Casal que mandou matar pedreiro é preso em Salgueiro (PE)

Criminosos 2

Nesta quarta-feira (16) o corpo do pedreiro Joelson Bezerra o popular (Baca), foi encontrado já sem vida pela Polícia Civil de Salgueiro (PE), em um terreno, próximo a estrada que dá acesso ao Sítio Monte Alegre, neste município pernambucano.

A PC descobriu que Grigório procurou pelo pedreiro Joelson, com a desculpa de que precisava construir uma casa e queria os serviços de Joelson. Na ocasião, Grigório e Joelson combinaram que na manhã do dia seguinte, (15/03), começariam os trabalhos e Grigório iria encontrá-lo em sua casa para mostrar o terreno. Pela manhã, Grigório e a vítima, seguiram para o terreno utilizando o veículo Fiat Uno, pertencente a Joelson. Quando chegaram no local, Cícero já os aguardava.

Aproveitando-se do momento em que a vítima estava agachada, demarcando o terreno, Grigório desferiu um golpe com um cabo da enxada, fazendo com que a vítima caísse no chão. Em seguida, Cícero desferiu mais golpes com um pedaço de madeira. Após a pratica do delito, Grigório e Cícero, esconderam o corpo da vítima, cobrindo-o com pedaços de madeirite e mato.

De acordo com a PC, após investigações os agentes descobriram o casal, Maria Inês da Silva, de 35 anos e Luiz Gonçalves da Silva (36), eles são acusados de serem os mandantes do crime.

Ainda segundo a polícia na Delegacia de Salgueiro, o casal acabou confessando que contratou – Grigório Profírio Neto, (52) e Cícero Batista de Brito (34), residentes em Cabrobó, para executar, Joelson Bezerra da Silva (41) conhecido como “Baca”.

A motivação do crime está sendo apurada pela Delegada Fabiana Camargo, mas existem fortes indícios do crime ser passional. Após as formalidades legais, os presos foram recolhidos para o Presídio de Salgueiro e a Cadeia Feminina de Verdejante, respectivamente.

Fotos: Polícia Civil/Salgueiro (PE)

Confira as vagas de emprego em Salgueiro

carteira de trabalho

O Sistema Nacional (Sine) de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, está com novas vagas de emprego disponíveis nessa quarta-feira (16). Os Interessados devem procurar a Agência do Trabalho na rua Otávio Leitinho, na Casa da Cidadania, próximo ao Banco do Brasil, em Salgueiro.

01 vaga para Instrutor de Academia com Bacharelado em Educação Física
01 vaga para  Operador de Caixa Lotérico com Ensino Médio completo e Experiência de 6 meses na CTPS
01 vaga para Orientador Educacional com Pós-graduação em Pedagogia (ou outras licenciaturas)
01 vaga para Auxiliar de Contabilidade com Ensino Médio Completo e Experiência de 6 meses na CTPS
01 vaga para  Motorista de Ambulância com Ensino Fundamental completo, Carteira de Habilitação D e Cursos de 01 vaga para Direção Defensiva, Condutor de Veiculo de Urgência e Suporte Básico de Vida
01 vaga para Açougueiro com Ensino fundamental completo e experiência na CTPS.
01 vaga para Capoteiro com Ensino Fundamental completo e experiência na CTPS
01 vaga para Confeiteiro com Ensino Fundamental completo e experiência na CTPS.
01 vaga para Mecânico de Automóveis e Caminhões com Ensino Fundamental completo e experiência de 6 meses na CTPS.
01 vaga para Supervisor de Manutenção de Veículos de Carga com Ensino Fundamental completo e experiência na CTPS.
01 vaga para Funileiro Soldador com Ensino Fundamental completo e experiência na área.

Salgueiro vence o ABC fora de casa por 2×1

carcará

Empatados com o mesmo número de pontos na tabela, no grupo A, ABC e Salgueiro fizeram jogo decisivo pela quinta rodada da Copa do Nordeste, nesta quinta-feira, no Frasqueirão. Para ter alguma chance de classificação para a segunda fase da competição, o único resultado que interessava as duas equipes era a vitória. Com mais paciência e atuação decisiva de Piauí, o Salgueiro levou a melhor e conquistou os três pontos, com placar de 2 a 1. O resultado garantiu ao Carcará, a vice-liderança isolada do grupo e colocou o Mais Querido na última posição, sem chances de seguir na disputa.

Na última rodada da primeira fase do Nordestão, no dia 23 de março, o Salgueiro recebe o Imperatriz no estádio Cornélio de Barros, a partir das 21h45. No mesmo dia e horário, o ABC vai até o Amigão para confronto contra o líder Campinense.

O jogo
Jogando em casa e com pretensões de se manter vivo na disputa da Copa do Nordeste, o ABC entrou com tudo em campo. A equipe conseguiu pressionar a saída de bola e dificultar a vida do Salgueiro. Mas mesmo com maiores chances, o time sempre esbarrava na dificuldade de finalização. Enquanto isso, o Carcará tentava dar mais velocidade ao jogo investindo nos contra-ataques e aproveitando a quantidade de erros de passe do adversário.

Mesmo assim, a primeira grande chance dos pernambucanos só aconteceu aos 25 minutos, quando Piauí, marcado por dois, dentro da área dominou, mas em vez de tocar acabou esbarrando em Gustavo Barros e caindo. O ABC responde dois minutos depois com uma jogada de bola parada. Em cobrança de escanteio, Lúcio Flávio cruzou para Léo Fortunato, que acertou bola em cheio de cabeça, mas sem direção.

Aos 38 minutos, depois de erro na saída de bola do ABC, Lucas Piauí tocou para Piauí que só teve o trabalho de mandar a bola pro fundo da rede e abrir o placar para o Salgueiro. Mas o Mais Querido sabia da importância do jogo e passou a arriscar mais. Quatro minutos depois do Carcará abrir o marcador, Lúcio Flávio caiu na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Nando mandou bola no meio do gol e deixou tudo igual no Frasqueirão.

As duas equipes entraram para o segundo tempo mais uma vez para o tudo ou nada. O Salgueiro logo no começo ameaçou marcar com uma bomba aos cinco minutos na meta de Vaná, que fez grande defesa. Mas, três minutos depois, ele não conseguiu repetir a façanha. Jeferson Berguer aproveitou erro da zaga, fez bela assistência para Piauí que marcou o seu segundo na partida. A partir daí, o Salgueiro só teve o trabalho de segurar o resultado. Para isso contou com boa atuação de Mondragon, que aos 29 e 40 minutos salvou o time de um empate. Mesmo com a insistência dos donos da casa, o jogo terminou em 2 a 1 para o Salgueiro.

Com informações de Carcará News

Abertas as inscrições para o concurso de sanfoneiros de Salgueiro

8_festival_da_Sanfona

A prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, realizará o 8º Festival de Sanfona do Sertão, que será realizado entre os dias  28 a 30 de abril de 2016, com o objetivo de estimular e promover talentos dedicados à interpretação instrumental da sanfona.

Os interessados em participar do Festival deverão se inscrever durante o período de 11 de março à 06 de abril, no horário de 9h às 12h, na sede da Secretaria de Cultura e Esportes de Salgueiro, pelos correios ou ainda pela internet no site www.salgueiro.com.br.

A organização do evento adverte que não será permitida a inscrição de sanfoneiros campeões nas últimas duas edições do Festival da Sanfona do Sertão.

Veados são devolvidos à natureza na Zona Rural de Salgueiro

002 soltura veado

A manhã de ontem, 8, foi especial para duas fêmeas de veado-catingueiro e uma fêmea de tamanduá-mirim que estavam sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). Os animais foram devolvidos ao seu habitat numa reserva ambiental localizada a 80km de Petrolina, no sertão pernambucano sob acompanhamento de analistas ambientais do IBAMA de Salgueiro-PE.

De acordo com a médica veterinária do Centro, Adriana Alves, os indivíduos chegaram ao Cemafauna através de entregas voluntárias realizadas em períodos diferentes ao IBAMA Salgueiro. A primeira fêmea de veado-catingueiro foi entregue, em junho de 2012, já adulta e vivia em cativeiro doméstico o que a deixou extremamente dócil, exigindo assim um período de quarentena mais longo para que pudesse se adaptar a outros de mesma espécie e temesse mais a presença humana; a outra fêmea de veado veio filhote em março de 2015 e a fêmea adulta de tamanduá-mirim chegou em janeiro deste ano.

 “Durante o tempo em que cada uma esteve conosco, corrigimos a alimentação, vermifugamos e os colocamos nos recintos para mamíferos com os devidos cuidados, pois os veados são animais muito sensíveis e sofrem muito tanto com o transporte, separação, quanto com mudança de ambiente. Por isso, nós damos um prazo de pelo menos uma semana para avaliar o estado de saúde, o aceite da alimentação para depois realizarmos o manejo de fato”, salientou.

 Sobre a reserva ambiental, trata-se de uma área particular legalizada pelo IBAMA há mais de 10 anos, contando 600 hectares e mais um raio de 18 quilômetros de caatinga preservada sem indícios de pressão de caça tanto para consumo próprio quanto para tráfico ilegal. De acordo com o analista ambiental do IBAMA, José da Luz Alencar, o principal motivo para a escolha desta unidade de conservação ambiental é que além de ser uma área extensa com habitat nativo resguardado, há ainda a possibilidade de acompanhamento dos animais após a soltura, uma vez que eles permanecem por um longo tempo na propriedade.

 “Nessa unidade os animais têm uma área de entorno também extensa para que possam se adaptar plenamente ao bioma e assim darem continuidade a sua espécie totalmente livres e protegidos”, afirmou. Quanto à localização da propriedade vale ressaltar que os órgãos ambientais orientam que não seja revelada, por questão de segurança dos animais e das solturas futuras.

Com informações da Ascom

Confira as vagas de emprego em Salgueiro

carteira de trabalho

O Sistema Nacional (Sine) de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, está com novas vagas de emprego disponíveis nessa segunda-feira (07). Os Interessados devem procurar a Agência do Trabalho na rua Otávio Leitinho, na Casa da Cidadania, próximo ao Banco do Brasil, em Salgueiro.

01 vaga para Açougueiro com Ensino fundamental completo e experiência na CTPS.
01 vaga para  Capoteiro com Ensino Fundamental completo e experiência na CTPS
01 vaga para Confeiteiro com Ensino Fundamental completo e experiência na CTPS.
01 vaga para  Cuidador de Idosos com Ensino Fundamental completo e experiência.
01 vaga para Mecânico de Automóveis e Caminhões com Ensino Fundamental completo e experiência de 6 meses na CTPS.
01 vaga para Supervisor de Manutenção de Veículos de Carga com Ensino Fundamental completo e experiência na CTPS.
01 vaga para Funileiro Soldador com Ensino Fundamental completo e experiência na área.

Vagas para pessoas com deficiência: 
01 vaga para Pedreiro com Ensino Fundamental completo e Experiência na área.
01 vaga para Servente com Ensino Fundamental completo com ou sem Experiência na área.
01 vaga para Gesseiro com Ensino Fundamental completo e Experiência na área.

Celpe distribui oitenta geladeiras e mais de mil lâmpadas em Salgueiro

prefeito salgueiro

A Companhia Energética de Pernambuco – Celpe, em parceria com a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, doou 1.600 lâmpadas econômicas e fez inscrições para a inclusão na tarifa social e para a troca de oitenta geladeiras novas com Selo Procel de economia nesta segunda–feira (22), das 9h às 16h, na Academia das Cidades. Já na terça-feira (23), foi realizada a entrega das geladeiras e das lâmpadas com a presença do prefeito Marcones Libório de Sá, que fez questão de parabenizar os contemplados.

Os beneficiados foram clientes classificados como residenciais e, também, clientes de baixa renda, que são inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Durante a ação, também foi possível efetuar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia de famílias de baixa renda.

Os atendimentos foram feitos por ordem de chegada. Além dessas ações, servidores da Celpe que durante esses dois dias atenderam na Agência Móvel, deram orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica.

O evento contou com uma equipe de cadastradores do Programa Bolsa Família da Secretaria de Desenvolvimento Social de Salgueiro para prestar informações e realizar novos cadastros, atualizar os já existentes, fazer consultas de NIS e imprimir relatório analítico familiar.

De acordo com o prefeito Marcones, além de trazer um ganho às pessoas de baixa renda dos programas sociais da bolsa, tem também uma ação educativa muito forte. “As pessoas tem que consumir energia com responsabilidade, até porque o meio ambiente vem provando isso com a crise hídrica que o Brasil está passando, então essa visão faz com que muitas pessoas passem a ter um controle maior no consumo e essas geladeiras e lâmpadas já são com o índice de consumo baixo que contribui com o meio ambiente. Então a Prefeitura faz essa parceria, com muita alegria e satisfação porque vê nela frutos bem interessantes de ganho para população”, observou.

Salgueiro dorme vice-líder e afunda o Central no Pernambucano

Salgueiro - Carcará

Salgueiro e Central se enfrentaram neste domingo, no estádio Cornélio de Barros, vivendo fases bem diferentes. Enquanto o Carcará do Sertão buscava a vitória para se manter firme no G-4, a Patativa tentava vencer a primeira no Hexagonal do Título do Campeonato Pernambucano. Jogando em casa, o time sertanejo soube ser mais eficiente e, com um gol de Piauí,  garantiu os três pontos. Com o resultado, o Carcará chegou aos 7 pontos, apenas 2 atrás do líder Náutico, enquanto a Patativa conheceu sua quarta derrota seguida e ainda não pontuou nesta fase do Estadual.

Na próxima rodada, o Salgueiro visita o América-PE, no dia 28. O Central recebe o Santa Cruz, na mesma data, no Lacerdão, em Caruaru.

A derrota para o Salgueiro foi a quarta seguida do Central no Hexagonal do Título do Campeonato Pernambucano. A coisa está feia para a Patativa.

homens são presos por porte ilegal de armas em Salgueiro

Armas retidas 1 Gati 20.2

Nesta sexta-feira (19), a equipe do GATI/8ºBPM, foi informada que no Sítio Roça Velha, município de Salgueiro, as pessoas conhecidas por Luizão e Marcelo, possuíam armas de fogo, com as quais eram vistos constantemente naquela localidade. De imediato a equipe de policiais se deslocaram ao ponto indicado em uma ação conjunta com o efetivo NIS/3, e ao localizar os suspeitos, ambos confessaram possuir três espingardas.

Duas armas pertenciam à Luiz Possidônio De Oliveira, sendo uma calibre 20 e outra calibre 36, e a terceira arma, uma espingarda de calibre 36 de propriedade de Marcelo Antônio De Oliveira, as quais foram apreendidas, e em virtude de não possuírem os devidos registros, os dois homens foram conduzidos e apresentados na 193ªDPC de Salgueiro, aonde foram autuados em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Ainda na mesma data, um outro informe dava conta de que na localidade do Sítio Novo, a pessoa conhecida por Felipe teria ameaçado seu cunhado com um revólver, além de ser visto constantemente transitando com a referida arma na cintura.

Em novas diligências, os policiais localizaram o suspeito, identificado como Felipe Alcântara Gonzaga Fernandes, apreendendo sob sua posse, um revólver calibre 38, marca taurus, com cinco munições intactas do mesmo calibre e uma porção de maconha pronta para o consumo, pesando 0,4g. Ele foi conduzido e também apresentado na DPC de Salgueiro, com o material apreendido, aonde foi autuado em flagrante delito e recolhido para o presídio de Salgueiro (PSAL).Gati em ação 20.2

Salgueiro assume a liderança do Grupo A ao vencer o ABC por 2 a 0, na da Copa do Nordeste

oie_19103030lzE2tfyG

A equipe do Salgueiro recebeu o ABC na noite desta quinta-feira (18), no Estádio Cornélio de Barros Muniz (Salgueirão), e derrotou os visitantes por 2 a 0 em partida válida pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Nem a paralisação da partida por 26 minutos devido a uma queda de energia no estádio impediu a boa apresentação do Carcará do Sertão, que assumiu a liderança do Grupo A da competição com quatro pontos.

Aos cinco minutos do primeiro tempo o Salgueiro abriu o placar quando Piauí pegou um chote de primeira, aproveitando o cruzamento de Marcos Tamandaré, encobrindo o goleiro do ABC para o delírio da torcida.

O segundo gol do Carcará saiu aos 19 minutos quando Jefinho Berguer aproveitando rebote do goleiro Vaná, chutou direto para o gol aberto. O jogo continuou com muitos lances e oportunidades, mas o time visitante não conseguir marcar.

Na próxima quinta-feira, dia 25, o Salgueiro, Tricolor do Sertão, vai até Campina Grande-PB jogar contra o Campinense, em jogo a disputa pela liderança do grupo.

Confira as vagas de emprego em Salgueiro

carteira_de_trabalho

O Sistema Nacional  (Sine) de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, está com novas vagas de emprego disponíveis nessa quinta-feira (18). Os Interessados devem procurar a Agência do Trabalho na rua Otávio Leitinho, na Casa da Cidadania, próximo ao Banco do Brasil, em Salgueiro.

01 Açougueiro com Ensino fundamental completo e experiência
01 Confeiteiro com Ensino Fundamental completo e experiência
01 Funileiro Soldador com Ensino Fundamental completo e experiência na área.
01 Vendedor de Crédito com Ensino Médio completo e experiencia de 6 meses

Vagas para pessoas com deficiência: 

01 Pedreiro com Ensino Fundamental completo e experiência na área.
01 Servente com Ensino Fundamental completo com ou sem experiência na área.
01 Gesseiro com Ensino Fundamental completo e experiência na área.

Salgueiro promove ação social esportiva em combate ao mosquito Aedes

Ação social Salgueiro 1

Para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como Zica, Dengue e Chikungunya, o time do Salgueiro preparou uma promoção especial para o jogo desta quinta-feira (18) contra o ABC, pela segunda rodada da Copa do Nordeste e pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano.

Os ingressos do confronto, que será realizado no estádio Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano, serão trocados por R$ 2 e R$ 4, de acordo com o setor, mais qualquer objeto que possa acumular água.

O diretor do Salgueiro, José Guilherme da Luz, lembra que o torcedor do ABC pagará R$ 4 pelo bilhete. Estamos colocando a promoção dos ingressos, para o pessoal trazer uma garrafa pet, um litro, lata, pneu, qualquer objeto que sirva de criadouro para o mosquito. Pode ser o objeto mais simples do mundo. No lado da geral, vai ficar R$ 2 mais o objeto, na arquibancada, R$ 4 e um objeto, explica.

De acordo com o dirigente, a expectativa é que o torcedor do Carcará compareça em bom número ao Cornélio de Barros, que tem capacidade para 12 mil pessoas. Na estreia do Nordestão, o time ficou no empate sem gols, jogando fora de casa, contra o Imperatriz.

Exposição sobre trajetória do carnavalesco Mestre Jaime segue até final de fevereiro na Casa da Cultura

Mestre jaime

Os festejos de carnaval se encerraram na quarta-feira e cinzas, mas o registro em imagens da história de um dos patrimônios vivos da cultura pernambucana ligada à folia sertaneja,  permanece em evidência na Casa da Cultura, centro da cidade. A trajetória do artista plástico, boêmio e carnavalesco Jaime Alves Concerva, 94, o famoso Mestre Jaime, continua aberta ao público até o dia 29 de fevereiro, com a exposição Mestre Jaime: Do Cidadão ao folião. Quem Não teve tempo de passar por lá para conferir o acervo com diversas imagens inéditas, não deve perder.

A mostra funciona sempre de terça à sábado, das 8h às 19h na ala principal do espaço. A  exposição que tem o apoio da Secretaria de Cultura e Esportes, foi aberta antes do carnaval, e teve a concepção do colecionador de fotos antigas da cidade sobre personagens e fatos sociopolíticos e culturais, Cristiano Concerva, sobrinho do carnavalesco. Ao todo são 78 imagens, sendo que boa pertence ao acervo do colecionador e as mais recentes foram assinadas pelos fotógrafos Héliton Araújo, Tia Penha e Guga Pimentel.

Também há registros fotográficos feitos pelo jornalista Emanuel Andrade, que não atua profissionalmente na fotografia, só na reportagem, mas flagrou de uma digital comum, momentos raros do carnavalesco em cima de um trio elétrico participando do Galo da Madrugada, quando foi homenageado pelo governo do Estado/Fundarpe, há cinco anos.

Ainda na exposição o visitante pode conhecer o carnavalesco na intimidade do trabalho, na boemia, em família, e claro, no despojamento e euforia que são sua marca em meio a Bichara que há mais de 60 anos anima a folia sertaneja.

 “É uma exposição  histórica que contextualizada toda trajetória do Mestre Jaime que é nosso patrimônio e que as novas gerações precisam conhecer melhor. Faz parte da Cultura Popular de Pernambuco e do Nordeste”, ressalta Cristiano.

O secretário de Cultura Marcos Cleuber Pereira, reforça que a exposição mais do que uma homenagem é uma forma de manter em evidência o valor do Mestre Jaime para a cultura e para história do carnaval em Salgueiro. Ele aponta que é importante que as escolas levem seus alunos para conhecer a exposição que de certa forma retrata historicamente o carnaval de Salgueiro há mais de meio século.

Náutico vence o Salgueiro e segue líder no Pernambucano

b012c91814887c73d236279715050c74

Mesmo enfrentando o adversário mais complicado nesse início de Estadual, o Náutico conseguiu vencer o Salgueiro pelo placar mínimo de 1×0, nesta quarta-feira, na Arena PE. O único gol da partida foi marcado por Daniel Morais, ainda na primeira etapa de jogo. O Carcará ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti com o zagueiro Rogério, que esbarrou em Julio Cesar.

Com o resultado, o Náutico disparou na liderança do Hexagonal do Título do Pernambucano, com nove pontos. O Salgueiro permanece na vice-liderança, com quatro pontos. O próximo compromisso do timbu será na segunda-feira (22), contra o América, no estádio Ademir Cunha.

Com informações do jconline.