Variante indiana da Covid-19 é registrada no Maranhão

O Maranhão registrou os primeiros casos da variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617) no Brasil. Segundo informações do G1, são seis pessoas que chegaram ao estado a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do estado.

A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, na manhã desta quinta-feira (20).

Dos seis infectados, um precisou ser levado de helicóptero para um hospital da rede privada no dia 13 de maio. Trata-se de um tripulante indiano de 54 anos.

Lula confirma que será candidato a presidente em entrevista exclusiva ao jornal francês Paris Match

Pela primeira vez, em entrevista exclusiva ao jornal francês Paris Match, Lula lançou a sua candidatura a presidente em 2022. “Serei candidato contra o Bolsonaro“, disse o petista ao jornal. “Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei.”

Lula aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas feitas até o momento. Após o Supremo Tribunal Federal anular os processos do petista na operação Lava Jato, o ex-presidente voltou ao cenário eleitoral.

Depoimento de Pazuello à CPI da Covid é suspenso e será retomado amanhã (20)

General Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde.(Foto: José Dias/PR)

O depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à CPI da Covid foi suspenso na tarde desta quarta-feira (19) .

Pazuello presta depoimento na condição de testemunha. A reunião da CPI foi suspensa porque começou, no plenário do Senado, a sessão de votação de projetos. Logo depois, informou a colunista do G1 Ana Flor, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que Pazuello passou mal. O ex-ministro negou.

Inicialmente, Omar Aziz, presidente da CPI, havia informado que o depoimento seria retomado após a sessão do plenário do Senado. No entanto, antes de a sessão ser encerrada, Pazuello deixou o prédio do Senado e afirmou que retorna nesta quinta.

Centro Estadual de Combate à Homofobia faz alerta neste 17 de maio: LGBTfobia pode matar

No Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, 17 de maio, data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) removeu a homossexualidade da sua lista de doenças, o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), faz um alerta e chama atenção da sociedade para as consequências das violações psicológicas, morais e até físicas cometidas à população LGBTQIA+, que podem causar a ansiedade, o isolamento social, a depressão, e a morte do LGBT, em situações mais extremas.

LEIA MAIS

Eva Wilma morre aos 87 anos em SP

A atriz Eva Wilma morreu neste sábado (15) aos 87 anos. Ela enfrentava um câncer de ovário e estava internada no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde o dia 15 de abril para tratamento de problemas cardíacos provenientes do tumor.

Ela foi internada no dia 15 de abril deste ano na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, quando deu entrada para tratar de problemas cardíacos e renais.

No dia 8 deste mês, foi diagnosticada com câncer de ovário.

Morre Bruno Covas, prefeito de São Paulo

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu às 8h20 deste domingo (16) aos 41 anos, em São Paulo. Desde 2019, ele lutava contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado.

Covas estava internado no Hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista, desde 2 de maio, quando se licenciou da prefeitura. Na sexta-feira (14), ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que seu quadro havia se tornado irreversível.

“O prefeito de São Paulo Bruno Covas faleceu hoje às 08:20 em decorrência de um câncer da transição esôfago gástrica, com metástase ao diagnóstico, e suas complicações após longo período de tratamento. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 2 de maio, sob os cuidados das equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Prof. Dr. Raul Cutait e Prof. Dr. Roberto Kalil”, diz a nota divulgada pela Prefeitura de São Paulo.

Ministro do STF concede a Pazuello direito de se calar em CPI da Covid

General Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde.(Foto: José Dias/PR)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, concedeu nesta sexta-feira (14) um habeas corpus preventivo que garante ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello o direito de se manter em silêncio na CPI da Covid.

Segundo a Folha de Pernambuco, na decisão, o general tem que responder todas as perguntas cujas respostas não levem a autoincriminação. Ou seja, ele não pode se calar e tem o compromisso de falar a verdade em relação a terceiros.

O depoimento do general do Exército à comissão no Senado está marcado para o próximo dia 19.

Estado de saúde do prefeito de São Paulo é irreversível, diz boletim médico

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresentou agravamento do estado de saúde nesta sexta-feira (14). Segundo o boletim médico, o quadro é irreversível. Covas está internado desde o dia 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista, para tratamento do câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado.

“O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica. Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares”, diz boletim divulgado na noite desta sexta.

 

Datafolha: Lula tem 41%; Bolsonaro, 23%; Moro, 7%; e Ciro, 6% no 1º turno para a eleição de 2022

O jornal “Folha de S.Paulo”  divulgou uma pesquisa do instituto Datafolha com índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2022.

O levantamento do Datafolha foi realizado entre em 11 e 12 de maio em 146 cidades e entrevistou 2.071 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno

  • Lula (PT): 41%
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
  • Sergio Moro (sem partido): 7%
  • Ciro Gomes (PDT): 6%
  • Luciano Huck (sem partido): 4%
  • João Doria (PSDB): 3%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM): 2%
  • João Amoêdo (Novo): 2%
  • Brancos/nulo/nenhum: 9%
  • Não sabe: 4%

Somados, os adversários de Lula têm 47%, seis pontos percentuais a mais que o ex-presidente.

LEIA MAIS

Enem não será aplicado em 2021, diz presidente do Inep

(Foto: Dvulgação)

O presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, informou hoje (13) a membros do Conselho Nacional de Educação que, por falta de tempo e orçamento, não será feito Enem neste ano. Ficará para janeiro ou fevereiro de 2022. 

Já existia a suspeita de que a prova para ingresso nas universidades do país não seria aplicada em 2021. Uma portaria publicada no Diário Oficial de ontem (12) com as metas globais previstas pelo próprio Inep não incluiu a realização do exame.

De acordo com o jornal O Globo, oficialmente, a assessoria de imprensa do Inep afirma que foi um “mal-entendido” a confirmação do adiamento e que ainda não há data prevista para o Enem.

Governo Federal sanciona lei que determina afastamento de gestantes de trabalho presencial durante a pandemia 

A Lei nº14.151 foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira, dia 12 de maio de 2021. Em seu artigo 1º, a lei diz que as gestantes devem ser afastadas do trabalho sem prejuízo de salários. “Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração”, explica.

O texto da lei determina ainda que “a empregada afastada ficará à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância,” determina. 

Deputado Federal apresenta projeto para instituir o piso salarial nacional para a Enfermagem

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 1768/21) que institui o piso salarial nacional para profissionais de enfermagem. O valor proposto é de R$ 7,7 mil para enfermeiro; 70% deste valor para técnico de enfermagem e 50% para auxiliar de enfermagem e parteira. O piso considera ainda a jornada de trabalho de 30 horas semanais.

“Nosso projeto contempla trabalhadores da rede pública e privada que trabalham arduamente para atender nossa população. Em muitas situações, são eles os responsáveis pelo primeiro atendimento de quem precisa de um posto de saúde ou de um hospital. O momento é mais do que oportuno, a pandemia evidenciou o comprometimento desses profissionais com os brasileiros”, afirmou Eduardo da Fonte.

A proposta chegou ao gabinete do parlamentar pela deputada estadual Roberta Arraes (PP), que recebeu o pleito dos profissionais da Enfermagem; e também conta com o apoio do presidente do PP no Recife, Lula da Fonte.

Contas públicas têm superávit de R$ 4,981 bilhões em março

As contas públicas registraram saldo positivo em março deste ano diante da melhora na arrecadação e redução de despesas. O setor público consolidado, formado por União, estados e municípios, apresentou superávit primário de R$ 4,981 bilhões no mês passado, o melhor resultado para o mês desde março de 2012, quando chegou a R$ 10,4 bilhões.

Os dados foram divulgados hoje (30) pelo Banco Central (BC). O resultado superou o déficit primário de R$ 23,655 bilhões de março de 2020.

O chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, destacou que este é o último mês de comparação interanual em que não há impacto das despesas extraordinárias do combate a pandemia. “A partir de abril de 2020, os gastos começaram a aparecer de forma significativa nas estatísticas fiscais. Naquele mês, o resultado foi deficitário em R$ 94 bilhões”, explicou.

LEIA MAIS

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 28 milhões

Nenhuma aposta acertou o prêmio principal da Mega-Sena e o prêmio principal acumulou em R$ 28 milhões. As dezenas sorteadas foram 01 – 17 – 28 – 37 – 44 – 50.

A quina registrou 40 apostas ganhadoras; cada uma vai pagar R$ 60.015,09. Já a quadra teve 2.940 vencedores; cada apostador receberá um prêmio de R$ 1.166,47. O próximo concurso, de número 2.366, será realizado na próxima quarta-feira (28).

LEIA MAIS

Matrícula dos aprovados no Sisu começa nesta segunda

(Foto: Ilustração)

Depois da comemoração em ver o nome entre os aprovados no Sistema de Seleção Unicada (Sisu), os candidatos devem ficar atentos aos prazos e documentos para realizar as matrículas, previstas para acontecer desta segunda (19) até sexta-feira (23), de acordo com cronograma de cada instituição.

Devido à pandemia de covid-19, a maioria das universidades vai realizar o procedimento remotamente. Ou seja: é preciso redobrar a atenção para ter certeza de que todos os documentos exigidos foram enviados corretamente e de maneira legível.

Em Pernambuco, apenas a Universidade de Pernambuco (UPE) realizará a matrícula totalmente presencial dos seus 1.740 aprovados, de amanhã até sexta-feira, das 8h às 13h. Mas segundo o edital do Sisu, o estudante tem que entrar em contato previamente para agendar o atendimento com a coordenação dos câmpus por causa da pandemia, que exige restrições sanitárias e o cumprimento de normas de biossegurança.

LEIA MAIS