Equipe da Guarda Municipal participa da operação ‘Força no Foco’ em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Uma ação conjunta entre Polícias Civil e Militar de Pernambuco para investigar crimes de homicídios registrados ao longo do ano e reduzir os índices de violência e criminalidade, conta com o apoio da Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM). A operação ‘Força no Foco’ segue até esta sexta-feira (12).

Contando com uma base móvel, a GCM participou de uma série de bloqueios que foram montados em todas as saídas da cidade a fim garantir a segurança da população a partir da fiscalização de veículos e pessoas. Além disso, 2 viaturas, as 4 motos do Grupamento Tático Motorizado (GTM) e 6 guardas municipais se uniram ao efetivo de fiscais da Diretoria de Disciplinamento Urbano que realizou uma ação de enfrentamento à poluição sonora e fiscalização de bares em Petrolina. Com a realização deste trabalho ostensivo de segurança pública, a GCM consegue contribuir com a diminuição dos índices de furtos e roubos no município.

A operação força no foco conta com 50 policiais civis, dois peritos do Instituto de Criminalística, 59 policiais militar, sete bombeiros, e 10 policiais da Lei Seca, assim como a Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, Secretaria da Fazenda do estado, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. A força-tarefa teve início na última quarta-feira (10). Durante a operação, 47 inquéritos de homicídios estão sendo investigados, com ouvida de testemunhas e coleta de provas que vão ajudar na conclusão dos processos.

Traficantes são presos com maconha e crack no bairro Vale do Grande Rio, em Petrolina

(Foto: Divulgação/PC)

Nesta quinta-feira (11) dois traficantes, foram localizados e presos no bairro Vale do Grande Rio, durante a operação Força no Foco.

Segundo informações da polícia, os dois acusados, Anailton Max Cardoso da Silva e Adalberto Carlos Cardoso de Souza, já cumpriram pena por tráfico de drogas. Durante a prisão, foram encontradas 36g de maconha, 75g de crack e R$ 110.

Os acusados foram autuados por tráfico e encaminhados para a delegacia de polícia civil.

Homem é preso com arma e munições no bairro João de Deus, em Petrolina

(Foto: Divulgação/PC)

Durante a operação Força no Foco, nesta quinta-feira (11), Jailson Bandeira da Silva, foi preso com uma arma e munições, no bairro João de Deus, em Petrolina

Segundo informações da polícia, a prisão foi feita durante o cumprimento de um mandato de busca e apreensão, na residência do acusado. No local, foram encontradas 18 munições .12, intactas, uma espingarda .12 e 6 munições .38, intactas.

O acusado foi preso em flagrante e encaminhado para uma audiência de custódia onde ficará a disposição da justiça.

Homem acusado de envolvimento em homicídios é preso em Petrolina

(Foto: Divulgação/PC)

Nesta quinta-feira (11) Alexsandro de Melo Ferreira, foi preso, acusado de participação em diversos casos de homicídio. A prisão faz parte da operação Força no Foco em Petrolina.

O acusado é conhecido pelo o apelido “Paulistinha” e segundo informações da polícia, é suspeito de participação em casos de homicídio, além de ser considerado um criminoso de alta periculosidade. A preensão foi coordenada pela delegada Sara Machado e o delegado Marceone Ferreira.

Grupo é preso por furto qualificado de água em Petrolina

(Foto: Divulgação/PC)

A operação ‘Força no Foco’ das Polícias Civil e Militar, prendeu nesta quarta-feira (10) 15 suspeitos de envolvimento em furto de água, em Petrolina. Uma denúncia feita pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), desencadeou a operação.

(Foto: Divulgação/PC)

Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, a água furtada era desviada do projeto de irrigação Pontal do Sul, da Codevasf, que abastecia agricultores de pequeno porte da região. A água era retirada e vendida em carros-pipa e tratadas para serem comercializadas como água mineral.

Os presos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Petrolina, localizada no 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), junto com o material apreendido. Os acusados podem cumprir pena de 2 a 8 anos.

Operação Sem Fronteiras: Tenente é preso suspeito de repassar informações para grupo criminoso

(Foto: Ilustração)

Durante a Operação Sem Fronteiras, nesta quarta-feira (10) um tenente da Polícia Militar, de 42 anos, foi preso e outras 10 pessoas em Garanhuns. A ação busca suspeitos de assalto a banco, tráfico de drogas e roubo de carga.

Segundo informações da polícia, as investigações apontam que, o policial “ressalva informações privilegiadas da polícia para o líder do grupo”. O líder o líder da organização criminosa – um homem de 41 anos, também foi preso.

A ação teve como objetivo cumprir 23 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão domiciliar.

Com informações do G1

Delegado desmente informações sobre crianças raptadas em Petrolina

De acordo com o delegado, as equipes foram até o endereço citado nas informações e nada foi confirmado. (Foto: Arquivo)

Durante uma participação no programa ‘Super Manhã’, com Waldiney Passos, na rádio jornal, o delegado da Polícia Civil de Petrolina, Marceone Ferreira, desmentiu as informações que estão circulando nas redes sociais sobre uma quadrilha que estaria raptando crianças na cidade. O boato tem tirado o sossego de pais e mães do município, que se preocupam com o bem-estar de suas crianças.

“O fato é que 99,9% dessas informações que são ventiladas são falsas. São situações que vão surgindo nas redes sociais e que infelizmente tomam uma dimensão que não deveria acontecer. A delegacia de polícia em nenhum momento tomou conhecimento dessas situações de forma oficial. As famílias podem ficar tranquilas. Em dois anos nós só tivemos um caso de sequestro de uma criança. Mas os autores eram os próprios familiares e todos foram presos. Mas foi uma situação pontual”.

De acordo com o delegado, as equipes foram até o endereço citado nas informações e nada foi confirmado. Marceone lembrou que as pessoas que veiculam esse tipo de informações, além de atrapalhar o serviço da polícia, também estão sujeitas à aplicação da lei.

“Nós mandamos as equipes no endereço checar o fato que está circulando, mas nada foi confirmado. Muitas vezes essas pessoas ficam divulgando informações falsas, tomando o tempo da polícia, trazendo uma sensação de insegurança na cidade. Gostaria de avisar que essas pessoas estão sujeitas à aplicação da lei. Inclusive, alguns inquéritos já foram instaurados no sentido de identificar as pessoas que divulgam essas informações falsas”.

Discussão termina em homicídio na BR-316, em Trindade

(Foto: Ilustração)

Nesta terça-feira (9), durante uma discussão um homem, de 55 anos, foi assassinado na BR-316, em Trindade. Até o momento ninguém foi preso.

Segundo informações, a discussão entre a vítima e o suspeito, de 42 anos, foi motivada por um ponto de táxi, quando o suspeito atirou. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Buscas foram feitas, mas o suspeito ainda não foi localizado.

Polícia revela detalhes sobre a tentativa de assalto na BR-428, em Cabrobó

Tentativa de assalto a um ônibus da linha Petrolina – Paulo Afonso, na BR-428, em Cabrobó, terminou com a morte dos quatro assaltantes envolvidos. O Tenente Coronel, André Luiz da 2ª Companhia de Polícia Militar, revelou detalhes da ação dos criminosos.

Segundo informações, o ônibus foi abordado durante uma parada em um posto de combustível, localizado da BR-428, por volta das 23h. Os assaltantes chegaram a atirar no para-brisa, quando foram surpreendidos pelo policial que estava dentro do veículo.

(Foto: Divulgação)

“No local encontramos dois elementos baleados, no interior do ônibus, eles foram de imediato conduzidos ao hospital local, mas vieram a óbito. O quarto elemento foi encontrado á mais ou menos 50 m da BR-428, no local onde aconteceu a tentativa de assalto”, afirmou Tenente-Coronel, André Luiz da 2ª Companhia de Polícia Militar.

Sobre o policial que reagiu ao assalto e atirou nos bandidos, o Tenente Coronel preferiu não revelar sua identidade, mas contou detalhes sobre a ação do policial que terminou com a morte dos quatro assaltantes. Nenhum passageiro e nem o motorista ficaram feridos.

“Esse policial era passageiro no ônibus e observou um veículo interceptando o ônibus e viu quando os assaltantes entraram, já atirando no para-brisa. O policial usou toda a técnica que ele possui e conseguiu rechaçar essa ação e atirou contra os elementos e na troca de tiro os assaltantes levaram a pior e vieram a óbito”, Explicou.

Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML) os assaltantes mortos são: Wanderson José da Silva, 23 anos, Wangleyson Oliveira dos Santos, 21 anos, Delsivan Britto do Nascimento, 20 anos e Robson Pereira dos santos, 17 anos. Todos os quatro assaltantes são de Cabrobó.

Com o grupo foram encontradas três armas de fogo, um calibre 38 e uma calibre 32. A Polícia Militar e a Polícia Civil, já investigavam os assaltantes por crimes cometidos, tanto em Cabrobó quanto na BR-428.

“Esses elementos eram acostumados a esse tipo de ação, tanto na rodovia BR-428, quanto no comércio local de Cabrobó. Eles já eram conhecidos pela polícia militar de Pernambuco e pela polícia civil. Estamos em diligências na tentativa de capturar esses elementos, que atuavam na região e ontem ao promover mais uma tentativa de assalto, levaram a pior”, concluiu o Tenente Coronel.

Policial reage a tentativa de assalto a ônibus e mata suspeitos em PE

Uma tentativa de assalto a ônibus entre as cidades de Cabrobó e Orocó, no Sertão de Pernambuco, terminou com quatro suspeitos mortos, no fim da noite dessa segunda-feira (8). De acordo com a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, um policial que estava no coletivo reagiu e atirou contra os criminosos.

O ônibus da empresa Progresso fazia a linha Petrolina – Paulo Afonso e foi interceptado pelos suspeitos, que estavam em um carro branco, na BR-428. A Polícia Militar foi acionada por volta das 23h30.

Três suspeitos, que estavam sem documentos, morreram no local e os corpos foram levados para Hospital de Cabrobó antes de serem recolhidos para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Petrolina. O quarto homem foi encontrado morto em um matagal às margens da rodovia. A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Civil em Cabrobó, onde o policial, o motorista e os passageiros do ônibus prestaram depoimento.

Com informações do JC Online.

Grupo suspeito de fraudar pelo menos 40 concursos recebeu R$ 12 milhões no Nordeste

(Foto: Lucas Sá/DDF João Pessoa)

A Polícia Civil localizou e prendeu dois irmãos apontados como líderes da quadrilha suspeita de fraudar pelo menos 40 concursos públicos em seis estados do Nordeste. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (8). De acordo com a polícia, o esquema fraudulento teria beneficiado 400 pessoas, através do pagamento de R$ 12 milhões à quadrilha desde 2005.

Segundo o delegado Lucas Sá, os irmãos Flávio Nascimento Borges, de 34 anos, e Vicente Fabrício Borges, de 32 anos, foram presos em uma casa localizada em um condomínio de luxo, em João Pessoa, e ocupada pela dupla há pelo menos dois meses.

A dupla ainda seria responsável por uma empresa de fachada situada na cidade de Santa Rita, em João Pessoa. De acordo com o delegado, a empresa seria utilizada para possível lavagem de dinheiro dos valores obtidos com o esquema.

“No endereço cadastrado como sendo da empresa, não existe nenhuma referência ao prédio, sendo que sequer existe o número do prédio apontado como sendo endereço”, explica.

As fraudes aconteceram em concursos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí. A venda do “kit completo” de aprovação, que incluía facilitação de empréstimo para pagar ‘aprovação’, gabaritos e diplomas para ingresso no cargo, custava cerca de R$ 150 mil para cada concurseiro.

Concursos que teriam sido fraudados pelo grupo:

LEIA MAIS

Homem ataca irmão com arma branca no bairro João de Deus, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

A Polícia Militar foi acionada para ir ao Hospital de Urgências e Traumas (HUT), na tarde desse domingo (7), averiguar a entrada de uma pessoa na unidade devido a ferimentos causados por arma branca.

A vítima, que estava ferida no peito esquerdo e no abdômen, relatou aos policiais que seu irmão o agrediu e fugiu do local.

Até o momento o suspeito não foi encontrado. O fato foi registrado na 1ªDPC para as providencias legais cabíveis.

Homens são presos com armas no pátio do posto Asa Branca, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

A Polícia Militar prendeu quatro homens nesse domingo (7) no pátio do posto Asa Branca, em Petrolina (PE). Os policiais realizam rondas com abordagens a pessoas e veículos e se depararam com um carro estacionado no posto. A guarnição achou a situação suspeita e resolveu abordar os suspeitos que estavam no veículo.

Após a revista, os policiais encontraram no interior do automóvel dois revólveres cal. 38, com seis munições intactas cada um. Os acusados foram conduzidos para a 1ª Delegacia da Policia Civil onde foram apresentados e entregues à Autoridade Policial que lavrou em desfavor dos mesmos um Auto de Prisão em Flagrante Delito.

Um em cada três brasileiros teve amigo ou parente assassinado, diz pesquisa

(Foto: Ilustração/Internet)

Um em cada três brasileiros (35%) teve amigos ou parentes assassinados, revela pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo o estudo, divulgado hoje (8), são cerca de 50 milhões de brasileiros maiores de 16 anos que perderam uma pessoa próxima vítima de homicídio ou latrocínio (roubo seguido de morte).

O índice dos que tiveram familiares ou amigos mortos violentamente é maior entre os negros, 38%, enquanto entre os brancos é de 27%. O levantamento mostra ainda que 12% da população maior de 16 anos, cerca de 16 milhões de pessoas, tiveram alguém do circulo afetivo morto por um agente de segurança, policial ou guarda municipal. Entre os jovens, de 16 a 24 anos, esse percentual chega a 17%.

Feridos

O levantamento revela ainda que foram vítimas de ferimentos com armas de fogo 4% dos entrevistados, o que representa na projeção populacional de 5 milhões de indivíduos com mais de 16 anos. As vítimas de facas e outras armas brancas somam 8%, ou 10 milhões de pessoas. Além disso, 12% dos ouvidos disseram ter sofrido ameaças de morte.

Fonte Agência Brasil

Mulher tem casa invadida e é morta a facadas em Salgueiro

(Imagem ilustrativa)

Neste sábado (7) uma mulher, de 26 anos, foi assassinada no bairro Novo Salgueiro, em Salgueiro. Não há informações sobre o suspeito de cometer o crime.

Segundo informações da Polícia Militar, testemunhas informaram que o suspeito, pulou a janela da casa da vítima e desferido diversas facadas na mesma, em seguida fugiu. Não há informações sobre a identidade do criminoso.

A mulher chegou a ser socorrida para um hospital local, passou por um procedimento cirúrgico, mas não resistiu e morreu.