Juazeiro começa a aplicar vacina bivalente contra Covid para público geral a partir desta quarta-feira

O município de Juazeiro (BA) inicia nesta quarta-feira (26) a aplicação da vacina bivalente para a população geral a partir de 18 anos. A ampliação do público foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) no começo desta semana.

Podem se imunizar com este reforço quem tomou pelo menos duas doses no ciclo primário, há pelo menos quatro meses. É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina. A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) selecionadas:

LEIA MAIS

Juazeiro tem 16 novos casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro atualizou nesta segunda-feira (17) os dados da Covid-19. Desde a semana passada a Prefeitura tem divulgado os boletins de forma semanal. Portanto, os números de hoje são referentes ao período compreendido entre 9 a 15 de abril.

A cidade tem 16 novos casos de Covid. Agora são 30.297 casos positivos, dos quais 29.769 estão recuperados e há ainda 509 mortes. Juazeiro possui no momento 19 casos ativos.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA está em 50%, com 10 leitos disponíveis a possíveis pacientes da doença.

Juazeiro: Sesau passa a divulgar boletim da Covid semanalmente

Diante da estabilidade dos dados da Covid-19 em Juazeiro, a Secretaria de Saúde (Sesau) comunicou nesta segunda-feira (10) que os boletins da serão divulgados semanalmente. A mudança se baseia em uma orientação do Ministério Público Federal (MPF), sobre não haver mais necessidade de atualização diária dos dados.

Os números da doença serão monitorados, mas divulgados apenas uma vez, às segundas-feiras. No boletim de hoje, a cidade soma mais três casos e está com 30.281 casos confirmados, 29.751 recuperados, 21 casos ativos e 509 mortes. Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA, a taxa é de 35%, com 13 leitos disponíveis.

Boletim registra quatro novos casos de Covid-19 em Juazeiro

O boletim desta quarta-feira (5), divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) confirmou mais quatro casos de Covid-19 em Juazeiro (BA).

Agora a cidade soma 30.270 pacientes infectados, dos quais 29.748 foram recuperados. Há ainda 509 mortes e atualmente, 13 casos ativos da doença.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação teve uma leve alta, passando para 25%, com 15 leitos ainda disponíveis aos pacientes.

Juazeiro: confira ao cronograma da Unidade Móvel Odontológica para esta semana

(Foto: ASCOM)

A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico atenderá a população de Juazeiro (BA) de segunda a quarta-feira nesta semana. Conforme estabelecido pela Secretaria de Saúde (Sesau), serão realizados 15 atendimentos por dia. Os pacientes devem apresentar RG, CPF ou Cartão SUS. Os atendimentos iniciam às 8h.

Confira programação:

LEIA MAIS

Vacina bivalente está liberada para todas as pessoas dos grupos prioritários em Juazeiro

A partir desta sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro vai aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os públicos considerados prioritários. Para receber o imunizante, é necessário ter tomado ao menos duas doses anteriormente.

Quem tem prioridade?

Pessoas que vivem ou que trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, pessoas imunocomprometidas, todos estes a partir de 12 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, adolescente em medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade são considerados grupos prioritários na campanha.

LEIA MAIS

Sesau divulga número alternativo para acionamento do SAMU em Juazeiro

A linha telefônica destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro (BA) está com instabilidades nesta segunda-feira (27).

Enquanto o 192 não está disponível, a Secretaria de Saúde (Sesau) divulgou um número alternativo, pelo qual a população pode acionar o serviço: (74) 99937-7092.

Sesau fortalece parcerias com instituições para atender demanda reprimida de serviços para mulheres

Rede municipal tem ampliado serviços para mulheres

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) está firmando parcerias para atender a demanda reprimida de procedimentos médicos voltados para mulheres. O objetivo da Prefeitura é intensificar serviços como realização de laqueaduras tubáreas, histerectomias, ooforectomias, correções de prolapsos genitais e outras demandas assistenciais do público feminino.

“Buscamos fortalecer a parceria entre a Secretaria de Saúde, o Hospital São Lucas e a Faculdade Estácio de Sá para poder ampliar a realização das cirurgias eletivas na área ginecológica. Essa é uma boa oportunidade para tentarmos resolver ou minimizar a demanda reprimida e atingir os anseios da população feminina, que converge com o plano de governo da prefeita Suzana Ramos de estimular os cuidados com a saúde da mulher”, destaca o secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones.

LEIA MAIS

Alerta: Hospital Materno de Juazeiro atinge 200% de ocupação

O Hospital Materno Infantil de Juazeiro (BA) está com 200% de ocupação, informou a Secretaria de Saúde (Sesau) na sexta-feira (17). Diante da superlotação, a Sesau solicitou à Central Interestadual de Leitos (CRIL) a suspensão de regulações de novos pacientes para a unidade.

De acordo com a diretoria, desde 8 de março a gestão solicita a suspensão das regulações. “A Maternidade ultrapassou seu limite de internamentos. A superlotação vem sendo constantemente informada à CRIL, contudo pacientes continuam sendo transferidas para a unidade. Hoje, temos 120 pacientes internadas“, afirmou a diretora, Erica Góes.

LEIA MAIS

Gestantes e puérperas de Juazeiro vão poder tomar vacina bivalente contra Covid a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira (20), gestantes e puérperas que residem em Juazeiro (BA) vão poder tomar a vacina bivalente contra a Covid-19. Elas precisam ter se imunizado com pelo menos duas doses no esquema anterior, para receber o reforço.

A bivalente é uma atualização contra as novas cepas do coronavírus. O novo público-alvo poderá procurar as seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se proteger:

LEIA MAIS

Juazeiro notifica dois casos importados de malária

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) notificou nesta sexta-feira (10) dois casos importados de malária. O alerta destaca que os casos foram importados de outras localidades, ou seja, a infecção não ocorreu no município.

Os casos em investigação

O primeiro trata-se de um paciente que foi infectado em dezembro de 2022, no continente africano. Ele já havia realizado tratamento na África, mas voltou a apresentar sintomas da doença no Brasil. Já o segundo é de uma pessoa que veio da região da Amazônia.

Esse segundo paciente, assim que apresentou sintomas, buscou uma unidade de saúde, que realizou o teste rápido e confirmou a contaminação. Ele já está em tratamento, segundo a Sesau.

Prefeitura de Juazeiro amplia horário de atendimento ao público na Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou o horário de atendimento ao público para alguns serviços ofertados no prédio da Sesau. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (8) e já está em vigor.

Passam a funcionar das 7h às 17h, a Central de Marcação, o setor do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e o Cadastro e Atualização do Cartão SUS. O objetivo é melhorar ainda mais o serviço já prestado pela Sesau. “Tínhamos adotado a medida de forma provisória no final de fevereiro e entendemos que foi eficiente. Por isso, resolvemos tornar fixo este horário ampliado”, destacou o secretário de saúde, Allan Jones.

LEIA MAIS

Prefeitura investe em equipamentos para dar mais conforto a pacientes da UPA de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro (BA) segue investindo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Após obras e a compra de equipamentos como tomógrafo, raio-x digital e da implantação de uma usina de oxigênio, a Secretaria de Saúde (Sesau) investiu na comodidade dos pacientes.

Foram compradas 12 poltronas e seis cadeiras longarinas. “Distribuímos os móveis novos na recepção e na Sala de Medicação. Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos pacientes e tomando medidas para deixar o ambiente cada vez mais confortável”, explicou a diretora da UPA, Andreza Monteiro.

A prefeita Suzana Ramos (PSDB) destacou os investimentos. “Estamos em processo de modernização da UPA e de outras unidades de saúde do nosso município. Quero reafirmar o compromisso que a nossa gestão tem com a saúde do juazeirense”, afirmou.

12345