Juazeiro: Paulo Bomfim escolhe nomes para a transição de governo

(Foto: Ascom/PMJ)

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim escolheu os quadros da atual gestão que irão compor a comissão de transição, seguindo as orientações da resolução nº 1311/2012 do Tribunal de Contas da Bahia. São eles: Vilmar Ferreira (Secretário de Finanças), Georgeano Santos (Secretário de Administração), Roberval José Mendes e Silva (Controlador Interno), Zalitea Mendes (responsável pelo setor contábil), além de Eduardo Fernandes (Procurador-Geral do Município) e Hemerson Guimarães (Secretário de Desenvolvimento urbano).

Estas pessoas serão designadas em ato oficial assim que a prefeita eleita, Suzana Ramos, oficializar os nomes da sua equipe para composição da comissão. “Orientei a todos os escolhidos para atuarem com o máximo de transparência, oferecendo todas as informações e documentos necessários, garantindo assim que o processo de transição aconteça de forma eficiente, de maneira que a população não tenha serviços descontinuados em razão de qualquer dificuldade burocrática”, esclareceu o prefeito Paulo Bomfim.

A comissão deverá desenvolver os trabalhos durante os trinta dias que antecedem o início da nova gestão. Em todos os anos do seu governo, Paulo Bomfim teve suas contas aprovadas pelo TCM.

Prefeita eleita de Juazeiro reúne a imprensa para agradecer os votos recebidos e falar das primeiras ações do governo

(Foto: Ascom/Suzana Ramos)

Suzana Ramos, prefeita eleita de Juazeiro, recebeu a imprensa nessa quarta-feira (18) para entrevista coletiva em um hotel da cidade. Ela agradeceu ao povo pelo votos recebidos e respondeu perguntas sobre as ações antes de assumir a prefeitura em 1º de janeiro de 2021. A ex-vereadora estava acompanhada do vice-prefeito eleito, Leonardo Bandeira, do deputado estadual Roberto Carlos e do ex-prefeito Joseph Bandeira.

Suzana ressaltou que vai contar com apoio e a experiência política de Joseph Bandeira e Roberto Carlos, dos muitos apoiadores que formaram sua base de campanha, e lembrou emocionada a papel importante do empresário Flávio Luiz, falecido em 23 de outubro.

LEIA MAIS

Mãe e filho serão prefeitos de cidades vizinhas em Pernambuco

(Foto: Reprodução)

Sandra Paes (DEM), foi eleita prefeita da cidade de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, e Alvinho Porto, também do DEM, foi eleito prefeito de Quipapá, na Mata Sul de Pernambuco. Até aí, tudo normal se eles não fossem mãe e filho. As cidades são vizinhas e estarão a apenas 27 km um do outro a partir do dia 1 de janeiro de 2021. Sandra será a primeira mulher prefeita de Canhotinho. Ela teve 65,68% dos votos válidos.

O filho conseguiu 54,48% dos votos em Quipapá. E a política está mesmo no sangue da família: o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) é pai de Alvinho e esposo de Sandra. Ele ainda foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012. O avô de Alvinho, Lourival Mendonça de Barros, também governou a cidade em duas ocasiões, em 1965 e 1976. Dois irmãos de Álvaro Porto, Carlos e Eduardo, são outros membros da família com atuação política.

Pesqueira tem primeiro índigena eleito prefeito

(Foto: Facebook/Reprodução)

Na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, a eleição deste ano consagrou o primeiro indígena a ser eleito prefeito do município. É o cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), que alcançou 51,60% dos votos válidos. Vale lembrar que a cidade é conhecida por ser um dos maiores redutos indígenas do Nordeste.

Após o resultado, a população foi às ruas e comemorou com festa e muita dança a vitória do cacique, mas é possível que ele não chegue a assumir. A candidatura do cacique Marquinhos foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A defesa do candidato já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o resultado da eleição segue sub judice (quando um caso ou processo em particular está sendo julgado ou está aguardando por uma decisão judicial).

Nenhum candidato do Norte e Nordeste, entre as cidades com mais de 200 mil eleitores, teve mais votos que Miguel Coelho

(Foto: Ascom/Miguel Coelho)

Quando Miguel Coelho (MDB) ultrapassou os 100 mil votos durante a apuração do último domingo (15), ele já entraria para a história como o prefeito mais votado de Petrolina, em todos os tempo. Mas quando encerrou a contagem ficou concluído que Miguel foi muito além disso.

Com 76,19%, o emedebista obteve o maior percentual entre os candidatos que disputaram eleições nas grandes cidades do Norte e Nordeste (mais de 200 mil eleitores). No Brasil, Miguel teve o oitavo desempenho proporcional entre os 95 municípios com maior colégio eleitoral e possibilidade de segundo turno.

LEIA MAIS

Osório prega cautela sobre eleição para presidente da Câmara: “É uma caixa de surpresa”

Atual presidente evitou comentar sobre Mesa Diretora (Foto: Blog Waldiney Passos)

O resultado das urnas foi conhecido pelo eleitor petrolinense no domingo (15), mas ainda há muito chão até 1º de janeiro de 2021. Nessa data, os vereadores vão eleger os membros da Mesa Diretora. E o cargo de presidente é mais cobiçado.

Atualmente a cadeira é ocupada por Osório Siqueira (MDB). Presidente por cinco vezes, o vereador prega cautela sobre uma sexta candidatura. “A eleição da Mesa é uma caixa de surpresa. Prefiro no momento não me pronunciar, porque para entrar numa disputa dessa tem que ter a maioria. E jamais vou deixar de aceitar o apoio. Se eu tiver o apoio da maioria jamais vou deixar de receber“, afirmou.

Assunto para o futuro

“A disputa, acredito que vai ser uma discussão mais na frente. Tem vários nomes que também tem condições de ser o presidente. Isso a gente vai ouvir também o prefeito Miguel Coelho porque a maior bancada é do prefeito. Quem tiver o melhor nome, a maior aceitação é quem vai ser o presidente da Câmara”, continuou o presidente.

Eleições 2020: Brasil elege 13 pessoas trans para as Câmaras Municipais

Thammy Miranda (PL) foi uma das vereadores eleitas em São Paulo. (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 2020 foi o ano com maior número de candidaturas de pessoas trans nas eleições municipais do Brasil, elegendo 13 pessoas trans. Em São Paulo, Erika Hilton (PSOL) e Thammy Miranda (PL), filho da cantora Gretchen, foram eleitos vereadores.

Em Aracaju e Belo Horizonte, Linda Brasil (PSOL) e Duda Salabert (PDT) foram respectivamente as candidaturas mais votadas para vereadora. Além delas, outras candidatas trans também foram eleitas em cidades do interior do Brasil.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Thammy Miranda (PL) comemorou a vitória. “Quando eu decidi me candidatar eu sabia que o desafio era grande e o caminho para conquistar as pessoas que querem um representante na Câmara Municipal com garra e com coragem. Mas enfim esse dia chegou e eu só posso dizer que tudo valeu a pena. É meu dever retribuir tudo isso para vocês. Agora começa um novo tempo, um novo ciclo na minha vida e eu vou mostrar que eu sou gente que cuida de gente. Meu muito obrigada a vocês. Me perdoem a minha cara de choro, o meu cabelo descabelado. A gente estava comemorando muito aqui. Meu mandato vai ser participativo, colaborativo, esse é um mandato que você vai participar comigo. Eu amo todos vocês.”

Thammy Miranda, 36, assumiu em 2015 o gênero masculino e passou por diversas cirurgias de redesignação sexual. Atualmente, Thammy é casado com a modelo Andressa Ferreira e pai de Bento, de 10 meses, fruto do casal.

Polícia militar da Bahia faz balanço da operação eleições

(Foto: Polícia Militar)

O Comandante do Comando de Policiamento da Região Norte da Bahia (CPRN), Coronel PM Nilton Paixão, enviou nota a imprensa para externar seus sinceros agradecimentos a todos os Policiais Militares, empregados na Operação Eleições/2020 por todo o empenho, dedicação e garra no desempenho do bem servir à comunidade norte baiana.

De acordo com o documento, a operação ocorreu sem alterações, trazendo segurança no processo eleitoral, bem como nas escoltas e acompanhamentos das urnas com total empenho dos Policiais empregados.

Foram empregados 2.608 Policiais Militares na região norte, e que em algumas comunidades, como em Pau D’Arco, a escolta das urnas ocorreram através de embarcações, em decorrência da inviabilidade terrestre. Atendendo assim todas as comunidades independente da distância e das dificuldades encontradas.

11ª candidata mais bem votada, Lucinha Mota não consegue vaga na Câmara de Petrolina

Lucinha foi bem votada na cidade, mas não confirmou vaga (Foto: Jean Britto)

Apesar da expressiva votação em Petrolina, Lucinha Mota (PSOL) não conseguiu uma vaga na Câmara de Vereadores. Ela teve 2.656 votos, contudo, não confirmou uma cadeira na próxima legislatura por conta do coeficiente partidário.

Lucinha teve mais votos que o último candidato eleito vereador. Júnior Gás (Avante) contabilizou 1.183 votos. Outro ponto curioso é que há suplente com apenas três votos, a exemplo de Dora do N7 (PSC). Esse foi o segundo pleito no qual a mãe de Beatriz Angélica Mota participa, angaria muitos votos e não consegue uma cadeira por conta do coeficiente partidário.

A primeira disputa de Lucinha foi para candidata a deputada estadual, em 2018. “Não sou vereadora de mandato por conta do sistema, o coeficiente não foi alcançado pelo meu partido, mas eu gostaria que vocês soubessem que eu fui a 11ª candidata mais bem votada em Petrolina“, disse nas redes sociais.

Confira os vereadores que perderam a eleição e não renovam seus mandatos em Petrolina

Ao todo, dez candidatos deixam suas cadeiras na Câmara Municipal. (Foto: arquivo)

Quase metade das cadeiras da Câmara Municipal de Petrolina devem ser ocupadas por novos nomes. Dez, dos 23 vereadores, não conseguiram se reeleger nas eleições desse domingo (15).

São eles: Ronaldo Cancão (DEM), Ibamar Fernandes (DEM), Cristina Costa (PT), Osinaldo (MDB), Cícero Freire (REPUBLICANOS), Alvorlande Cruz (REPUBLICANOS), Paulo Valgueiro (PSD), Elias Jardim (PHS) que não quis buscar outro mandato, Professor Zé Batista – seu filho Wenderson Batista (DEM) disputou as eleições e foi eleito – e Gabriel Menezes – que foi candidato a prefeito.

Suzana Ramos é eleita prefeita de Juazeiro e quebra a sequência de mandatos da esquerda

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A candidata Suzana Ramos (PSDB) entra para a história como a primeira mulher a ser eleita prefeita da cidade de Juazeiro (BA). Ela foi eleita com 64.229 votos, enquanto o atual prefeito Paulo Bomfim ficou em segundo com apenas 33.553 votos.

Suzana foi vereadora por três mandatos e na última eleição em 2016 foi candidata a vice-prefeita do delegado Charles Leão, atualmente candidato a vice na chapa do atual prefeito e candidato a reeleição Paulo Bomfim.

Suzana é viúva, tem 54 anos e é formada em Assistência Social. Tem como candidato a vice-prefeito o advogado Leonardo Bandeira, que é filho do ex-prefeito e também advogado Joseph Bandeira. A prefeita eleita de Juazeiro tem também o apoio do deputado estadual Roberto Carlos, do PDT, e de líderes como Carlos Neiva, Pastor Teobaldo, Kalber Fernandes e de John Khoury.

Miguel Coelho é reeleito prefeito de Petrolina com votação histórica

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O candidato do MDB, Miguel Coelho, está reeleito para prefeito de Petrolina para os próximos 4 anos. Com 100% das urnas abertas, o prefeito de Petrolina contabilizou 121.300 mil votos, confirmando as projeções das pesquisas realizadas na cidade, que apontavam vitória já no primeiro turno para Miguel.

Miguel de Souza Leão Coelho, nasceu em  Recife, em 18 de setembro de 1990, é advogado e político brasileiro. Foi eleito, em 2014, o mais jovem deputado estadual em Pernambuco, com cerca de 55 mil votos e, em 2016, foi eleito prefeito de Petrolina com 60.509 votos.

No dia 17 de Abril de 2019, o mesmo anunciou a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e no dia 11 de Novembro se filiou ao MDB. E agora é reeleito para gerir o município mais uma vez.

Projeções apontam reeleição de Miguel em Petrolina

(Foto: Ascom/Miguel Coelho)

Os resultados extraoficiais das eleições municipais de Petrolina (PE) apontam vitória do prefeito Miguel Coelho (MDB). Segundo as projeções, Miguel está garantindo sua reeleição com uma diferença de mais de 90 mil votos par ao segundo colocado.

Odacy Amorim (PT) e Júlio Lossio Filho (PSD) seguem disputando voto a voto a segunda colocação, seguidos por Gabriel Menezes (PSL), Dr. Marcos Heridjânio (Psol) e Deomiro Santos (PV).

Miguel vai confirmando o que as pesquisas já apontavam: vitória larga em relação aos demais candidatos.

Wilker do Posto é reeleito prefeito de Casa Nova

Pela primeira vez na história um prefeito é reeleito no município de Casa Nova, na região norte da Bahia. A apuração ainda não terminou, mas o grupo do atual prefeito confirma que a oposição não pode mais ultrapassar os número do atual prefeito, Wilker Torres. A informação é do deputado estadual Tum, irmão do atual prefeito.

Odacy Amorim votou no Distrito de Rajada no meio da tarde

(Foto: Ascom/Odacy Amorim)

O candidato a prefeito de Petrolina (PE), Odacy Amorim (PT) votou por volta das 14h30 no Distrito de Rajada, zona rural do município. Ele disse que acredita no reconhecimento do povo de Petrolina. “Minha expectativa é que Deus possa ter marcado na mente e no coração do povo e que esse povo tenha apertado o 13, e que a g tenha um bom resultado no final do dia”, disse o petista.

Amorim, classificou a eleição como o momento difícil e adverso por causa da pandemia do novo coronavírus, por causa do poderio econômico de alguns candidatos e por conta do isolamento social. Mesmo assim ele se mostrou confiante em ir para o 2º turno.

“Estamos confiante em ir para o 2º turno e aí enfrentaremos um novo projeto nas mãos de papai do céu. Sou muito confiante. Eu trabalho, eu tenho uma história política, mas como sempre eu dependo de papai do céu tocar na mente e no coração das pessoas”, concluiu Odacy.