Projeto para melhorar qualidade de vida dos idosos na zona rural de Petrolina será lançado neste sábado

A prefeitura de Petrolina lança mais um projeto para melhorar a qualidade de vida da população. Desta vez, os atendimentos serão na área rural onde a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estreia o projeto ‘Idoso Rural’, que propõe um dia de cidadania, conscientização e valorização da pessoa idosa.

O lançamento acontecerá em Nova Descoberta, zona rural de Petrolina, neste sábado (14), a partir das 8h, na Escola Municipal José Nunes de Santana. Serão ofertadas orientações do INSS; Cadastro Único; atualização e recadastramento do Benefício de Prestação Continuada; orientações jurídicas, além da emissão de carteira interestadual do idoso (para este último é necessário ter idade mínima de 60 anos, renda máxima de dois salários mínimos, número do NIS, RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4).

LEIA MAIS

Fim de semana deve ser de Sol em Petrolina; confira a previsão do tempo

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Sol voltou com tudo neste mês de setembro, mesmo com chuva rápida em alguns pontos de Petrolina (PE) e região, o calor deve prevalecer na maioria do dias.

Segundo informações do Instituto Climatempo, neste sábado (14), o dia deve ser de Sol com algumas nuvens, mas não deve chover. As temperaturas variam entre mínima de 21° e máxima de 34°.

No domingo (15), o dia continua quente e sem previsão de chuva. As temperaturas devem variar entre mínima de 21° e máxima de 33°.

Após sucesso em 2018, Petrolina receberá 2ª edição da Autovale

(Foto: Arquivo/ Ascom)

Já está marcado: em outubro do próximo ano, Petrolina vai sediar a 2ª edição da Feira de Tecnologia Automotiva (Autovale). O anúncio foi feito no início desta semana, na abertura da Feira Automotiva do Nordeste (Autonor), realizada no Cais do Sertão, em Recife (PE).

Na ocasião, o idealizador da Feira, Emanuel Miranda, apresentou as novidades para a Autornor e Autovale. Em Petrolina, a feira será realizada no Centro de Convenções, com a expectativa de atrair cerca de 10 mil visitantes. “Receber um evento como esse, que traz tudo demais moderno na indústria tecnológica automotiva mostra como nossa cidade é atrativa para o mercado”, disse o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito, presente no evento.

Além das novidades da indústria automobilística, a Autovale oferece oficinas e palestras para empreendedores da região. O objetivo do evento é trazer inovação, reduzir custos e apresentar novidades do setor para consumidores e compradores qualificados de toda a região, principalmente, aos destinados a setores de autopeças, acessórios, ferramentas, entre outros. A 1ª edição da Autovale, realizada em 2018, ocorreu durante quatro dias, reunindo representantes de 150 marcas divididos em 90 estandes.

Censo Previdenciário de servidores municipais de Petrolina é prorrogado

(Foto: Ascom)

Após recadastrar quase 4 mil servidores municipais em Petrolina, o Instituto de Gestão Previdenciária do Município (Igeprev) prorrogou o prazo do Censo Previdenciário que vem sendo realizado desde julho. O censo que seria encerrado nesta sexta-feira (13), foi prorrogado até 13 de novembro e deve recadastrar 5.451 servidores ao todo.

O censo é obrigatório e deve ser feito de forma presencial na sede do Igeprev, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. O serviço deve ser feito pelos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Para garantir atendimento é preciso agendar o serviço até o dia 31 de outubro pela internet.

LEIA MAIS

SEMAURB apreende animais de médio e grande porte das ruas de Juazeiro

(Foto: Ascom)

Ao longo destes 13 dias do mês de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) intensificou ações de fiscalização e apreendeu animais de médio e grande porte que estavam circulando pela zona urbana de Juazeiro (BA). A secretaria ressalta que a criação de animais deve acontecer em locais apropriados.

Um total de 11 animais foram apreendidos até esta sexta-feira (13) em Juazeiro e, de acordo com o Art. 74 do Código de Polícia Administrativa, os animais encontrados nas vias e logradouros públicos, ainda que devidamente identificados, são apreendidos e encaminhados para o curral municipal e só saem mediante pagamento de multa que é aplicado em cada unidade. As multas têm uma variação de um a cinco VRF (Valor de Referência Fiscal) que descrito em espécie varia entre R$ 129,05 a R$ 645,25.

“Informamos que é de inteira responsabilidade do proprietário adequar um local para a criação dos seus animais. A apreensão dos animais é justamente para que eles não venham colocar em risco a população. Após essa ação, os animais ficam por 72h no curral municipal e após esse prazo se ninguém procurar, é realizada a doação do animal, como está claro a Lei 018/2016 do Código de Polícia Administrativa. A Semaurb solicita mais uma vez a compreensão de todos”, pontuou Jadson Barros, Secretário da SEMAURB.

Bolsonaro ficará mais quatro dias afastado da Presidência

(Foto: Reprodução/Youtube)

Por decisão médica, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ficará mais quatro dias afastado da Presidência da República. Ele está em recuperação no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a quarta cirurgia decorrente da facada que sofreu durante a campanha eleitoral. A previsão inicial era de que o chefe do Executivo retomaria suas atribuições amanhã (14).

“A recuperação do senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evolui positivamente. Entretanto, a equipe médica da Presidência da República decidiu mantê-lo afastado do exercício da função de chefe do poder executivo, por mais quatro dias, a contar de 13 de setembro de 2019, com a finalidade de proporcionar maior tempo de descanso”, informou o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, em comunicado enviado à imprensa.

LEIA MAIS

Homem acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Sol Levante, em Juazeiro

(Foto: Divulgação/75ª CIPM)

Na última quinta-feira (12), um homem foi preso acusado de tráfico de drogas, no bairro Sol Levante, em Juazeiro (BA).

De acordo com informações da 75ª CIPM, por volta das 12h, a Guarnição PETO realizava rondas ostensivas no referido bairro, quando os Policiais Militares avistaram um homem em atitude suspeita conduzindo uma motocicleta.

LEIA MAIS

Celpe dá desconto de 50% em compra de painel de energia solar para clientes 

(Foto: Igor Bione/Acervo JC Imagem)

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai dar descontos de 50% para a compra de painéis solares por clientes interessados em gerar parte da própria energia que consomem. A medida faz parte do Projeto Bônus Solar, que será lançado na próxima segunda-feira (16) e pretende atender 500 clientes residenciais em Pernambuco até 2020.

LEIA MAIS

Palestras de conscientização sobre o ‘Setembro Amarelo’ serão realizadas nos postos de saúde de Juazeiro

(Foto: Internet)

A campanha ‘Setembro Amarelo’ terá programação ao longo do mês em Juazeiro (BA), e a prefeitura realizará nos postos de saúde do município palestras de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, ministradas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria de Saúde (SESAU).

Segundo informações da SESAU, Psicólogos e assistentes sociais estarão nos postos para sensibilizar e conscientizar a população sobre o assunto além de informar onde procurar ajuda. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas através do número (74) 36123678.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil registra mais de 11 mil mortes por suicídio a cada ano, o equivalente a 32 casos por dia. A prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo às pessoas informação, ajuda e atenção adequadas.

Publicado Edital de licitação do Empório da Agricultura Familiar de Juazeiro

O edital de licitação do Empório da Agricultura Familiar foi publicado nesta quinta-feira (12). O equipamento, que ficará nos galpões da antiga Franave, vizinho ao Centro Gastronômico que será inaugurado em breve, vai gerar empregos e promover os produtos da terra, num espaço que agregará restaurantes de comidas regionais e comercialização de itens produzidos pelos agricultores familiares da região.

“Cada vez mais a nossa cidade tem o seu desenvolvimento impulsionado com importantes investimentos que realizamos, seja com recursos próprios ou mediante apoio desse grande parceiro de Juazeiro que é o Governo do Estado. O Empório da Agricultura Familiar é mais um empreendimento que vai gerar oportunidade de emprego e renda, além de se apresentar como mais uma excelente opção gastronômica e de entretenimento para juazeirenses e turistas. É com planejamento e muito trabalho que vamos saindo do quadrado e superando as dificuldades entregando mais obras para melhorar a vidas das pessoas”, comemorou o prefeito Paulo Bomfim.

LEIA MAIS

Bolsonaro apresenta melhora e deve reassumir Presidência amanhã

Bolsonaro continua recebendo alimentação endovenosa e com sonda no nariz para drenar o excesso de gás e líquido. (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro apresentou melhora do quadro de saúde e manteve a previsão de reassumir a Presidência da República nesta sexta-feira (13). Bolsonaro licenciou-se do cargo domingo (8), para submeter-se a uma cirurgia de tratamento de uma hérnia incisional na região do abdome. Foi a quarta operação pela qual o presidente passou desde que sofreu uma facada em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral. O vice-presidente, Hamilton Mourão, está no exercício da Presidência.

“O presidente assumirá, a partir de amanhã, a Presidência da República”, informou o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, durante a entrevista coletiva para comentar o estado de saúde do presidente, que está internado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul paulistana. De acordo com Rêgo Barros, está mantida a viagem de Bolsonaro para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em Nova York, no dia 24 deste mês.

Segundo o boletim médico, Bolsonaro apresentou “evolução clínica favorável” e tem “recuperação progressiva dos movimentos intestinais”. O presidente também não tem dores, febre ou sinais de infecção. “Nós fizemos avaliação do fígado, dos rins e a hematológica, mostrando que os glóbulos brancos estão em número adequado, sem nenhum sinal de infecção ou de complicação”, acrescentou o cirurgião-chefe da equipe que acompanha o presidente, Antônio Luiz Macedo.

Com informações da Agência Brasil

Obras na PE-460 devem ser concluídas no primeiro semestre de 2020

(Foto: Flávio Japa)

As obras de implantação e pavimentação da PE-460, seguem em andamento no trecho que vai da BR-116 até o entroncamento com a estrada de acesso ao distrito quilombola de Conceição das Crioulas, na cidade de Salgueiro (PE). Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, e executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as intervenções se encontram no percentual de 53% de execução de pavimentação. Quando finalizada, a obra beneficiará mais de 60 mil moradores da região. Serão contemplados 25 quilômetros de extensão da via.

Os trabalhos devem ser concluídos em junho de 2020. Estão sendo investidos R$ 20 milhões, recursos próprios do governo estadual. “A estrada está ganhando nova forma com as ações em andamento e, no primeiro semestre do próximo ano, vai tirar do isolamento a comunidade quilombola ao facilitar a mobilidade dos moradores da localidade”, afirma a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Mais vias

Outras ações estão sendo implementadas da região por meio do Programa Caminhos de Pernambuco, como a PE-507, importante rodovia que liga as regiões do Sertão Central e do Araripe, e a PE-430, que vai do entroncamento com a BR-232, em Bom Nome, passando pelo município de São José do Belmonte até a divisa com o estado do Ceará. O plano viário já alcançou a marca de mais de 800 quilômetros de estradas requalificadas em todas as regiões.

Caravana da Cidadania realizará serviços no bairro Alto do Cocar neste sábado

(Foto: Jonas Santos)

Em sua 19ª edição, a ‘Caravana da Cidadania’, chega ao bairro Alto do Cocar, neste sábado (14). A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos já está mobilizada para ofertar diversos serviços gratuitos à população, em parceria com instituições públicas e privadas da cidade. O evento terá início às 8h na escola Júlia Elisa Coelho.

Entre os serviços ofertados estarão beleza e estética, incluindo cortes de cabelo feminino e masculino; aferição de pressão arterial, testes rápidos para sífilis, HIV e glicemia; exame ginecológico (preventivo); auriculoterapia, ventosaterapia e fisioterapia; emissão de ID Jovem e Carteira do Idoso; orientações previdenciárias (INSS); orientações e atendimentos do CREAS; distribuição de mudas de plantas nativas da região, dentre outros.

LEIA MAIS

Juazeiro: obra de construção do Parque da Cidade segue em andamento

(Foto: Ascom)

Iniciada há pouco mais de 20 dias, a obra de construção do Parque da Cidade, em Juazeiro, segue com a execução dos serviços de aterro e terraplanagem. Localizada no bairro Alto da Aliança, à margem da BA-210, a obra é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e faz parte das ações do Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana.

O equipamento que apresenta um conceito inovador e arrojado prevê investimentos na ordem de R$ 4 milhões, está sendo construído numa área de cerca de 43.000 m², e conta com a implantação de estacionamento, guarita, áreas de convivência, quiosques, parques infantis, sanitários, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, pista de skate e patins, academia, área de leitura e relaxamento, pistas de corrida e ciclismo e arborização, um espaço com uma infraestrutura necessária para uma visita segura e ambientalmente confortavelmente, contemplando o público das mais diversas faixas etárias.

LEIA MAIS

Acusado de tráfico de drogas é preso em Petrolina

Um homem acusado de tráfico de drogas, foi preso, na manhã desta quinta-feira (2), no bairro Mandacaru, em Petrolina (PE).

O imputado identificado apenas como “Daniel”, foi preso em decorrência de estar sendo processado criminalmente pelo crime de tráfico de drogas, cometido em Petrolina.

De acordo com informações da Polícia Civil, o acusado foi apresentado na Delegacia de Plantão do Ouro Preto para os procedimentos cabíveis, e em seguida será encaminhado à Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.