Juazeiro: confira onde se testar caso apresente sintomas da Covid-19

Assim como Petrolina, Juazeiro (BA) tem apresentado estabilidade nos dados da Covid-19. Mas, mesmo com a queda nas notificações, a população que tiver sintomas gripais deve se cuidar e se testar. A Secretaria de Saúde (Sesau) tem os seguintes polos abertos:

Unidades Básicas de Saúde (UBS´s)
O exame é feito a partir do terceiro até o sétimo dia de apresentação dos sintomas.

LEIA MAIS

Usina de oxigênio da UPA de Juazeiro contribui no processo de alta dos pacientes

A usina de oxigênio implantada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) tem apresentado resultados positivos. O equipamento está em funcionamento desde agosto de 2022, ajudando no processo de alta dos pacientes.

“A implantação da usina de oxigênio, esse serviço tão fundamental, representa o compromisso da nossa gestão com a saúde do juazeirense. Como todos sabemos, o oxigênio é essencial para oferecer melhor qualidade de vida e reabilitação aos pacientes, por isso, também traduz o plano de reestruturação desse setor em nosso município“, explica a prefeita Suzana Ramos (PSDB).

Com a usina, o processo de liberação dos pacientes é agilizado. “Quando não tínhamos a usina o paciente demorava muito na instituição, porque precisávamos solicitar à empresa fornecedora o suporte domiciliar de oxigênio, o que demorava até uma semana. Hoje, conseguimos liberar o paciente no mesmo dia“, explicou a diretora da UPA, Andreza Monteiro.

Juazeiro: confira o cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica

A Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro (BA) atenderá a população de segunda-feira (23) até quinta-feira (26). O serviço ofertado pela Secretaria de Saúde (Sesau) começa sempre às 8h, contemplado a sede e a zona rural. Confira a seguir a programação desta semana:

Segunda-feira (23)
Atendimento no Centro Comunitário, próximo ao ponto final do Residencial Brisa da Serra, atendendo crianças de 5 a 9 anos participantes do projeto Cuidar, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes);

LEIA MAIS

UPA de Juazeiro ganha tomógrafo e aparelho de raio-x de última geração

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) ganhou novos equipamentos. A Prefeitura entregou um novo aparelho de raio-x, digital e mais moderno, que vai melhorar o diagnóstico dos pacientes atendidos na unidade. Além disso, um tomógrafo também foi adquirido.

“Uma UPA ter uma tomografia não é muito comum. Com a tomografia, a gente vai poder diagnosticar vários tipos de doenças, principalmente os AVC’s hemorrágicos e isquêmicos, e isso faz com que a população tenha um diagnóstico muito mais rápido, além de outras patologias que vão ser diagnosticadas com a tomografia com muita precisão“, analisa o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Os aparelhos são de última geração e já estão instalados. O atendimento iniciará em breve. “Em breve vamos entregar estes equipamentos. Estamos esperando apenas o programa da máquina. O mais difícil já foi feito, que é a instalação e a máquina em si. Estamos finalizando a licitação do programa para colocar em funcionamento para as pessoas“, disse o secretário.

CAPS AD passa por reforma e se prepara para retomar atendimento em Juazeiro

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) III em Juazeiro (BA) está com o prédio reformado. A unidade está recebendo os ajustes finais, para que volte a funcionar com atendimento 24h, no bairro Novo Encontro.

“Quando assumimos a gestão, encontramos o CAPS AD inadequado, sem funcionamento 24h. Foi preciso fazer readequação para que o serviço voltasse a funcionar como deve e estamos entregando um CAPS AD reformado e, agora, apropriado ao funcionamento”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

LEIA MAIS

Juazeiro: confira o último cronograma de 2022 da Unidade Móvel Odontológica

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) divulgou o último cronograma de atendimento da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico deste ano. Conforme a programação da Prefeitura Municipal, o serviço estará disponível de 26 a 29 de dezembro.

Os pacientes deverão apresentar RG, CPF ou Cartão SUS. Confira a seguir a programação:

LEIA MAIS

Juazeiro vai aplicar 5ª dose contra Covid; confira os grupos contemplados

O município de Juazeiro (BA) avança mais uma etapa na imunização contra a Covid-19. Neste domingo (25), a Secretaria de Saúde informou que pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas a partir de 18 anos vão receber a 5ª dose da vacina.

As gestantes e puérperas também estão incluídas no grupo. O Governo do Estado da Bahia determinou o público-alvo desta nova etapa de vacinação.

LEIA MAIS

Juazeiro: Unidade Móvel Odontológica atenderá duas comunidades nesta semana


A Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) divulgou o cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica para esta semana. A população de duas comunidades poderá receber atenção bucal de hoje (12) até quinta-feira (15). Para ser atendido é necessário apresentar RG, CPF ou Cartão SUS.

Confira a seguir o cronograma desta semana:

Segunda-feira (12), terça (13) e quarta-feira (14):
Em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom José Rodrigues.
Horário: a partir das 8h.
O atendimento será por livre demanda;

Quinta-feira (15):
No Residencial Dr. Humberto em frente à quadra de esportes do local.
Horário: a partir das 8h. Atendimentos por livre demanda.

Juazeiro: Feirinha de Adoção acontece neste domingo, confira o horário

Quem gosta de animais pode adotar um cachorro ou gato disponível na Feirinha de Adoção realizada pela Prefeitura de Juazeiro (BA) neste domingo (11). A ação começou por volta de 8h, em frente à Faculdade Unibrás, no bairro Santo Antônio (próximo à Univasf).

A feirinha busca estimular a adoção de cães e gatos, dentro do Dezembro Verde, que trata sobre o abandono e maus-tratos. Os animais resgatados pela gestão estarão disponíveis para adoção até às 12h de hoje.

“É necessário primeiro que quem for adotar seja maior de idade e nós também iremos realizar uma entrevista com os candidatos. Temos cães e gatos precisando de amor, à espera por um lar”, explica a veterinária da Secretaria de Saúde, Graziella Vasconcelos. Veja a seguir alguns dos animais disponíveis:

Moradores do Parque Residencial são contemplados com atividades físicas e serviços de psicologia

Moradores do Parque Residencial, em Juazeiro (BA), estão sendo contemplados com atividades físicas, serviços de orientação de saúde mental e de convivência social. As ações são executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Na comunidade, o projeto começou após os profissionais do NASF III perceberam a necessidade do fortalecimento dos vínculos e da autoestima dos moradores. Para participar, qualquer residente no Parque Residencial pode ir aos encontros no residencial.

O próximo será realizado no dia 15 de dezembro, às 8h30, na Praça Márcio Setúbal. “Criamos um espaço para falar sobre saúde e de interação social. O nosso público tem sido principalmente de mulheres e idosos em processo de reabilitação, mas o espaço é aberto a quem quiser participar”, explica a psicóloga do NASF III, Clarita Gomes.

Após chuvas, Sesau divulga orientações para evitar problemas com animais peçonhentos em Juazeiro

O volume de chuvas dos últimos dias, somado ao calor intenso na região é um momento propício para o aparecimento de animais peçonhentos. E a Secretaria de Saúde (Sesau) emitiu uma série de orientações para os juazeirenses evitarem problemas com os insetos e répteis.

Os cuidados devem ser preventivos. Mas, caso algum cidadão ou cidadã se machuque em contato com os animais peçonhentos, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

LEIA MAIS

Juazeiro: Unidade Móvel Odontológica terá atendimentos dentro do Novembro Azul

Na última semana de novembro, a Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro (BA) estará oferecendo atendimentos gratuitos de segunda a quinta-feira. A programação começa amanhã (28/11, no Emei Vanda Guerra, no Residencial São Francisco.

O atendimento será iniciado às 8h, para crianças de cinco a nove anos, agendadas pelo Projeto Cuidar. Na terça-feira (29) a unidade estará novamente na Emei Vanda Guerra, no Residencial São Francisco, mas desta vez atendendo homens por livre demanda em uma ação do Novembro Azul, também a partir das 8h.

LEIA MAIS

Criado neste ano, Ambulatório de Curativos Especiais já realizou cerca de 1.200 atendimentos

O Ambulatório de Curativos Especiais foi criado pela Prefeitura de Juazeiro (BA) há oito meses e o serviço executado pela Secretaria de Saúde (Sesau) já é referência no município baiano. No balanço da pasta, já foram realizados cerca de 1.200 atendimentos.

O público é composto por pessoas com problemas de úlceras venosas, pés diabéticos, entre outras doenças. Uma dessas pacientes é Lucelia Conceição da Mota, de 61 anos. Ela é diabética e hipertensa. “O Ambulatório de Curativos Especiais é de extrema importância, pois tem ajudado vários pacientes com suas lesões que não havia soluções nem esperança e ela trouxe esperança para estes pacientes“, disse.

LEIA MAIS

Juazeiro: programa Saúde em Movimento completa um ano

O programa Saúde em Movimento, da Prefeitura de Juazeiro (BA), vai completar um ano na próxima semana. E para celebrar o aniversário, na terça-feira (22), o bairro São Geraldo receberá uma ação especial, com a realização de consultas e exames.

A previsão é que sejam ofertados atendimento médico com clínico geral, ginecologista, ortopedista, ultrassonografia endovaginal, atendimento odontológico na unidade móvel, atualização e cadastro do Cartão SUS, marcação de exames, ventosaterapia e auriculoterapia.

LEIA MAIS

Sesau realizará ações educativas de combate a dengue nesta semana, em Juazeiro

Nesta quarta e quinta-feira (16 e 17 de novembro), a Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizará ações de combate a dengue no bairro Dom Thomaz. A programação contemplará a EMEI Maria Júlia Rodrigues Tanuri, nos períodos da manhã e tarde, com atividades educativas.

No dia 18, ocorrerá o ‘Dia D’ com mutirão de visitas domiciliares e bloqueio focal no bairro Antônio Guilhermino e palestra lúdica na EMEI Dilma Calmon Oliveira, no bairro Alto do Quidé, a partir das 8h30. A mobilização ocorre após o período de chuvas, que contribui para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue.

LEIA MAIS
34567