Morre o empresário Mário de Souza Gonzaga, o “Mário Motoca”

Faleceu o petrolinense Mário Gonzaga, conhecido carinhosamente como “Mário Motoca”. Ele sofreu um AVC, passou por uma cirurgia no Rio de Janeiro, mas infelizmente não resistiu.

Mário Gonzaga foi um dos primeiros motociclistas de Petrolina (PE), empresário respeitado e um homem que dedicou sua vida à família, aos amigos e ao trabalho, sendo exemplo de humildade, perseverança e companheirismo.

Muito querido por todos que o conheciam, Mário deixa um legado de amizade, alegria e contribuição à sociedade petrolinense. Sua partida causa grande comoção entre familiares, amigos e toda a comunidade.

A família aguarda o translado do corpo para divulgar informações sobre velório e sepultamento.

Nossos sentimentos e solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de dor.

Audiência Pública em Floresta detalha projeto de mineração Serrote da Pedra Preta

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza, na próxima quarta-feira (18), Audiência Pública para apresentar à população de Floresta (438 km do Recife) e região o projeto de mineração Serrote da Pedra Preta. O evento está previsto para iniciar às 9h, no Auditório Dom Francisco Xavier, Centro de Floresta. Durante a audiência serão apresentados o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e, logo em seguida, será aberta para a participação da população que poderá tirar dúvidas, fazer questionamentos e contribuir com sugestões. A audiência será presidida pelo diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos.

O projeto Serrote da Pedra Preta, proposto pela empresa Ativa Mineração, prevê a produção de dois tipos de produtos: concentrado de titânio (ilmenita) e minério de ferro com vanádio. O concentrado de titânio é utilizado como matéria-prima na fabricação de pigmentos. Já o minério de ferro com vanádio, é usado na produção de aços, ligas metálicas e em baterias especiais. O empreendimento fica a aproximadamente 17 km do centro de Floresta, Sertão de Itaparica, distância percorrida em cerca de 20 minutos. A área para mineração já teve atividade no passado, o que permite o reaproveitamento da infraestrutura existente.

O EIA/RIMA do projeto está disponível para consulta pública no Portal da Agência CPRH (www.cprh.pe.gov.br/estudos-e-relatorios-2025). Lá estão, entre outros pontos, diagnóstico, informações ambientais da área e dados sobre a elaboração, a operação, os impactos ambientais e as ações mitigadoras das atividades da mineração. A Audiência Pública também será transmitida ao vivo pelo canal oficial da CPRH no Youtube: www.youtube.com/cprhoficial.

Ascom

Mineração de ouro em Pernambuco irá gerar 300 novos empregos com prioridade à população do Sertão

A entrada em operação do projeto Serrita, da Trilha Gold Serrita e Cedro Mineração (TGSCM), pertencente a Trilha Gold Capital, para extração de ouro no município do Sertão pernambucano, irá gerar 300 novos empregos na região, sendo priorizada a contratação de mão de obra local. As oportunidades, segundo a empresa, vão desde a área administrativa, recursos humanos, ambiental, logística e produção até atuações na mina, planta, manutenção e transporte. Com o investimento, a Trilha Gold Capital estima ainda que sejam criados cerca de 3 mil empregos indiretos.

A companhia adquiriu quatro áreas em estágio avançado de desenvolvimento para pesquisa e exploração mineral de ouro na região de Serrita, no Sertão de Pernambuco, e Cedro, no Ceará, somando aproximadamente 7 mil hectares. Uma delas, correspondente a 2 mil hectares, indica o potencial de 1,5 milhão de onças troy (equivalente a 45 toneladas), com teor de 2 a 7 g/t de solo lavrado, e vida útil de 30 anos. A produção inicial está estimada em 50 mil onças/ano. A empresa já aplicou cerca de R$ 20 milhões para sua estruturação, advindos de capital próprio e captação de recursos, e avança em tratativas para obtenção de novos investimentos.

Em fase pré-operacional, o Projeto Serrita, está estimado em US$ 5 milhões de dólares. Isso inclui pesquisas e planta-piloto. Na medida em que a empresa avançar para pesquisas das áreas adicionais, haverá um incremento de cerca de US$ 10 milhões de dólares, visando ao aumento da reserva e potencialização da viabilidade econômica do projeto.

As oportunidades de emprego deverão ser geradas apenas na fase de operação. Por ora, o projeto está fase de desenvolvimento, estando em processo de revalidação das pesquisas. O início da operação está previsto para agosto de 2022. Conforme a Trilha Gold, as denições das vagas e os canais para seleção serão oportunamente divulgadas para preenchimento, tendo como garantia a priorização da contratação de mão de obra local, “como uma forma de estimular o desenvolvimento socioeconômico da região”, arma a empresa.

O Projeto Serrita contará com um Programa de Gerenciamento Ambiental, atuando com método de energia limpa e empilhamento a seco, excluindo a necessidade de barragem. A Trilha Gold Capital diz que todo o projeto está sendo guiado pelos princípios relacionados ao meio ambiente ao longo das fases pré-operacional, durante a produção comercial e também no fechamento de mina, “que inclui um rigoroso trabalho de recuperação ambiental da área utilizada”.

Casa Nova: Prefeito suspende operações de mineradora

O prefeito Wilker Torres, ciente dos temores criados na comunidade pelas atividades da mineradora, acatou de imediato a recomendação da AMMA. (Foto: ASCOM)

O Prefeito de Casa Nova Wilker Torres, acatando parecer da equipe técnica da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), determinou a suspensão das atividades da Mineradora Everest Mineração, na localidade denominada Morro Branco do Lago, que fica a 90 km da cidade.

De acordo com o auto de notificação 010/2018 em campo, emitido pela AMMA, a mineradora não comunicou à comunidade vizinha sobre o início das obras, uma exigência do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), que emitiu a licença de mineração da empresa.

Diamile Lucena da Silva, engenheira ambiental, explicou os motivos pelos quais recomendou a suspensão das atividades da mineradora. “A empresa Everest Mineração apresentou os seguintes estudos ambientais para ser licenciada: RCE-Roteiro de Caracterização do Empreendimento, PRAD- Plano de Recuperação de área degradada, PCA-Plano de Controle Ambiental , PGRS-Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, PEA-Plano de Emergência Ambiental, PGR-Plano de Gerenciamento de Riscos, PEA-Programa de Educação Ambiental, PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e  a Autorização de Supressão Vegetal com para atenuar a degradação oriunda da atividade de mineração. São documentos necessários ao início da atividade ambiental”.

Ainda segundo a engenheira, “a maior parte destas exigências foram cumpridas, porém o PEA – Programa de Educação Ambiental, que exige comunicado do início das atividades mineradoras à comunidade, reuniões com os moradores e informação, não foi cumprido, causando uma enorme comoção local e o temor que a área seja inteiramente degradada. Não tivemos outra alternativa a não ser sugerir a suspensão das atividades até que a mineradora explique suas atividades à comunidade local”.

LEIA MAIS

Explosão no garimpo de Sento Sé deixa um morto e outro ferido; Vítimas são de Petrolina

As vítimas da explosão são de Petrolina. (Foto: Internet)

Uma explosão no garimpo ametista de Sento Sé (BA) na noite desse domingo (20) deixou um garimpeiro morto e outro gravemente ferido. A vítima que sobreviveu foi resgatada para um hospital de Juazeiro. O fato aconteceu na Serra da Quixaba.

Segundo informações repassadas ao blog, as vítimas são naturais de Petrolina (PE). O acidente teria acontecido quando os garimpeiros trabalhavam com explosões em um dos buracos. Contudo, ao descer, ainda havia explosivos no local.

Garimpo

Em abril deste ano, populares descobriram a jazida de ametistas, que é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. O local fica a aproximadamente 50 km da cidade de Sento Sé. Garimpeiros de todo o país se deslocaram para o município com a finalidade de iniciar as buscas pela ametista, mesmo sem ter qualquer tipo de infraestrutura para a mineração.

 

Empresário de Petrolina adquire pedra com valor estimado em R$500 milhões

(Foto: advogado José Cícero/ Arquivo pessoal)

Uma pedra rara gigante extraída no norte da Bahia, com valor estimado em R$500 milhões, foi adquirida por empresário que mora no Centro de Petrolina. A pedra foi encontrada na Mina Caraíba, em Pindobaçu.

A canga de esmeraldas, conjunto de pedras brutas unidas, chama a atenção por possuir 60 cm de altura e pesa 137 kg.  O empresário de Petrolina e um dos donos da esmeralda, que preferiu não se identificar, explicou que atua no setor de mineração e disponibiliza patrocínio financeiro aos mineradores e garimpeiros da região. Por esse motivo, ele teve preferência na aquisição do minério.

O empresário disse ainda que adquiriu a peça devido a sua raridade e o destino da esmeralda gigante será, a princípio, a comercialização no mercado externo. “ A esmeralda chama à atenção por se tratar de uma peça rara, uma das únicas do mundo com peso e tamanho semelhantes. Ela é uma verdadeira obra de arte esculpida pela natureza e com certeza será desejada por colecionadores, museus e universidades”, relatou.

Segundo o advogado dos donos do minério, José Cícero de Melo, já foram providenciados o certificado de origem e a nota fiscal de compra, assim como todos os trâmites junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Fisco, processo para demonstrar a regularidade e legalidade das transações.

Com informações do G1