Mototaxistas de Petrolina realizam protesto nesta quarta-feira 

A manhã de quarta-feira (13) em Petrolina é marcada pelo protestos dos mototaxistas regularizados na Agência Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). A categoria cobra mais fiscalização da Prefeitura em relação à atuação de outros profissionais, que se utilizam de aplicativos, para prestar o serviço.

O grupo se reuniu no Centro de Convenções no início da manhã e segue pelas ruas de Petrolina, tendo como ponto de parada a sede da Prefeitura. A principal queixa dos mototaxistas regularizados é que, por meio dos aplicativos, os clandestinos conseguem prestar serviços sem ter que pagar as taxas das quais os cadastrados na AMMPLA têm.

Além do prejuízo financeiro, os regularizados pontuam a questão da segurança, já que os passageiros estão circulando em veículos sem as devidas qualificações. O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina e aguarda um posicionamento da gestão municipal acerca das demandas apresentadas pelos manifestantes.

Motoristas de aplicativos se revoltam e organizam protesto para esta terça-feira

Revoltados com o comunicado da Empresa Pernambucana de Gás (Copergás), que informou no início da noite desta segunda-feira (27), através do seu site na Internet, que devido a problemas com o fornecimento do Gás Natural por parte do supridor, foi obrigada a interromper, temporariamente, a distribuição do gás natural veicular (GNV) na cidade de Petrolina, motoristas de aplicativo, taxistas e até mesmo particulares, estão se organizando em um grande ato de protesto que deve ocorrer na manhã desta terça-feira (28) em Petrolina.

De acordo com o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Petrolina (AMAPET), Welington Batista, os proprietários de veículos fizeram investimentos de até 12 mil reais em seus carros, muitos recorreram a linhas de crédito e agora foram surpreendidos com essa notícia.

Welington disse que a revolta é geral, por este motivo estarão se concentrando a partir das 6 e meia da manhã desta terça-feira (28), no Parque Josepha Coelho, para em seguida percorrer algumas ruas centrais de Petrolina com destino a sede da Copergás, aqui na cidade, em busca de uma resposta convincente para solucionar o problema.

O presidente informou ainda que até mesmo o proprietário do único posto que abastece com GNV em Petrolina, foi surpreendido com o comunicado da Copergás.

“Igual a gente meu irmão, não sabem de nada, receberam a mesma nota que a gente tem, não informaram amis não, não informaram prazo, não informaram que dia volta, o porquê interromperam o fornecimento, simplesmente bloquearam” lamentou.

O vereador Ronaldo Silva, autor da proposta que regulamenta o GNV em Petrolina, também confirmou a manifestação desta terça.

“É inadmissível o que está acontecendo e daremos todo o apoio aos motoristas nesta manifestação”, disse.

Casa Nova: Denúncia de desvio esvazia manifestação do SINDCAN 

O Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Casa Nova, Antônio Bispo da Silva, tentou reagir às determinações judiciais que suspenderam todo repasse ao sindicato convocando os servidores para um café da manhã e em seguida um ato em frente à prefeitura nesta sexta-feira (08).

Atestando que o funcionalismo de Casa Nova, além de ordeiro, reconhece o trabalho realizado pela atual gestão em favor dos servidores, poucos atenderam a convocação e Bispo falou para a praça quase vazia.

LEIA MAIS

Pilão Arcado: professores cobram pagamento de piso salarial 

Os professores da cidade de Pilão Arcado, Norte da Bahia, realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (16) para cobrar o pagamento do piso salarial da categoria, que é de 33,24 %.

Em assembleia na APLB-Sindicato Núcleo Pedra Branca os professores decidiram iniciar as atividades do ano letivo, mas vão realizar paradas ao longo das semanas para cobrarem o cumprimento do piso salarial nacional.

O espaço do blog segue aberto para publicação da resposta da Prefeita de Pilão Arcado.

Professores de Petrolina cobram reajuste salarial em frente a prefeitura

Com cartazes nas mãos, professores da rede de ensino municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, cobraram na manhã desta quarta-feira (16) o reajuste salarial da categoria. Os professores querem que o reajuste salarial seja feito em cima do percentual determinado pelo Governo Federal, que é de 33,24%.

O que disse a Prefeitura de Petrolina

Em nota, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes informou que a Gestão Municipal cumpriu a legislação em relação ao Piso Salarial, garantindo, inclusive, reajuste a todas as Classes e Níveis dos Professores, conforme expresso no Estatuto e Plano de Carreira do Magistério (EPCM). Segundo a nota, a prefeitura de Petrolina cumpre a Lei do Magistério respeitando o piso salarial nacional desde 2017.

A Secretaria ainda destaca que a busca pelo reconhecimento e a garantia de melhores condições salariais e de trabalho para os professores é constante. Somente em 2021, a Prefeitura de Petrolina concedeu vários benefícios à categoria, como o Auxílio Tecnológico; o rateio do Fundeb 70 e o pagamento da Licença Prêmio, reafirmando seu compromisso com a classe.

Contra aumento da passagem, estudantes protestam em frente à Prefeitura de Petrolina

Estudantes secundaristas e universitários de Petrolina estão nas ruas da cidade, nesta quinta-feira (10), protestando contra o aumento no preço da passagem do transporte público municipal. O reajuste passou a valer neste mês de março, elevando a tarifa de R$ 3,70 para  R$ 4,10.

LEIA TAMBÉM

Petrolina: estudantes realizam manifestação contra aumento no preço das passagens de ônibus

Isso representa um aumento de 10,9%. A concentração do ato ocorreu na Praça do Bambuzinho, Centro da cidade. De lá, os estudantes foram a pé até a Avenida Guararapes, onde protestaram em frente à Prefeitura de Petrolina.

LEIA MAIS

Petrolina: estudantes realizam manifestação contra aumento no preço das passagens de ônibus

Estudantes de Petrolina se reúnem nesta manhã de quinta-feira (10), para protestar contra o preço da passagem de ônibus exercida na cidade. O ato é organizado pelo Diretório Central Estadual (DCE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

LEIA TAMBÉM

Petrolina manterá tarifas de ônibus abaixo da inflação

O protesto ocorre na Praça do Bambuzinho, Centro de Petrolina. Os usuários reclamam do reajuste que ocorreu no começo de março, num momento de dificuldades financeiras para a população brasileira. Atualmente a passagem de ônibus custa R$ 4,10, um aumento de 10,9% em relação ao antigo valor, que era de R$ 3,70.

Na casa Plínio Amorim, Sindsemp pede apoio aos vereadores para votação do projeto de lei do piso nacional da enfermagem

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina-SINDSEMP, realizou nesta terça-feira (8), uma mobilização dos técnicos em enfermagem e enfermeiros servidores públicos municipais a participarem da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Em pauta, a solicitação de apoio aos vereadores para que junto à suas bases políticas na Câmara dos Deputados busquem colocar em votação e também aprovem o Projeto de Lei 2564/20, que determina a implantação do piso nacional da enfermagem.

“Nessa pandemia essa categoria se comprometeu mais do que nunca com a população de Petrolina. Nós estamos aqui fazendo um apelo a toda a Casa Plínio Amorim que nos apoiem nesse momento, mobilizando os deputados federais pela aprovação do PL 2564,” destacou na tribuna da Casa Legislativa o presidente do Sindsemp, Walber Lins.

LEIA MAIS

Professores da rede municipal realizam manifestação em Juazeiro

Foto: Rede GN/Reprodução

A quarta-feira (2) é de protesto em Juazeiro (BA). Professores da rede municipal estão no Paço Municipal, sede do governo, para cobrar o pagamento do reajuste no piso salarial da categoria. A proposta do Governo Federal eleva em 33,4% a remuneração da categoria.

Neste momento, representantes dos manifestantes estão reunidos com integrantes da gestão municipal para debater as pautas da classe. Ressalta-se que ontem (1°), a Prefeitura de Juazeiro informou que garantirá o pagamento do piso nacional para os professores da rede municipal de ensino, conforme a Portaria Nº 67/2022 (confira aqui).

Servidores de Juazeiro decidem paralisar atividades na próxima quarta-feira (02)

Fotos: Jussimeire Souza

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (24) na sede do clube de campo do Sinserp, os servidores municipais da prefeitura de Juazeiro decidiram paralisar as atividades na próxima quarta-feira (02) e realizar uma manifestação em frente ao Paço Municipal.

Eles querem que a gestão esclarece o reajuste histórico de 10,03% anunciado pela prefeitura. Os sindicalistas alegam que o valor seria apenas a reposição da inflação. “É apenas a reposição da inflação ou o aumento de 10,03% é além da reposição inflacionária?” questionou Luiz Alberto em entrevista ao Blog Rede GN.

A reunião foi liderada pela presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação, dos Pensionistas e Aposentados de Juazeiro (ATEPAAJ), professora Maeth Soares, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal (SINSERP) e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Prefeitura de Juazeiro (SINTRAB – SAÚDE), Telma Marineide.

Motoristas bloqueiam trecho da BA-210 cobrando melhorias na rodovia

Foto: PM/Divulgação

Um trecho da BA-210, localizado na região Norte, foi bloqueado no começo da manhã desta quinta-feira (24). Os manifestantes são agricultores e usuários da via, que cobram melhorias na rodovia estadual, que liga Juazeiro a Sento Sé. Depois do acesso à Ilha do Rodeadouro até a cidade de Sobradinho, a via não conta com acostamento.

Além disso, a sinalização é ruim e os buracos na pista dificultam ainda mais o trânsito dos veículos. A BA-210 é utilizada para escoamento de minérios, máquinas pesadas e para o transporte de frutas, sendo uma importante via para a economia local.

A Polícia Militar da Bahia esteve no local, por meio da 74ª CIPM. “No local, policiais militares da 74ª CIPM/ Rural e da PRE, em comum acordo com os produtores rurais, garantiu o livre trânsito de veículos de urgência e de transporte de alimentos perecíveis e também estabeleceu que não permitiriam queima de pneus, nem qualquer tipo de baderna, e que realizariam o policiamento ostensivo num movimento totalmente pacífico“, informou a PM.

Manifestação: agricultores interditam trecho de BR em Orocó

A tarde de quinta-feira (17) foi marcada por manifestação em Orocó (PE). Ontem, moradores do Projeto Zé Preá, no Projeto Brígida, interditaram um trecho da BR-428. O protesto é consequência de um corte de energia na estação principal, que deixou cerca de seis mil agricultores sem água.

O corte de energia ocorreu na manhã de quarta-feira (16) e é resultado de um acúmulo de débitos de 2021 e 2022. Sem energia, os produtores ficaram sem ter como ligar os sistemas para irrigação. A Prefeitura de Orocó já teria solicitado a religação, para diminuir os problemas enfrentados pelos agricultores.

Bodocó: produtores fazem manifestação  para cobrar o aumento no preço do leite e do queijo

Produtores de leite participaram na manhã desta segunda-feira (17) de uma manifestação na feira do queijo, no pátio de eventos de Bodocó, no Sertão de Pernambuco. O protesto denominado ‘‘Segunda sem queijo” tem como objetivo reivindicar o aumento no preço do leite e do queijo na região. O quilo do queijo está sendo vendido a R$10 reais e o litro do leite a R1,20.

Para chamar a atenção para desvalorização do produto, os produtores derramaram um galão de leite. Ao todo, 54 pequenos produtores de Bodocó, Exu e Granito fazem parte da organização.

LEIA MAIS

Moradores da Agrovila Massangano interditam pista em protesto por melhorias na comunidade

A primeira segunda-feira (3) de 2022 é marcada por protesto na Agrovila Massangano, comunidade rural de Petrolina. Diversos moradores se uniram para cobrar providências em relação ao problema da água acumulada na região. Ele alegam que a água é uma mistura da água da chuva com esgoto.

E a fedentina está deixando várias pessoas doentes. Apesar da gravidade da situação, eles relatam que nenhuma melhoria foi feita. Por isso, resolveram adotar a postura mais firme: utilizaram galhos de árvores para interditar a Estrada da Tapera durante a manhã.

LEIA MAIS

Mais de 3.200 cruzes são colocadas na areia de praia no Recife para lembrar pessoas assassinadas este ano no estado

O último dia de 2021 foi marcado por um protesto de policiais civis, na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Representantes da categoria colocaram 3.223 cruzes na areia, na manhã desta sexta (31), para lembrar as pessoas que foram assassinadas este ano, em Pernambuco.

O ato foi realizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), na frente da Padaria Boa Viagem, por volta das 6h.

Segundo a categoria, essa é a primeira ação de uma série de protestos marcados para cobrar mais condições de trabalho e mudanças no plano de carreiras dos agentes.

LEIA MAIS
12345