foram levados. Fabiana também contou que o assaltante apontou a arma para o rosto do filho dela.

Acionada pela Central de Operações Policias Militares, uma viatura se deslocou até o local onde ocorreu o crime e Fabiana Karla repassou aos agentes que seu telefone e outros dois de suas filhas haviam sido levados por um indivíduo moreno claro de bermuda. Ela mostrou, ainda, o caminho pelo qual o suspeito havia fugido.

Os policiais seguiram na direção da comunidade Nova Esperança e, após rondas, encontraram o aparelho da atriz escondido em um matagal da região. Em seguida, eles realizaram a devolução do celular à vítima. O 18°BPM ainda está em diligência em busca do suspeito.

Fonte FolhaPE

Claudia Cruz tem novo pedido negado pelo STJ

(Foto: Internet)

Nesta terça-feira (16) a quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um pedido da defesa de Claudia Cruz, mulher do deputado cassado Eduardo Cunha, para trancar a ação penal. Na prática, a decisão do STJ faz com que o processo continue tramitando na primeira instância da Justiça, em Curitiba, sob a condução do juiz federal Sérgio Moro.

Claudia Cruz é acusada de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Por unanimidade, os ministros consideraram válidas as provas enviadas pela Suíça ao Brasil segundo as quais Claudia Cruz é titular de uma conta que teria sido usada para depositar recursos de suposta propina recebida por Cunha em um contrato da Petrobras na África.

O Ministério Público Federal pede que Claudia pague como reparação dos danos materiais e morais causados US$ 1.061.650,00, valor mantido pela ré no exterior sem declaração, mais cerca de US$ 1,2 milhão, que seria a quantia envolvida nos crimes de lavagem.

Com informações do G1

Bancada de situação derruba requerimento do vereador Gabriel Menezes sobre gastos do São João de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores da bancada de situação, maioria na Câmara Municipal de Petrolina, não aprovaram o requerimento verbal de Gabriel Menezes (PSL) sobre os gastos do São João 2017 da cidade. Gabriel afirmou que o evento é importante para o município, mas que deve se analisar se realmente está havendo uma economia na realização da festa.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

“É direito de cada vereador dessa Casa saber quanto será gasto no São João 2017. Petrolina, que já havia se firmado há alguns anos como a terra do maior São João do Brasil, merecidamente, através do governo Novo Tempo, vai continuar se destacando. Quero parabenizar o prefeito Miguel Coelho pela programação. Mas, logicamente, uma grade como essa, com gasto alto, divide opiniões, assim como aconteceu em anos anteriores. Por isso, faço o requerimento para que a secretaria Maria Elena envie a esta Casa a planilha das apresentações com todos os artistas que vão se apresentar no São João, seus valores e suas respectivas fonte pagadoras”.

O requerimento foi reprovado por 11 a 8. Para Gabriel a reprovação representa a falta transparência do Governo Municipal. “Falta transparência. Não tem como a gente ter outro entendimento, se não que o governo tem algo a esconder”, disse o vereador.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Aero Cruz (PSB) alegou que a situação não aprovou o requerimento porque os valores serão divulgados no portal da transparência. Além disso, o parlamentar afirmou que “alguns requerimentos são muito partidários”.

“Nós tivemos vários anos aqui e nunca houve esse questionamento. Os valores vão para o portal da transparência, vai estar tudo lá. O que acontece nesta Casa é que alguns vereadores estão fazendo política em cima de requerimento e isso não vamos aceitar”.

Homem é assassinado a tiros em Salgueiro

(Foto: Ilustração)

Nesta segunda-feira (15) um homem, de 25 anos, foi assassinado a tiros no bairro Nossa Senhora das Graças, em Salgueiro.

O crime aconteceu na Avenida Major Antônio Rufino, quando um carro preto se aproximou da vítima e uma pessoa, ainda não identificada, realizou diversos disparos que causaram a morte da vítima. Não há informações sobre o assassino e nem sobre a motivação do crime.

Lula é indiciado pela PF por corrupção passiva; defesa nega qualquer ato ilícito

Os advogados de Lula, disseram, em nota, desconhecer o texto do indiciamento. (Foto: Internet)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi indiciado nessa segunda-feira (15) pela Polícia federal pelo crime de corrupção passiva por suposta participação na venda de uma medida provisória em inquérito oriundo da Operação Zelotes. Em nota, a defesa de Lula repudiou “toda e qualquer ilação” do envolvimento de Lula com atos e ilícitos e considerou que o indiciamento faz parte da “perseguição política” sofrida pelo ex-presidente.

Para a PF, o ex-presidente e mais 12 pessoas, entre ex-ministros da gestão Lula e empresários, participaram de um esquema criminoso que resultou na edição da Medida Provisória 471, que estendeu incentivos fiscais a montadoras e fabricantes de veículos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

De acordo com o relatório da PF que segue para análise do Ministério Público, que pode ou não oferecer denúncia à Justiça, lobistas representando as montadoras teriam repassado ao PT de forma ilícita cerca de R$ 6 milhões para que a MP fosse publicada.

LEIA MAIS

Deputado Rodrigo Novaes visita obras da rodovia PE-425, em Floresta

(Foto: Divulgação)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) irá acompanhar, na próxima quinta-feira (18), as obras de requalificação da rodovia PE-425, que liga Carnaubeira da Penha a Floresta. Os serviços contemplam a implantação de novos trechos e pavimentação total da via. A obra está orçada em R$ 34 milhões e deverá ser concluída em 12 meses.

A iniciativa deve melhorar o acesso a diversos municípios da região e será um importante acesso para os Estados da Bahia e Ceará. Além disso, a recuperação da rodovia beneficia, também, os moradores da cidade de Mirandiba e São José do Belmonte.

“É um sonho distante que começa a se tornar realidade. Sei quanto trabalho foi empreendido para que tudo acontecesse. Irei pessoalmente observar como está o andamento da obra, que será entregue no próximo ano”, afirmou o parlamentar.

Campanha pressiona deputados a votarem contra a reforma da previdência em Pernambuco

(Foto: Divulgação)

A campanha para pressionar deputados contra a reforma da previdência, foi lançada hoje (15) em Pernambuco. Foram espalhados 35 outdoors e 500 mil panfletos em municípios de todo o estado.

Com o slogan “SE VOTAR, NÃO VOLTA”, a ação quer pressionar os deputados para que não votem a favor da Reforma da Previdência. A campanha, divulga para a população os responsáveis por já terem aprovado mudanças na legislação trabalhista.