Governador viabiliza construção de Catedral em Salgueiro

Na presença do Bispo Dom Magnus Henrique Lopes e de populares presentes na Cúria, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Igreja Católica /Foto: Alusísio Moreira

Na presença do Bispo Dom Magnus Henrique Lopes e de populares presentes na Cúria, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Igreja Católica /Foto: Alusísio Moreira

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou e entregou, nesta sexta-feira (22), a escritura de permuta de propriedade entre o Governo de Pernambuco e a Cúria Diocesana de Salgueiro, para a construção de uma nova Catedral no município do Sertão Central. O terreno que abrigará o novo equipamento possui dois hectares de extensão e está localizado no bairro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na presença do Bispo Dom Magnus Henrique Lopes e de populares presentes na Cúria, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Igreja Católica no desenvolvimento de práticas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

“A Igreja Católica é uma grande parceira do poder público porque ela nos auxilia de maneira ativa e contínua nos atendimentos às comunidades e populações mais carentes. Por isso, é compromisso do Estado ampliar essa parceria, buscando alternativas para que a Igreja continue crescendo, evangelizando e promovendo boas ações em prol da sociedade”, destacou Paulo.

De acordo com a assessoria do Governo, o processo de concessão se deu através da liberação do terreno – de propriedade dos moradores Francisco e Inês Torres, que cederam o local ao Governo do Estado, que por sua vez o repassou à Diocese. Em contrapartida, a Diocese passou outros dois espaços, de tamanho proporcional ao recebido, para a família Torres.

Com informações do Blog da Folha

Salgueiro acha possível reverter vantagem do Sport

Se vencer por um gol de diferença, o Salgueiro leva o jogo para os pênaltis. Mais de dois gols, os sertanejos vão para sua segunda final/Foto: Sérgio Bernardo

Se vencer por um gol de diferença, o Salgueiro leva o jogo para os pênaltis. Mais de dois gols, os sertanejos vão para sua segunda final/Foto: Sérgio Bernardo

Na base de “dos males, o menor”, o time do Salgueiro acabou achando a vantagem do Sport, que venceu pelo placar mínimo a equipe sertaneja na partida de ida da semifinal, possível de reverter. “Se fosse mais de dois gols, era difícil. Mas acho que a gente tem chances, sim”, garantiu o volante Rodolfo Potiguar.

A partida de volta será domingo (24), no Cornélio de Barros. Se vencer por um gol de diferença, o Salgueiro leva o jogo para os pênaltis. Mais de dois gols, os sertanejos vão para sua segunda final. Vitória ou empate do Sport, o finalista será o Leão.

“Vamos chamar o torcedor para nos dar forças. No jogo da Ilha, faltou  a gente concluir mais. Não deu, mas ficou para domingo”, afirmou o zagueiro Rogério. “A gente sabe que domingo também vai ser uma partida disputada, mas a vaga na final ainda está em aberto”, comentou o atacante Anderson Lessa.

Com informações do Blog do Torcedor

 

Carcará perde para o Sport, mas pode reverter situação domingo jogando em casa

Salgueiro e Sport

Sport vence o Salgueiro por 1 x 0, mas ainda tem que passar pelo Carcará domingo no Sertão / Foto: Paulo Uchôa

Mesmo jogando mal, o Sport conseguiu abrir vantagem diante do Salgueiro na briga por uma vaga na final do Campeonato Pernambucano, ao bater o rival por 1×0, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro. O gol foi marcado por Vinícius Araújo.

No jogo de volta, domingo, no Sertão, o rubro-negro joga pelo empate. Se o Carcará vencer por um gol de diferença, a decisão vai aos pênaltis. Foi a primeira vitória leonina sobre os sertanejos em cinco partidas.

Com informações do NE10.

 

Salgueiro exalta favoritismo do Sport na semifinal

 

As duas equipes se enfrentam na tarde  desta quinta (21), na Ilha do Retiro

As duas equipes se enfrentam na tarde desta quinta (21), na Ilha do Retiro

Já foram duas vitórias contra o Sport no Pernambucano 2016, todas pelo placar simples de 1×0. Mas, mesmo com o bom retrospecto, o Salgueiro se mantem isento do favoritismo no jogo de hoje. Para o Carcará, o importante é trabalhar para um terceiro bom resultado esse ano e assim, quem sabe, levar um novo triunfo diante do Leão. “O Salgueiro tem suas qualidades e esperamos que amanhã (hoje) possamos ter sorte para sair do Recife com um resultado interessante para o próximo jogo”, avaliou o goleiro Mondragon, que ainda não enfrentou o Sport esse ano.

Os jogadores do Salgueiro veem a responsabilidade maior em campo do time rubro-negro, com mais necessidade de um resultado que agrade à torcida. “Sabemos que é um jogo difícil, contra um time grande da capital, mas estamos preparados”, garantiu Mondragon.  O goleiro havia lesionado o músculo posterior da coxa na última semana e já está melhor. No treino de ontem, dividiu a posição com o reserva Gleybson, realizando as mesmas atividades. Se o atual número 1 do Carcará inicia o jogo, ainda é uma questão para o técnico Sérgio China definir.

O time de Salgueiro tem apenas 11 anos e já participou de uma Série B. Os torcedores no Sertão cobram o elenco. “A torcida está acostumada a isso, até alguns momentos acha que a equipe é mais do que é, como Sport, Santa Cruz e Náutico, que são centenárias e tem uma tradição. É uma equipe em ascensão. Temos os pés no chão, porque temos limites, mas estamos sempre tentando ultrapassá-los”, concluiu o comandante.

Carcará vai ao Recife tentar repetir proeza de vencer o Spot na Ilha do Retiro pelas semifinais do Pernambucano

Salgueiro - Carcará

Salgueiro tem um histórico recente bastante positivo em jogos disputados contra o Rubro-negro

Assim como aconteceu no ano passado, o Sport tentará curar a sua ressaca da eliminação no Copa do Nordeste, contra o Salgueiro. E novamente num cenário decisivo: a semifinal do Campeonato Pernambucano. Em 2015, o Leão foi eliminado pelo Bahia no Nordestão e uma semana depois enfrentou o Carcará. Caiu novamente. Agora, o tempo é menor, mas os estragos foram grandes. Depois de  cair diante do Campinense, no último domingo, os rubro-negros demitiram o técnico Paulo Roberto Falcão e entram em campo para jogar contra o Salgueiro às 16h desta quinta-feira, na Ilha do Retiro. O jogo da volta acontece no domingo, no Estádio Cornélio de Barros.

O Sport entra em campo tentando se recuperar do princípio de crise que se instalou no clube desde o último domingo. Sem conseguir jogar bem desde o início do ano, o Leão foi eliminado pelo Campinense na Copa do Nordeste e o técnico Paulo Roberto Falcão acabou sendo demitido. O seu auxiliar, Thiago Gomes, ficou no clube comanda a equipe de forma interina nesta quinta. Enquanto isso, a diretoria trabalha nos bastidores para contratar um novo treinador.

O Salgueiro tem sido considerado um dos grandes carrascos do Sport no último ano. Além de ter eliminado o Leão nas semifinais do Campeonato Pernambucano do ano passado, venceu os dois confrontos nesta temporada, com vitórias por 1 a 0 no Cornélio de Barros e na Ilha do Retiro.

O jogo entre Sport e Salgueiro acontece às 16h desta quinta-feira e terá a arbitragem de Tiago Nascimento dos Santos, com Cleberson Nascimento Leite e Fabrício Leite Sales como seus auxiliares.

Com informações do NE10

Medalha Lucila Angelim entrega premiação na sexta-feira

medalha lucia angelim

Será realizado nesta sexta (22) a 14ª edição da Medalha Lucila Angelim, onde serão anunciados os vencedores do ano de 2016. Todos podem assistir à premiação que integra a programação dos 152 anos de emancipação política do município. O evento inicia às 19h, na Casa da Cultura, em Salgueiro, Sertão de Pernambuco. 

O objetivo principal da iniciativa é agraciar mulheres, estudantes e instituições que tenham trabalhos voltados para a defesa das causas femininas e que tenham sido indicadas pela sociedade.

O prefeito Marcones Libório de Sá explicou que a Medalha foi instituída por lei e, como patrona foi escolhida a professora Lucila Angelim, em função de sua vida dedicada à educação e por ter sido a primeira mulher eleita vereadora em Salgueiro. “O que prescinde a medalha é a luta pelo respeito à política de gênero, principalmente, o combate à violência contra a mulher, além de valorizar as pessoas que contribuíram e contribuem para a defesa dos direitos e da afirmação da mulher na sociedade. Terminamos fazendo a Medalha dentro das comemorações dos 152 anos para reforçar essa luta”, disse.

Além das indicações de pessoas físicas e jurídicas, as crianças e os adolescentes da rede pública de ensino ou de entidades sócio-educacionais e os jovens de sete a 17 anos, também, participam do prêmio com uma produção dissertativa ou poesia, de acordo com uma lista de temas pré-estabelecidos pela organização, entre os quais estão “Violência doméstica e sexista”, “Inserção das mulheres nos espaços de poder”, “Sexualidade e gravidez na adolescência” e “O protagonismo da mulher idosa na sociedade”. Já as crianças dos seis aos dez anos, além do texto, participam com desenhos.

A outra categoria contempla a apresentação de um projeto elaborado por pessoas físicas ou jurídicas, constando tema, introdução, objetivos, resultados esperados, metodologia, referencial teórico, cronograma, planilhas de recursos e bibliografia, sempre abordando a promoção e emancipação do sexo feminino.

Dentro da celebração pelos 152 anos de emancipação política, prefeitura de Salgueiro entrega escola no Sítio Feijão

Cento e vinte alunos das comunidades de Feijão, Solta, Baixio Grande, Baixio Verde, Paraguaçu, Caruá, Formiga, Maniçoba, Queimada Grande, Serrote, Valério e Cachoeira, na área rural de Salgueiro, vão receber na próxima quarta (20), a escola Maria Josefa de Souza( Dona Mariinha) , situada no sítio Feijão. O evento acontece às 16h e faz parte da programação dos 152 anos de emancipação política de Salgueiro.

A escola – que atende da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental – conta com área de convivência, cantina, quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, seis banheiros com acessibilidade, sala administrativa e quadra.

De acordo com o prefeito Marcones Libório, a unidade de ensino começou a ser valorizada com o processo de nucleação das escolas da região em pontos estratégicos. “O que chamava a atenção era que, mesmo com a deficiência física do prédio antigo, o rendimento dos alunos era muito bom. Dentro do processo de reivindicação coletiva e participativa, nós tínhamos o compromisso de construir essa escola”, enfatiza.

Em Salgueiro, medalha Lucila Angelim será entregue na sexta (22)

Proposta agraciar mulheres, estudantes e instituições que tenham trabalhos voltados para a defesa das causas femininas e que tenham sido indicadas pela sociedade

Proposta agraciar mulheres, estudantes e instituições que tenham trabalhos voltados para a defesa das causas femininas e que tenham sido indicadas pela sociedade

A Coordenadoria da Mulher da prefeitura de Salgueiro, sertão central, realiza mais uma edição da Medalha Lucila Angelim, que tem como proposta agraciar mulheres, estudantes e instituições que tenham trabalhos voltados para a defesa das causas femininas e que tenham sido indicadas pela sociedade. A 14ª edição do evento acontece na próxima sexta (22), às 19h, na Casa da Cultura, como parte da programação pelos 152 anos de emancipação política de Salgueiro.

Além das indicações de pessoas físicas e jurídicas, as crianças e os adolescentes da rede pública de ensino ou de entidades sócio educacionais e os jovens de sete a 17 anos, também, participam do prêmio com uma produção dissertativa ou poesia, de acordo com uma lista de temas pré-estabelecidos pela organização, entre os quais estão “Violência doméstica e sexista”, “Inserção das mulheres nos espaços de poder”, “Sexualidade e gravidez na adolescência” e “O protagonismo da mulher idosa na sociedade”. Já as crianças dos seis aos dez anos, além do texto, participam com desenhos.

Os vencedores de 2016 serão conhecidos durante o evento. “A medalha foi instituída por lei e, como patrona, foi escolhida a professora Lucila Angelim, em função de sua vida dedicada à educação e por ter sido a primeira mulher eleita vereadora em Salgueiro. O que prescinde a medalha é a luta pelo respeito à política de gênero, principalmente, o combate à violência contra a mulher, além de valorizar as pessoas que contribuíram e contribuem para a defesa dos direitos e da afirmação da mulher na sociedade”, observa o prefeito Marcones Libório.

Conferência Municipal das Cidades será realizada em Salgueiro na próxima quarta(20)

salgueiro

Com o tema ‘A função social da cidade e da propriedade’, o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Salgueiro, em parceria com a prefeitura, realiza na próxima quarta (20), no Spaço Fest, a 5ª Conferência Municipal das Cidades.

O evento, que deve ocorrer das 7h30 até às 16h, vai reunir diversos setores da sociedade, com o objetivo de discutir as políticas de desenvolvimento urbano no município de Salgueiro.

Na conferência serão discutidos cinco pontos: avançar na construção política municipal de Desenvolvimento Urbano; indicar propostas de atuação da política municipal de Desenvolvimento Urbano; realizar balanço dos avanços, dificuldades e desafios na implantação da política municipal de Desenvolvimento Urbano, inclusive no âmbito municipal; eleger as entidades membros do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Salgueiro, para o mandato do biênio 2016/2018; e eleger delegação que representará o município na 6ª Conferencia Estadual das Cidades.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Obras, Ana Neide Barros, a conferência é um espaço através do qual a população estará discutindo a questão do planejamento e do reordenamento urbano. “É fundamental a presença da população porque cada pessoa traz a sua visão pontuando o problema que vive e sua realidade”, enfatiza.

Do Portal da prefeitura de Salgueiro

Salgueiro empata com o Ferroviária e está fora da Copa do Brasil

Salgueiro e ferroviária

Carcará empatou em 1 x 1 com o Ferroviária

Com um público de 3.331 torcedores e renda de R$ 11.465,00 no Estádio Cornélio de Barros a equipe do Salgueiro não conseguiu reverter o placar adverso diante do Ferroviária pela Copa do Brasil e deu adeus a competição ao empatar por 1 x 1 no jogo de volta na noite desta quarta-feira (13).

Com o resultado o Ferroviária se classificou para a próxima fase do campeonato e pega no próximo jogo a equipe do Fluminense.

“Primeiramente agradecer a Deus, o grupo está de parabéns pela entrega, pelo comprometimento, trabalhamos bastante nessa semana sabendo que ia ser difícil jogar aqui,  eles são muito fortes jogando em casa, mas a gente treinou bastante para conseguir esse resultado”, avaliou o zagueiro Marcão da equipe da Ferroviária.

O próximo compromisso do Salgueiro vai ser contra o Sport, dia 21, às 16h, na Ilha do Retiro, na primeira partida das semi finais do campeonato pernambucano. Sport e Salgueiro medem forças pela primeira vez por uma vaga na final da competição de 2016.

O jogo de volta será  dia 24 de abril, às 16h, no estádio Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano.

Salgueiro recebe Ferroviária pela Copa do Brasil

salgueiro ferroviario

O Salgueiro enfrenta hoje a Ferroviária, no Estádio Cornélio de Barros, às 20h30. A partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil estava, inicialmente, marcada para a última quarta-feira (6/4), mas foi adiada pela CBF, devido à logística, pois o time paulista chegaria ao Sertão apenas no início da manhã do dia do jogo.

A alteração na data da partida modificou a agenda do Salgueiro. “Treinamos mais essa semana, mas tivemos que mudar o planejamento, sem grandes alterações”, disse o técnico do Carcará, Sérgio China.

LEIA MAIS

H1N1: Diocese de Salgueiro muda rito de missa

diocese de salgueiro h1n1

Com o aumento do contágio pelo vírus do Influenza – H1N1 a Diocese de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, alterou, como medida preventiva,  alguns ritos das missas nas paróquias pertencentes. Coma  indicação, os fieis não devem mais dar as mãos do momento do “Pai Nosso” e também dar o “abraço da Paz” e nem ter a hóstia entregue na boca, como é de costume nas celebrações.

A medida, de acordo a diocese, deve ser adotada nas 21 paróquias e três áreas pastorais presentes no território diocesano.

Confira o conteúdo da nota:

“Considerando o crescente número de casos de gripe HINI em todo o país, em comunhão com as orientações do bispo Dom Magnus, a Diocese de Salgueiro decidiu, como medida preventiva, adotar mudanças no rito das missas e solicitar que se evite rezar o Pai Nosso de mãos dadas e dar o ‘abraço da Paz’. A partir de agora, no momento da Comunhão a hóstia será entregue exclusivamente na mão do fiel e não, colocada em sua boca. Excerto, naqueles casos em que o fiel tenha alguma restrição que o impeça de receber na mão

Convictos da compreensão dos fiéis católicos, conclamamos a população a empenhar seus melhores esforços no combate às situações que propiciem a proliferação e a exposição ao vírus. Em unidade e oração, sobretudo por aqueles nossos irmão atingidos por esse infortúnio, elevemos ao bom Deus nossas preces”

Concurso Literário de Salgueiro tem inscrições prorrogadas

As inscrições do 6º Concurso Literário de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foram prorrogado até o dia 15 deste mês. Os escritores do município e das cidades vizinhas podem enviar as propostas de participação. Não há idade mínima para participar do concurso.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Biblioteca Pública Municipal Francisco Augusto ou pelos correios. os candidatos devem preencher o formulário disponível no site da prefeitura de Salgueiro e verificar demais informações no edital concurso. Cada autor pode inscrever até duas obras de sua autoria.

São quatro categorias que os participantes devem analisar: três as categorias de poesia e uma de crônica. Para poesia há a categoria Lenice Gomes’ para jovens de até 16 anos, Alberto da Cunha Melo, de tema livre e João Cabral de Melo Neto, com tema ‘Salgueiro: minha história’. A  modalidade Raimundo Carrero é voltada para os contos com tema e idade livre.

As premiações variam de R$ 300 à R$ 1.000, a depender da categoria e classificação. A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 14 de junho e a cerimônia de entrega da premiação será no dia 4 de outubro.

Náutico vence o Salgueiro por 2×0 e termina Hexagonal em primeiro

08fc3eb4139b000294ce4e7db64b137eMesmo sem apresentar um bom futebol, o Náutico foi até o Cornélio de Barros, no Sertão do Estado, e venceu o Salgueiro por 2×0, gols de Thiago Santana e Esquerdinha. Com a vitória, o alvirrubro terminou o Hexagonal do Pernambucano na primeira colocação, com 23 pontos, enquanto que o Carcará ficou na segunda posição, com 20 pontos.

Agora, nas semifinais do Estadual, o Náutico vai encarar o Santa Cruz, com a primeira partida sendo realizada no Arruda e a segunda na Arena Pernambuco. Já o Salgueiro terá pela frente o Sport e o primeiro duelo será na Ilha do Retiro, enquanto que o segundo será no Sertão.

A Federação Pernambucana de Futebol ainda não definiu as datas da semifinal e deve divulgá-las até a próxima terça-feira (12).

Com informações do NE10.

Salgueiro enfrenta o Náutico no Cornélio de Barros para definir liderança

Salgueiro - CarcaráNeste domingo(10), em Salgueiro, o Caracará do Sertão enfrenta o Náutico  para definir a liderança do hexagonal do título do Campeonato  Pernambucano 2016.

Depois de priorizar a Copa do Brasil e o Campeonato Pernambucano, o técnico Sérgio China terá todo o seu elenco à disposição para o confronto deste domingo (10). Contando com as boas atuações dos seus homens de frente, um grande trunfo do Salgueiro é o equilíbrio defensivo, que deixa a equipe do interior como a menos vazada do Pernambucano.

O Carcará levou apenas três gols no estadual e está na frente, inclusive, do Náutico, o atual líder da competição e adversário de logo mais. Em relação à partida, China acredita em uma grande vontade do seu adversário de superar as últimas atuações. O comandante do Salgueiro observou ainda a provável vontade em que o Náutico entrará em campo, já que foi eliminado da Copa do Brasil, em casa, por um adversário considerado fraco.