No ar com Waldiney Passos: Odacy Amorim fala sobre pré-candidatura a prefeito e possíveis alianças

Confira a segunda parte da entrevista que o deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE), concedeu com exclusividade ao nosso Blog, falando sobre sua pré-candidatura a prefeito, a possibilidade de deixar o PT e os possíveis entendimentos com o PSB de Fernando Bezerra Coelho e até mesmo com o PMDB do prefeito Júlio Lossio.

Temer diz que governo tem que ouvir mais os empresários

O vice-presidente Michel Temer disse hoje (20) à presidenta Dilma Rousseff que o governo deve “ouvir mais” os empresários e buscar implementar suas propostas viáveis. Eles se reuniram por mais de uma hora, pela primeira vez, neste ano, no Palácio do Planalto.

Um dos temas tratados foi a reativação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Temer disse que deve participar da reunião do Conselho prevista para semana que vem.

Formado por empresários, ministros e outros representantes da sociedade, o Conselho assessora a presidenta da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, além de apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social submetidas pela Presidência.

Dilma e Temer discutiram também o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado ontem, que piorou a projeção de recuo da economia brasileira este ano. A estimativa para a retração do Produto Interno Bruto (PIB) passou de -1% para -3,5%. Para o FMI, será o segundo ano consecutivo de queda da economia.

Em 2015, de acordo com o fundo, houve retração de 3,8%. Em 2017, a expectativa é de estabilidade, com estimativa de crescimento zero para o PIB. Em outubro do ano passado, o FMI projetava crescimento de 2,3%, em 2017.

Os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, participaram do encontro.

Aécio critica discurso de Dilma e diz que falta clareza em posicionamentos dela

aecio

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), divulgou uma nota ontem (15), criticando as declarações da presidente Dilma Rousseff. Em café da manhã com jornalistas, a petista não reconheceu que o governo tenha cometido erro com as chamadas “pedaladas fiscais”. A presidente comparou a situação vivida no ano passado ao período em que os brasileiros não tinham a obrigatoriedade de usar cinto de segurança.

“Falta clareza, como de costume, nos posicionamentos da presidente Dilma. Antes, ela dizia que seu governo não realizou manobras com as contas públicas, que era tudo uma invenção da oposição”, diz o tucano no início da nota. “Após a condenação pelo TCU, a presidente continuou negando e, agora, ela admite que as manobras ocorreram, fazendo uma curiosa alusão ao cinto de segurança, que, além de ser necessário para enfrentar as manobras temerárias que o governo comete, nos faz pensar que é exatamente este o principal problema hoje da presidente da República: ninguém mais confia na sua condução do País”, emenda o senador.

Dilma destacou que o governo pagou “tudo” o que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que era devido às instituições de crédito. “Nós não reconhecemos o erro porque, quando o cinto de segurança não era previsto na legislação, os 200 milhões de brasileiros não estavam cometendo nenhum equívoco simplesmente a legislação não previa. A mesma coisa aconteceu com o governo: a legislação não previa e, como o tribunal começou a prever, não queremos entrar nesse tipo de disputa, então pagamos”, disse a presidente.

Na nota, Aécio critica o discurso petista do “nós contra eles” e diz que Dilma “se coloca como uma vítima”. O líder do PSDB afirma que o governo precisa apresentar “um conjunto consistente de reformas estruturais”. “Mas o governo não sabe o que fazer e a presidente Dilma não é a líder que o Brasil precisa para superar a enorme crise a que ela e seu governo nos levaram”, concluiu. (Estadão)

Balanço de mandato, Ceape, Matadouro Municipal e regularização fundiária estão entre os assuntos tratados em coletiva dada por Julio Lossio

Julio Coletiva

Na manhã deste sábado (15), o prefeito de Petrolina, cidade do Sertão pernambucano, Julio Lossio, concedeu entrevista imprensa onde fez balanço do mandato e anunciou alguns projetos que estão por vir. Matando a curiosidade jornalística, o prefeito foi tratando com zelo e cuidado, mas sem deixar brecha para muita especulação ou apontamentos políticos, cada pergunta dos jornalistas presentes.

A cidade

De acordo Lossio, entre os índices em que ele mais tem a se orgulhar em seu mandato, são respectivamente, o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a posição de segunda melhor cidade, entre as de médio porte do país, quando o assunto é cobertura de atenção básica a saúde.

Questionado como não sendo um prefeito de “grandes obras”,  o prefeito se ateve apenas a dizer que ele quis e, segundo ele, está sendo, o prefeito  do social. Que preferiu cuidar melhor do povo do que da “uva e da manga”. Uma das maiores obras de infraestrutura, a revitalização da Orla III, está embargada há mais de um ano. Lossio afirma que o Ministério Público anunciou que naquela área, se faz necessário que um novo estudo sore os impactos ambientais sejam feitos, para que a obra seja retomada.

Saneamento Básico

Na briga judicial com a Compesa pela municipalização da companhia, o prefeito só enxerga como saída para melhoria no abastecimento e tratamento dos esgotos, passando o domínio da Compesa para o município. Segundo o prefeito, há um ano foi feito um estudo em que, com está ação, a conta de água na cidade ficaria em torno de 5% mais barata. Enquanto isso, prefeitura e Compesa brigam na justiça para determinar o poder da empresa. A ação já está em Brasília.

Regularização Fundiária

Entre os temas mais polêmicos abordados está a questão da regularização fundiária. Na última semana o vereador Pérsio Antunes (PMDB), presidente da Comissão da Justiça da Câmara de Vereadores de Petrolina, afirmou que não iria aprovar o Projeto de Lei encaminhado pelo executivo a Casa, em que permite permuta de terrenos do município pela área que hoje se localiza o bairro Terras do Sul. Pois feria recomendação Ministério Público Estadual.

Em declaração, o prefeito afirmou que a recomendação realizada pelo MPE é que não seja doado, e não vendido ou trocado por algo de valor. Comentando sobre o ainda colega de partido, o prefeito o alfinetou levemente  “nós estamos em ano político, não politizemos as coisas” afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de o projeto não passar, o prefeito Julio Lossio se ateve a lamentar. “Se a Câmara não passa isso, paciência”.

Matadouro e CEAPE

Prego batido, ponta virada. Para o gestor do município, em ambos casos o assunto está encerrado judicialmente, inclusive. O Matadouro de Petrolina vai deixar de funcionar e o Ceape da cidade será evacuado ainda este ano.

Novidades

Depois do “Nova Semente”, a grande aposta do prefeito é em um projeto que ele chama de “Aniversário Saudável”.  Julio Lossio disse que o projeto já está em fase inicial de cadastramento e que em breve deve passar a funcionar.

Segundo ele, o programa funcionaria da seguinte maneira: o cidadão que reside na cidade iria no mês de aniversário realizar um checkup geral de saúde. E a partir dos resultados seria encaminhado a realizar o melhor tratamento de saúde. Seja cardiológico, ginecológico ou nutricional. O projeto que já tem 180 mil pessoas cadastradas, ainda não tem data para iniciar o funcionamento.

“Ele recebe sem trabalhar”, afirma prefeito de Senhor do Bonfim sobre atuação do seu vice

O prefeito de Senhor do Bonfim, Edvaldo Martins Correia (PTN), depois de ter seu governo criticado pelo vice-prefeito, Renato Almeida (DEM), decidiu contra-atacar e chamou seu ex-aliado de fantasma.

A troca de farpas entre prefeito e vice, voltou mais uma vez a esquentar o clima em ano de eleição, principalmente depois que Renato Almeida, durante entrevista na Rádio Caraíba, insinuou que no governo Correa, pagava pessoas sem trabalhar: ”A conversa do calçadão é que as pessoas que foram exoneradas no início da gestão ainda estão recebendo”, acusou o vice.

O prefeito Correia, rebateu o argumento de Almeida e em entrevista à Rádio Rainha FM, não poupou críticas a seu vice. “Ele podia muito bem fazer uma caridade do salário que ele recebe sem fazer nada, para uma instituição. Ele comprou uma ambulância para alugar para as pessoas, é um vice que não faz caridade. Na verdade, ele não é um ‘fantasminha’, ele é um verdadeiro fantasmão porque recebe o salário de vice sem fazer nada”, criticou

Em resposta a Lucas, Miguel diz que o foco é discutir o futuro de Petrolina

Miguel Coelho 02

A queda de braços protagonizada pelos socialistas petrolinenses Lucas Ramos e Miguel Coelho ganha mais um capítulo, mais uma vez os dois trocam farpas pela condução do PSB em Petrolina.

Presidente do Partido Socialista Brasileiro em Petrolina, Miguel afirmou que Lucas insiste em fazer um debate que na opinião dele está superado e afronta a direção estadual da legenda.

“Desde agosto do ano passado, o deputado Lucas Ramos insiste nessas críticas desnecessárias. Isso já cansou, está superado e ele permanece nessa discussão para se promover. Estamos focados em unir o partido, em buscar o diálogo, mas se ele quer criar uma rinha e fazer futrica é uma vontade apenas dele”, condenou Miguel.

Para Coelho, a hora não é de dividir o partido, mas de ouvir a população e discutir o futuro do município sertanejo. “Vamos realizar neste mês mais duas agendas 40 atendendo a orientação do governador de aumentar a escuta à população. Então, se o deputado Lucas Ramos quiser trabalhar pela população de Petrolina vamos trabalhar em conjunto. É hora de ouvir a população, saber quais as principais demandas dos petrolinenses e construir um projeto para a cidade”, destacou Miguel.

Sobre o processo eleitoral, o presidente do PSB de Petrolina disse que somente a partir de abril será iniciada a discussão sobre as candidaturas. “Temos um senador, dois deputados federais, dois estaduais, vereadores e todos estão legitimados a disputar. O candidato será aquele que tiver mais condições de agregar. Estamos em janeiro ainda e este é momento de escuta. A partir de abril, dentro do que determina o prazo eleitoral, aí sim vamos chamar os partidos aliados para discutir nomes”, explicou.

Raul Henry engrossa cordão do fogo amigo do fora Cunha!

Raul Henry PMDB 2

Vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB/PE) bateu duro no correligionário e presidente da Casa, Eduardo Cunha (RJ), alvo de investigação por recebimento de propina, desvendado pela Operação Lava Jato, e por contas na Suíça; Raul avalia que o afastamento do parlamentar “deve ser realizado o quanto antes para que o parlamento volte a cumprir seu papel”;

O vice-governador afirma que o peemedebista tem muitas “fragilidades que o impedem de realizar sua função como presidente da Câmara”; aliado do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Raul afirma que a Casa “precisa de uma pessoa que tenha esse perfil de resgate da credibilidade da instituição” (Fonte:247 )

Disputa eleitoral: rumores que Pérsio Antunes seria o vice de Adalberto esquenta cenário político

Adalberto e Perssio Antunes

O ano de 2016 mal começou e o tabuleiro da política começa a dar sinais das jogadas para a disputa eleitoral municipal, na cidade de Petrolina, sertão pernambucano. Prova disso, o ex-presidente do PMDB em Petrolina (PE), Pérsio Antunes e o Deputado Federal Adalberto Cavalcanti se encontraram na manhã de domingo na Praça dos taxistas, localizada na Avenida Souza Filho, Centro de Petrolina.

De acordo com o deputado, muitos são os nomes para o cargo de pré-candidato a vice na sua chapa nas próximas eleições, pelo Partido das Mulheres Brasileiras (PMB) legenda que Adalberto preside em Pernambuco. Entretanto, o parlamentar garante que seu candidato à vice será revelado em breve. “Será alguém que tenha compromisso com as causas populares e seja amigo do povo”, assegurou.

Questionado sobre essa aproximação com Adalberto Cavalcanti, o vereador Pérsio Antunes, ex-líder do governo municipal na Câmara de Vereadores, afirmou que nada está definido, nem descartado. “Nós estamos conversando sobre o meu desejo de mudar de legenda, recebi um convite do Partido Verde e estou estudando a possibilidade. Mas também fui convidado pelo deputado a ingressar no PMB, quem sabe não surja daí uma aliança partidária (…). A política é a arte da conversa”, pontuou o vereador com um sorriso no rosto.

Gonzaga Patriota reúne imprensa em confraternização

982f4a01-f243-4122-b01c-6f3f7906dcc2

Na tarde deste sábado (19) o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), reuniu a imprensa para confraternizar, em um restaurante na Vila Mocó, em Petrolina. No local, jornalistas e comunicadores de todos os meios se fizeram presentes. Em clima de final de ano, o deputado fez questão de deixar uma mensagem aos presentes.

dcf0b852-4879-4b67-9482-cc87cce3e343

“Eu acho que os abraços e as confraternizações, o amor que aumenta muito no Natal e Réveillon, deveria se repetir todos os dias. As pessoas quando se amam, se abraçam e se confraternizam, elas vão fazer com que essa crise desapareça. O Brasil é bem maior que isso. Um feliz Natal e um Feliz ano Novo para todos” diz

Câmara de Vereadores de Parnamirim realiza última sessão amanhã

Os vereadores da cidade de Parnamirim, região do sertão central do estado de Pernambuco, realizam na próxima sexta-feira (18), a última sessão ordinária do período legislativo do ano de 2015. O poder legislativo do município é presidido pelo vereador Nivaldo Mende.

Uma das mudanças propostas pelo presidente e implantada, trata-se de sessões itinerantes em diferentes localidades do município. Uma das sessões realizadas aconteceu no Povoado do Coxo. Na oportunidade os vereadores aprovaram o Orçamento anual para o exercício financeiro de 2016, o montante destinado para as despesas do município de Parnamirim ficou em torno de 58 milhões de reais.30

Lucas Ramos faz balanço do primeiro ano de mandato

lucas ramos

O deputado Lucas Ramos (PSB) apresentou, nesta terça (15), durante o Pequeno Expediente da Reunião Plenária, um balanço de seu primeiro ano na Assembleia Legislativa.

O parlamentar comemorou a aprovação de leis de sua autoria, como a 15.636/2015, que institui o cardápio inclusivo (informações em braile e também com fonte ampliada) nos restaurantes e bares do Estado; e a 15.653/2015, que aplica sanções a estabelecimentos comerciais que permitirem ou fizerem apologia à pedofilia, exploração sexual e prostituição de crianças e adolescentes.

Em seguida, Ramos registrou as proposições de sua autoria que incluíram a “Vinhuva Fest”, realizada na cidade de Lagoa Grande, e o Dia Estadual em Defesa do Rio São Francisco, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco.

“Foi um ano de conquistas e avanços, mesmo diante de tantas dificuldades. Entraremos em 2016 com fôlego renovado e muita disposição para pegar no serviço, fazer a máquina moer para quem mais precisa”, disse.

O deputado defendeu, ainda, a aprovação dos PLs 486/2015, que torna obrigatório o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas, e 448/2015, que determina a oferta de 5% dos leitos em hotéis e motéis para pessoas com deficiência de locomoção ou com mobilidade reduzida. As matérias são de sua autoria.

O socialista pediu também que a Transposição do Rio São Francisco beneficie a população que mora nas proximidades das obras e destacou a importância de um novo pacto federativo, garantindo mais recursos para as prefeituras municipais.

Pesquisa Ibope/CNI: 65% dos entrevistados acham que restante de mandato de Dilma será ruim ou péssimo

dilma

As expectativas da população com relação à continuidade do governo da presidente Dilma Rousseff oscilou negativamente de setembro para cá, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para 65% dos entrevistados, o restante do mandato da presidente será ruim ou péssimo – em setembro eram 63%.

A porcentagem dos que esperam que o restante do atual mandato seja ótimo ou bom oscilou de 11% para 9%, enquanto a parcela dos que esperam um governo regular até o fim de 2018 oscilou de 21% para 20%. Não souberam ou não responderam 5%.

A pesquisa mostra um aumento na desaprovação da política do governo no combate ao desemprego. Em setembro, 83% desaprovavam o governo nessa área, hoje são 87%. Também aumentou a desaprovação das políticas do governo no combate à fome e à pobreza (de 68% para 71%), na educação (de 73% para 76%), na segurança pública (de 82% para 85%) e no meio ambiente (de 65% para 74%). De setembro para cá, a taxa de desemprego aumentou e houve o rompimento da barragem da Samarco, considerado o maior desastre ambiental da história do País.

A pesquisa mostra ainda que a parcela dos entrevistados que percebe o noticiário mais desfavorável ao governo subiu de 66% para 75%, enquanto aqueles que veem o noticiário mais favorável se mantiveram em 9%. O porcentual dos que enxergam o noticiário nem favorável nem desfavorável ao governo caiu de 14% para 11%.

As notícias sobre o governo mais lembradas pela população são o impeachment da presidente Dilma Rousseff, aceito no dia 2 dezembro pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com 50% das menções, e aquelas relacionadas à Operação Lava Jato, citadas por 13% dos entrevistados.

A pesquisa, realizada entre 4 e 7 deste mês, ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais e o grau de confiança da pesquisa é de 95%. (Agência Estado)

Partido dos trabalhadores quer candidatura própria em Uauá

Vereador Miroval Marques do PT de Uaua

Durante o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores d Uauá, Bahia, militantes petistas defenderam que o PT tenha candidatura própria em 2016. Assim como no último pleito, quando o partido teve candidato à prefeito da cidade o vereador Miroval Marques. O nome dele está cotado como um dos nomes a serem apresentado à sociedade uauaense e também a outros partidos aliados.

 encontro aconteceu no último domingo (13), com a presença de cerca de 200 pessoas, entre militantes históricos, novos filiados e lideranças da sede e do interior. Além disso, contou com a presença da deputada Estadual Fátima Nunes (PT), membros da Executiva Estadual do PT e representação de partidos políticos aliados.

Rede de Marina estuda nova ação de impugnação de Dilma e Temer no TSE

marina silva

Estadão Conteúdo – A Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora e ex-candidata à Presidência da República Marina Silva, decidiu que não vai apoiar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por considerar que não haveria base constitucional para a saída da petista via ação no Congresso Nacional. A sigla estuda uma nova ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por considerar que a impugnação da chapa Dilma-Michel Temer seria a melhor opção dentro de um cenário de deterioração política.

Em reunião com a bancada no Congresso e a Executiva do partido, os “marineiros” concluíram que a Justiça Eleitoral deve impugnar a chapa vencedora da eleição presidencial de 2014 por completo. “O caminho da Justiça é mais isento que este caminho que está no Congresso, marcado por acusações de chantagem”, resumiu o coordenador nacional de organização da Rede, Pedro Ivo Batista.

Já existe uma ação no TSE proposta pelo PSDB para cassar o diploma eleitoral de Dilma e Temer e o processo está em fase de instrução. A autorização para o início do trâmite do processo foi dada no dia 6 de outubro e é a primeira ação de impugnação de mandato aberta contra um presidente da República desde 1937. A Rede, no entanto, não definiu ainda se pretende apoiar a ação já em curso ou entrar com novo pedido de impugnação.

LEIA MAIS