Unidade Móvel Odontológica estará em três comunidades de Juazeiro nesta semana

Nesta semana a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) estará com atendimentos através da Unidade Móvel Odontológica em três comunidades. Hoje (14) e amanhã (15) não haverá expediente, por conta do Ponto Facultativo e do feriado da Proclamação da República.

Os atendimentos começam na quarta-feira (16), em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) CSCU, em ação alusiva ao Novembro Azul, contemplando pacientes por livre demanda, a partir das 8h.

Na quinta-feira (17) a unidade móvel estará no residencial Dr. Humberto, em frente à Escola Maria Julia Tanuri, atendendo por livre demanda, a partir das 8h. Encerrando o cronograma da semana, na sexta-feira (18) o atendimento será no Centro POP (Angary), para moradores de rua, a partir das 8h.

Ponto de Testagem da Covid em Juazeiro será desativado

A Prefeitura de Juazeiro (BA) comunicou, nesta sexta-feira (7), que o Ponto de Testagem da Secretaria de Saúde será desativado. O motivo é a baixa procura pelo serviço, que funciona ao lado da UPA. A partir de segunda-feira (10) o espaço encerrará as testagens.

Com a desativação do Centro de Testagem, a população poderá buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante seu horário de funcionamento ou o Lacen, das 7h às 12h e das 14h às 17h.

“Diante do cenário epidemiológico que temos atualmente a procura pelo teste para detecção da Covid-19 teve uma queda brusca. Por dia, estamos realizando no ponto de testagem pouco mais de 20 testes. A nossa rede consegue absorver a demanda atual de testes”, afirma o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

Outubro Rosa: não há fila de espera para marcação de exames

A cor rosa predomina em outubro, para conscientizar as mulheres sobre a necessidade de realizar exames preventivos contra o câncer. O mais comum é o de mama e de acordo com a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), atualmente não há demanda reprimida para exames.

A solicitação pode ser feita na Central de Marcação, localizada na sede da Sesau. A mamografia é realizada na Policlínica Regional e somente neste ano foram abertas mais de duas mil vagas, das quais menos de 300 foram utilizadas.

LEIA MAIS

Saiba como tirar o Cartão SUS em Juazeiro

Você sabe como emitir o Cartão SUS? O documento é essencial para que a população brasileira tenha acesso aos serviços públicos de saúde. Ele é indispensável para consultas, exames, cirurgias entre outros. Confira como emiti-lo se você reside em Juazeiro (BA).

Onde posso confeccionar meu Cartão SUS?

O documento pode ser emitido na Secretaria de Saúde (Sesau) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento é das 7h às 13h. Também é possível tirar o Cartão SUS no programa ‘Saúde em Movimento’, realizado pela gestão municipal.

Quais documentos são necessários?

Para fazer o Cartão SUS, é preciso estar com CPF, comprovante de residência atualizado e Certidão de Nascimento, no caso de crianças.

Carro da Vacina levará doses da covid para seis comunidades de Juazeiro nesta semana


O Carro da Vacina da Prefeitura de Juazeiro (BA) vai levar as doses da covid-19 para seis comunidades nesta semana. O atendimento começa hoje (26), por Maniçoba I, a partir das 8h.

O carro estará em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS). Na terça-feira (27) a vacinação será em Itamotinga, em frente a Primeira Igreja Batista, a partir das 8h.

LEIA MAIS

Unidade Móvel Odontológica atenderá duas comunidades em Juazeiro nesta semana

(Foto: ASCOM)

Com uma semana mais curta por conta do feriadão desta semana, a Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro (BA) estará nesta segunda-feira (5) atendendo estudantes da Apae. Amanhã, o serviço contemplará moradores de Carnaíba de Dentro.

A unidade móvel ficará instalada em frente à Igreja São Sebastião, a partir das 8h. É preciso que a população leve RG, CPF ou cartão SUS para ser atendida.

Campanha de vacinação contra poliomielite termina na próxima semana; Juazeiro já vacinou mais de 3 mil crianças

(Foto: Ascom/PMP)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina no próximo dia 9 de setembro. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 14,3 milhões de crianças, atingido a meta de 95% do público-alvo da mobilização iniciada em agosto deste ano.

Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde (Sesau) realizou dois ‘Dias D’ em agosto: um na zona rural e outro na sede. No balanço da pasta, até o momento 3.193 crianças de 1 ano a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) receberam a famosa “gotinha”, garantindo a proteção contra a pólio.

LEIA MAIS

Juazeiro: por conta de feriadão, confirmação de viagem no TFD deve ser antecipada

O feriado da Independência do Brasil será celebrado na próxima semana. Mas em Juazeiro o dia da Padroeira é comemorado em 08/09 e por conta disso, na sexta-feira (9) foi decretado ponto facultativo.

Isso vai alterar o funcionando do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Quem precisa viajar entre 7 e 11 de setembro precisa confirmar o deslocamento até a terça-feira (6).

Basta comparecer à Secretaria de Saúde (Sesau) até terça, quando haverá atendimento ao público, das 7h às 13h.

Juazeiro notifica mais um caso suspeito de varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) notificou mais um caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox). Trata-se de um homem de 45 anos. A coleta de material foi realizada nesta quarta-feira (31) e eleva para 16 o número de casos em investigação no município.

O paciente encontra-se em isolamento domiciliar e apresenta sintomas leves. A família do homem também receberam orientações sobre os cuidados contra a Monkeypox.

Ontem, uma adolescente foi notificada como caso suspeito. Em números totais já são 16 suspeitos, um confirmado e até o momento, dois casos descartados.

Juazeiro tem mais um caso suspeito de Varíola dos Macacos

O município de Juazeiro (BA) registrou mais um caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox). A coleta foi realizada na segunda-feira (29) e trata-se de uma adolescente de 17 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), ela tem sintomas leves e encontra-se em isolamento domiciliar.

“A amostra coletada pelo Lacen de Juazeiro foi encaminhada para o laboratório de referência. A paciente e seus contatos foram orientados quantos às medidas de prevenção e controle da doença“, diz a nota da Sesau.

Atualmente Juazeiro contabiliza 15 casos suspeitos, dos quais um foi confirmado e outros dois já foram descartados após exames.

Juazeiro: confira onde se vacinar contra a Covid-19 nesta segunda-feira

As doses contra Covid-19 estão sendo disponibilizadas em três polos fixos e também de forma itinerante, nesta segunda-feira (23). A imunização será iniciada às 8h30 e segue até às 16h, a depender do local escolhido.

Nos polos fixos serão ofertadas a primeira dose para pessoas a partir de 5 anos, segunda dose, dose de reforço e quarta dose para imunossuprimidos e idosos a partir de 60 anos. Basta comparecer ao Juá Garden Shopping (das 10h às 16h) ou a Uneb e Unibras (das 8h30 às 14h).

A vacinação itinerante ocorrerá em Maniçoba IB, a partir das 9h e seguem até se encerrarem as 150 doses. Serão disponibilizadas a primeira dose, segunda dose, dose de reforço e quarta dose. É necessário levar RG, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina. Quem for do grupo dos imunossuprimidos deve apresentar o laudo médico.

Juazeiro: secretário de Saúde se reúne com Agentes de Endemias para discutir mais valorização da categoria

Representantes da Secretaria de Saúde de Juazeiro se reuniram com agentes de Combate a Endemias da cidade, para discutir a valorização da categoria. A reunião foi realizada na quinta-feira (12), mesmo dia no qual a Câmara de Vereadores de Petrolina, cidade vizinha, aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da classe.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Costa, os ACEs estão há 10 anos com as gratificações congeladas. “Valorizar o servidor municipal é uma premissa da atual gestão, por isso estamos discutindo melhorias para os agentes de endemias, uma categoria muito importante e que há muito tempo não vinha sendo valorizada”, disse.

Os agentes defenderam melhorias nas gratificações e ajuda no deslocamento dos profissionais. “Essa negociação se deve à sensibilização do secretário Fernando, que conversou com os agentes de Endemias e realizou um estudo das possibilidades para conseguir essa valorização da categoria”, destacou Djalma Amorim.

Juazeiro: ‘Dengue Zap’ recebeu mais de 70 solicitações em menos de um mês de funcionamento

Criado há cerca de 20 dias, o ‘Dengue Zap’ da Prefeitura de Juazeiro tem apresentado resultados positivos, segundo balanço da secretaria de Saúde (Sesau). Pensado para ser um meio de registro e identificação de possíveis focos, o canal direto com a população já recebeu 70 solicitações.

Depois da solicitação feita, as equipes do Núcleo de Endemias vão ao endereço verificar a demanda. Contudo, a pouca precisão das informações fornecidas não está permitindo um melhor trabalho. “Às vezes o servidor que é designado para o serviço vai ao local, mas não encontra uma pessoa responsável no momento ou mesmo não consegue chegar ao endereço indicado por falta de algumas informações básicas“, disse o supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves da Silva.

O contato do ‘Dengue Zap’ é (74) 98827-9832. As demandas devem ser apresentadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é exclusivo para envio de mensagens, portanto, não adianta tentar registrar solicitações via ligações.

Juazeiro: vacina contra HPV está disponível em todas as UBS da cidade

Foto: Ascom PMJ

A vacina contra o Papilomavírus Humanos (HPV) está disponível gratuitamente para a população de Juazeiro (BA). O imunizante protege contra alguns tipos de câncer, relacionados diretamente ao HPV e o público-alvo deve se imunizar.

Podem se proteger contra o HPV:

  • meninas entre 9 e 14 anos,
  • meninos entre 11 e 14 anos;
  • pessoas do sexo feminino imunossuprimidas de 9 a 45 anos;
  • pessoas do sexo masculino 9 a 26 anos.
LEIA MAIS

Pacientes com deficiência recebem cadeiras de rodas adaptadas no Cerpris em Juazeiro

Dona Maria do Carmo Moraes Reis não escondeu a emoção quando viu a neta, a pequena Maria Vitória, em uma cadeira de rodas novinha adaptada para ela. “A gente fica feliz, porque é uma conquista, diante das dificuldades que a gente tem. É um privilégio receber a cadeira de rodas, que facilita a vida da gente e a vida dela também. Só temos que agradecer”, declarou a avó, que é mãe duas vezes. Nesta quarta-feira (13), pessoas cadastradas no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro receberam os equipamentos através do programa humanitário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias com a Secretaria de Saúde de Juazeiro.

De 2020 a março de 2022, já foram entregues pelo programa 220 cadeiras de rodas. Até o fim de abril serão mais 79 cadeiras do tipo padrão. Outras 101 cadeiras de rodas serão entregues ainda este ano. A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos participou da entrega, junto ao secretário de Saúde, Fernando Costa, e celebrou a parceria com o programa humanitário. “É importante essa parceria, pois vemos a humanização que tanto pregamos. Estou vendo o sorriso das pessoas e dos familiares. Muitos deles nem tinham uma cadeira ou tinham uma velha ou emprestada. Agora já poderão estar mais incluídas na sociedade. E agora recebem uma cadeira adaptada, feita especialmente para quem vai receber. Só temos que agradecer à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pela parceria”, declarou a prefeita Suzana Ramos.

LEIA MAIS
45678