André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Ministro do STF André Mendonça

O ministro André Mendonça foi escolhido nesta quinta-feira (12/2) como o novo relator do inquérito que investiga as suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ocorreu após o ministro Dias Toffoli solicitar a saída da relatoria do processo, que já vinha gerando repercussão na Corte e na mídia nacional.

A redistribuição foi feita por meio de sorteio eletrônico, conforme prevê o regimento interno do STF. Toffoli estava à frente das investigações desde novembro de 2025, quando o caso chegou à Corte. Sua saída ocorreu no dia em que os ministros tomaram ciência de um relatório da Polícia Federal que indicava a presença de menções ao nome do ministro em mensagens extraídas do celular do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master — embora o conteúdo faça parte de segredo de Justiça.

A troca de relatoria não representa um impedimento ou suspeição formal de Toffoli. Em nota oficial, os ministros expressaram apoio pessoal ao ex-relator e afirmaram que não foram identificados motivos para declarar suspeição ou impedimento, reconhecendo também a validade de todos os atos praticados por ele no caso.

Agora, Mendonça assume os próximos passos da investigação, que apura um esquema de fraudes na venda de ações do Banco Master — incluindo o processo que envolveu a tentativa de aquisição da instituição bancária pelo Banco de Brasília (BRB).

O novo relator já acumula outras responsabilidades no STF, incluindo a condução de uma investigação sobre descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

A mudança de relatoria deve impactar os desdobramentos do caso nos próximos meses, com atenção especial da opinião pública e de setores jurídicos, após o episódio sobre a relação de Toffoli com o caso.

Deixe um comentário