Músico é morto a golpes de faca durante o feriado em Petrolina

O feriado de Corpus Christi (16) foi marcado pela morte de um músico, no bairro Mandacaru, em Petrolina. A vítima foi identificada como Van Mathias.  Ele era estudante do curso de Licenciatura em Música, no IF Sertão. A instituição emitiu uma nota, lamentando a morte.

LEIA TAMBÉM

Petrolina: seis pessoas morrem em chacina registrada no bairro Palhinhas

“Com pesar, informamos o falecimento do nosso aluno do curso de Licenciatura em Música, Gildevan Matias dos Santos. Conhecido carinhosamente como Van Matias, ele cursava o segundo período“, diz a nota. O corpo de Van foi velado durante a quinta-feira e hoje (17), será sepultado na cidade de Santa Cruz (PE).

Petrolina: seis pessoas morrem em chacina registrada no bairro Palhinhas

(Foto: Google Street/Reprodução)

A madrugada desta sexta-feira (17) foi marcada por uma chacina, registrada na Rua Primavera, no bairro Palhinhas, em Petrolina. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, seis pessoas morreram: três homens, uma mulher e duas pessoas que ainda não foram identificadas.

As vítimas têm entre 35 e 74 anos e foram alvejadas por disparos de arma de fogo, efetuados por pessoas ainda não identificadas. Os suspeitos invadiram o imóvel, disparando contra os ocupantes. Há relatos de moradores, de que pelo menos 14 pessoas estavam no local.

De acordo com a PC-PE, as duas pessoas ainda não identificadas “deram entrada em uma unidade hospitalar com perfurações de arma de fogo”, vindo a óbito em seguida. As investigações seguem até a elucidação caso, informou a polícia.

Suspeito apontou local onde jornalista inglês e indigenista foram mortos, segundo PF


A busca pelo jornalista inglês, Dom Phillips, e pelo indigenista brasileiro, Bruno Araújo Pereira, terminou de forma trágica na quarta-feira (15). Segundo a Polícia Federal (PF), um dos suspeitos relatou que matou a dupla e indicou o local onde os corpos foram desovados.

Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, teria confessado o duplo homicídio e indicou à PF onde os corpos foram deixados. Amarildo e o irmão, Oseney da Costa Oliveira estão presos por conta das investigações envolvendo o desaparecimento de Dom e Bruno.

Em coletiva de imprensa realizada na noite de ontem, a PF relatou que Amarildo disse em depoimento, que matou os dois com disparos de arma de fogo. Ainda durante a noite, os remanescente humanos foram levados à Atalaia do Norte e serão periciados, para confirmarem se de fato são restos mortais de Dom e Bruno.

LEIA MAIS

Comissão de Ética da Câmara de Jacobina afasta vereador suspeito de agredir servidora da Prefeitura

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Jacobina votou pelo afastamento de Valnei dos Anjos (PCdoB), suspeito de agredir uma servidora da Prefeitura de Jacobina. O pedido foi apresentado pelo PSOL e mulheres representantes de classe do município.

LEIA TAMBÉM

Jacobina: vereador é suspeito de agredir servidora da Prefeitura em festa de São João

A Comissão de Ética é presidida pela vereadora Adriana Alves e tem como relatora a Simone Souza. O afastamento é pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogável pelo mesmo período. Além do afastamento da Câmara, Valnei também foi desfiliado pelo PCdoB.

A medida do partido tem validade enquanto durar as investigações policiais contra o parlamentar. “Reafirmamos que o Partido Comunista do Brasil considera a política de valorização e respeito às mulheres uma questão essencial na luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento. Não toleramos qualquer forma de discriminação, preconceitos ou atos de violência contra a mulher“, diz a nota do PCdoB.

Mulher é morta com tiro na cabeça na zona rural de Ipubi

Uma mulher foi morta na manhã de domingo (29), na zona rural de Ipubi, Sertão do Araripe. Segundo a 9ª CIPM, dois homens em uma moto chegaram na residência e pediram água. Em seguida, exigiram dinheiro, trancaram os filhos da vítima em um quarto e depois mataram a mulher.

A vítima foi atingida por um disparo no lado direito da cabeça e morreu ainda no local. O crime foi registrado como latrocínio (roubo seguido de morte). Porém, há a suspeita de que a mulher tenha sido morta por conta de um conflito de terra. A Polícia Civil de Pernambuco vai apurar o crime.

Bolsonaro sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

O presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado de parlamentares da bancada feminina da Câmara dos Deputados, sanciona o Projeto de Lei 1360/21, denominado Henry Borel

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta terça-feira (24), o projeto de lei que amplia medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou familiar. A norma também passa a considerar crime hediondo o assassinato de menor de 14 anos, com pena de reclusão de 12 a 30 anos.

O texto determina pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência. Além disso, aumenta de um terço à metade a pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador, ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade.

A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho. A mãe obteve autorização para responder pelo crime em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. Já o ex-vereador Jairinho continua preso.

“Um fato lamentável e que marcou a todos nós no Brasil, a violência contra uma criança. O projeto foi feito com o espírito de punir, obviamente, mas também de desestimular ações dessa natureza”, afirmou o presidente Bolsonaro, ao sancionar a lei. A cerimônia contou com a participação de parte da bancada feminina de deputadas federais.

LEIA MAIS

Presidente sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta terça-feira (24), o projeto de lei que amplia medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou familiar. A norma também passa a considerar crime hediondo o assassinato de menor de 14 anos, com pena de reclusão de 12 a 30 anos.

O texto determina pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência. Além disso, aumenta de um terço à metade a pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador, ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade.

A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho. A mãe obteve autorização para responder pelo crime em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. Já o ex-vereador Jairinho continua preso.

LEIA MAIS

Gleidson Azevedo quer Audiência Pública para debater segurança em Juazeiro

O vereador Gleidson Azevedo (PDT) propôs a realização de uma Audiência Pública em Juazeiro (BA), para tratar da segurança pública na cidade. O parlamentar justificou sua demanda na quarta-feira (18), diante do registro constante de homicídios contabilizados no município.

“Estarei protocolando um Requerimento para Audiência Pública, convocando todos os órgãos de segurança pública, todos os poderes para que a gente possa ter uma discussão efetiva e de urgência sobre a segurança no nosso município. São muitos homicídios, são muitas mortes“, afirmou na Tribuna da Casa Aprígio Duarte.

“Precisamos dar resposta à sociedade de Juazeiro e essa Casa não pode se omitir jamais”, enfatizou o vereador. A expectativa é que o Requerimento sobre a Audiência Pública seja apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (24).

Policiais rodoviários federais são mortos às margens da BR-116, em Fortaleza

Dois policiais rodoviários federais foram mortos a tiros na manhã desta quarta-feira (18), às margens da BR-116, em Fortaleza (CE). Os agentes estavam em serviço, na Avenida Oliveira Paiva, no bairro Cidade dos Funcionários, na capital, atendendo à uma ocorrência de trânsito.

Um homem suspeito de atirar contra os agentes foi morto por um policial à paisana, que passava pelo local. Segundo a PRF, Márcio Hélio Almeida de Sousa e Raimundo Bonifácio do Nascimento Filho prestavam ajuda a um motorista que estava com o veículo enguiçado às margens da BR-116.

O suspeito de cometer o crime abordou os policiais, entrou em luta corporal, sacou a arma de um deles e efetuou diversos disparos contra as vítimas. Os óbitos foram confirmados pelo SAMU. A PRF está a procura de um segundo suspeito, que fugiu. A Polícia Militar do Ceará dá suporte nas buscas.

Assassinatos e roubos em Pernambuco cresceram em abril, confirma a SDS

O mês de abril foi de crescimento da violência em Pernambuco. Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgadas nesta sexta-feira (13), 313 pessoas foram vítimas de homicídio.

O aumento foi de 2,62% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 305 casos foram registrados. No somatório de janeiro a abril em Pernambuco, houve aumento de 12,89% neste ano, pois os casos passaram de 1.133 para 1.279.

LEIA MAIS

Violência: Petrolina registra oito homicídios em menos de uma semana

(Foto: Ilustração)

A violência não tem dado trégua em Petrolina (PE). Após um mês conturbado, com várias ocorrências de assaltos e homicídios, maio chegou para confirmar a crescente da violência na cidade. Só nos últimos sete dias já foram registrados oito homicídios no município, o que representa mais de um homicídio por dia.

Os números fortalecem os dados que colocaram Pernambuco como o terceiro estado mais violento do país no ano passado. Entre as mortes violentas registradas em Pernambuco em 2021, o maior número é de homicídios dolosos, que são aqueles em que os criminosos têm a intenção de matar.

LEIA MAIS

Feira de Santana: mulher é presa suspeita de matar a filha de 1 ano afogada

(Foto: Ilustração)

Uma mulher de 26 anos foi presa na terça-feira (10), em Feira de Santana (BA). Ela é suspeita de matar a filha de apenas 1 anos e 9 meses afogada na pia. Segundo a Polícia Militar, a criança foi encontrada embaixo de um colchão.

Uma ambulância do SAMU foi acionada, mas quando constataram o óbito da criança. Segundo testemunhas, a mãe da criança é usuária de drogas. A vítima vivia em Salvador com a avó e estava em Feira. As circunstâncias do crime não foram informadas.

Pai e mãe são presos por torturar filho de 11 anos em São Paulo

Jovem foi encontrado com diversas marcas de agressão.

O pai e a mãe de um menino de 11 anos encontrado com sinais de tortura e maus-tratos em Itu (SP) foram capturados na casa de amigos em Minas Gerais. Eles tiveram a prisão preventiva expedida em São Paulo depois que a criança fugiu de casa e denunciou os abusos para vizinhos, no último dia 2 de maio, e desde então estavam foragidos.

Segundo informações da Polícia Civil de Minas Gerais, o casal foi preso em Uberlândia e encaminhado ao sistema prisional da cidade, na sexta-feira (6). O homem, de 32 anos, e a mulher, de 27, fugiram levando o filho caçula, de 3 anos, mas as autoridades mineiras não forneceram mais informações sobre o estado do menor.

O Conselho Tutelar afirma que recebeu a denúncia sobre as agressões e foi até o local indicado para resgatar a criança. O menino conseguiu fugir da residência da família e relatou as agressões sofridas para um amigo. No mesmo dia, o pai teria ameaçado “cortar os seus dedos” com um facão depois que o garoto pediu R$ 4 para comprar pão de queijo.

LEIA MAIS

Tentativa de homicídio é registrada na Av. Cardoso de Sá em Petrolina nesta quarta-feira

Um homem de identidade não informada, sofreu uma tentativa de homicídio na manhã desta quarta-feira (4), na Avenida Cardoso de Sá, em Petrolina. A vítima estava em um veículo de passeio, quando foi surpreendida pelos criminosos que efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o carro.

A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Universitário da cidade. Há relatos de testemunhas, que os envolvidos na ação criminosa foram presos nas proximidades. As polícias Civil e Militar foram acionadas para a cena do crime, mas ainda não deram detalhes sobre a ocorrência.

Juazeiro registra mais um homicídio

Juazeiro registrou mais um homicídio neste começo de maio. Na noite de segunda-feira (2), um homem que estava em uma moto foi baleado e morto no bairro Sol Nascente. Segundo a Polícia Civil da Bahia, Victor Oliveira estava acompanhado de uma mulher no veículo, quando foi surpreendido por duas pessoas que se aproximaram atirando.

A polícia está contando com o apoio de imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os suspeitos e elucidar o crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da cidade.