Boletim registra apenas um caso de Covid em Juazeiro nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) registrou apenas um caso positivo no boletim desta quarta-feira (1°). Portanto, a cidade baiana soma agora 30.214 pacientes infectados (somando desde o início da pandemia), 29.694 recuperados e 507 mortes.

Juazeiro tem ainda 13 casos ativos do novo coronavírus. Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI para a rede PEBA, a ocupação é de 50%, com 10 leitos disponíveis aos pacientes.

Aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 começa nesta quinta-feira em Juazeiro

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) começará a aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19 nesta quinta-feira (2). O novo reforço contra o coronavírus estará disponível em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e será aplicado conforme grupos prioritários.

Nesta Fase 1 devem ser imunizados os seguintes grupos:

  • população que vive em instituições de longa permanência a partir de 12 anos ou que trabalha nelas;
  • pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos;
  • indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos;
  • e idosos a partir de 70 anos.

LEIA MAIS

Boletim da Sesau registra dois novos casos de Covid em Juazeiro

O último boletim de fevereiro, divulgado nesta terça-feira (28), pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) registra apenas dois casos positivos de Covid-19.

Agora a cidade soma 30.213 casos confirmados, 29.694 recuperados, 507 mortes e 12 casos ativos.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação de leitos na Rede PEBA é de 35%, com 13 leitos disponíveis na UTI para os pacientes da cidade.

Juazeiro confirma mais dois casos de Covid-19

O boletim desta sexta-feira (24) divulgado pela Prefeitura de Juazeiro (BA) confirma apenas dois novos casos de Covid-19 na cidade baiana.

Agora o município soma 30.205 casos confirmados, 29.691 recuperados e 507 óbitos. O número de casos ativos subiu para sete, um a mais do que na quinta-feira (23).

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA segue em 23%, com 23 leitos ainda disponíveis aos pacientes. Situação diferente da rede municipal, onde todos os 10 leitos estão vagos.

Juazeiro: encontro com profissionais de saúde discute importância do Fevereiro Roxo

O “Fevereiro Roxo” foi criado para discutir as doenças crônicas no país. E durante esta semana, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, em parceria com a faculdade Unibras, realizou uma roda de conversa com estagiários do curso de fisioterapia da faculdade e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) sobre Fibromialgia.

“A equipe organizadora abordou a fibromialgia a partir de uma perspectiva física e emocional, por se tratar de uma doença incurável o paciente precisa aprender a conviver com as dores que ela provoca, o que também afeta a sua saúde mental”, explicou a diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ilane Costa.

Além da fibromialgia, o Fevereiro Roxo também aborda o Lúpus e Alzheimer, doenças crônicas e incuráveis. Cerca de 40 pessoas receberam orientações e folders com informações sobre a doença no encontro promovido pela Sesau.

Juazeiro: Pacientes com Lúpus e Fibromialgia realizam marcação de consultas e exames diretamente na Sesau

Pacientes com Lúpus e Fibromialgia estão entre os grupos prioritários que realizam marcação de consultas e exames diretamente na Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau).

Apenas devem realizar a marcação de consultas e exames diretamente na Sesau, além de pacientes com lúpus e fibromialgia, pacientes oncológicos, que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, ressonância, tomografia e cateterismo.

Para fazer a marcação na Secretaria de Saúde é preciso apresentar, obrigatoriamente, o documento oficial com foto, o Cartão SUS, as guias médicas e a seguinte documentação:

LEIA MAIS

Boletim desta quarta-feira não registra novos casos de covid em Juazeiro

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) não registrou novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (22). A cidade permanece com 30.202 pacientes infectados.

Há ainda 29.690 recuperados e 507 óbitos. De acordo com o boletim, atualmente, os casos ativos são cinco.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede municipal segue zerada, com todos os 10 leitos disponíveis. Já na rede PEBA, há 24 leitos vagos (ocupação de 20%).

Equipes de Atenção Primária de Juazeiro recebem capacitação sobre atendimento de saúde mental

Nesta semana equipes de saúde que integram a rede de Atenção Primária de Juazeiro (BA) participaram de uma formação para atendimento de saúde mental. A capacitação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maringá.

A formação foi realizada pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e contou com a participação de servidores que atuam como médico, enfermeiro, dentista, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e agente de portaria.

“Essa formação nos ajudou a como atender os usuários que necessitam de um direcionamento de saúde mental. Nele pudemos conhecer todo o fluxo para este tipo de atendimento da rede pública de saúde de Juazeiro”, destacou o dentista e coordenador da UBS Maringá, Rodrigo Reis.

Juazeiro não registra novos casos de Covid nesta sexta-feira

O boletim desta sexta-feira (17) não registra novos casos e nem novas mortes em decorrência da Covid-19 em Juazeiro (BA). Desta forma, o município soma 30.201 casos confirmados, 29.687 recuperados e 507 mortes.

Juazeiro registra ainda sete casos ativos da Covid. Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI, a rede municipal permanece com todos os 10 leitos disponíveis (0% de ocupação).

E na rede PEBA, a taxa de ocupação é de 20%, com 24 leitos disponíveis aos pacientes da cidade.

Sesau reforça equipe da UPA de Juazeiro durante feriado de carnaval

Entre este sábado (18) e a próxima terça-feira (21), a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) vai ser reforçada, para garantir um melhor atendimento à população durante o feriado, visando um possível aumento na demanda da UPA.

“Geralmente, em feriados extensos, a procura por atendimento no Pronto Atendimento aumenta significativamente. Adotamos essa estratégia de equipes reforçadas no Carnaval de Juazeiro e foi muito exitosa”, destacou o superintendente de Atenção Especializada da Sesau, Eduardo Rafael de Sousa Neto.

O novo secretário de Saúde, Allan Jones, lembra que a população deve aproveitar o carnaval com cuidados. “Estamos aumentando a quantidade de profissionais na UPA municipal para que nossas equipes consigam trabalhar também com mais tranquilidade. Mas pedimos que as pessoas brinquem com segurança“, disse.

Morador do Dom José Rodrigues cobra limpeza na UBS do bairro; Sesau responde

Um usuário da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro (BA), chamou atenção da Prefeitura e da Secretaria de Saúde (Sesau) sobre a limpeza a parte externa do prédio. No vídeo acima é possível observar o matagal tomando conta do local.

“UBS do Dom José Rodrigues, é a cena de abandono. O mato tomando de conta. Foi prometido fazer um piso e nada de fazer esse piso”, disse o leitor.

LEIA MAIS

Secretário de Saúde destaca investimentos na rede de Juazeiro

Os investimentos na saúde de Juazeiro (BA) continuam. Nesta semana o secretário Fernando Costa realizou visitas de inspeção nas unidades recém-reformadas. A agenda teve como objetivo observar os prédios e a instalação dos equipamentos que vão atender os juazeirenses.

“Para garantir a comodidade dos pacientes e colaboradores, fizemos reformas ou requalificações de 12 Unidades Básicas de Saúde, ao longo da nossa gestão. Recentemente, o CAPS AD passou por obras e agora tem um refeitório completo, salas novas, dormitórios e espaço de convivência. Tivemos o cuidado em entregar um espaço físico agradável, com boa ventilação e jardim, tudo para que os usuários sintam-se acolhidos“, disse.

LEIA MAIS

Em reunião com a Rede PEBA, secretário de Saúde de Juazeiro defende financiamento do Estado na Maternidade Municipal

O secretário de Saúde de Juazeiro (BA), Fernando Costa reforçou o pedido para que a Maternidade local seja transferida aos cuidados da rede PEBA, já que atende mais de 52 municípios, além da demanda municipal. A reivindicação aconteceu durante uma reunião que discutiu o financiamento da assistência materno-infantil na Bahia e Pernambuco, nesta quarta-feira (8).

Costa informou que apenas 51% dos atendimentos realizados em 2021 foram de pacientes de Juazeiro. “O déficit da Maternidade de Juazeiro é muito grande. O risco, de fato, é de algum momento colapsar. Por isso, insistimos que a Maternidade de Juazeiro esteja sob a gestão do estado, visto que atende vários municípios, portanto deveria ser financiado pelo estado e não por Juazeiro. Sugerimos que, em vez do Governo da Bahia instalar leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional, que faça isso na Maternidade de Juazeiro”, disse.

LEIA MAIS

Juazeiro: doses da BCG já estão disponíveis nas UBS da cidade

A vacina BCG deve ser administrada em crianças logo após o nascimento. Mas também pode ser aplicada após essa etapa e é de suma importância para proteger as crianças contra a tuberculose. Em Juazeiro (BA), a vacina está disponível em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“A vacina deve ser realizada logo após o nascimento, de preferência nas primeiras 12 horas de vida do bebê. Caso não seja possível, a criança deve ser vacinada ainda nos 15 dias de vida, mas ela pode ser administrada para não vacinados até 04 anos, 11 meses e 29 dias”, afirma a enfermeira da Secretaria de Saúde, Luana Albuquerque.

LEIA MAIS

Juazeiro: SESAU pede apoio da população para combater mosquito da dengue

O combate a dengue é diário e a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) reforçou as orientações aos moradores da cidade. Os agentes de combate a endemias estão circulando pela sede e interior, fiscalizando as residências e terrenos baldios, para combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

A luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya precisa do apoio da população. “É fundamental que a população abra suas portas para os nossos agentes, para que eles olhem de perto qualquer risco de proliferação do mosquito”, reforçou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

LEIA MAIS
23456