Juazeiro inicia campanha de vacinação contra a gripe na segunda, confira os detalhes da ação

A partir de segunda-feira (4) Juazeiro (BA) estará vacinando idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Essa etapa seguirá até 2 de maio e a partir do dia 3, serão contemplados novos grupos.

Na cidade baiana, a Secretaria de Saúde (Sesau) estima que cerca de 69.400 pessoas integram os grupos prioritários e a meta é vacinar 90% deste público. Assim como ocorre todo ano, haverá um Dia D, marcado para 30/04.

Além dos trabalhadores da saúde e idosos, também integram o público-alvo da campanha: crianças de 6 meses menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, idoso com 60 anos ou mais, profissionais das forças de salvamento e segurança, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medida socioeducativa.

Profissionais da Sesau participam de treinamento para telediagnóstico em cardiologia e dermatologia

Profissionais da saúde de Juazeiro (BA) participaram de um treinamento para telediagnóstico em cardiologia e dermatologia. Cerca de 60 servidores da Sesau receberam o treinamento, que é realizado em parceria com o Governo da Bahia.

“A proposta é dar mais celeridade ao diagnóstico de doenças cardiológicas e dermatológicas, com o telediagnóstico, em que os nossos profissionais poderão enviar os casos dos pacientes que chegam às Unidades Básicas de Saúde para os especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais, através da plataforma. É, sem dúvida, um ganho para nós e para toda a comunidade“, explica o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

O objetivo é agilizar o atendimento dessas especialidades, como explica a diretora da Atenção Básica da Sesau, Helen Ferreira. “Este material será enviado online para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e lá os especialistas farão a análise da lesão, no caso de doença dermatológica, ou do exame cardiológico realizado em Juazeiro”, afirma.

Juazeiro: UBS Mussambê não terá mais atendimento aos sábados para pacientes com síndromes gripais

O atendimento na UBS Mussambê, em Juazeiro (BA), será suspenso a partir deste sábado (12). O motivo é a redução no número de atendimentos a pessoas com sintomas gripais na cidade. Mas a população poderá buscar orientação médica na UBS João Paulo II, informa a Prefeitura.

As duas unidades estavam funcionando desde 15 de janeiro, aos sábados, para auxiliar no atendimento aos juazeirenses que tinham síndromes gripais. “Estamos notando em toda a rede de saúde redução no número de atendimentos para Covid-19 e, devido a isso, não há a necessidade em manter as duas UBSs em funcionamento com uma demanda tão baixa. Destacamos que estamos tomando esta medida analisando o cenário epidemiológico atual de Juazeiro“, explica o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Contudo, nas últimas semanas a Secretaria de Saúde (Sesau) observou uma diminuição nos casos e optou por esta mudança, inclusive no Hospital de Campanha Municipal.

Por conta da chuva, Juazeiro suspende vacinação contra Covid deste sábado

Por conta da chuva que caiu em Juazeiro (BA) na sexta-feira (4), a Secretaria de Saúde (Sesau) suspendeu a vacinação contra Covid-19 programada para este sábado (5). De acordo com a Prefeitura, houve uma queda de energia na cidade, o que impactou na operacionalização da Rede de Frio.

“A vacinação contra a Covid-19 será retomada na próxima segunda-feira (7) com um novo cronograma a ser divulgado”, explica a Sesau. No entanto, a Prefeitura não informou se houve perdas de vacinas por conta da queda de energia.

‘Kit Glaucoma’ já pode ser retirado na Sesau de Juazeiro

Pacientes que solicitaram o kit da medicação do Programa Glaucoma, em Juazeiro (BA), já podem retirá-lo na Secretaria de Saúde (Sesau). No balanço da pasta, cerca de 160 pessoas estão contempladas na ação promovida pelo município.

São contemplados pacientes com glaucoma, doença do nervo óptico causada, principalmente, pela elevação da pressão dentro dos olhos, o que compromete a visão do paciente. Para fazer a retirada do kit, basta comparecer, de 8h às 13h no 1º andar da Sesau.

É obrigatório apresentar RG e Cartão SUS do paciente. No caso do kit ser recebido por terceiro, também deve-se apresentar RG e Cartão SUS do paciente.

Saiba como agendar procedimentos médicos na Central de Marcação de Juazeiro

Saiba como agendar consultas na rede municipal (Foto: Ascom PMJ)

A Central de Marcação de Juazeiro (BA) funciona na Secretaria de Saúde, para atender as marcações de pacientes com lúpus, fibromialgia, tratamento oncológico e Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O atendimento a público é de segunda a sexta-feira das 7h às 12h, com distribuição de 100 fichas por dia.

O objetivo do espaço “é agilizar ainda mais os atendimentos à população, e realizar o máximo de procedimentos para conseguir zerar a fila”. A seguir, estão orientações para a população que precisa de atendimento.

LEIA MAIS

Convocação: Sesau divulga 13ª lista de aprovados na seleção da Sesau

A Prefeitura de Juazeiro (BA) está convocando mais candidatos aprovados na seleção simplificada nº 001/2021, para a Secretaria de Saúde (Sesau). O 13º edital (confira aqui) foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (26), realizando o chamamento de profissionais para as seguintes vagas:

  • Agente de Portaria,
  • Auxiliar de Serviços Gerais,
  • Auxiliar de Almoxarife,
  • Motorista de Viatura Leve,
  • Técnico em Radiologia.

Conforme o edital, os candidatos convocados deverão comparecer no Setor de Recursos Humanos (RH) da Sesau, localizado no Shopping Águas Center, nesta segunda-feira (28), das 8h30 às 16h para entrega da documentação exigida no edital.

Juazeiro: Sesau convoca aprovados em seleção de 2021

(Foto: ASCOM)

Candidatos aprovados na seleção simplifica da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) devem comparecer ao setor de Recursos Humanos, no Shopping Águas Center, para entregar a documentação exigida no Edital de Convocação n° 12/2021.

A entrega pode ser feita das 8h30 às 16h desta segunda-feira (21). Estão sendo chamados profissionais de auxiliar de serviços gerais, atendente de farmácia, digitador, neonatologista e recepcionista.

O edital com a lista dos convocados e a documentação exigida está disponível neste edital, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (18).

Unidade Móvel de Atendimento Odontológico estará atendendo moradores do Dom José Rodrigues nesta semana

(Foto: ASCOM)

Nesta semana a Unidade Móvel de Atendimento Odontológico da Prefeitura de Juazeiro (BA) atenderá os moradores do Bom José Rodrigues, pessoas cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e mulheres atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

A programação começa na terça-feira (22), quando serão atendidas as mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas no CIAM. Os atendimentos serão ao lado da UBS Angary, a partir das 8h. No dia seguinte, 23, é a vez da Unidade receber pessoas dos grupos LGBTQIAP+ acolhidas pela Sedes.

Novamente o atendimento será na UBS Angary, a partir das 8h. Dando sequência, nos dias 24 e 25 serão contemplados os moradores do bairro Dom José Rodrigues. A equipe odontológica estará em frente à Escola Municipal Tancredo Neves, a partir das 8h.

Com sintomas de Covid-19, leitora reclama que ao buscar atendimento médico foi atendida por dentista em Juazeiro

Em contato com a redação do Blog Waldiney Passos, uma leitora afirmou que foi até uma Unidade de Saúde da Família (USF) em busca de atendimento médico, mas foi atendida pelo dentista da USF. O fato aconteceu na USF do bairro Alto da Aliança, em Juazeiro, no Norte da Bahia.

A leitora disse ainda que não tinha médico na USF e que em nenhum momento foi informada que seria atendida pelo dentista. Ela só percebeu o que havia acontecido quando foi olhar o atestado em casa.

O que disse a Secretaria de Saúde de Juazeiro

Em nota enviada ao Blog, a Secretaria de Saúde de Juazeiro esclareceu que durante o período pandêmico, o Ministério da Saúde lançou recomendações em que é permitida a participação de membros da equipe de saúde da família com relação à notificação, orientações e testagem rápida dos pacientes.

LEIA MAIS

Pessoas com dificuldade de lomocação são contempladas com cadeiras de roda, em Juazeiro

O Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro entregou cadeiras de rodas a cerca de 40 pessoas com dificuldade de locomoção. O equipamento foi doado através de uma parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com a Secretaria de Saúde (Sesau).

“Fizemos um projeto para conseguir receber o programa humanitário devido à grande demanda aqui na cidade, devido à necessidade de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção. Graças a Deus conseguimos essa parceria. O programa engloba 400 cadeiras que estão sendo entregues por etapas. Estamos no 4º pedido. Já entregamos mais de 100 cadeiras de rodas”, destacou a fisioterapeuta do Cerpris, Marcela Cirne Dourado.

O Cerpris atende 28 municípios da macrorregião norte da Bahia. O Centro funciona na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio (próximo à Delegacia da Mulher), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para contato é o (74) 3612-1866.

Juazeiro: Secretaria de Saúde elabora estratégia para atendimento de pacientes com sintomas gripais

(Foto: ASCOM/PMJ)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro elaborou uma estratégia para ampliar o atendimento à população com sintomas gripais. Na Atenção Básica, as consultas de pessoas de grupos de risco e os atendimentos programados (hiperdia, pré-natal e consulta puerperal, puericultura, coleta de citologia oncótica e saúde mental) não serão realizadas no mesmo turno de atendimento a sintomáticos respiratórios e realização de Testes Rápidos para Covid-19 na unidade.

Dessa forma, na zona rural as consultas de cuidado continuado também não deverão dividir o turno com os atendimentos dos sintomáticos respiratórios. O objetivo é evitar que os públicos se misturem. Ainda segundo a SESAU, o efetivo profissional para atendimento médico na Unidade Pediátrica (Uped) foi aumentado, reforçando a atenção aos casos classificados como de menor gravidade, de acordo com o protocolo de urgência.

LEIA MAIS

Médico de Juazeiro relata infecção pela Influenza e cobra ações preventivas da SESAU

O médico Ivan Galvão, de Juazeiro (BA), relatou ao Blog nesta terça-feira (4), que está infectado com o vírus Influenza A, chamada de H3N2. Segundo o profissional de saúde, seus sintomas são leves. Na conversa com nossa equipe, ele demonstrou preocupação e cobrou ações da Prefeitura.

“Aguardamos medidas por parte da Secretaria de Saúde de Juazeiro, que deverão ser anunciadas em breve (precisamos de testes rápidos para o vírus influenza nos serviços públicos de saúde e da disponibilização do medicamento específico para o tratamento dos casos graves). Existe medicamento específico para esse tipo de vírus, o qual está esgotado nas farmácias e só é disponibilizado pelo SUS para os pacientes dos grupos de risco. No entanto, já fomos avisados de que o estoque no município é pequeno”, contou.

O que diz a SESAU?

Em nota, a Secretaria de Saúde (SESAU) rebateu algumas das colocações do médico. “A Secretaria de Saúde de juazeiro esclarece que a medicação para tratamento de Influenza já é fornecida pelo município à rede especializada, a pacientes com quadro graves hospitalizados, e grupos prioritários (hipertensos, diabéticos, imunossuprimidos, entre outros). Essa orientação é da nota técnica da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Sobre a testagem, os testes para Influenza são realizados em pacientes que evoluem com gravidade e que têm teste antígeno negativo para Covid -19″.

Família de gestante relata suposta negligência médica na Maternidade de Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

O Hospital Materno Infantil de Juazeiro (BA) foi acusado de negligência médica nesse final de semana. A denúncia da vez envolve Erika Maiane Ribeiro Barros, de 17 anos. Ela deu entrada na unidade na sexta-feira (31) sentindo fortes dores.

A família da gestante alega que a jovem passou o dia sentindo dores e mesmo assim não recebeu atendimento como deveria. Contudo, a Secretaria de Saúde (SESAU) nega que tenha havido qualquer problema no atendimento à Érika. Em nota enviada ao Blog, secretaria alega que a jovem já teria dado entrada com o feto morto.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que não houve qualquer negligência por parte da equipe da Maternidade Municipal à paciente Érika Maiane Ribeiro Barros. Ela chegou à unidade no fim da tarde do dia 31 de dezembro já sem movimentos fetais, segundo ela, há mais de 24 horas e foi constatado que o bebê já não apresentava os sinais vitais. O protocolo médico, neste caso, orienta que o feto nasça de forma normal. Porém, como não houve evolução, foi realizado procedimento de cesárea no início da tarde deste sábado (1º)”, diz a nota.

Ainda segundo a SESAU, “o feto apresentava descamação pelo corpo, evento natural e esperado após o óbito dentro do útero, que nada tem ligação com traumas ou maus-tratos. A Maternidade de Juazeiro se solidariza com a família, lembrando que todo o atendimento seguiu os protocolos médicos. A unidade se mantém à disposição da família para maiores esclarecimentos”.

Centro de Testagem para Covid em Juazeiro passará a atender por demanda espontânea

A partir desta segunda-feira (3) o ponto de testagem para covid-19 em Juazeiro (BA) passará a atender o público por demanda espontânea. A unidade fica localizada no Centro de Cultura João Gilberto, no bairro Santo Antônio. O objetivo da mudança é ampliar a testagem na cidade.

Como buscar atendimento

Quem estiver com sintomas gripais ou teve contato com uma pessoa que testou positivo para a Covid-19 deve se dirigir ao local. É obrigatório apresentar um documento oficial com foto. O atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 16h.

LEIA MAIS
56789