Estudantes da Uneb ocupam campus III contra PEC 241

UNEBEstudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) decidiram em assembleia deliberativa realizada nesta terça-feira (18) pela ocupação do Campus III em Juazeiro (BA). A mobilização tem como objetivo somar-se ao calendário de lutas regionais e nacionais contra a PEC 241, que congela os investimentos públicos por 20 anos, atingindo principalmente a saúde e a educação. A proposta aumenta a precarização da instituição, que luta há anos por condições dignas para o funcionamento dos cursos.

A reunião aconteceu no auditório Antônio Carlos Magalhães e contou com a presença de professores e estudantes de direito, pedagogia, engenharia agronômica, jornalismo em multimeios e engenharia de bioprocessos. Na ocasião mais de 200 pessoas fizeram parte da votação, que deliberou pela ocupação, paralisando as atividades do campus por tempo indeterminado.

Com informações da Comissão de Comunicação

Caso Beatriz: grupo ‘Beatriz clama por justiça’ confirma nova data para manifestação de fé

manifestacaoA manifestação de fé, que aconteceria na sexta-feira (14) deste mês, em prol da resolução do crime que ceifou a vida da garota Beatriz Angélica, já tem nova data para acontecer. Na próxima sexta-feira (21), às 18h30,  o grupo ‘Beatriz clama por justiça’ vai se reunir na praça da Catedral de Petrolina (PE). Será um momento de fé e clamor a Deus para a resolução do caso.

Durante a coletiva de imprensa no dia 8 de setembro, o delegado Marceone Ferreira apresentou o vídeo de um suspeito. Ele aparece nas redondezas do Colégio Maria Auxiliadora e entrando na instituição pouco antes da ocorrência do crime.

O número para denúncias, caso alguém identifique algum suspeito, é (87) 98137-3902 / (81)3719-4545. Sua identidade será preservada.

Diretor da UPE emite nota pública sobre ocupação de estudantes

(Foto: Internet)

Diretor da instituição apoia movimento dos estudantes. (Foto: Internet)

O diretor da Universidade de Pernambuco (UPE), Moisés de Almeida, emitiu nota pública sobre a ocupação dos estudantes ao campus da universidade em Petrolina. Na nota, o diretor faz um balanço sobre a situação do Brasil nos últimos dois anos e sobre a redução de repasses para a instituição.

Moisés afirmou que as mobilizações dos alunos são legítimas diante das dificuldades que a universidade vem enfrentando e que a instituição apoia o movimento dos estudantes.

Confira a nota:

“É fato que o Brasil vem passando por várias dificuldades no âmbito econômico e principalmente político. Os últimos três anos vêm sendo marcados por essa crise, que iniciou na economia e teve consequências políticas de primeira ordem. A Gestão do Campus Petrolina desde 2014 sente esses efeitos com a redução no repasse dos recursos em Custeio e Capital. A redução em 2014 foi na ordem de 30%, crescendo em 2015 e 2016, chegando a quase 50%. A Direção em alguns momentos tornou pública a situação, temendo o avançar da crise.

LEIA MAIS

Alunos do IF Sertão-PE fazem manifestação contra a PEC 241

alunos-if-sertao

Alunos do IF Sertão-PE

Os alunos do IF  Sertão-PE, estão se reunindo neste momento na tenda de eventos do Bambuzinho, Av. Souza Filho, Centro, de Petrolina-PE, para realização de uma manifestação contra a PEC 241, que limita os gastos públicos.

Segundo o estudante Emanuel Lucas, a pauta da mobilização não diz respeito apenas a PEC. “Têm várias outras pautas, desde a reforma do ensino médio, como ela vem sendo pautada, como ela foi construída sem a participação dos estudantes e dos professores. Tem também a Lei da Mordaça que é a escola sem partido, que é uma proposta que tira do professor a liberdade de ensinar”, informou.

Da praça do Bambuzinho os alunos seguirão até a reitoria da instituição onde serão abordadas outras pautas internas, a exemplo do orçamento 2017.

Pata o aluno Ítalo Ramon, os estudantes não podem aceitar que um governo autoritário imponha uma medida  sem conversar com ninguém. “Existe um conceito de educação para apoiar os projetos e essa PEC não passou de jeito nenhum por este conselho, a população não foi chamada para debater sobre isso”, alertou.

“Essa PEc vai contra o Plano Nacional de Educação que levou 5 anos para ser planejado em debate com professores, alunos, estudantes, o pessoal que realmente está na escola e sabe o que está acontecendo”, acrescentou Ramon.

Manifestantes começam a se reunir em frente a Caixa Econômica para reivindicar casa do Park São Gonçalo

(Foto: Waldiney Filho/Blog Waldiney Passos)

Agentes de trânsito estão no local para regular o trânsito durante a manifestação. (Foto: Waldiney Filho/Blog Waldiney Passos)

Manifestantes que reivindicam a entrega das casas sorteadas do Park São Gonçalo estão, neste momento, começando a se reunir em frente a Catedral, para seguir até a Caixa Econômica Federal (CEF), em Petrolina (PE). As pessoas que foram contempladas exigem uma resposta da CEF diante das decisões que apontam irregularidades no sorteio das casas.

Segundo os manifestantes, há, por enquanto, poucas pessoas, porque elas estão sem ter como vir ao movimento, pois comprometeram suas rendas com veículos e outras necessidades para realizar a mudança para suas novas casas.

A secretaria de Habitação de Petrolina havia informado que, “por motivos alheios à vontade da Prefeitura Municipal”, a entrega das casas do Residencial Park São Gonçalo, que estava prevista para acontecer na quinta-feira (22), havia sido adiada.

Estudantes de Casa Nova e Santa Maria da Boa Vista protestam contra a PEC 241

Estudantes protestam na cidade de Casa Nova (BA).

Estudantes protestam na cidade de Casa Nova (BA).

Após a aprovação, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita o crescimento dos gastos públicos à taxa da inflação pelos próximos 20 anos, estudantes de escolas do município de Casa Nova (BA) e de Santa Maria da Boa Vista (PE) foram às ruas reivindicar contra a PEC.

protesto-estudantes-santa-maria

Alunos pedem a saída de Temer na cidade de Santa Maria da Boa Vista.

Nas duas cidades os alunos gritavam o já tradicional “Fora, Temer” e circulavam nas ruas com cartazes. De acordo com os alunos de Casa Nova, a lei “congela os investimentos em Saúde, educação por 20 anos. No caso os investimentos são cortados ao meio de acordo com a inflação do País”.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que “não há possibilidade de prosseguir economicamente no Brasil gastando muito mais do que a sociedade pode pagar. Este não é um plano meramente fiscal.”

Caso Beatriz: grupo ‘Beatriz clama por justiça’ adia manifestação de fé que estava marcada para esta sexta

manefestacaoA manifestação de fé, que aconteceria nesta sexta-feira (14), em prol da resolução do crime que ceifou a vida da garota Beatriz Angélica, foi adiada por motivos de força maior. Ainda não se tem uma nova data para realização da manifestação. Porém, o grupo ‘Beatriz clama por justiça’ afirma que em breve divulgará a nova data.

Os organizadores pedem que excluam as publicações com a data anterior para não causar confusão quanto à realização do manifesto.

Durante a coletiva de imprensa no dia 8 de setembro, o delegado Marceone Ferreira apresentou um vídeo de um suspeito. Ele aparece nas redondezas do Colégio Maria Auxiliadora e entrando na instituição pouco antes da ocorrência do crime.

O número para denúncias, caso alguém identifique algum suspeito, é (87) 98137-3902 / (81)3719-4545.  Sua identidade será preservada.

 

Vaqueiros fazem manifestação em Petrolina e Juazeiro; Ponte Presidente Dutra está interditada

(Foto: WhatsApp)

Vaqueiros fazem manifesto na Ponte Presidente Dutra que liga Petrolina e Juazeiro. (Foto: WhatsApp)

Os vaqueiros, além das pessoas que trabalham em vaquejadas, de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que são contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a vaquejada no país, estão, neste momento, ocupando, em forma de manifesto, a Ponte Presidente Dutra que liga as duas cidades.

O trânsito está muio lento na Ponte. De acordo com informações, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local para controlar o tráfego.

Na última quinta-feira (6), o Supremo considerou que a atividade causa sofrimento aos animais e derrubou a lei que regulamentava a vaquejada no estado. Apesar de se referir ao Ceará, a decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus-tratos a animais.

Mobilização nacional em apoio à vaquejada acontece amanhã na Ponte Presidente Dutra

vaquejadaOs apoiadores das vaquejadas pelo Brasil vão realizar manifestações em defesa da prática esportiva nesta terça-feira (11). Vaqueiros de várias cidades já se organizam para expressar apoio à cultura da vaquejada após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei que regulamenta a atividade.

Em Petrolina e Juazeiro o ato acontece às 8h na Ponte Presidente Dutra. Espera-se uma grande quantidade de vaqueiros, já que a cultura tem bastante força no sertão pernambucano e baiano.

Amigos de Tayane e Bruna se reúnem e pedem paz em Petrolina

(Foto: blog Waldiney Passos)

“Queremos dias de paz”. (Foto: blog Waldiney Passos)

Neste domingo (11), amigos das jovens Tayane e Bruna estiveram reunidos em frente à Catedral, em Petrolina (PE), com pedidos de paz e fim da violência na cidade. Eles solicitam que o debate sobre a violência seja constante e não apenas quando acontecerem fatos pontuais como da menina Beatriz, dos quatro jovens assassinados ou das próprias jovens Tayne e Bruna.

“Nos reunimos com o pedido de paz, de basta em toda essa violência, tanto contra as mulheres, como em relação aos diversos tipos de violência que tem ocorrido em nossa cidade nos últimos tempos. O pedido também vai para as autoridades responsáveis, para que deem andamento em todos esses crimes dos quais não obtivemos retorno, como o caso Beatriz, bem como, que estejam atentas para diminuir esses acontecimentos tristes em nossa cidade. Não podemos ficar reféns da violência. Isso não pode ser admitido sob hipótese alguma. Esses casos não podem ser estatística, tem que ser motor de transformação. Queremos dias de paz, e que a segurança pública em Petrolina seja prioridade, não necessitando de outras situações semelhantes para que tenhamos a matéria em debate”.

Grupo “Somos todos Beatriz” faz manifestação em frente à delegacia de homicídios

(Foto: blog Waldiney Passos)

Grupo “Somos todos Beatris” realiza manifestação em frente a delegacia de homicídios. (Foto: blog Waldiney Passos)

Hoje (9), o grupo “Somos todos Beatriz” esteve em frente à delegacia de homicídios para cobrar maiores esclarecimentos sobre o assassinato brutal, que aconteceu no Colégio Maria Auxiliadora, da menina Beatriz Angélica, em Petrolina (PE). O grupo pedia justiça, além de explicações sobre pontos específicos do caso.

Um dos questionamentos do grupo era sobre os funcionários da escola apontados pelo delegado responsável pelo caso, Marceone Ferreira, como principais suspeitos. O grupo defendia seus argumentos com artigos de leis e jurisprudências. Ontem (8), Marceone realizou uma coletiva de imprensa e apresentou imagens do suposto assassino da criança.

A menina Beatriz Angélica, de sete anos, foi morta com mais de 40 facadas  no decorrer de uma formatura, que aconteceu Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 10 de dezembro de 2015. O corpo da menina foi encontrado em uma sala de material esportivo.

Caso Beatriz: nova manifestação promete pressionar delegado responsável por investigações

(Foto: Arquivo)

Manifestação vai pedir a substituição do delegado Marceone do caso Beatriz. (Foto: Arquivo)

Na próxima sexta-feira (9), às 7h, acontecerá uma manifestação, em Petrolina (PE), que vai buscar esclarecimentos do delegado Marceone, responsável pelas investigações do caso da menina Beatriz, que foi assassinada dentro do Colégio Maria Auxiliadora, além de pedir o afastamento dele do caso, já que após vários meses de trabalho nenhum avanço aconteceu. O protesto está marcado para sair do monumento da integração em direção à delegacia onde o delegado está lotado.

Após conversarem com Marceone, os manifestantes pretendem ir ao Fórum da cidade para cobrar do Ministério Público esclarecimento acerca das ações da força tarefa designada para o caso, fiscalização do trabalho da polícia e substituição do delegado.

Movimento sobre caso Beatriz acontece nesse momento em frente ao Fórum de Petrolina (PE)

(Foto: Sebastiana Negreiros)

O movimento começou às 6h. (Foto: Sebastiana Negreiros)

O grupo ‘Beatriz Clama por Justiça’ está realizando uma manifestação, nesse momento, em frente ao Fórum da cidade de Petrolina (PE). O movimento quer encorajar as autoridades para que o caso seja resolvido.

O movimento começou às 6h e para chamar a atenção para os reclames o grupo passou um cadeado no portão do Fórum. Vários cartazes, faixas, balões pretos e banners com a imagem da menina foram colocados nas grades do prédio.

Sandro e Lucinha, pais da menina Beatriz, acompanham o movimento e se mostraram esperançosos após conversarem com dois juízes da comarca da cidade. Segundo eles, a caminhada é em busca da justiça e da solução do caso.

 

Estudantes fazem protesto contra violência no bairro São Gonçalo em Petrolina

(Foto: Isa Mendes/TV GrandeRio)

Segundo a Polícia Militar, nesses oito meses de 2016, 33 crimes foram registrados. (Foto: Isa Mendes/TV GrandeRio)

A violência no bairro São Gonçalo, em Petrolina (PE), fez com que estudantes e moradores saíssem em caminhado para protestar. O objetivo do grupo é chamar a atenção das autoridades para o alto índice de violência no local.

A caminhada começou em frente à Escola Estadual João Batista dos Santos. Aluno e professores se uniram para pedir mais amor no bairro. Os participantes levaram faixas e percorreram as ruas do bairro por volta das 8h30.

Segundo a Polícia Militar, nesses oito meses de 2016, 33 crimes foram registrados contra o patrimônio de moradores do bairro. O número já é igual ao de todo o ano de 2015.

 

Domingo no Recife foi movimentado por manifestações contra e a favor do impeachment

(Foto: Edição/Diário de PE)

Manifestações aconteceram no Brasil todo. (Foto: Edição/Diário de PE)

O domingo (31) foi marcado pro vários protestos no Brasil, alguns contra, outros a favor do impeachment que a presidente Dilma sofreu. Na capital pernambucana vários manifestantes estiveram presentes nas duas frentes. Os que pediam a saída definitiva da presidente reuniram-se na Avenida Boa Viagem, no turno da manhã. Aqueles que queriam ver o presidente interino, Michel Temer, fora do governo realizaram o encontro na parte da tarde, na praça do Derby.

Os que defendiam o impeachment apoiavam a operação e a atuação do juiz Sérgio Mouro, à frente do processo. Além disso os manifestantes pediram a aprovação , no Congresso Nacional, das 10 Medidas Contra Corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal. Durante a caminhada realizada pelo grupo, outra reivindicações surgiram. “Pedimos a prisão de Lula, a punição de todos os políticos de qualquer partido e a devolução de tudo que foi roubado do Brasil”, disse o coordenador do Vem Pra Rua Recife, Marconi Ferraz.

LEIA MAIS